Como se propagar por estacas de thuja no outono

Pin
Send
Share
Send

Thuya ou, como as pessoas chamam, "árvore da vida" - sempre-viva da família dos ciprestes. Os Tui são despretensiosos ao solo e ao clima, por isso coexistem facilmente nas grandes cidades. Amplamente utilizado não apenas para o plantio de megacidades, mas também para jardinagem. Arbustos são bons para marcar território e plantar corredores vivos deles. O cultivo da planta é feito frequentemente por estacas. Contaremos neste artigo como enraizar thuya de um galho.

  • Como preparar estacas
  • Métodos de estacas de enraizamento
    • Como enraizar estacas de queda na água
    • Enraizamento de estacas no filme
    • Como preparar um substrato para enraizar
  • Regras de cuidado de estacas
    • Estacas na água
    • Estacas no filme
    • Estacas no substrato
    • O que fazer depois de enraizar

Como preparar estacas

A escolha certa de mudas e colhê-las é o estágio mais importante. A maioria das plantas perenes é propagada por estacas, e thuja não é exceção. O melhor momento para a colheita de mudas é no outono, durante este período, o progresso do suco na planta diminui. A probabilidade de o arbusto se acostumar aumenta. Você precisa escolher os galhos mais próximos da coroa ou por conta própria.

É aconselhável ficar em um arbusto, cuja idade é de 2 a 3 anos. Para arrancar ramos segue um movimento brusco, de modo que no final resta uma espécie de "calcanhar", o remanescente do latido do ano passado. E quanto mais tempo esse resíduo for, melhor. Outro ponto importante: você precisa cortar a casca, que começou a descamar. A parte inferior do ramo deve ser limpa das agulhas em cerca de 3 cm. As folhas das agulhas devem ter 15-20 cm de comprimento (não mais de 50 cm).

Métodos de estacas de enraizamento

Há várias maneiras de como crescer thuya de um galho. Os métodos mais comuns: um método com água comum, a preparação de um substrato especial ou o crescimento de raízes em um filme.Para cada um dos métodos é necessária uma certa abordagem, tempo e recursos.

Como enraizar estacas de queda na água

A maneira mais fácil Para fazer isso, você precisa de um tanque de água e os próprios galhos. No navio preparado é necessário verter a água, ponha-lhe estacas, imergindo só um salto. Em nenhum caso as folhas devem tocar a água. Isso pode levar ao apodrecimento das agulhas e o caule deteriorará. Em um recipiente com água, você pode imergir não mais de três ramos. Coloque as mudas em um local fresco e ensolarado.

Não é recomendado trocar a água durante o enraizamento. É melhor derramar água fresca um pouco. Quando o fluido é completamente substituído, a bebida da raiz pode ser perturbada, e o caule diminuirá ou interromperá completamente o crescimento. Em água normal, os nutrientes não são muitos, então os cortes muitas vezes ficam mais fracos e, consequentemente, não ficam bem no solo.

Enraizamento de estacas no filme

A diluição de thuya com um filme será um pouco mais difícil do que um método com a água. Para fazer isso, você precisa de um filme, um pequeno pedaço de pano e musgo de turfa, ou, como é chamado, esfagno. Primeiro, diluímos qualquer estimulador de crescimento em água e abaixamos os ramos preparados por cerca de 10 horas. Encha com água de musgo fervida leve, deixe-a ficar saturada com água por várias horas.

Depois disso, você pode começar a enraizar as mudas de thuja. Espalhamos um pedaço largo de tecido e mentalmente o dividimos ao meio. Para toda a seção do comprimento superior, colocamos o musgo úmido e deixamos a parte inferior livre, ele precisará cobrir as próprias estacas. Nós espalhamos os ramos de thuya não muito longe um do outro. Nós cobrimos diligentemente com sphagnum os lugares de quebra das estacas. Pegamos a parte inferior, cobrimos as estacas e, deixando as agulhas livres, transformamos tudo em um rolo limpo.O que aconteceu, embrulhado em um saco plástico e pendurado em um ponto brilhante, mas longe da exposição direta ao sol.

O filme, coberto de galhos, servirá como um higrômetro. Se o polietileno estiver coberto com um forte condensado, você precisará levantá-lo ligeiramente, garantindo assim um bom fluxo de ar. E se o filme estiver seco, você deve umedecer o pano com um pulverizador. Este método é bom porque o musgo reterá a umidade por muito tempo, nutrindo as estacas e tendo propriedades bactericidas, salvando assim as raízes da decomposição.

Como preparar um substrato para enraizar

E a melhor maneira de enraizar thuja de um galho - com a ajuda de um substrato. O substrato é um meio nutriente para as plantas e não é muito difícil prepará-lo. Misture em proporções iguais de turfa, húmus decíduo e areia. Coloque a mistura no forno e como deve ser cozido à temperatura máxima.

Nós espalhamos uma solução saturada de permanganato de potássio e despejamos a mistura resultante. Como no caso de um filme, é necessário colocar cortes por 10 horas em uma solução que estimula o crescimento. Tanques para enraizamento de estacas de thuja no outono precisam ser recolhidos com várias aberturas de baixo para melhor saturação de oxigênio.No fundo põem-se a drenagem - cascalho pequeno. Encha os recipientes com um substrato e faça pequenas depressões para os galhos. As próprias estacas são colocadas a aproximadamente 2 cm e as colocamos com areia, o que também seria aconselhável pré-calcificar.

Compactando levemente a areia, cubra com filme de celofane e coloque em um local claro, mas proteja-o da luz solar direta. Se o filme agir condensado, levante-o ligeiramente de um lado para obter ar fresco. Um dos momentos importantes deste corte é a rega. É melhor usar uma pistola de pulverização.

Voce sabe Se o thuja começou a aparecer novas agulhas, então a planta está bem enraizada.

Regras de cuidado de estacas

Depois de torcer as mudas no outono, antes de sair do campo aberto, elas precisam de cuidados.

Estacas na água

Ao crescer galhos na água, há apenas um fator importante. Este é o cuidado da água. Existem duas maneiras de cuidar dos cortes. Em um caso, a água pode ser completamente substituída. Para fazer isso, remova as estacas e envolva-as em um pano pré-umedecido. Lave bem o recipiente, despeje a água fresca no fundo e carregue as estacas para trás.

Você pode adicionar uma pequena solução fraca de permanganato de potássio. O segundo método é considerado mais confiável para o crescimento. Consiste em adicionar água à medida que a umidade absorve as estacas. Assim, sem perturbar a impregnação das raízes, é mais provável que as estacas germinem no local.

Estacas no filme

O cuidado mais fácil para as estacas, que germinam no filme. Sphagnum e tecido muito bem mantêm o nível desejado de umidade. O musgo pré-humedecido pode manter a umidade por muito tempo. Para entender o que as mudas precisam agora, verifique o celofane com o qual você cobriu os galhos. Se o filme estiver seco - você precisa umedecer o pano um pouco. É melhor fazer isso com um nebulizador. E se houver condensação excessiva no filme, levante-o levemente e areje os brotos.

Estacas no substrato

Para cuidar de cortes no substrato deve ser abordado com toda a seriedade e responsabilidade. A tarefa mais importante é controlar a quantidade de umidade. Em nenhum caso você deve regar as aparas do regador. Uma quantidade abundante de água pode baixar um pouco o solo, expondo o calcanhar. Isso levará à decadência do processo ou de suas raízes. Você precisa usar, como no caso de um filme, uma pistola.

Não é necessário permitir uma secagem forte do solo, mas não é necessário exagerar com a rega. No caso de resfriamento precoce ou enraizamento tardio, você precisa encher o recipiente com estacas de folhas. E se a temperatura cai abaixo de 5 graus, recomenda-se cobri-los com um filme, abrindo ocasionalmente, dando uma corrente de ar fresco.

Importante! Se você decidir plantar uma árvore como uma cerca verde, então você precisa cuidar do corte oportuno da planta. Após dois anos de crescimento lento, thuya está buscando ativamente crescer. Você não deve permitir a altura da planta acima de 1,5 metros, caso contrário, será inconveniente cortá-la.

O que fazer depois de enraizar

Depois de preparar os cortes de uma maneira, surge a pergunta: o que, como e quando fazer a seguir. Com o enraizamento do outono, os ramos de thuja podem ser plantados em um jardim especial apenas no ano seguinte. Para o plantio, formam-se leitos, que são chamados de escola. Para um jardim, escolha um local com uma sombra média. Depois que a terra no local é desenterrada, você pode fertilizá-la com turfa comum.

Antes de obter os cortes do recipiente (no caso do substrato), coloque um pouco deles, para que seja mais fácil obter galhos.Os arbustos jovens devem estar a uma distância de 25 cm um do outro. Após o pouso, despeje a terra. Depois que as estacas estão no solo natural, o risco de perder a planta é mínimo. Regue regularmente o solo e remova as ervas daninhas. Sob tais condições, depois de três ou talvez dois anos, será possível pousar a Tui em seu local permanente de permanência.

Voce sabe É fácil dar a forma desejada: você pode decorar o arbusto na forma de um cubo ou até mesmo um trapézio com uma coroa plana na planta. Às vezes, um corredor verde vivo é feito a partir dele.

A reprodução de tuja por estacas no outono não é particularmente difícil. Você precisa de um pouco de atenção e paciência - e um arbusto perene vai decorar qualquer parte do seu site.

Pin
Send
Share
Send