O fuso é uma das plantas mais controversas. Pátria de fuso são os países que estão em um clima subtropical e temperado.
Portanto, a planta é freqüentemente encontrada no território Japão, Madagascar, alguns países da América e Europa.
Na natureza, folhas de fuso pode atingir uma altura de 7 metrosNo entanto, uma espécie anã de fuso japonês é usada para a reprodução de plantas em condições ambientes.
Tal arbusto perene raramente cresce mais de 1 metro de altura.
Na sala, no pote, o fuso anão não tem mais de 30 cm de altura. Deixa a forma oblonga de 4 cm de comprimento, os lados laterais da folha são levemente curvados para baixo e a borda é pontiaguda.
A parte superior da folha é verde brilhante, mas a parte inferior é de um tom de azul. As flores são pequenas, castanho avermelhado único. Ocasionalmente, as flores podem ser coletadas em pequenas inflorescências de 2 cm de comprimento por 2-3 flores.
Muito bom, mas venenoso.Se a casa tiver crianças pequenas, é melhor descartar as frutas com antecedência do mato.
Tipos
Considere as principais variedades de fuso:
- inimitável alado;
- belo europeu;
- warty despretensioso;
- Japonês.
Fotos
A aparência do fuso pigmeu pode ser avaliada usando a nossa galeria de fotos:
Cuidado da planta
Apesar do grande número de fusos, é o fuso japonês anão que se tornou popular entre os produtores de flores. O fato é que a planta tem requisitos extremamente baixos para iluminação e umidade.
O ar na sala pode estar relativamente seco, e a panela com a planta pode ficar na sombra parcial. No entanto, durante o tempo quente, o fuso anão deve ser retirado de vez em quando para o ar fresco e para ventilar.
Deve ser lembrado que o fuso não gosta de luz solar intensa. Se a luz direta do sol atingir as folhas da planta, elas eventualmente começarão a ficar amarelas ou ficarão cobertas de manchas marrons.
Para o cultivo do fuso do fuso temperatura ideal + 18-20 graus. Mas a planta sofre uma diminuição ou aumento da temperatura facilmente.
Na estação quente, quando a temperatura do ar é muito alta, fuso deve ser regada e polvilhada com água limpa com mais frequência.
Se a planta é plantada no solo, então para o inverno ela é protegida por cobertura com quaisquer ramos de árvores coníferas.
Rega
No período de verão, o fuso deve seguir água abundantemente. Mas não derrame!
É muito importante organizar uma boa drenagem na fase de plantar o arbusto na panela, para que a água não fique estagnada perto de suas raízes.
Quanto mais baixa a temperatura do ar, menos água é necessária.
No inverno, a rega deve ser moderada. Mas solo ao redor da planta sempre deve estar molhado!
Para irrigação, use apenas água parada. Defenda a água deve ser pelo menos 24 horas.
Apesar do fato de que a planta não é fastidiosa à umidade, o fuso anão deve ser pulverizado regularmente. Pior ainda, não será exatamente, e as pragas são muito eficazes neste tipo de processamento de bush.
Adubação adicional
Em princípio, alimentação adicional de fuso anão não requerido. No entanto, não será supérfluo na primavera e no verão alimentar a planta com fertilizantes minerais complexos. Mais frequentemente do que uma vez por mês, isso não é necessário.
Qual adubo deve ser usado depende da atividade da planta. Sabe-se que em um fuso japonês anão duas ondas de crescimento. O fato de que o período de crescimento acabou, diz o aparecimento de botões (cones) em cima de cada broto.
Por outro lado, quando esses brotos começam a se abrir e novas folhas se formam, outra onda de crescimento do mato é esperada.
Então, no momento em que a atividade está apenas começando, você deve alimentar a planta com fertilizantes nitrogenados. No meio do período, você pode usar fertilizantes complexos, mas no momento em que os rins são formados - fosfato de potássio.
Reprodução
Na maioria dos casos, Propaga-se vegetativamente.
Estacas
A maneira mais fácil de reproduzir é a propagação com cortes verdes.
Para este fim, em junho-julho, selecione fortes jovens cortes de 5 a 6 cm de comprimento e plante-os sob um filme em um substrato fértil.
Em seguida, a estufa é polvilhada com uma camada de areia de 5 cm, esperando-se o enraizamento das estacas.
Como regra, o enraizamento ocorre no trigésimo dia.
Sementes
Fusos de fuso anão raramente se reproduzem com sementes. Isso se deve à complexidade específica e à duração do processo. Se as sementes não forem submetidas à estratificação antes do plantio, elas germinarão não antes de um ano depois. Após a preparação das sementes, a germinação ocorre muito mais rapidamente.
Semear as sementes preparadas no solo, que consiste em:
- folha de terra - 4 partes;
- húmus - 2 partes;
- relvado de terra - 1 parte;
- areia - 1 parte.
Os primeiros tiros aparecem no dia 15. Na primavera ou no outono, as plantas são cobertas com cobertura morta. No verão eles fertilizam usando verbasco. Na estação fria, o jardim é coberto com lapnika para evitar o congelamento. O transplante de plantas cultivadas para o local principal é realizado no terceiro ano.
Estratificação
Para a estratificação, é utilizada areia grossa calcinada.
Pegue as sementes e areia em uma proporção de 1: 2 e misture bem.
As sementes na areia são mantidas a uma temperatura de + 10 graus durante três meses.
Então, quando a casca estourar nas sementes, elas são armazenadas por 4-5 meses, mas a temperatura deve ser mais baixa - cerca de 2 a 3 graus.
Para que durante a preparação as sementes não morram, elas devem ser para ser tratado com uma solução de permanganato de potássio.
Transplante
Arbusto jovem nos primeiros 5 anos transplantado a cada ano em uma panela maior. Após 5 anos, a planta pode ser transplantada com menos frequência - cerca de uma vez a cada três anos.
Aparar de um arbusto
A poda rejuvenescedora é realizada quando os brotos secam ao longo do ano. Mas é melhor podar ou prischipku tiros na primavera. Para a coroa era grossa e bonita.
A poda correta e oportuna possibilita a formação de um arbusto ou uma árvore fictícia. Afinal, após a poda, os botões do sono começam a se desenvolver ativamente, a partir dos quais se desenvolvem novos rebentos.
Ramos e tronco do fuso Flexível e flexível, e na presença de certa experiência e perseverança de sua pode ser formado na forma de bonsai.
Doenças
Se as folhas do arbusto começarem a desbotar, suas bordas se curvam e as pontas murcham, isso indica que a planta recebe muita luz do sol. E o sombreamento é obrigatório.
Se o fuso sai começa a descartar as folhas, então ele fala de baixa umidade no quarto ou alta temperatura.
Você deve transferir a bucha para uma sala mais fria e polvilhe as folhas com água limpa.
Se o crescimento do mato parou, e as folhas mais baixas rapidamente ficam amarelas e depois caem, então provavelmente você só inundou a planta. Um momento muito perigoso! Se se trata de decair as raízes, o fuso provavelmente morrerá.
Pragas
As principais pragas que afetam a grama do fuso anão são carrapato vermelho liso, ácaro da aranha e sarna.
Se placas de marrom aparecerem na superfície do caule e das folhas, então fala sobre o aparecimento de scutes. No futuro, as folhas ficam amarelas, perdem a cor e acabam por cair.O método de controle dessa praga é padrão: uma planta Pulverizado 3 vezes por semana uma solução de quinze por cento de atellik.
Nas hastes nos interstícios há uma teia, e as folhas murcham e eventualmente caem - a planta foi atingida por um ácaro. Se a praga ainda não for muito, será suficiente lave o fuso sob um banho quente ou limpe as folhas com uma esponja embebida em água com sabão.
Se houver pontos de luz nas folhas, e a folha se deforma, então a planta está infectado com um carrapato plano vermelho. Especialmente esta praga adora jovens rebentos. Lute com o carrapato deve ser assim: folhas danificadas devem ser removidase a própria planta é pulverizada com qualquer inseticida.
A espinha parece muito bonita! Embora no jardim, mesmo no peitoril da janela na panela. Naturalmente, este arbusto requer um certo cuidado e a criação de condições confortáveis. Mas ele vai decorar qualquer sala sem problemas, trazendo um pedaço do Japão para ela.