O inverno é um dos problemas mais importantes de quase todo proprietário de uma estufa comum. É nessa estação do ano que a construção, destinada ao cultivo de diversas culturas, passa por "não o melhor dos tempos".
Por exemplo, No telhado da estrutura gradualmente acumula crosta de gelo, afetando adversamente o estado da estufa. A partir desta situação, existem duas saídas: recolher e desmontar o telhado da estufa todos os anos, ou fazer um quadro especial com teto removível.
Deve-se notar que a proteção confiável contra uma violação sob a carga de gelo e neve não é a única vantagem que esse tipo de estufa possui.
Estufa com um telhado de abertura - vantagens e desvantagens
Uma das vantagens mais importantes de uma estufa com um topo removível é a sua custo relativamente baixo, que é apenas cerca de 5% maior do que o custo de projetos mais simples.
Também aos benefícios de uma estufa com um teto removível incluem suas outras características técnicas:
- Graças ao teto removível, a neve cai dentro da estufa, cobrindo densamente o chão. Como resultado, o solo é protegido contra a dessecação e dessecação, bem como a extinção de microrganismos benéficos.
Assim, é possível evitar o envolvimento quase anual de novos parasitas e patógenos bastante perigosos de doenças infecciosas na estufa juntamente com o solo;
- Devido ao fato de que neve cai e suporta as paredes da estrutura, não só com o exteriormas também por dentro, há uma equalização de pressão máxima, que é criada sob uma carga suficientemente grande no material de cobertura.
Como resultado disso, um período de operação mais longo da estufa é garantido, porque sob as camadas pesadas, especialmente a neve molhada, até mesmo o esqueleto mais "de alta qualidade" pode entrar em colapso;
- Proteção constante contra possíveis superaquecimentos - O telhado removível da estufa com as próprias mãos é útil, tanto na estação fria como na quente.
É uma alternativa original às panelas de ventilação convencionais. Essa ventilação passa uniformemente e sem o aparecimento de rascunhos que afetam negativamente o desenvolvimento de todas as culturas;
- Bom nível de iluminação ao longo do dia é fornecido pelo telhado articulado.
Afinal, mesmo o policarbonato, fabricado com as mais modernas tecnologias, absorve os chamados espectros "úteis" da luz solar, privando o solo e as plantas dos componentes necessários ao desenvolvimento;
- As estufas são montadas e instaladas de maneira fácil e rápida, e para remover ou colocar o telhado de volta, levará apenas alguns minutos.
Trabalho preparatório
Apesar do fato de que a estufa, de acordo com seu objetivo principal, fornece proteção máxima de vegetais, flores e plantas subdimensionadas de fatores ambientais negativos (principalmente das condições climáticas). É por isso que a estufa com um telhado removido para o inverno é de grande importância.
Também é necessário ter cuidado extra para criar condições favoráveis para o cultivo essas ou outras culturas. Um papel significativo nisso é desempenhado pela localização correta da estufa.
Primeiro de tudo, você precisa escolher um lugar na trama que será tem uma boa cobertura de longo prazo, como resultado do qual uma grande quantidade de luz solar entrará no edifício. É desejável que a superfície do local seja plana e nem mesmo sob um gradiente de baixo grau.
E o critério mais importante para a escolha do local - nada deve impedir que os tirar fotos rápidas e voltar para o telhado.
Normalmente tais estufas não se usam no inverno. Isto é devido às peculiaridades do seu design.
Assim, na maioria dos casos, a cobertura é removida especificamente para a sua superfície não acumular neve e crosta de gelo não foi formado. Além disso, permite criar uma pressão uniforme nas paredes do edifício em ambos os lados, o que reduz significativamente o risco de sua destruição. No entanto, em regiões mais quentes tais estufas são por vezes operados na estação fria.
Além disso, deve ser definida com antecedência para, que tipo seria uma estufa com um top deslizante - fixo, dobrar ou portátil.
A opção mais ideal é uma estufa estacionária. No entanto, estufas dobráveis e portáteis diferentes de uma forma importante, o que é que em caso de necessidade estrutura pode ser desmontada e escondida em qualquer lugar conveniente ou mudar sua localização, não se aplicando para este muito esforço.
No entanto, as estufas de tipo estacionário têm uma base (geralmente uma linha de tiro de banda), o que, na verdade, faz com que sejam mais alta resistência a cargas altas o suficiente, bem como as condições meteorológicas.
A próxima etapa do trabalho preparatório é determinar os parâmetros da futura estufa. Seu tamanho deve corresponder ao tipo de plantas que serão cultivadas nele.
Então você precisa desenhar um modelo para a estufa. Neste esquema, todos os detalhes da estrutura devem ser marcados, começando pela porta e terminando com pequenos furos de ventilação.
Fotos
A foto mostra estufas com teto deslizante
Estufa com um teto removível com as próprias mãos
Até o momento, existem várias variedades de construções de efeito estufaequipado com um teto removível:
- Telhado removível e levantamento;
- Estojo deslizante com efeito de estufa;
- O cabriolet com efeito de estufa;
- Opção de orçamento.
Recentemente, os chamados estufas-cabriolets. Sua ampla prevalência é devida a uma tecnologia bastante simples de instalação e uso.
Esta estufa com top de abertura é uma opção, equipado com portas de correr especiais. Neste caso, você não precisa remover o telhado - ele se move apenas pelos lados.
Na estação quente, esse mecanismo é usado como uma janela convencional e, na estação fria, garante que a neve entre no solo. Então, após a colheita, você só precisa mover uma parte do telhado da estufa.
Deve notar-se que tais desenhos proporcionam a presença de dois compartimentos, em cada um dos quais é possível criar condições completamente diferentes para o cultivo de vegetais e outras plantas.
Além disso, é possível dar preferência à segunda versão do projeto, na qual o policarbonato de folha longa deve ser deslocado para baixo.
Para construir uma estufa com um topo deslizante, é necessário executar os seguintes passos:
- escolha um lugar para uma estufa;
- prepare fundação fundação. Por via de regra, faz-se superficial e enche-se de uma mistura concreta.No entanto, é possível colocar uma viga de madeira, pré-tratada com antissépticos especiais, ao longo de todo o perímetro. A profundidade da fundação para estruturas enormes deve ser maior do que para as pequenas;
- paredes laterais são colocadas. Este processo é realizado com o mesmo princípio que em outros tipos de estufas;
- instalação de telhado. No topo, através de cada metro, é fixado um perfil com ranhuras, no qual as folhas de policarbonato são então inseridas;
- nas laterais é necessário corrigir Grampos especiais para evitar que o telhado vá para o lado;
- em diferentes extremidades da estufa Coloque duas janelas e uma porta.
Muitos proprietários deste tipo de estufa argumentam que Ideal para uma produção agrícola bem sucedida. No entanto, tais projetos têm uma desvantagem - um aperto ruim, que às vezes não economiza plantas de chuvas fortes.