Os mirtilos são uma fruta saudável, despretensiosa para cuidar, levemente afetada por doenças e pragas, mas exigente no solo. É difícil encontrar uma horta com solo suficientemente ácido, onde se sinta confortável, cresça e dê frutos sem a devida atenção. Portanto, para desfrutar de deliciosas frutas, você precisa fazer um esforço e não cometer erros irreparáveis.
As nuances da primavera e do outono
Quando é melhor plantar: na primavera ou no outono? Esta questão é do interesse de muitos jardineiros que decidiram plantar mirtilos em seu local. O tempo de plantio depende diretamente das condições climáticas da região. Jardineiros experientes recomendam plantar plantas no início da primavera antes do início do fluxo de seiva. Mas com a primavera rápida, há uma alta probabilidade de não ter tempo para pousar, então é melhor adiar o trabalho de pouso no outono.
A principal condição para o plantio de primavera é que a planta precisa ser plantada antes que os botões cresçam. Se você fizer isso mais tarde, os mirtilos terão raízes ainda piores, crescerão mal e poderão morrer. É melhor escolher plantas em recipientes ou vasos com capacidade de pelo menos 1 litro para que as raízes não sejam espremidas. Antes de plantar, o recipiente deve ser baixado em um balde de água por 20 a 30 minutos. Para 10 litros de água, adicione 100 g de vinagre a 9% ou 1 colher de sopa. eu ácido cítrico.
O sistema radicular de uma boa muda forte deve trançar completamente um pedaço de terra, mas dessa forma não pode ser plantado imediatamente em um buraco. As raízes precisam ser endireitadas ou feitas em coma de terra com o dedo 4 ranhuras longitudinais com profundidade não superior a 1 cm.Isso ajudará o solo no buraco a se misturar bem com o solo da panela, e as raízes crescerão rapidamente.
Em princípio, o plantio no outono não é diferente da primavera. O principal é que as mudas têm tempo para criar raízes bem antes do início da geada. Para mudas anuais, recomenda-se cortar todos os galhos fracos e finos e desenvolver os desenvolvidos por ½. Mudas de mirtilo com dois anos de idade não são podadas.
Princípios de desembarque
Os arbustos de mirtilo são centenários. Em um lugar, eles crescem há mais de 30 anos. Portanto, a escolha de um local para plantio deve ser abordada com responsabilidade: isso ajudará a evitar transplantes demorados, quando os arbustos não crescerem e começarem a morrer.
Escolhendo um lugar para o mato
Em áreas ensolaradas e quentes, os mirtilos crescem grandes, suculentos e doces. Na sombra ou sombra parcial, os arbustos se estendem, crescem, mas haverá muito poucas bagas, elas serão pequenas e secas. O local deve ser protegido contra ventos fortes.
Apesar de os mirtilos adorarem regar, suas raízes não toleram a estagnação da água; portanto, a profundidade das águas subterrâneas deve exceder meio metro. Os canteiros fertilizados com estrume devem estar localizados o mais longe possível das plantações de mirtilos - esse bairro é fatal para ela.
Padrão de aterrissagem
A distância entre os arbustos de mirtilo em uma fileira é determinada pela regra: qual a altura que os arbustos podem alcançar - tal é a distância entre eles. Dependendo da variedade, os mirtilos podem ser atrofiados (80-100 cm), camada média (1,5-1,8 m), altos (até 2 m.) A distância entre as fileiras de mirtilos é de 1,5 a 2 metros.
Mirtilos e plantas vizinhas
O mirtilo se sente bem cercado por zimbros, hortênsias, azáleas, rododendros, urze - plantas que preferem solos levemente ácidos ou ácidos. Os arbustos de cranberry podem ser plantados sob mirtilos - eles se complementam bem.
Procedimento de plantio de mirtilo
- As raízes dos mirtilos estão localizadas a uma profundidade não inferior à superfície do solo - não mais que 20 a 30 cm, portanto, basta fazer um buraco de aterrissagem com até 50 cm de profundidade.O diâmetro do poço deve ser de 80 a 90 cm.
- No fundo do poço, é necessário derramar a drenagem com uma camada de 10 a 15 cm de espessura.É bom usar casca de coníferas grosseiramente triturada, além de argila expandida, tijolo quebrado e pedra britada.
- Em seguida, o poço de aterrissagem é preenchido com turfa ácida. Um poço desse tamanho exigirá cerca de 300 litros de fertilizante. Você pode misturar turfa ácida e lixo conífero apodrecido em uma proporção de 1: 1 (150 l de turfa e 150 l de lixo). Para soltar o solo preparado, são adicionadas areia e pequena serragem de coníferas. Os mirtilos adoram solos muito soltos e respiráveis.
- Se o terreno no local for muito alcalino, será necessário evitar que ele se misture com o solo preparado, caso contrário, sua acidez diminuirá. Para isso, o orifício de aterrissagem é revestido com material não tecido ou um filme denso com orifícios de drenagem.
- Em um buraco cheio de terra, você precisa fazer um pequeno buraco, sob o tamanho das raízes das mudas, e colocar a planta ali, aprofundando-a em vários centímetros. A terra ao redor do arbusto deve ser compactada, regada e coberta com serragem de coníferas ou lixo.
- A cobertura morta ajuda a manter a umidade do solo e inibe o crescimento de ervas daninhas. Por conveniência, uma faixa de meio-fio com uma largura de 15 a 20 cm pode ser instalada ao redor dos orifícios.
Uma maneira simples de plantar mirtilos no pente é adequada para jardineiros iniciantes, em áreas com solo argiloso pesado ou próximo à água subterrânea. No local selecionado, 10 cm da camada superior do solo são removidos, em vez de sob a forma de leito alto ou morro, é derramado solo ácido previamente preparado. O mato é plantado no topo, regado e coberto com palha. Para evitar que a crista se espalhe, ela pode ser cercada com lados de madeira.
Vídeo: plantando e cuidando de mirtilos
Cuidados com arbustos plantados
Para obter um bom crescimento, as mudas precisam ser regadas regularmente e em abundância 1-2 vezes por semana, despejando dois baldes de água sob o arbusto, evitando a menor secagem do solo. No tempo seco, os arbustos devem ser pulverizados diariamente de manhã e à noite.
A rega abundante reduz a acidez do solo. Para manter o nível ideal de acidez na primavera e no outono, cerca de 0,5 kg de enxofre coloidal é aplicado sob cobertura morta sob cada cobertura morta.
Vídeo: acidificação do solo para mirtilos
Plantio de mirtilos com sementes
O cultivo de mirtilos a partir de sementes é um processo complexo e demorado, mas interessante e também de baixo custo. De fato, dessa maneira você pode obter mudas fortes de várias variedades.
- Sementes de mirtilo podem ser compradas ou você mesmo pode colecioná-las. Para isso, bagas bem maduras são adequadas. A polpa é colocada em um copo de água. As sementes semeadas no fundo serão adequadas para o plantio. Eles são coletados e secos.
- As sementes compradas ou armazenadas antes do plantio da primavera são submetidas a um procedimento de estratificação: são colocadas em areia molhada ou musgo por 80 a 90 dias. Todo esse tempo, o recipiente com as sementes deve estar em um local fresco, onde a temperatura do ar não seja superior a 5 ° C. Se planeja-se que as sementes sejam plantadas imediatamente após a colheita no final do verão, elas não precisam ser estratificadas..
- Sementes estratificadas podem ser semeadas. Para isso, são utilizados vários recipientes: vasos de flores, caixas, recipientes para mudas. A principal condição é plantar em turfa ácida. As sementes espalham-se na superfície do solo e são cobertas com serragem úmida no topo, com uma camada de até 5 mm.
- O recipiente é coberto com vidro ou filme e colocado em um local quente e ensolarado.
- É necessário regar regularmente e ventilar periodicamente o mini aquecedor.
- Os primeiros brotos aparecem 3-4 semanas após a semeadura. É importante remover o revestimento a tempo, para que os brotos delicados não morram. A rega neste momento deve ser suficiente e regular.
- Quando as primeiras folhas verdadeiras aparecem, as plantas são transplantadas para recipientes separados de 1,5-2 litros. Nelas, as mudas podem crescer até dois anos de idade e depois podem ser movidas para um local permanente.
Você também pode cultivar arbustos em uma estufa ou estufa.
As plantas jovens precisam de rega abundante. No momento, eles constroem o sistema raiz. Os arbustos precisam ser alimentados com fertilizantes minerais complexos quando atingirem a idade de um ano. Produtos orgânicos não são usados para mirtilos.
Características do plantio de mirtilos nas regiões
Com a tecnologia agrícola certa na seleção de variedades adequadas, os mirtilos podem ser cultivados com sucesso em todo o continente. O princípio de plantio e cuidado é o mesmo para muitas regiões. No entanto, também existem recursos dos quais você deve estar ciente para ter sucesso no cultivo dessa baga.
Ural
O mirtilo se sente muito confortável no clima temperado do frio Ural. Você pode plantar mirtilos no outono e na primavera. Os arbustos plantados na primavera têm tempo para criar raízes e se aclimatar adequadamente antes de partir para o inverno; quando plantados no outono, os mirtilos se tornam mais viáveis e temperados.
Arbustos plantados se abrigam no inverno apenas no primeiro inverno. As fortes nevascas características desta região protegem bem as raízes do congelamento. Para não congelar os galhos, eles são primeiro inclinados para o chão e fixados. Invernos especialmente gelados em um mirtilo devem jogar mais neve. Você pode instalar uma armação de madeira ou arame sobre os arbustos, cobrir com estopa e cobrir com neve por cima.
Sibéria
Em condições do clima da Sibéria, é melhor plantar espécies de mirtilos com tamanho médio ou menor que tenham uma estação de crescimento mais curta (70 a 130 dias), e conseguir colocar botões de flores e dar uma colheita durante um curto verão.
O local para o plantio de mirtilos deve ser selecionado o mais leve possível, protegido do vento. Se o local estiver localizado em uma planície, onde existe uma alta probabilidade de geada no solo, é melhor plantar a planta em cordilheiras ou em canteiros altos.
Plantar mirtilos na Sibéria é melhor no outono. Tais plantas, tendo tempo para criar raízes, serão mais endurecidas e resistentes ao gelo, possíveis mesmo no verão. O plantio na primavera é imprevisível e há uma alta probabilidade de a planta não se enraizar.
No outono, com o início do tempo frio persistente, os arbustos de mirtilo são amarrados, dobrados no chão, cobertos com lutrasil ou estopa. Uma estrutura é instalada acima dos arbustos e um galho de abeto ou material de cobertura denso é colocado sobre ela. Com abrigo adequado e oportuno, os arbustos hibernam bem.
Moscow region
Muitos jardineiros da região de Moscou têm uma experiência bem-sucedida no cultivo de mirtilos de jardim. O plantio de plantas é melhor realizado no outono, levando em consideração o fato de que os arbustos devem ser adequadamente enraizados para que o inverno seja bem-sucedido. O plantio de plantas jovens na primavera não é recomendado, pois no início de junho são possíveis geadas e brotos jovens congelam.
Mirtilos congelantes não são observados em invernos com neve. Os galhos devem ser dobrados no chão, presos e cobertos com galhos de abeto ou serragem. O arbusto pode morrer se a temperatura estiver abaixo de -30 ° C por um longo tempo em um inverno sem neve.
Bielorrússia
Os mirtilos altos começaram a crescer na Bielorrússia relativamente recentemente, mas com sucesso. Em todos os lugares, o mirtilo do pântano generalizado dá lugar a um mirtilo alto e cultivado no jardim. A composição do solo mais favorável no sul do país. Você pode preparar o solo para o plantio de mirtilos com a adição do solo do jardim. No entanto, será necessário verificar a acidez do solo resultante.
Em outras partes do país, os mirtilos podem ser cultivados em solo adequadamente preparado, não menos produtivo do que no sul. Tanto a primavera quanto o outono são adequados para o plantio. Apenas o cuidado adequado é necessário. Com geadas de retorno por mola, os arbustos plantados são pulverizados com água. Evaporando, a umidade protegerá as folhas jovens da geada. A época do plantio no outono é escolhida levando em consideração o fato de que antes do início da geada os arbustos devem estar firmemente enraizados. As plantas jovens devem ser cobertas para o inverno.
Território de Krasnodar
Os mirtilos gostam muito do sol e recomenda-se plantá-lo em áreas abertas. Mas no sul, as temperaturas em dias particularmente quentes podem chegar a 50 ° C. Portanto, nessas áreas, recomenda-se alocar um local para sombra parcial dos arbustos ou protegê-los dos raios abrasadores. Um pré-requisito é a rega regular abundante e uma boa camada de cobertura para que o solo não seque.
Os mirtilos começam a florescer no território de Krasnodar muito cedo, assim que a neve derrete, em maio as frutas já estão amarradas. Portanto, o plantio da primavera pode se atrasar - as mudas começarão a florescer. É melhor plantar plantas no outono. No inverno, os arbustos de mirtilo terão lutrasil ou outro material de cobertura suficiente.
A vantagem das bagas do sul em comparação com as cultivadas no norte é o sabor doce e o aroma mais forte. Além disso, as bagas do sul são maiores.
Crimeia
Os céticos afirmam que é impossível cultivar esta baga do norte na Crimeia. Obviamente, o cultivo de mirtilos ainda não é muito comum, mas muitos jardineiros da Crimeia o cultivam com sucesso em suas parcelas pessoais.
O princípio de pouso não é diferente de outras regiões. É melhor plantar plantas no outono, na segunda quinzena de setembro. Nas primeiras geadas do final de outubro - início de novembro, os arbustos já estão bem enraizados. Você pode adiar o desembarque na primavera, mas com o aquecimento precoce, há uma chance de não chegar a tempo para o inchaço dos rins.
Em dias especialmente quentes, os arbustos são sombreados. Certifique-se de monitorar a umidade do solo. Ideal - equipar a irrigação por gotejamento.
Não é necessário cobrir os arbustos para o inverno, eles toleram invernos suaves com segurança. Mas se na região houver possibilidade de geadas de até -20 ° C na ausência de cobertura de neve, é melhor jogar com segurança e proteger a planta com material de cobertura.
Ucrânia
Os mirtilos podem ser chamados de uma colheita de frutas relativamente nova no país. No entanto, está se tornando cada vez mais popular a cada ano. E por uma boa razão, porque as condições climáticas em toda a Ucrânia são muito adequadas para o cultivo de mirtilos.
Sujeito a todas as sutilezas da tecnologia agrícola, o cultivo de mirtilos não é mais difícil do que as groselhas negras e não será difícil obter uma safra alta de mirtilo.
O plantio de mirtilos é recomendado no outono, em meados de setembro. Antes das geadas constantes, as plantas terão tempo para criar raízes bem. Como há períodos em um inverno sem neve em que a temperatura cai abaixo de -25 ° C, é melhor cobrir as plantas.
Os principais erros no cultivo de mirtilos
Alguns jardineiros, inspirados na idéia de cultivar mirtilos, geralmente obtêm experiências negativas e chegam à conclusão de que o cultivo dessa fruta é repleto de muitas dificuldades. De fato, não se familiarizando com os recursos da tecnologia agrícola, você pode não apenas alcançar o crescimento e a frutificação dos mirtilos, mas também arruinar os arbustos.
Tabela: os equívocos mais comuns ao plantar e cuidar de mirtilos
Erros Jardineiros | Resultados |
Plantando arbustos na sombra | Muitas pessoas pensam que, se os mirtilos pantanosos crescem nas florestas, seu parente cultivado prefere as mesmas condições. Sim, os arbustos de mirtilo do jardim aumentarão o crescimento, mas não haverá frutos neles. |
Aterragem da planície | Nas zonas húmidas, as raízes do mirtilo apodrecem e a planta morre rapidamente. Além disso, existe uma alta probabilidade de danos aos arbustos por geada. |
Acidez do solo insuficiente | Não é necessário determinar a acidez do solo apenas pelas ervas daninhas que crescem nele. Geralmente rabo de cavalo e azeda de cavalo crescem em solos levemente ácidos e os mirtilos preferem fortemente ácidos. Você pode determinar a acidez com um dispositivo especial ou tiras de teste. Em solos levemente ácidos, neutros e alcalinos, os mirtilos não crescem. O fato é que as raízes do mirtilo não podem absorver os nutrientes de maneira independente; isso a ajuda nessa micose - um fungo especial nas raízes que vive apenas em um ambiente fortemente ácido e morre em outras condições. A acidez do solo diminui com o tempo e deve ser constantemente mantida no nível certo. |
Plantio de mirtilos na área onde os vegetais foram cultivados antes, sob os quais fertilizantes orgânicos foram aplicados | Mirtilos não podem tolerar produtos orgânicos. Ela precisa ser plantada em um local que não seja fertilizado por mais de 5 anos. |
O mato foi plantado com raízes secas. | Se você não pré-embeber o caroço de terra e não endireitar as raízes, elas não começarão a crescer. Assim, o arbusto não vai crescer. |
Excesso de fertilizantes | Você não pode alimentar os arbustos com fertilizantes orgânicos, apenas minerais. A maioria dos mirtilos precisa de nitrogênio. Mas é melhor alimentar de menos com fertilizantes minerais do que alimentar demais, caso contrário, a micose também pode morrer. |
Aparar arbustos com menos de seis anos | Os mirtilos são as únicas plantas que requerem poda mínima. Nos primeiros três anos, praticamente nenhum mirtilo é podado. Nos anos subsequentes, no início da primavera, dois a três ramos de frutificação são removidos para um forte crescimento jovem. |
Gardeners comentários
É sempre o mesmo que plantar quando o outono é primavera. Além disso, mudas decentes em vasos são vendidas. Mas com o pouso em si é mais difícil. A terra deve estar sempre úmida, mas não deve haver estagnação da água. Suas raízes são superficiais. Eles têm micorriza com cogumelos. E OBRIGATÓRIO acidificar constantemente o solo!
Northerner//farmerforum.ru/viewtopic.php?t=841
É necessário plantar vários arbustos, se um for plantado, dará frutos, mas fracamente. Antes de plantar, é melhor colocar o recipiente em um recipiente com água por uma hora, para que a raiz seja nutrida. Cave um buraco grande e cubra-o com turfa vermelha e plante mirtilos. Também crescerá no solo, mas prefere solo ácido. A resistência ao gelo depende da variedade. Existem variedades nas quais parte da fruta não amadurece no verão frio. Os mirtilos de jardim requerem luz, húmus e solos ácidos. Eles preferem solos úmidos, mas não toleram inundações. Frutificação completa por 4 anos após o plantio.
Anatoly Gorobets//farmerforum.ru/viewtopic.php?t=841
A cultura de mirtilo é muito frutífera. Além disso, as flores de mirtilo são resistentes às geadas de retorno. Portanto, acho que essa cultura é muito promissora para a Sibéria e os Urais. Os mirtilos crescem bem em solos comuns e até carbonatados. Se o solo for acidificado com pó de enxofre moído antes do plantio. Basta derramar um bom punhado de enxofre, cavá-lo cuidadosamente com um forcado de jardim. Plante uma muda no solo preparado. E então mulch com serragem, e assim conter. Rega regular é desejável. E não são necessários mais "fertilizantes". Você pode aplicar e "enxofre coloidal". E sem cavar nada. Apenas derramando a terra com uma suspensão de enxofre. Ou seja, a única condição importante é a manutenção de um ambiente ácido. Isso é muito importante! Pela existência de cogumelos simbióticos de mirtilo. Eles alimentam as plantas. E para eles, a segunda condição necessária é a cobertura orgânica. Eu uso serragem de madeira macia (grande, de serrar). Eu tenho solos de carbonato. E os mirtilos crescem há muitos anos. A colheita cresce constantemente com a idade. Sob um arbusto de mirtilos, mirtilos. E ao lado dele são cranberries. E todas as plantas são ótimas e regularmente produzem frutos anualmente. No inverno, mirtilos, apenas me abaixo para que os brotos permaneçam o inverno inteiro sob a neve. Eu tenho uma cobertura de neve de 50 a 60 cm há anos e não corto o mato. Só removo brotos secos se isso acontecer.
Alexander Kuznetsov//www.forumdacha.ru/forum/viewtopic.php?t=2546
O processo de cultivo de mirtilos é demorado, mas interessante e com a devida observância de todas as regras terá êxito. Arbustos fortes e bonitos, com bagas grandes, perfumadas e surpreendentemente saudáveis, serão uma recompensa para os jardineiros teimosos.