Quase todos os criadores de plantas sabem da existência de farinha de calcário (farinha de dolomite). A palavra combinação farinha dolomítica está constantemente em audiência em todos os jardineiros e jardineiros. No entanto, apesar da grande popularidade desta substância, muito poucas pessoas sabem como corretamente e para quais fins ela deve ser usada. Vejamos que farinha de dolomita é feita e o que é.
- Farinha de dolomita (calcário): características gerais
- Propriedades da farinha de dolomita: quanto mais útil a aplicação no jardim
- Farinha de dolomita: como aplicar um fertilizante calcário
- Tempo de dosagem para farinha de dolomite
- Como aplicar corretamente a farinha de dolomita: taxas de consumo
- Outros desoxidantes do solo: o que mais o solo pode ser cal?
- Arado cal
- Cinza De Madeira
- Vantagens de usar farinha de dolomita no jardim
Farinha de dolomita (calcário): características gerais
Muitos iniciantes estão preocupados com a questão de qual é a farinha de dolomita e quando ela precisa ser introduzida para alcançar o resultado máximo. A farinha dolomítica é usada na jardinagem e no cultivo de plantas por muito tempo. É um material grosseiro obtido por esmagamento e moagem de minerais carbonatados, a maioria dos quais são dolomitos.A farinha de dolomita tem uma composição simples, a fórmula química da dolomita CaMg (CO2). Seu principal ingrediente ativo é o cálcio.
A principal razão para a acidificação dos solos é o deslocamento de cálcio do solo por íons de hidrogênio. Para melhorar a qualidade do solo e a estabilização do pH, recomenda-se que o equilíbrio de íons hidrogênio e cálcio seja mantido artificialmente com farinha de dolomita ou outros meios.
Propriedades da farinha de dolomita: quanto mais útil a aplicação no jardim
A farinha de dolomita é mais usada no cultivo de plantas. Devido ao fato de conter uma grande quantidade de cálcio e magnésio, a farinha calcária dolomítica é usada para melhorar a composição do solo e sua desoxidação.
No entanto, a farinha de dolomita é usada não apenas para trazer os parâmetros do solo para os parâmetros ideais para o cultivo de plantas, mas sua introdução fornece ao cultivador inúmeras vantagens importantes:
- melhoria da estrutura do solo;
- saturação das camadas superiores do solo com formas facilmente digeríveis de nitrogênio, potássio e fósforo;
- promover o desenvolvimento de bactérias benéficas do solo;
- o aumento do teor de solo de magnésio e cálcio;
- aceleração da remoção de radionuclídeos das plantas;
- melhoria da assimilação de nutrientes pelas plantas;
- ativando os processos de fotossíntese.
Farinha de dolomita: como aplicar um fertilizante calcário
Para obter o máximo resultado da farinha de dolomita, você precisa saber como aplicá-la corretamente. Antes de usar a farinha de dolomita na primavera ou no outono, você deve primeiro medir a acidez do solo, já que a quantidade de aplicação de fertilizante depende desse parâmetro.
Farinha de dolomita é realmente segura, mas para tirar o máximo proveito do aplicativo, você deve ler atentamente as instruções para o seu uso.
A introdução da farinha de dolomite é melhor feita no outono, mas em caso de emergência também pode ser usada na primavera e no verão.
A farinha de dolomita é uma substância absolutamente segura para os seres humanos, aves e animais e, portanto, mesmo que seja espalhada pelo pasto, não causará nenhum dano à saúde do rebanho.
Tempo de dosagem para farinha de dolomite
A farinha é usada a cada três ou quatro anos, a frequência de aplicação depende do pH do solo. Por exemplo, para melhorar as características de solos argilosos pesados, a farinha de dolomita deve ser administrada anualmente.
Se a farinha de dolomite é usada para melhorar a qualidade dos solos perto das árvores, a cada 2 anos, de 1 a 2 kg da colheita é despejada sob cada árvore após a colheita. Se fertilizar os arbustos, a farinha de lima terá que ser despejada em cada planta de 0,5 a 1 quilograma.
Na primavera, recomenda-se regar plantas como clematite e beterraba com uma solução fraca de farinha de dolomita.
Como aplicar corretamente a farinha de dolomita: taxas de consumo
A farinha de dolomita pode ser utilizada em qualquer época do ano, é segura e, além disso, não interfere na assimilação por plantas de outros nutrientessubstâncias. No entanto, na maioria das vezes, a aplicação do produto é realizada na primavera algumas semanas antes do plantio começar. Ao usar farinha de dolomita, não é recomendado aplicá-la juntamente com outros fertilizantes simultaneamente, pois ela não interage organicamente com todos os seus tipos.
E agora vamos ver como esgotar o solo com farinha de dolomita corretamente:
pH do solo | Quantidade de farinha de dolomita em gramas por 1 m² |
menos de 4,5% | de 500 a 600 g / 1 m² |
- 5,6% | 450 - 500 g / 1 m² |
- 5,6% | 350 - 450 g / 1 m² |
- 7,5% | a desoxidação não é realizada |
Outros desoxidantes do solo: o que mais o solo pode ser cal?
Após a colheita, os camponeses se esforçaram para obter resultados elevados para o próximo ano. Especial atenção deve ser dada às plantas perenes, que agradam aos produtores de plantas por muitos anos. Uma boa área fértil com um nível ótimo de pH é uma raridade e, portanto, a aplicação oportuna de fertilizantes e a redução da acidez é a garantia de um recebimento anual de excelentes colheitas.
Arado cal
Lime-pusherka é um pó branco, que se dissolve facilmente na água. Quando é misturado com água, o produtor recebe cal apagada. Esta substância é muito usada na produção de fertilizantes de cal e é um dos componentes importantes na produção de água sanitária.
O cal-pushenka é usado naqueles casos quando é necessário livrar-se de doenças e pragas de horticultura. E agora vamos considerar o que é melhor - farinha de dolomita ou cal.
Cama de calcário para desoxidar o solo exigirá virtualmente a mesma quantidade que a farinha de dolomite. Mas a principal desvantagem do lima-limão é que ele pode ser usado apenas uma vez a cada 6 ou 8 anos, pois provoca o surgimento de processos específicos no solo que podem afetar negativamente sua qualidade. Além disso, a cal não tem um efeito tão positivo no solo, como a farinha de dolomita.
Cinza De Madeira
Muitos produtores de plantas usam cinzas de madeira não apenas como um excelente fertilizante, mas também como um excelente desoxidante para o solo. Ele solta o solo e melhora a umidade e a permeabilidade ao ar.O uso de cinzas de madeira é aconselhável em todos os tipos de solos ácidos:
- sod-podzolic;
- podzólico;
- floresta marrom;
- floresta cinza clara;
- solos bog-podzólicos;
- turfeira.
A principal desvantagem das cinzas é que terá de ser introduzida todos os anos, em contraste com a farinha de dolomite e a fibra de lima. Mas contém muito mais nutrientes, o que permite que seja usado como um fertilizante eficaz.
Vantagens de usar farinha de dolomita no jardim
Os produtores de plantas observam que a farinha de dolomita é um excelente fertilizante, aumentando significativamente o rendimento das culturas de jardim e jardim.
O uso de farinha de dolomita contribui para a redução de plantas daninhas no local, reduz a probabilidade de epidemias de pragas de insetos e infecções fúngicas.Além disso, é um remédio natural que não contribui para o acúmulo de herbicidas e pesticidas nas plantas, o que possibilita a obtenção de uma cultura ecologicamente correta. A farinha de dolomita como fertilizante deve ser usada no jardim na primavera, aumenta sua própria imunidade de plantas, o que lhes permite resistir com sucesso à maioria das fitoinfecções e, consequentemente, melhora sua resistência ao inverno.
Farinha dolomítica é um remédio eficaz e absolutamente seguro, que custa um centavo e traz benefícios para um milhão.