Características do cultivo de uma variedade de gloxinium "Esenia"

Pin
Send
Share
Send

Gloxinia é uma planta herbácea perene da família Gesneriana. Seu habitat natural é a floresta caducifólia da América do Sul e Central. Nas nossas latitudes, esta é uma das plantas de interior mais populares. É pouco exigente, resistente, por isso até os novatos crescem. Produtores mais avançados estão envolvidos na criação de novos híbridos, que aparecem literalmente a cada ano. Mais muitas vezes experimentos põem em glikinium terry - o tipo mais bonito de uma fábrica à qual também pertence o grau "Esenia".

  • Gloxinia de "Esenia": descrição e características
  • O que você precisa saber sobre o plantio de um gloxinium duplo
    • Iluminação e temperatura de conteúdo
    • Requisitos para o solo
  • Tecnologia de plantio de gloxinia "Esenia"
  • Como cuidar adequadamente de "Yesenia"
    • Regando as Plantas
    • Adubação do solo
  • Reprodução de gloxinia
  • Grau de gloxinia "Esenia" - as principais doenças e pragas

Gloxinia de "Esenia": descrição e características

"Esenia" - o nome convencional do híbrido holandês. A variedade tem um arbusto padrão com pecíolos de tamanho médio. Embora, se você fornecer a ele o cuidado adequado, ele pode se esticar até 30 cm de comprimento. As flores são muito grandes, têm a forma de uma rosa, são formadas a partir de uma infinidade de pétalas de terry. Eles podem ter uma cor preto-escarlate ou cor de vinho. Mas quando eles se abrem completamente, uma borda clara aparece nas bordas das pétalas. Gloxinia "Esenia" tem suas próprias características da variedade - floresce profusamente e por um longo tempo.

Voce sabe Durante muito tempo, juntamente com o nome "gloxinia", foi usado o termo "synning" como sinônimo. No entanto, desde 2012, os últimos foram apontados como espécie independente. A base para esta decisão foi as diferenças no sistema radicular das plantas. Synningia forma tubérculos subterrâneos, enquanto gloxinia libera rizoma - um rizoma escamoso espesso. Mas em alguns países a gloxinia é considerada a primeira a ser um jardim, e a segunda é uma espécie natural.

Em geral, a glacia "Esenia" tem uma descrição semelhante com outras variedades. Sua única diferença é terry flores de uma sombra profunda deslumbrante. Características de seu comportamento também são características de toda a espécie.

Se as regras do seu conteúdo forem grosseiramente violadas, as flores secam, caem e a planta não forma novos botões.

O que você precisa saber sobre o plantio de um gloxinium duplo

As plantas de plantio estão planejadas para o começo da primavera. Neste momento, o tubérculo ainda não forma novos brotos. Para plantas de plantio, pegue pequenos potes de plástico ou argila.

Iluminação e temperatura de conteúdo

A planta ama a luz, mas difusa. Para exibi-lo melhor em uma sala bem iluminada no lado oeste ou leste. Então, de manhã e à noite, os inofensivos raios diretos do sol cairão sobre ele, e por um dia ele terá luz suficiente.

Se você não pode evitar o lado sul, nas horas do meio-dia, as flores internas da gloxinia devem ser escondidas dos raios solares diretos perigosos, caso contrário, suas folhas macias serão queimadas e cobertas com manchas marrons.

Portanto, recomenda-se pendurar uma folha de pergaminho, folha, uma dupla camada de mosquiteiro na janela.

A planta se sente mal em um quarto abafado, especialmente em dias quentes. O lugar mais perigoso é uma varanda fechada no meio-dia quente. Em tais condições, a planta descarta os botões, as folhas secas e secas sobre ela. É importante não apenas ventilar o ambiente, mas também temperar o próprio arbusto. Mas não permita rascunhos e mudanças súbitas de temperatura.

Gloxinia "Esenia" tem as características de uma planta que precisa de um longo dia de luz - pelo menos 14 horas por dia.

Portanto, se o dia da luz não for suficiente para isso, a planta deve ser iluminada com uma lâmpada fluorescente.Especialmente se é uma questão de plantas jovens ou mudas cultivadas a partir de sementes. Para fazer isso, use lâmpadas de LED com uma tampa padrão ou lâmpadas fluorescentes.

Requisitos para o solo

Contando tudo sobre gloxinia sala, é necessário prestar atenção ao solo. Para a planta, existe um substrato para violetas, que podem ser compradas em qualquer loja de flores. Mas você pode cozinhar sozinho.

Para fazer isso, misture esses componentes:

  • parte do húmus foliar;
  • parte do solo;
  • parte da areia do rio;
  • duas partes de turfa;
  • duas partes do solo de relva.

O solo deve ter uma reação ligeiramente ácida pH = 5,5 - 6,5. Mas devemos lembrar que até o final da temporada, geralmente tem um alto teor de sais, então a cada temporada deve ser alterada.

Um substrato de coco pode ser usado, mas geralmente tem uma reação levemente alcalina ou neutra. Para corrigir a acidez, acrescenta pedaços de casca de pinheiro picado.

Importante! No final de setembro, a fábrica está se preparando para o descanso de inverno. Como crescer o gloxinium neste período? É necessário reduzir a rega a um fácil uma vez por mês, pare de usar fertilizadores. Dentro de um mês, toda a parte da superfície deve desaparecer.Em seguida, o pote é removido para um local fresco (10 - 15 ° C) por 4 meses. O tubérculo pode ser obtido de uma panela, escondido em musgo ou serragem e armazenado lá até fevereiro. No meio do inverno, ele é transplantado para um solo úmido e fresco, aumenta a temperatura do ambiente e começa a regar um pouco.

Tecnologia de plantio de gloxinia "Esenia"

A solução para a questão de como transplantar o gloxínio em casa começa com a escolha do pote certo. A planta precisa de uma capacidade superficial, mas ampla. Normalmente, pegue um pote do mesmo tamanho, mas se os tubérculos estiverem muito crescidos, vale a pena tomar mais.

Em seu fundo é necessário revestir a drenagem, e não é recomendado o uso de claydite. É melhor levar pedaços de cortiça de vinho, poliestireno.

Voce sabe Alguns produtores recomendam adicionar ao solo como um fermento em pó o enchimento do banheiro do gato, que inclui o zeólito. Eles são misturados com o solo em uma proporção de 1: 5. Isso aumenta sua capacidade de umidade e não permite que ele fique grudado.

A técnica de transplante requer que a raiz seja cortada no solo fresco pela metade, já que ao plantar profundamente dará apenas uma brotação, na qual haverá folhas grandes, e a planta perderá sua ornamentação.Com o plantio correto, o jovem mato dá cerca de dois brotos e o adulto - até cinco.

Como cuidar adequadamente de "Yesenia"

A planta é considerada pouco exigente, então você pode lidar com isso, mesmo com um mínimo de conhecimento em floricultura.

Regando as Plantas

A gloxinia requer rega frequente, especialmente durante o período de crescimento activo e floração. Mas certifique-se de que durante este procedimento, a água não caia em suas folhas e brotos jovens. Portanto, é melhor usar o método de irrigação ascendente.

Certifique-se de que o solo não fique estagnado. Quando estiver no topo, você precisa esperar mais alguns dias e só então regar a planta novamente. A água deve ser limpa, livre de cloro e ligeiramente mais quente que a temperatura ambiente. A água fria é especialmente perigosa durante a formação de botões e floração. Mais perto do outono, a rega é gradualmente reduzida, preparando a planta para o período de descanso de inverno.

Importante! Às vezes, no outono, a planta não seca mesmo após a floração. Então deve parar de regar completamente, coloque em um lugar fresco. Quando desaparecer completamente, corte e deixe até o meio do inverno.

Durante o período vegetativo, a planta deve ser provida com umidade do ar suficiente - aproximadamente 70 - 80%. Mas enquanto usar o atomizador é prejudicial para a planta.

Você pode corrigir a situação, colocando uma panela perto do aquário, colocando um recipiente com água ou claydite molhado ao lado dele.

Adubação do solo

Após o plantio de nutrientes, a planta é suficiente para cerca de um mês e meio, após o que é necessário começar a se alimentar. Os fertilizantes para a glaucinação "Esenia" são utilizados da mesma forma que para outras plantas de interior com flores, bem como para violetas. Eles devem conter mais fósforo e potássio do que o nitrogênio. Eles são introduzidos semanalmente com água para irrigação. E fertilizante para violetas são tomado na dose recomendada de menos da metade, e para plantas com flores - quatro vezes menos do que o indicado na embalagem.

Reprodução de gloxinia

Você pode desenvolver uma flor de três maneiras principais:

  • estacas de enraizamento.
  • divisão do tubérculo;
  • semear sementes;

Corte folha passar no verão. As folhas são cortadas horizontalmente em três partes, talos removida e inserida verticalmente no solo para enterrar corte de 0,5 cm. Pot lidar apertar a película e refere-se a um local quente e brilhante, onde a temperatura é mantida a 23 ... 24 ° C.

Todos os dias, o filme é removido para arejamento, removendo a condensação e umedecendo o solo.Em duas ou três semanas na base da folha deve aparecer raízes jovens. Então, os brotos podem ser transplantados em vasos individuais e, quatro meses depois, aguardar o primeiro florescimento.

Tubérculo é dividido durante o transplante na primavera. Separe-o de modo que para cada parte o broto venha. Não esqueça de processar os cortes com carvão.

Cada delenku deve ser plantado em uma panela com um diâmetro não superior a 13 cm, desde que cresça e assente, a temperatura ambiente não deve ser menor que +20 ° C.

Para reprodução através de sementes você pode comprar material de plantio em uma loja especializada, ou você pode, se a planta já estiver em casa, coletá-la você mesmo. Neste último caso, durante o florescimento da planta, será necessária a polinização. Esperar o amadurecimento das sementes após a formação da cápsula demorará cerca de dois meses. As sementes são semeadas em fevereiro, distribuindo o solo úmido de areia e turfa sobre a superfície. Então a sementeira deve ser fechada com um filme e colocada em um lugar quente.

O pouso deverá ser aliviado e ventilado todos os dias durante meia hora. Os primeiros brotos devem aparecer em duas semanas. Com a sua aparência, a estufa é removida, o pote é transferido para um local claro.Quando uma ou duas folhas reais aparecem nas mudas, elas são mergulhadas em vasos individuais. Em seis meses as plantas devem florescer.

Grau de gloxinia "Esenia" - as principais doenças e pragas

Gloxinia é suscetível a doenças gerais e específicas.

Folhas amarelas indicam uma baixa umidade, temperatura muito alta, uma overdose de fertilizantes. Manchas marrons nas folhas aparecem quando queimadura solar. Eles também podem dizer que a planta está muito fria, especialmente após a rega, ou que é vertida com água muito fria. As folhas perdem uma aparência saudável mesmo com alta umidade. Neste caso, a planta pode ser fortemente esticada.

Se houver uma violação das condições de detenção, oídio ou podridão cinzenta em flores e folhetos. Em tais casos, a rega é interrompida temporariamente, as partes afetadas são removidas e o solo é tratado com um fungicida sistêmico. Estas são doenças típicas de gloxinia e o seu tratamento é realizado por métodos padrão.

Mas às vezes a planta aparentemente saudável se recusa a florescer. Isto indica o seu conteúdo incorreto: durante o período de descanso foi armazenado em um lugar muito quente e seco, plantado em um terreno inadequado, exagerado com fertilizantes nitrogenados, não forneceu um regime de luz suficiente, umidade.

Quanto às pragas, a planta sofre um ataque pulgões, nematóides, mosca branca, ácaro, cochonilha, tripes. Contra eles, recomenda-se o uso de inseticidas, mas tais que não causam queimaduras nas folhas. E é melhor usar sprays, em vez de soluções para pulverização, porque a planta tem folhas fleecy.

Gloxinia "Esenia" - um dos melhores representantes de variedades terry desta planta de casa. A cor saturada profunda de suas flores não deixa indiferente qualquer florista. Além disso, é relativamente fácil cuidar e reproduzir. É importante apenas não deixar estagnar a umidade do solo e fornecer à planta luz suficiente.

Para o inverno, ele precisa fornecer uma paz completa, cortando os restos da parte do chão e colocando a panela em um local fresco. Após o transplante na primavera, a flor ficará satisfeita por muito tempo com belas inflorescências abundantes.

Pin
Send
Share
Send