Hortelã-pimenta: prejudicar e beneficiar o corpo

Pin
Send
Share
Send

Propriedades úteis de várias plantas foram comprovadas por nossos ancestrais há muitos séculos, quando foram usadas como medicamentos essenciais para uma variedade de doenças. Não é uma exceção a este respeito, e hortelã-pimenta, que tem um efeito relaxante e anti-inflamatório. Hoje em dia esta planta é apreciada pelo seu aroma invulgar e amplas possibilidades (é utilizada na culinária, medicina, perfumaria e até na indústria de bebidas alcoólicas). Folhas de hortelã são apenas um remédio único para uma variedade de doenças.

  • Peppermint: descrição
  • Composição quimica da planta medicinal
  • O uso de hortelã-pimenta em farmacologia
  • Como usar hortelã na medicina popular
    • O que é útil para infusão de hortelã
    • Propriedades úteis da tintura de álcool
    • O que é útil para decocção de hortelã
    • Como usar o óleo de menta
    • Benefício de usar o chá da hortelã
    • As propriedades curativas dos banhos de menta
  • Para quem o uso de hortelã-pimenta é contra-indicado

Peppermint: descrição

Hortelã-pimenta foi batizada de uma planta perene, herbácea e perfumada que atinge 60-80 cm de altura. Tem um tronco tetraédrico ereto, às vezes de cor avermelhada, com pêlos curtos e esparsos. É coberto com um conjunto de folhas verde-escuras oblongo-ovaladas com pecíolos curtos e margens pontiagudas. Às vezes as folhas podem ter um tom roxo.

Flores de grama de hortelã-pimenta são bastante pequenas, coletadas em inflorescências espicadas e têm uma cor púrpura clara (como folhas, elas têm propriedades curativas). Corola de cinco pontas, ligeiramente irregular (pouco bilabial), rosada ou roxa pálida. A planta floresce em julho-agosto.

Voce sabe Nenhum nome menos popular de hortelã-pimenta é pimenta-da-jamaica fria ou inglesa, bem como pimenta e bebida fria de menta.
A hortelã-pimenta tem um rizoma ramificado horizontal com raízes finas e espinhentas, e seus frutos (aparecem raramente) consistem em quatro nozes.

Composição quimica da planta medicinal

As propriedades curativas da hortelã-pimenta, que, aliás, apresentam certas contraindicações, dependem diretamente de sua composição química. Por exemplo, Os componentes ativos essenciais da hortelã-pimenta são o óleo essencial, os taninos, os flavonóides e o amargo, mas o mais importante deles é o mentol. (contém até 60%).É quando aplicado à pele ou membranas mucosas irrita as terminações nervosas e causa uma sensação de formigamento e frio.

Com a excitação dos receptores "frios", os vasos da superfície se estreitam e os vasos dos órgãos internos, ao contrário, se expandem. É provável que esta seja a razão para o alívio da dor na mesma angina (o mentol é tomado em um pedaço de açúcar para a dor na região do coração). Além disso, esta substância pode ser usada como um anestésico local fácil.

Voce sabe No século 20, a hortelã-pimenta era usada como principal matéria-prima na fabricação de pós odontológicos, e há cerca de 50 anos, as gotas dentárias, feitas com base no extrato de hortelã (usado para aliviar a dor de dente), eram bastante populares. Hoje, a hortelã é usada como um dos principais componentes dos cremes dentais.

As propriedades curativas têm quase todas as partes da hortelã-pimenta. Folhas, brotos e flores contêm uma grande quantidade não só de óleos essenciais e taninos, mas também de componentes biologicamente ativos, açúcar, gorduras, vitaminas C e P, caroteno, sais minerais, esteróides naturais e antioxidantes.Sementes de plantas incluem cerca de 20% do óleo gordo usado na culinária e outras indústrias.

O uso de hortelã-pimenta em farmacologia

O efeito positivo da hortelã-pimenta no corpo humano permitiu a criação de um grande número de preparações farmacológicas baseadas nele. Em particular, a espécie apimentada é usada não apenas na medicina popular ou tradicional, mas também na aromaterapia, na produção de cosméticos ou na indústria alimentícia.

Na farmacologia com base nesta planta, são criadas drogas para o tratamento de dores de cabeça, doenças cardiovasculares, distúrbios nervosos, insônia, inflamação do sistema digestivo, asma, úlceras estomacais e resfriados. Além disso, essas drogas são eficazes no vômito, doenças da garganta, pedras nos rins ou fígado e aterosclerose.

Os rebentos e folhas da planta podem ser usados ​​tanto na forma fresca como na seca, em qualquer caso caracterizados por um agradável sabor picante refrescante e um aroma delicado e agudo (causado por um elevado teor de mentol).

Como usar hortelã na medicina popular

Aprendendo sobre como a hortelã age no corpo humano, até mesmo nossas avós inventaram muitas receitas para seu uso mais eficaz.O conhecimento adquirido foi transmitido de geração em geração, de modo que infusões, decocções, loções ou simplesmente chás de hortelã-pimenta ainda são usados ​​ativamente na medicina popular.

O que é útil para infusão de hortelã

A infusão de hortelã-pimenta é uma das versões mais simples de sua preparação. Você só precisa derramar uma colher de chá das folhas da planta com 200 ml de água fervente e depois insistir 20 minutos. Antes de usar (e pode ser feito imediatamente), o líquido é filtrado e o açúcar é adicionado, se desejado. Tome esta infusão de uma colher de sopa a cada 2-3 horas.

Com esta ferramenta, você pode facilmente se livrar de insônia, estresse, dores de cabeça e dor abdominal, porque a pimenta confortavelmente acalma e alivia espasmos, e muitas vezes ajuda com azia.

Certamente, a tintura de hortelã-pimenta tem muitas propriedades medicinais, no entanto, não se esqueça das possíveis contraindicações que são típicas de qualquer espécie desta planta (mais sobre isso adiante).

Propriedades úteis da tintura de álcool

Tintura de hortelã-pimenta pode ser preparada para o álcool, a partir do qual suas propriedades medicinais só aumentam. Assim, a tintura de álcool com extrato de hortelã-pimenta é usada com sucesso para inalações com inflamação do nariz, traquéia, mucosa da garganta ou mesmo bronquite. Quando usado externamente, é um excelente agente de aquecimento para esfregar, com dores de cabeça, enxaqueca ou inflamação da pele.

Importante! Com doenças de pele, é mais eficaz tomar uma decocção ou infusão de hortelã para dentro, possivelmente até com um enema.
A tintura alcoólica de menta é criada da seguinte maneira: 20 g de folhas secas são derramadas em 100 ml de álcool a 75% e, em seguida, por duas semanas, insistem em um local escuro. Uso de infusão 10-15 gotas (pode ser diluído com água) 3-4 vezes ao dia.

O que é útil para decocção de hortelã

Existem muitas opções para preparar uma decocção de hortelã-pimenta. Por exemplo, dado que esta planta é adequada para melhorar o bem-estar físico e melhorar o humor, a depressão será útil para a seguinte receita: 1 colher de sopa. Uma colher de folhas picadas deve ser derramada com um copo de água fervente e deixe ferver por 10 minutos. Após a filtragem, este caldo deve ser tomado meio copo duas vezes por dia - de manhã e à noite.

Existe outra maneira de preparar o caldo. Tome uma colher de sopa de hortelã picada e adicione-lhe meio litro de água. Em seguida, coloque a mistura em uma panela e deixe ferver por cerca de 10 minutos. Depois disso, deixe o caldo infundir por 10-15 minutos e coe-o.

O remédio resultante é ingerido meia xícara três vezes ao dia antes das refeições. Você pode adicionar açúcar ou mel ao caldo, o que só aumenta seu sabor.

Como usar o óleo de menta

Com base em hortelã, até mesmo o óleo de hortelã é preparado - um remédio eficaz para dor abdominal, azia ou inchaço. A maneira mais fácil é levá-lo para dentro com água ou pingar em um pedaço de açúcar (3-4 gotas será suficiente). Além disso, muitas vezes é usado fora - no tratamento da acne, doenças inflamatórias da pele e para aliviar a dor de cabeça (pode ser aplicado à zona temporal com enxaquecas).

Benefício de usar o chá da hortelã

Na maioria dos casos, quando se usa hortelã como chá, atenção especial é dada apenas às folhas, embora tenham certas contra-indicações. Devo dizer que o chá de menta é uma bebida perfumada e suave que dá a frieza interior.É muito refrescante, dá força ao corpo e melhora os processos digestivos. Ao mesmo tempo, este chá tem um grande efeito na saúde mental, aliviando a tensão nervosa e ajudando a relaxar, esquecendo-se temporariamente dos problemas.

O chá de menta tem se estabelecido há muito tempo como um excelente remédio anti-resfriado, portanto, tornou-se uma das bebidas mais populares nas famílias modernas. A receita para fazer chá de hortelã é simples: uma colher de sopa (com um slide) de folhas secas e inflorescência de hortelã é colocada com um copo de água fervente e insistida por 10-15 minutos, após o que o chá está completamente pronto para uso. Com base em preferências pessoais, você pode adicionar açúcar ou mel à bebida.

Os benefícios do chá de hortelã são notáveis ​​quase que imediatamente: ele ajuda a tonificar e melhora o bem-estar geral. No entanto, não se esqueça que a hortelã é uma planta medicinal e, portanto, não deve ser abusada.

Para uma criança doente, o chá de hortelã-pimenta é preparado de forma um pouco diferente, reduzindo a concentração da infusão de hortelã adicionando mais água. Ou seja, para uma bebida de menta, você precisa de uma colher de grama seca e meio litro de líquido ou apenas de suas menores proporções.Após a percolação, você pode dar o chá para a criança, mas, como mostra a prática, é melhor adicionar mel ou açúcar (isso tornará o chá mais saboroso e mais útil).

Importante! Se a bebida for altamente concentrada, eles podem lavar o nariz com um resfriado ou enxaguar a boca para se livrar de um odor desagradável.
O chá de menta é uma excelente maneira de reduzir a acidez estomacal, combater a colite, a dor na menstruação ou na menopausa. Em qualquer um desses casos, você só precisa derramar folhas frescas de hortelã-pimenta (4-5 folhas) com um copo de água fervente, rasgando ou cunhando em pedaços pequenos. Chá insiste 5-7 minutos, após o qual você pode com segurança desfrutar de uma bebida saborosa e saudável.

Se desejar, você pode adicionar outras plantas ao chá de menta. Eles só aumentarão as propriedades da bebida, servirão como uma boa prevenção contra resfriados e contribuirão para um aumento da imunidade.

As propriedades curativas dos banhos de menta

Você pode usar hortelã-pimenta e não exatamente da maneira tradicional, fazendo dele banhos perfumados. Para fazer isso, prepare o caldo nas seguintes proporções: 50 g de hortelã são despejados em 8 litros de água e fervidos por 15 minutos, após o que eles insistem que o caldo seja cozido por mais 30 minutos.Esta receita ajudará na luta contra a escrofula, dor nas articulações ou raquitismo, embora você possa tomar banhos de hortelã e para fins cosméticos (50 g de hortelã são fabricados em 10 litros de água). Além disso, a infusão nessa concentração é frequentemente usada para enemas.

Com dermatoses, que são acompanhadas por coceira intensa, juntamente com hortelã no banho adicionar uma decocção de um pássaro montanhista.

Para quem o uso de hortelã-pimenta é contra-indicado

Discutindo as propriedades úteis da hortelã-pimenta, não se pode deixar de notar as contra-indicações existentes para o uso desta erva medicinal. Primeiro de tudo, a hortelã-pimenta é contra-indicada para pessoas que sofrem de pressão baixa. Isso não significa que você tem que abandonar completamente essa bebida, você só tem que tomar com cautela.

A hortelã é contra-indicada em gestantes e nutrizes, embora lide bem com as manifestações de intoxicação. É possível que, depois de consultar um médico, você ainda possa desfrutar de um chá de menta perfumado.

Outro grupo, no qual a hortelã-pimenta é contraindicada, são pessoas alérgicas com intolerância individual a essa planta.Em alguns casos, você pode evitar consequências negativas abandonando completamente o uso dessa planta (em qualquer espécie).

A planta descrita é contraindicada para lactentes, uma vez que o mentol, contido na hortelã, pode causar depressão ou até parar completamente a respiração da criança.

Em qualquer caso, ao preparar tinturas e decocções de hortelã-pimenta, é necessário observar a dosagem, mesmo para aquelas pessoas que não pertencem às categorias acima, como excedente pode causar sonolência. Não seja supérfluo e o conselho do médico assistente, que, após exames apropriados, o ajudará a entender melhor a dosagem de infusões ou caldos de hortelã.

Assista ao vídeo: Pimenta 12 benefícios para a saúde #2

Pin
Send
Share
Send