O pinheiro é uma árvore conífera pertencente à classe das plantas coníferas. Uma característica especial e única dessa árvore é sua vida útil fenomenal, de 100 a 600 anos.
O nome da árvore tem raízes supostamente latinas, de acordo com outras fontes - celta.
Descrição e características do pinheiro
A altura que a árvore atinge durante o período de sua vida útil varia de 35 a 75 m. Com esse crescimento, o diâmetro médio do tronco atinge cerca de 4 m. No entanto, quando cultivada em condições adversas ou em áreas pantanosas, a altura é limitada a apenas 1 m. O pinho gosta muito da luz do sol, pois pode atingir tamanhos tão grandes. Floresce no final da primavera, os cones aparecem durante esse processo. No entanto, eles são todos diferentes em sua forma e tons.
O pinheiro é amplamente conhecido por sua aparência, que é dada por numerosos brotos lenhosos cobertos de agulhas. As agulhas são lisas e duras, além de afiadas.
Sua expectativa de vida não é superior a 3 anos. O comprimento das amostras individuais pode atingir os 20 cm e a árvore é despretensiosa para o solo. O sistema raiz depende do local de desembarque. Se o solo estiver úmido, as raízes se arrastam pela superfície, deixando apenas 2-3 m de profundidade. Se o solo estiver seco, elas penetram de 7 a 8 m. O raio do sistema radicular é de aproximadamente 10 m. existe Pine se dá melhor em solo arenoso.
Tipos e variedades de pinheiro
Devido à grande variedade de locais de crescimento, baixa caprichosidade no solo, hoje existem muitos tipos diferentes dessa árvore. Alguns deles são derivados artificialmente. Isto é devido às altas características da madeira dessas árvores.
Devido ao que eles são amplamente utilizados em muitas áreas, variando de carpintaria a construção de casas e construção naval. Ao mesmo tempo, as espécies criadas artificialmente não são inferiores às naturais e, em algumas nuances, até as superam.
Considere o mais comum.
Comum
A espécie mais comum, cresce quase em toda parte. Em altura, pode atingir até 50 m no máximo. O tronco é comum, reto, sem curvas. A casca da árvore é grossa, de cor marrom com uma tonalidade cinza.
Madeira deste tipo é muito apreciada na produção de várias coisas, itens de madeira. Isso se deve à alta resistência e ao alto teor de resina. De serragem produzem óleo, resina.
Cedro siberiano (cedro siberiano)
Na sua aparência, tem muitas semelhanças com o pinheiro comum. Difere em uma coroa densa, ramos grossos. O tronco também é reto, sem curvas. Sua altura máxima é de cerca de 40 M. Ao contrário do comum, as agulhas dessa árvore são macias e longas. Atinge até 14 cm de comprimento, tem uma cor verde escuro.
Os cones dessa forma aparecem somente após 60 anos de crescimento. Eles são grandes, em forma de ovo. De um pinheiro da Sibéria é bem possível coletar 12 kg de nozes em uma estação.
Marsh
Espécie maciça, que cresce em altura de até 50 m, com diâmetro de até 1,2 m. De outras espécies, o pinheiro-do-brejo se distingue por agulhas de tonalidade verde-amarela. Seu comprimento pode ser de até 45 cm, inclusive.
Além disso, a árvore é conhecida por excelentes propriedades resistentes ao calor e ao fogo.
Montezuma
Às vezes, essa espécie é chamada White Pine. Tem uma altura média do tronco de 30 m e é dotada de agulhas verdes, às vezes com tonalidade acinzentada. Agulhas com cerca de 30 cm de comprimento, coletadas em cachos. A árvore deve seu nome ao último líder dos astecas - Montezume.
Ele recebeu esse nome porque o líder usou as agulhas dessa árvore para decorar seu toucado.
Slanic
Esta espécie também é chamada de anão de cedro. Pertence a plantas com arbustos baixos. Por exemplo, os espécimes de uma árvore crescem até uma altura máxima de 7 m.
Uma característica distintiva são os galhos amplamente espalhados pressionados contra o chão, enquanto as pontas dos galhos são levemente levantadas, dando a forma original da coroa.
Criméia
As espécies de tamanho médio atingem uma altura de até 45 M. Com o tempo, a coroa se torna um guarda-chuva, muito comum entre todas as espécies de pinus. A Crimeia está listada no Livro Vermelho, mas, apesar disso, a madeira desta árvore é considerada um material valioso no campo da construção naval.
Cresce principalmente na Crimeia, pode ser encontrada no Cáucaso. Também é usado como uma árvore decorativa para parques paisagísticos.
Montanha
Esta espécie é um arbusto em forma de árvore. Agulhas de formato incomum, ligeiramente torcidas, curvas. Tem uma tonalidade verde escura.
Foi encontrado um escopo em negócios de torneamento, onde a madeira com um núcleo vermelho é muito apreciada.
De pele branca
Ele recebeu esse nome por sua aparência especial, por um tom suave e leve da casca. A forma do barril pode ser reta ou ligeiramente curva.
A altura máxima que essa árvore pode crescer é de 21 m.
Himalaia
Vista Srednerosly, em altura pode chegar até 50 m inclusive.
Cresce sobre as montanhas, do Afeganistão à província de Yun'an, na China.
Pinia
A altura é de 30 M. Dotado de agulhas bastante longas, cerca de 15 cm.
Devido à aparência, a bela forma da coroa, esta árvore encontrou aplicação na esfera decorativa, paisagismo de parques.
Preto
Vista para a montanha, encontrada em altitudes de 1300 a 1500 M. Atinge uma altura de 55 m.
No entanto, apesar do habitat da árvore, é frequentemente usado como decoração; sobrevive perfeitamente fora do clima da montanha.
Weimutova
Esta espécie também é chamada de pinheiro branco oriental. Encontrado com mais frequência na América do Norte, México. O tronco é quase perfeitamente nivelado, com um diâmetro de quase 2 M. A altura varia de 59 a 67 m.
Naturalmente, com a idade, a coroa fica em forma de cone - achatada. A casca da árvore escurece um pouco com o roxo, o que torna esta espécie única. Amplamente utilizado na construção.
Angarsk
De fato, o mesmo pinheiro comum. Amplamente distribuído em toda a Federação Russa, mais frequentemente encontrado na Sibéria.
O crescimento pode atingir até 50 m, com um diâmetro de tronco de até 2 m.
Plantar pinho no local e mais cuidados
Como o pinheiro pertence ao tipo de plantas fotófilas, naturalmente você deve escolher um local bem iluminado. A luz deve ser natural, ou seja, ensolarada.
O pinheiro cresce bem principalmente em solo arenoso, respectivamente, e o plantio é recomendado precisamente nesse tipo de solo. No entanto, é possível pousar em solo pesado, mas a drenagem é necessária.
Ao plantar, a distância entre as árvores deve ser de pelo menos 1,5 m.
Espécimes jovens nos primeiros 2 anos de crescimento devem ser alimentados com fertilizantes minerais. Eles ajudarão os brotos jovens a se acostumarem melhor com o solo, se acostumarem com o meio ambiente. Rega adicional também é necessária, uma vez que a árvore ainda é jovem e imatura. As espécies adultas não precisam mais de água e fertilizantes.
Por natureza, a árvore é bastante resistente a secas, períodos pobres em chuvas. A este respeito, a rega adicional não é necessária, no entanto, não é proibida.
As árvores jovens são muito vulneráveis ao frio, por isso precisam ser cobertas com galhos de abeto. O período de efeito estufa dura do outono a abril, após o qual eles podem ser reabertos.
Os pinheiros são plantados principalmente em parques, áreas de recreação urbana, para criar um fundo verde estético. Para isso, são utilizadas mudas jovens, cuja idade varia de 3 a 7 anos.
Propagação de pinheiro
Em termos de reprodução, as sementes são uma opção 100%.
A semeadura é feita na primavera. O amadurecimento das sementes começa somente após um ano a partir do momento da polinização. Inocule as amostras decorativas e as estacas geralmente não são usadas, pois são mal enraizadas.
Doenças e Pragas do Pinheiro
Como todas as plantas, árvores, pinheiros também têm doenças e pragas, consideram as mais comuns.
Seryanka
Parece inchaço da ferrugem em bolhas. Um cogumelo ferrugem provoca esta doença. Manifesta-se externamente na forma de placa nas pontas das agulhas. É impossível lutar, proteger árvores saudáveis contra infecções só é possível com a remoção do paciente. Profilaxia regular, recomenda-se o tratamento com preparações especiais à base de cobre.
Borboletas, pulgões
As borboletas se alimentam de agulhas, brotos jovens. Para combatê-los, é utilizado um produto biológico especial, chamado “Lepidocida”.
Os pulgões não apenas se alimentam de pinho, mas também servem como agente causador de doenças. Para se livrar deles, a árvore é pulverizada com inseticidas.
Você pode comprar produtos e preparações especiais em lojas especializadas em jardins e flores.
Residente Sr. Summer recomenda: propriedades curativas do pinheiro
Com um estudo detalhado do pinheiro, fica claro por que o pinheiro está localizado perto de instituições médicas e sanatórios. Desinfetam perfeitamente o ar. As agulhas de pinheiro são um tipo de multivitamínico, que inclui uma lista de substâncias úteis para os seres humanos.
Na medicina popular, o pinheiro é usado para combater doenças como osteocondrose, reumatismo e doenças cardiovasculares. O óleo essencial, que pode ser extraído de uma árvore, é usado para tratar resfriados, dores e vermelhidão na garganta, excelentes resultados em psicoterapia.
Aplicação de pinho
As esferas nas quais o pinheiro é popular são enormes.
Desde os tempos antigos, essa árvore era usada na construção naval, criando móveis e elementos decorativos.
Algumas espécies e variedades são especialmente apreciadas na carpintaria, devido à presença nelas de um núcleo marrom-vermelho. O pinheiro é uma árvore muito forte, os itens feitos com ela são muito procurados por causa da força e da aparência bonita. Muitas vezes, a madeira desta árvore é usada para a construção de casas particulares, decoração. Isso se deve ao fato de ter uma melhor dissipação de calor do que outros tipos de árvores.
A madeira de pinho ganhou imensa popularidade na construção naval devido a excelentes indicadores de resistência e elasticidade, densidade da fibra.
Muitas pessoas usam vários tipos desta árvore para fins decorativos. Obviamente, o processo de cultivo é bastante longo, mas como dizem os jardineiros - vale a pena. O pinheiro pode ser plantado nos arredores do local, abaixo dele, para colocar uma área de lazer. Os galhos fornecerão um agradável tian no verão. As áreas de lazer da cidade também não podem ficar sem essas árvores. Eles são plantados em parques por causa da estética, linda aparência verde e alta capacidade de desinfetar o ar. Uma comparação de metros cúbicos de ar na cidade e no pinhal comprovou as propriedades benéficas dessas árvores. Nas condições urbanas, cerca de 40 mil de todos os tipos de micróbios por 1 metro cúbico de ar. Enquanto estiver em uma floresta de pinheiros, esse número é de apenas 500 micróbios.