As peras de outono são populares devido à sua vida útil prolongada. As frutas Victoria colhidas no final do verão com armazenamento adequado podem acabar na mesa do Ano Novo. É improvável que alguém recuse essa perspectiva. Familiarizaremos o jardineiro com as qualidades desta pêra, as características do cultivo e os meandros do cuidado.
Descrição da nota
Victoria Pear recebida em 1973 por criadores do Instituto de Horticultura Irrigada da Ucrânia. A variedade foi listada no Registro Estadual de Realizações de Reprodução da Federação Russa em 1993. Zoneado na região norte do Cáucaso.
Grau final do verão de consumo de outono. O vencimento removível ocorre no final de agosto, o prazo de validade em condições normais é de um mês e, nos refrigeradores, aumenta para quatro meses.
Uma árvore de altura média, às vezes alta. A coroa é piramidal redonda, espessada moderadamente. Frutificando - na luva. O período de floração é tardio, o que elimina os efeitos nocivos das geadas de retorno. A maturidade precoce da variedade é média - traz a primeira safra para o 6-7º ano após o plantio. O rendimento, de acordo com o VNIISPK (Instituto de Pesquisa da Rússia para Seleção de Culturas de Frutas) e outras fontes, é alto e regular - com os devidos cuidados, uma árvore adulta pode produzir até duzentos quilos de frutas por ano. Segundo o Registro Estadual, o rendimento é médio.
Autonomia parcial da variedade. Os polinizadores são geralmente peras Williams Red e Vienne Triumph. Victoria é propensa à formação de frutos partenocárpicos.
Partenocarpia (do grego parthenos - "virgem" e karpos - fruto; literalmente - "fruto virgem") - um caso especial de partenogênese, fertilização virgem sem polinização nas plantas, geralmente com a formação de frutos sem sementes.
Wikipedia
//ru.wikipedia.org/wiki/Partenocarpia
Pear Victoria tem uma resistência média do inverno e, de acordo com o VNIISPK - alta. A tolerância à seca é alta. Há imunidade a sarna.
Os frutos são bastante grandes, unidimensionais - 150-250 gramas. A forma do feto é larga em forma de pêra, a cor é esverdeada com um grande número de pontos subcutâneos. A pele é lisa; durante o período de maturidade removível, a cor se torna amarelo esverdeado, com um blush extensivo, brilhante, borrado e vermelho. A polpa é branca, macia, suculenta, oleosa, aromática. O sabor é muito bom, agridoce. Pontuação de degustação - 4,5 pontos. Frutas para uso em mesa, possuindo altas qualidades comerciais e boa transportabilidade.
Plantando Victoria Pears
Antes de tomar uma decisão sobre o plantio de uma pêra, o jardineiro precisa determinar se ele pode criar condições favoráveis para ela. Para fazer isso, lembre-se de que qualquer pêra requer muito sol e calor, boa ventilação na ausência de correntes de ar, solo solto e drenado que tenha uma reação neutra ou levemente ácida. Inundações e atolamentos inaceitáveis. Um local ideal na encosta sul ou sudeste com uma inclinação de 10 a 20 ° C, protegido dos ventos do norte ou nordeste por árvores altas ou densas ou paredes de edifícios. E, claro, não se deve esquecer os polinizadores. Eles são desejáveis para ter dentro de um raio de 50 metros. Em casos extremos, eles podem ser enxertados na coroa de Victoria.
Se a pêra for plantada na região norte do Cáucaso, na qual está dividida em zonas, a data de plantio poderá ser selecionada no outono e no início da primavera. Nesse caso, uma condição importante deve ser cumprida - a muda deve estar em repouso durante o plantio. Os requisitos que uma muda deve atender são os seguintes:
- Idade 1-2 anos.
- Sistema radicular bem desenvolvido, com raízes fibrosas, sem crescimentos e inchaços.
- Liso, sem rachaduras e danos, casca.
Se as mudas foram compradas no outono e o plantio está planejado para a primavera (esta é a melhor opção), no inverno é escavada no jardim ou armazenada no porão. As raízes anteriores devem ser mergulhadas em uma mistura de argila e estrume de vaca fresco.
Em seguida, instruções passo a passo para plantar uma pêra:
- A preparação do poço de aterrissagem é realizada pelo menos 2-3 semanas antes do pouso no outono. Para plantar na primavera, um poço é preparado no outono. Facilite:
- Primeiro você precisa cavar um buraco de 0,6-0,7 m de profundidade e 0,8-1,0 m de diâmetro.
- No caso de solo pesado, uma camada de drenagem de 10 a 15 centímetros de espessura é colocada no fundo, consistindo de pedra britada, argila expandida, tijolo quebrado, etc.
- Em seguida, prepare uma mistura de nutrientes, composta por chernozem, turfa, composto e areia. Esses componentes são tomados em quantidades iguais, adicione 300-500 gramas de superfosfato e 3-5 litros de cinza de madeira.
- A mistura resultante é preenchida no poço até o topo e deixada para encolher.
- Imediatamente antes do plantio, as raízes das mudas são embebidas por 2-4 horas em água, onde você pode adicionar estimulantes de crescimento - Kornevin, Epin, etc.
- A uma curta distância do centro do poço (10 a 15 centímetros), uma estaca de madeira ou uma haste de metal com uma altura de cerca de um metro é martelada.
- Parte do solo é removida do poço para formar um buraco no qual as raízes das mudas são colocadas livremente.
- Plante uma planta, espalhando suavemente as raízes. Ao mesmo tempo, garantem que o colo da raiz não fique enterrado - isso pode levar ao aquecimento. É melhor se aparecer como resultado no nível do solo. É conveniente controlar isso com um bloco ou bastão de madeira.
- Depois de encher o poço, a jovem árvore é amarrada a um pino com uma fita ou corda macia. Você não pode apertar demais o porta-malas.
- Para um ajuste confortável do solo às raízes, regue o poço com água em abundância, após o que eles se soltam e cobrem. A camada de cobertura deve ter 10 a 15 centímetros de espessura. Candidate-se a este feno, serragem apodrecida, composto, etc.
- A primeira poda de formação das mudas é realizada. Para fazer isso, corte o condutor central a uma altura de 60 a 80 centímetros e ramifique a uma distância de 20 a 30 centímetros do tronco.
Características do cultivo e sutilezas do cuidado
Devido à alta tolerância à seca, Victoria Pear é pouco exigente para a irrigação. Muitas vezes, eles serão necessários apenas nos primeiros anos de vida da árvore até que o sistema radicular cresça. Até 4-5 anos, será necessário regar 8 a 12 vezes durante a estação de crescimento, dependendo das condições climáticas específicas. Com a idade, o número de regas é reduzido para 4-6, com o primeiro realizado antes da floração, o segundo - após a floração. No processo de crescimento e amadurecimento, a fruta é regada mais 2-3 vezes. No final do outono, é necessária a irrigação antes do inverno para o carregamento de água. Após a primeira rega, é necessário afrouxar o solo dos troncos com mulching subsequente. No futuro, o afrouxamento não poderá ser realizado, uma vez que a cobertura morta impede a formação de uma crosta.
Quanto à alimentação, nos primeiros 3-4 anos, eles não serão necessários, pois quando o plantio no poço foi colocado comida suficiente. E, no futuro, será necessário introduzir regularmente fertilizantes orgânicos e minerais.
Tabela: tipos de fertilizantes para peras, termos e métodos de aplicação
Fertilizantes | Como e quanto depositar | Quando depositar |
Mineral | ||
Contendo fósforo (superfosfato, superfosfato duplo, supegro) | Fechar o solo durante a escavação de 30-40 g / m2 | Fim do outono |
Contendo nitrogênio (nitroammofoska, azofoska, uréia, nitrato de amônio) | No início da primavera | |
Contendo potássio (monofosfato de potássio, sulfato de potássio) | Pré-dissolvido em água ao regar 10-20 g / m2 | O começo do verão |
Ácido bórico | Pulverizar com uma solução de 0,2 g de ácido em 1 litro de água | Durante a floração |
Adubos minerais complexos contendo oligoelementos são usados de acordo com as recomendações em anexo | ||
Orgânico | ||
Adubo, húmus, turfa | Um balde de 1,5 a 2 metros quadrados espalhados uniformemente no círculo do tronco e cavando | Uma vez a cada 3-4 anos na primavera ou no outono |
Molho superior orgânico líquido | Primeiro, prepare uma infusão concentrada de dois litros de verbasco em dez litros de água (insista 7 a 10 dias). Em seguida, diluiu-se com água na proporção de 1 a 10 e regou a árvore à taxa de um balde por 1 m2 círculo do tronco. | Durante o período de crescimento e amadurecimento dos frutos 2-3 vezes com um intervalo de 2-3 semanas |
No canto mais distante do jardim, eu sempre tenho um barril de aço de 50 litros. Lá deixo cair ervas daninhas, topos, cascas de batata, etc. Despejo água morna e deixo por uma a duas semanas. O processo de fermentação produz excelente fertilizante orgânico. Depois, escolho o dia em que não há vizinhos no país e começo a fertilizar tudo seguidamente - árvores, arbustos, plantas de jardim. Para fazer isso, pego um litro de infusão concentrada e o diluo em um balde de água. Eu água do cálculo um balde por 1 m2. Obviamente, o prazer é desagradável, pois o cheiro é forte e pungente. Mas o resultado vale a pena, especialmente porque esse fertilizante é gratuito. Bem, na manhã seguinte, o cheiro desaparece.
Poda de pêra
A realização de vários tipos de peras de poda é uma etapa necessária no cuidado das árvores. A maioria delas é realizada no início da primavera, antes do início do fluxo de seiva, quando a ameaça de geada severa (abaixo de -10-15 ° C) já passou.
Formação de coroas
Para uma Victoria de pêra, com uma árvore de crescimento médio, é aceitável uma forma de camadas esparsas e uma forma de xícara.
Na minha opinião, o formato da tigela aprimorada cria as melhores condições para o cuidado das árvores e é mais fácil colher. No meu jardim, uso essa formulação não apenas para peras, mas também para ameixas, cerejas e ameixas. Existem dois inconvenientes nele. Primeiro, no caso de uma colheita grande, os galhos se dobram muito, quase até o chão. Para que eles não quebrem, é necessário organizar backups temporários. O segundo - excesso excessivo, brotamentos espessos são formados, eles devem ser cortados anualmente. Mas, em geral, acredito que essa formação é mais conveniente, principalmente para jardineiros idosos, já que você não precisa usar uma escada para coletar frutas.
Passo a passo, descrevemos a implementação dos dois métodos.
Para dar à coroa uma forma de camada esparsa, você deve agir nesta ordem:
- No início da primavera do segundo ou terceiro ano após o plantio, é formada a primeira camada de ramos esqueléticos. Para fazer isso, escolha 2-3 brotos adequados, localizados a uma distância de 20 a 25 centímetros um do outro. Eles são cortados para um comprimento de 25-40 centímetros.
- Todos os outros ramos são cortados "em um anel".
- O condutor central é cortado 20 a 30 centímetros acima do ramo superior.
- Na próxima primavera, o segundo nível de ramos esqueléticos é formado na mesma ordem.
- E depois de um a dois anos, você precisa formar um terceiro nível.
- Ao mesmo tempo, 1-2 ramos de segunda ordem são formados nos ramos esqueléticos, encurtados para um comprimento de 20 a 30 centímetros.
- A formação é completada aparando o condutor central acima da base do ramo superior.
A formação pelo tipo de tigela é mais fácil de executar. A sequência é a seguinte:
- O primeiro passo também seleciona os futuros ramos esqueléticos na quantidade de 3-4 peças, localizadas com um intervalo de 15 a 20 centímetros. Eles também são cortados com um comprimento de 25 a 40 centímetros, e os galhos restantes são cortados completamente.
- Mas o segundo passo é cortar o condutor central acima da base do ramo superior - ele não é mais necessário.
- Após 1-2 anos, 1-2 ramos da segunda ordem são selecionados nos ramos esqueléticos e todos os outros são cortados.
- No futuro, é garantido que os ramos esqueléticos se desenvolvam de forma síncrona, impedindo que qualquer um deles assuma o papel de condutor central. E também realiza anualmente a poda regulatória, removendo parte dos brotos que crescem dentro da coroa e a engrossam.
Com o início da frutificação, eles começam a formar formações de frutas. Para fazer isso, anualmente, inicialmente, encurte os brotos de substituição, depois brotos anuais e remova os galhos frutíferos. Esse princípio é bem conhecido dos viticultores - é assim que eles cortam as uvas.
Vídeo: peras de poda de primavera
Colheita de suporte
Para manter um alto nível estável de frutificação, é necessário no verão, durante o período em que o crescimento de brotos jovens prossegue especialmente rapidamente, cortando-os com um podador de 5 a 10 centímetros. Depois de 10 a 15 dias, os rins adormecidos despertam para eles, o que dará novos ramos incrustantes - luvas e lança. É neles que os botões de frutas são formados, o que é um pré-requisito para a colheita do próximo ano.
Poda sanitária
Provavelmente, até o jardineiro mais inexperiente sabe sobre essa poda, por isso não vamos nos demorar. Lembramos apenas que, para sua implementação no final do outono, todos os galhos secos, doentes e danificados são cortados. E também essa poda às vezes precisa ser repetida no início da primavera, se no inverno alguns brotos congelarem ou se quebrarem sob o peso da neve.
Regras de corte
Deve-se lembrar que a poda é uma operação cirúrgica e a abordagem deve ser apropriada. Se for realizada violando os requisitos, a árvore poderá ser prejudicada, às vezes significativa. Portanto, os requisitos são os seguintes:
- A ferramenta de corte deve estar intacta e afiada.
- Antes do uso, a ferramenta deve ser tratada com uma solução anti-séptica - 3% de sulfato de cobre, solução de peróxido de hidrogênio a 3%, álcool, etc. Não use gasolina, querosene, solvente, etc.
- Cortando os galhos inteiros, use a técnica “anel”.
- Ramos grandes são cortados em pedaços.
- A superfície dos cortes com um diâmetro superior a 10-15 mm é limpa com uma faca e coberta com uma fina camada de um retalho de jardim.
Doenças e Pragas
Victoria é afetada pelas mesmas doenças e pragas que outras peras. Portanto, não vamos nos aprofundar nesta questão em detalhes e apresentar brevemente o jardineiro aos principais representantes, medidas preventivas, tratamento e controle.
Tabela: algumas doenças da pêra
A doença | Sinais | Tratamento | Prevenção |
Septoria (manchas brancas) | Na primavera, pequenas manchas acinzentadas aparecem nas folhas. No meio do verão, eles aumentam um pouco, sua cor fica marrom ou marrom. Folhas secas e caem. | O fungicida Horus é usado em estágio inicial, no verão eles usam Skor e Strobi | Coleta e destruição de folhas caídas, processadas em outubro e início de abril com uma solução a 3% de sulfato de cobre ou líquido de Bordeaux. |
Moniliose (queimadura monilial, podridão de frutas) | Durante a floração, a infecção ocorre através de abelhas e outros insetos. Flores, brotos e folhas espantados que desbotam e escurecem. Durante o período de crescimento e maturação, os frutos são afetados pela podridão cinzenta. | As partes afetadas da planta são removidas e destruídas. Os brotos são podados, capturando 20 a 30 centímetros de madeira saudável. Depois disso, os fungicidas são pulverizados. | |
Fungo de fuligem | Geralmente aparece no verão, após uma pêra ter sido afetada por pulgões ou honeypots. Ao comer suas doces secreções (orvalho do mel), o fungo secreta excrementos na forma de um revestimento acinzentado nas folhas e frutas. Posteriormente, a placa escurece e se torna como fuligem. | O revestimento é lavado com um forte fluxo de água da mangueira. Depois que as folhas secam, elas são tratadas com fungicidas. | A prevenção deste fungo é a prevenção de danos às árvores por pulgões e zumbido |
Ferrugem | Durante ou após a floração, sutis manchas amarelo-esverdeadas aparecem nas folhas. No meio do verão, eles adquirem uma cor laranja brilhante e enferrujada. No verso da folha, formam-se crescimentos dos mamilos nos quais os esporos do fungo estão localizados. | As folhas afetadas, se possível, são arrancadas e destruídas. A coroa é tratada com fungicidas Skor, Strobi, Abiga-Peak. | Se possível, o cultivo de peras é evitado próximo às plantações de zimbro, que são a fonte dos esporos de patógenos. |
Galeria de fotos: Sinais de doença de pêra
- Como resultado da septroiose, as folhas secam e caem.
- Queimadura monilial fere flores de pera, folhas e brotos
- No verão, a moniliose afeta a fruta com podridão cinzenta
- O excremento do fungo da fuligem parece um revestimento semelhante à fuligem
- A ferrugem nas folhas de pêra ocorre nas proximidades do zimbro
Tabela: principais pragas de peras
Pragas | Sinais de derrota | Luta | Prevenção |
Pulgões | As folhas são dobradas em um tubo, dentro você pode ver pulgões de preto, verde, amarelo e outras cores. E também pode ser visto no final de brotos jovens. | Quebre folhas torcidas e pontas dos brotos, lave os insetos com uma forte corrente de água. Depois disso, eles são tratados com inseticidas: Decis, Fitoverm, Spark. | Disposição dos cintos de caça. Eles impedem que as formigas entrem na coroa, que carregam pulgões lá. Troncos de lavagem branca com solução de calcário com adição de 1% de sulfato de cobre. |
Espinhos de pêra | Um pequeno inseto de até três milímetros de comprimento, capaz de voar e pular, come suco de brotos, flores, folhas jovens e brotos, que, como resultado, caem. Os frutos endurecem, tornam-se pequenos e pedregosos. | Os insetos são lavados com um poderoso jato de água. Crohn é tratado com inseticidas. Antes da floração, use o Comandante, após a floração - Fitoverm, Iskra-Bio. | Outono arando ou cavando o solo. Coleta e destruição de ervas daninhas e folhas caídas. Tratamento do início da primavera com herbicidas universais DNOC, Nitrafen. |
Besouro de pêra | O besouro do gorgulho invernal nas camadas superiores do solo sobe para a coroa no início da primavera. As larvas de besouros de flores penetram nos botões de flores e as comem. | A coleção mecânica de besouros agitando-os dos galhos para um tecido espalhado. Tratamento com Nitrafen, Decis, Fufanon. | Escavação do solo no outono, instalação de cintos de caça, tratamento com inseticidas |
Mosca de pêra | A borboleta desta praga também hiberna nos casulos no solo. O voo dela começa em junho. Coloca seus ovos nas folhas. Lagartas rastejantes penetram imediatamente nos frutos e roem as sementes. | Você só pode lutar com borboletas durante o voo tratando com inseticidas. Lagartas não podem ser combatidas. |
Galeria de fotos: como são as principais pragas das peras
- Folhas afetadas por pulgões colapsam em um canudo
- Tortellaria come o suco de brotos, flores, folhas
- Abelharuco roe botões e põe ovos
- Larvas de mosca roem sementes de frutas jovens
Comentários de Grade
Victoria
Agora um pouco por minha conta. É enxertado em uma coroa em várias árvores. A prematuridade não brilha, recebeu os primeiros frutos após 5 anos em 2013. Durante esse período, ela nunca congelou, a crosta praticamente não é afetada. Floresce tarde, o que também é uma grande vantagem para mim (um terreno na planície, como resultado, muitas vezes congelando na primavera). O sabor das frutas é excelente, me lembra o Favorito de Klappa. Curiosamente, os frutos podem permanecer na árvore até por volta de 20 de setembro (eles não checaram mais, comeram) sem amolecer, embora a maturidade do amadurecimento ocorra no final de agosto.
Roman83, Belarus, região de Brest
//forum.vinograd.info/showthread.php?t=10571
Mensagem de Roman83
Variedade de verão, criada no Institute of Irrigated Horticulture UAAS. A árvore é de tamanho médio. É interessante que os frutos possam permanecer na árvore até cerca de 20 de setembro (eles não checaram por mais tempo, comeram) sem amolecer, embora a maturidade do amadurecimento ocorra no final de agosto.
Victoria cresce há quase 20 anos. Esta característica da variedade é geralmente consistente. Somente aqui pela força do crescimento - a árvore não tem altura média, mas cresce forte. E mesmo que os frutos possam permanecer na árvore por algum tempo após atingir a maturidade removível, ainda é melhor colhê-los quando atingirem a maturidade removível e amadurecer os que já foram colhidos.
Atenciosamente, Andrey Balabanov.
Andrey B., região de Donetsk, Ucrânia
//forum.vinograd.info/showthread.php?t=10571
Victoria, estou dando à luz uma pequena árvore há 40 anos (talvez do solo? Terra negra com argila). Concordo de 20 a 30 de agosto (mas não de 20 de setembro).
Shepetivka, Khmelnitsky region, Ucrânia
//forum.vinograd.info/showthread.php?t=10571
No meu clima, em 20 de agosto, você pode comer a queridinha de Klapp e Victoria pode "martelar as unhas" neste momento. Mesmo quando removido no início de setembro, ele amoleceu em 7 a 10 dias.
Roman83, Belarus, região de Brest
//forum.vinograd.info/showthread.php?t=10571
A variedade Victoria Pear é interessante principalmente para jardineiros nas regiões sul. Mas note-se que você pode cultivá-lo mesmo na Bielorrússia. Entre as vantagens estão excelente sabor, longo período de consumo, produtividade, resistência à crosta e seca, dureza no inverno. Essas qualidades tornam a variedade comercialmente atraente e a recomendam a jardineiros e agricultores.