Uso de esterco de vaca como fertilizante

Pin
Send
Share
Send

Estrume de vaca - Excremento de gado, é usado como material de construção, como combustível biológico, para a produção de papel e até biogás. Mas basicamente, é claro, este é um excelente fertilizante orgânico. É adequado para todos os tipos de plantas: para árvores frutíferas e para vegetais (aumentar o rendimento de culturas de raízes) e para frutos silvestres.

  • Composição e propriedades úteis do esterco de vaca
  • Tipos de estrume de vaca
    • Estrume fresco
    • Mullein da maca
    • Mullein sem pintura
    • Estrume do estrume
  • Aplicação de Mullein: quais plantas são mais sensíveis à alimentação com esterco de vaca
  • Como armazenar esterco de vaca
  • Vantagens de usar estrume de vaca no jardim

Voce sabe A palavra "estrume" é encontrada em documentos do século XVI. É um derivado do verbo "esterco" e significa literalmente "o que é trazido".

Composição e propriedades úteis do esterco de vaca

O estrume de vaca é usado para fertilizar todos os tipos de solo. Mas fazer com que tal matéria orgânica seja razoável, não supersaturando o solo e levando em conta sua composição:

  • azoto - 0,5%,
  • água - 77,3%,
  • potássio - 0,59%,
  • cálcio - 0,4%
  • matéria orgânica - 20,3%,
  • fósforo - 0,23%.
Em pequenas quantidades também contém boro, cobalto, magnésio, manganês, cobre, zinco.A composição química depende também do sexo e da idade do animal, por exemplo, estrume de vaca adulta contém 15% mais nutrientes do vitelo a partir de idade anos.

Importante! As fezes de vaca líquido fresco, entre outras coisas, também contém um grande número de ovos de vermes. Portanto, use equipamentos de proteção individual. Após a compostagem ou fermentação, este problema será eliminado.

De acordo com as propriedades térmicas do verbasco inferiores, tais como estrume de cavalo, é pesado e efeito lento sobre o crescimento das plantas, mas o seu efeito é mais uniforme e prolongado. Verbasco pode aumentar significativamente a produtividade do solo, para incentivar o crescimento da raiz das plantas. Este fertilizante é perfeito para restaurar e enriquecer os solos arenosos leves e menos podre - argila adequado, pesados ​​e de força. Devido ao seu baixo valor nutricional, protegerá os frutos da saturação com nitratos.

A cama incluída na composição do estrume influencia significativamente as propriedades do composto obtido.

Voce sabe De acordo escritos védicos, a purificação útil estrume de vaca propriedades que se refere (corpo fina) efeito.Portanto, os templos védicos são diariamente lavados com estrume de vaca, não detergentes.

Tipos de estrume de vaca

O estrume do gado pode dividir-se condicionalmente em quatro tipos abaixo.

Estrume fresco

Para não danificar as plantas, é sem dúvida que deve ser utilizado um fertilizante eficaz, respeitando certas regras. Para trazê-lo no outono, após a colheita (em nenhum caso antes de se plantar) no cálculo de 40 kg / 10 metros quadrados. m) Não use diretamente em plantas jovens, caules, folhagens, raízes. Pode simplesmente queimá-los. Uma exceção são os pepinos. Essa cultura gosta de calor e uma quantidade suficiente de nitrogênio, alocada por esterco de vaca fresco.

Mullein da maca

Ninhada Mullein é estrume misturado com feno, palha ou outra cama de animais. Se, por exemplo, a turfa for usada, este fertilizante conterá uma alta concentração de nitrogênio amoniacal, que é absorvida pelas plantas melhor que o normal. E quando se utiliza palha ou feno, haverá mais potássio e fósforo, necessários para o pleno crescimento das plantas e sua resistência às mudanças de temperatura.Este tipo de estrume de vaca é usado como fertilizante complexo de outono e para compostagem.

Mullein sem pintura

Um fertilizante forte e de acção rápida deste tipo tem a forma de uma solução com uma densidade média, sem qualquer mistura de feno, palha, turfa ou outro lixo. Ele contém uma alta concentração de nitrogênio amoniacal e é usado para preparar o verbasco líquido.

Estrume do estrume

Para preparar o slurry, você deve encher o barril por 1/3 do volume com um verbasco e despeje com água, misture e deixe por 1-2 semanas, e a infusão resultante deve ser diluída 2-3 vezes com água como fertilizante antes da aplicação no solo. Tal fertilizante líquido é usado para irrigação periódica de árvores frutíferas, hortaliças, como cobertura de raiz (adicionando 50 g de superfosfato em 10 litros).

Aplicação de Mullein: quais plantas são mais sensíveis à alimentação com esterco de vaca

Na forma de um verbasco, quase qualquer planta pode ser alimentada. Ideal para culturas resistentes ao frio. Após a introdução, o rendimento de batatas, bagas e cereais é aumentado em 30-50%. É preferível trazê-lo na primavera (4-5 kg ​​/ 10 sq. M).Você pode usar como um abrigo para o tronco de árvores frutíferas, plantas ornamentais, rosas de jardim, fileiras de morangos.

A maioria dos vegetais responde bem à alimentação com esterco de vaca. Estes incluem berinjela, abobrinha, pimenta, alface, beterraba, aipo, pepino, tomate, abóbora. A maioria das culturas de raiz (cebola, cenoura, rabanete, nabo, alho) não requer altas doses de nitrogênio. Eles não respondem a tal fertilizante, ou adquirem uma folha verde e um rizoma duro e nodoso. A exceção é a beterraba.

Como armazenar esterco de vaca

Dada a fase de decadência, o estrume pode ser dividido em verbasco fresco, semi-cozido (após 3-4 meses de armazenamento adequado), completamente proibido ou húmus (após 6-12 meses).

O esterco fresco pode ser embebido em recipientes, dar alguns dias para preparar e usar como cobertura líquida.

Para estrume overgrown, você pode usar um método anaeróbico. Coloque o estrume em um lugar limpo de grama, cubra com terra, turfa, material de cobertura ou filme.

Manter esterco de vaca apenas na pilha não vale a pena, porque em 4-5 meses o nitrogênio vai evaporar a partir dele, e uma vez que existem outros métodos, não é recomendado usá-lo. Melhor usar uma combinação de ambos os caminhos.O adubo fresco é colocado em camadas inicialmente, e quando a temperatura chega a 60 ° C, compactá-lo fortemente e cobrir com uma bola de turfa, grama ou outro material orgânico. Ao secar, coloque o esterco na graxa.

Importante! Se você quiser reduzir as perdas de nitrogênio - aumentar a dose de lixo, e durante o styling, adicione 1-3% de superfosfato ou farinha fosfórica.

Vantagens de usar estrume de vaca no jardim

A principal vantagem do estrume de vaca é a sua disponibilidade, baixo custo e versatilidade. Este é um fertilizante altamente eficaz que forma uma camada fértil, e não o esgota, como no caso dos fertilizantes minerais. Além disso, contém microelementos e outras substâncias úteis necessárias para o desenvolvimento de plantas. E potássio e magnésio reduzem a acidez do solo.

Após a fertilização das plantas pelo verbasco, a atividade microbiológica do solo é significativamente aumentada, mobilização ativa das reservas de nutrientes que ele contém. O dióxido de carbono liberado durante a decomposição do esterco é extremamente importante para a fotossíntese das plantas. Também dá calor à zona de raiz, que é importante para o desenvolvimento da flora.Dado que apenas 25% do nitrogênio é consumido no primeiro ano, e 75% - no subseqüente, concluímos que o solo adubado com esterco servirá por vários anos, o que é um indiscutível plus.

O estrume de vaca é usado por muitos jardineiros e jardineiros, porque esta é uma fonte natural de substâncias orgânicas e minerais necessários para a fertilização do solo de alta qualidade. E se você seguir regras simples, esse fertilizante só beneficiará suas plantas.

Assista ao vídeo: Como utilizar o esterco animal, como adubo natural!

Pin
Send
Share
Send