Variedade alemã de batatas Zekur para a Rússia central

Pin
Send
Share
Send

Muitas vezes, na busca de uma grande colheita, jardineiros e caminhoneiros esquecem o sabor das batatas. Mas esta cultura de raiz não é em vão chamada o segundo pão, sem isto é difícil imaginar uma mesa em qualquer país no mundo.

Portanto, as batatas forrageiras, ou seja, ele dá colheitas recordes, não substituem as variedades de mesa pelo sabor. A tentativa bem sucedida de criadores para combinar boa produtividade com bom gosto tornou-se variedade Zekura.

Sua descrição detalhada, características e características da tecnologia agrícola, você encontrará neste artigo. E também a propensão e resistência a doenças, a susceptibilidade ao ataque de pragas de insetos.

História da criação

Criadores da Alemanha procuraram resistência de culturas de raízes, resistência a doenças, maturidade curta, excelente sabor do vegetal. O prazo de armazenamento também foi importante para eles. Zekura confirmou que é possível, agora este tipo é conhecido por jardineiros e camponeses em toda a Rússia, crescendo com sucesso mesmo em condições de curto verão siberiano, dando maravilhosas colheitas.

Batatas Zekura: descrição da variedade e foto

Nome da variedadeZekura
Características geraisvariedade de mesa com excelente sabor e rendimento estável
O período de maturação80 a 95 dias
Teor de amido13-18%
Peso dos tubérculos comerciais60-150 gr
Número de tubérculos no mato17-20
Produtividade450-550 c / ha
Qualidades do consumidorexcelente sabor, ferver moderado
Mantendo98%
Cor da peleamarelo
Cor da polpaamarelo claro
Regiões de crescimento preferidasVolga-Vyatka, Terra Preta Central, Norte-Caucasiano, Médio Volga, Oeste-Siberiano, Extremo Oriente
Resistência a doençasrelativamente resistente a sarna
Peculiaridades do crescimentoresistente à seca, mas responde bem a rega adicional

Batatas desta variedade tornaram-se populares devido à sua despretensão e técnicas agrícolas simples. Os arbustos Zekura de pé direito não são espalhadores, o que facilita capinar e soltar. Flores são roxas. Os ninhos são muito compactos, formados perto da superfície, o que facilita a colheita.

Tubérculos lisos, oblongos, olhos pequenos, pele e carne de cor amarela. O peso dos tubérculos pode chegar a 60-150 gramas, em um ninho de 17-20 deles. A batata se distingue por um alto teor de amido, preservando sua apresentação por muito tempo.

As qualidades de sabor das batatas dependem largamente da quantidade de amido nos seus tubérculos.Na tabela abaixo você pode ver o que este indicador é para diferentes variedades:

Nome da variedadeTeor de amido
Zekura13-18%
Ferro fundido12-15%
Svitanok Kiev18-19%
Sheri11-15%
Artemis13-16%
Tuscany12-14%
Yanka13-18%
Névoa Lilás14-17%
Ajour14-16%
Desiree13-21%
Santana13-17%

Zekura é resistente ao nematoide dourado, câncer, requeima tardia, resistência relativamente alta a sarna, torção de folhas, apodrecimento. Atraente torna essa variedade e o que é quando armazenado, não perde o seu excelente sabor por 3-4 meses. O principal é escolher o lugar certo para o inverno e lembrar o tempo.

Fotos visíveis de batatas Zekura:

Prós e contras da variedade:

  • A polpa amarelada de batatas é perfeitamente adequada para amassar, fritar, assar em sopas, ensopados, cozidos para saladas. Deve-se ter em mente que é facilmente digerido.
  • Apesar da despretensão, em condições de seca ou falta de calor, os tubérculos podem ser menores que os tamanhos esperados, de 50 a 70 gramas.
  • Excelentes batatas desta variedade são armazenadas em lojas de vegetais com uma temperatura estável de 1 a 2 graus, umidade moderada.
  • Percentagem muito baixa de culturas de raiz excessivamente grandes ou muito pequenas, quase todas Suave, sem manchas e rugosidadetubérculos verdes também quase nunca acontecem.
  • Bem conservado propriedades varietais por vários anos.

Condições de crescimento

Plantio de batatas da variedade Zekur é melhor em meados de maio, quando o solo se aqueceu o suficiente. Os melhores resultados são mostrados quando o plantio no solo, onde antes, perenes, mostarda, tremoço foram cultivadas.

  • Preparação preliminar obrigatória do solo: aração, gradagem;
  • O plantio é realizado em terreno aberto, a uma profundidade de 10 centímetros;
  • Distância entre sementes - até 50 cm;
  • Pré-tratamento de sementes não é necessário;
  • Dependendo das condições do solo, pode ser enriquecido com aditivos orgânicos ou minerais (húmus, estrume, sapropel, cinza de madeira, turfa, serradura).

Zekura é recomendado para o cultivo na região central da Rússia, mas mesmo na Sibéria e no Cazaquistão, atinge a maturidade técnica em meados de agosto, 90 a 100 dias após o plantio.

Cuidado especial Zekura também não requer. Os principais são capina e afrouxamento oportuno após a rega ou chuvas. As ervas daninhas são removidas em junho, quando necessário. No início de julho, vale a pena morder os arbustos das batatas, o que lhe permitirá manter a umidade por mais tempo e ajudar na formação de um ninho compacto. Colha a colheita de meados de agosto a meados de setembro.

Há muitas maneiras de cultivar batatas. Em nossos artigos, você encontrará informações interessantes sobre a tecnologia holandesa, sobre o cultivo em barris ou sacolas.

Com os devidos cuidados, essa variedade rende até 450-550 quintais por hectare, ou seja, até 45 quilos por cem metros quadrados na área suburbana.

Compare o rendimento e qualidade da variedade com os outros, você pode usar a tabela abaixo:

Nome da variedadeRendimento (c / ha)Vida de prateleira (%)
Zekura450-55098
Serpánok170-21594
Elmundo250-34597
Milena450-60095
Liga210-36093
Vector67095
Mozart200-33092
Sifra180-40094
Rainha anna390-46092
Quando as batatas são cultivadas, produtos químicos adicionais são freqüentemente usados ​​para melhorar os rendimentos ou para controlar as pragas.

Leia tudo sobre os benefícios e malefícios de fungicidas, herbicidas e inseticidas em artigos úteis do nosso site.

Armazenamento de batata

A fim de preservar a cultura cultivada, é necessário pré-desinfetar a abóbada ou adega e secá-la. Batatas resolver, removendo todas as culturas de raiz com sinais de doença, danos, seca, limpa do chão.

Coloque o melhor em caixas de madeira ou recipientes, mas grades adequadas e especiais para armazenamento.A temperatura no armazém deve ser mantida a um nível de 1-2 graus, o que ajudará a preservar as batatas por mais tempo. A sala deve estar escura, ajuda a evitar a germinação.

As classes selecionadas para o plantio de tubérculos devem ser armazenadas separadamente, duas vezes por mês, verificando sua condição e removendo os frutos podres ou suaves. Por 1 - 2 semanas antes do plantio, o material de semente pode ser colocado em uma sala de luz quente.

Sobre como e onde armazenar tubérculos descascados e se é possível preservar os benefícios dos tubérculos de batata na geladeira, leia em artigos separados do nosso site.

Doenças e pragas

A maioria das doenças da variedade Zekura não são terríveis, mas resiste a quase todos. Os perigos podem ser pragas: o besouro do Colorado, wireworm, pás de lagarta, urso. Wireworm se reproduz em áreas mal tratadas, no esterco e na serragem, gosta de wheatgrass.

Não permitir o crescimento de plantas daninhas, no caso de um grande número de pragas no solo, realizar o arado de outono do solo para destruir o wireworm. Esta praga adora se estabelecer em solos ácidos, então os seguintes métodos ajudam a combatê-la:

  • Calagem (1 kg de refrigerante hidratado para cada 10 metros quadrados)
  • As cinzas de madeira (2 baldes de 10 litros por 10 metros quadrados de solo) ajudarão a fertilizar a terra e a se livrar das pragas.
  • Para combater as pragas da parte terrestre das plantas, existem muitas drogas, incluindo "Comandante", "Corado", bitobaksitsillin. Eles devem ser aplicados estritamente de acordo com as instruções que são necessariamente anexadas à embalagem do produto químico.
  • Entre os remédios populares, polvilhar com cinzas, farinha de milho e até pó de cimento ou gesso (com cautela) mostrou-se bem estabelecido.
  • Pulverização com infusões de ervas e infusões de nogueira, casca de acácia, folhas de álamo, makhorka também é usada.
  • Não gosta de pragas de cheiro de alho, absinto, alcatrão, tabaco, um número de outras plantas. Em um sítio é necessário organizar arbustos ou, se mais como, grupos de alho, malmequeres, capuchinha, calêndula, coentro. Isso vai assustar os besouros e o urso.

Conclusão

A variedade média-precoce de batatas Zekur é excelente para o cultivo no território da Rússia central, na Sibéria. Sua capacidade de resistir a doenças e dar bons rendimentos, mesmo durante os períodos de seca, torna-a popular entre os residentes de verão e os caminhoneiros.

Não menos atraente é que é resistente à podridão e é fácil de crescer. Os tubérculos lisos e bonitos, com polpa amarelada, têm um sabor muito agradável e contêm muitas substâncias úteis, de modo que complementam perfeitamente a sua dieta.

Também oferecemos a sua atenção outras variedades de batatas que possuem diferentes prazos de maturação:

Camponeses atrasadosMédioMeio-tarde
PicassoO Príncipe NegroAzul
Ivan Sim MaryaNevskyLorkh
RoccoSmuglyankaRowan
SlavyankaSenhor dos EspaçosNevsky
KiwisRamosCoragem
CardealTaisiaBeleza
AsterixLapotMilady
NikulinskyCaprichoVectorGolfinhoSvitanok KievDona de casaSifraGeléiaRamona

Pin
Send
Share
Send