O uso de água amoniacal no jardim

Pin
Send
Share
Send

A água de amônia encontrou uma ampla aplicação na jardinagem, e isso se deve principalmente ao seu baixo custo e facilidade de uso. Hoje em dia, em fábricas de produtos químicos, são produzidas duas marcas dessa substância. Mark "A" é usado para várias necessidades industriais, e a marca "B" é usada como fertilizante na agricultura. Este último será discutido neste artigo.

  • Descrição e composição
  • Influência no jardim e no jardim
    • No solo
    • Na cultura
  • Métodos e taxas de aplicação
  • Precauções
  • Recursos de armazenamento

Descrição e composição

Simplesmente coloque A água de amônia é uma solução de amônia na água. Externamente, é um líquido transparente, que às vezes pode ter um tom amarelado. Tem um sabor específico acentuado, que lembra o cheiro de ovos podres.

Voce sabe Solução de amônio a 10% tem ampla aplicação na medicina e é chamada de "amônia".

A fórmula química desta substância - NH4OH. A percentagem de amoníaco nesta solução, em regra, é de cerca de 30%: 70% desta é água e o azoto é de cerca de 24,6%. Para obter uma tal solução, o amoníaco químico ou de coque é dissolvido sob uma pressão de 2 atmosferas.

Aconselhamos também que aprenda a aplicar correctamente o nitrato de amónio na jardinagem e na agricultura de camiões.
A amônia tem propriedades altamente voláteis e é capaz de resistir à solução se for armazenada incorretamente. Portanto, sob condições desfavoráveis, pode ser inadequado para uso. A densidade da água de amônia é da ordem de 0,9 g por 1 cu. ver

Influência no jardim e no jardim

A água de amônia é usada ativamente para jardim e jardim, o que é associado ao seu baixo custo e facilidade de uso. Por exemplo, o preço de um litro desta solução começa a partir de 10 rublos por kg, enquanto kg de custos de nitrato de amónio, pelo menos, 25 rublos. O fertilizante de amônia é adequado para quase todas as culturas, o que o torna um dos mais populares e amplamente utilizados no mercado de fertilizantes minerais.

No solo

O uso deste fertilizante é relevante para uma ampla variedade de tipos de solo. Vale sempre lembrar que esta substância possui uma reação alcalina, em conexão com a qual é capaz de alterar a acidez do solo.

O melhor efeito foi registrado quando aplicado em terra e solo bem tratados, que contém uma grande quantidade de húmus. Este efeito é devido ao fato de que em tais solos o processo de absorção de amônia é muito mais intenso do que em solos pobres e leves, que, por sua vez,que as plantas absorvem muito mais nitrogênio, que é parte da água de amônia.

Voce sabe Nitrogênio, o principal componente da amônia, - um dos elementos mais comuns na Terra e o principal componente do ar (78,09%).

Em solo seco e moído com uma composição mecânica leve, a eficácia do hidrato de amônio será um pouco menor devido à sua alta volatilidade. A amônia simplesmente evapora da área tratada, se não for próxima a uma profundidade suficiente. Ao usar água com amônia em solos amarrados que têm alta resistência à erosão e ao decaimento de partículas (por exemplo, margas), deve-se aderir a um regime de temperatura especial, já que altas temperaturas contribuirão para o decaimento inicial das moléculas de matéria.

O período ótimo de aplicação será no início da primavera, quando a temperatura média diária não exceder 10 ° C.

Descubra o que é mais adequado para as suas plantas - ureia ou nitrato de amónio.

Na cultura

De uma maneira extremamente favorável, o uso de hidrato de amônio afetará as culturas para as quais o aumento do teor de proteína é uma propriedade positiva, por exemplo, para a cevada.Isso se deve ao fato de que o amônio aumenta a concentração dessa substância nas plantas. O hidrato de amônio, como qualquer outro adubo nitrogenado, promove a intensificação dos processos fotossintéticos nas plantas e aumenta o conjunto de massa verde.

Descubra quais são as maneiras de semear a cevada de inverno.
A este respeito, é extremamente importante cumprir com as taxas de aplicação, uma vez que é possível obter baixos rendimentos, mas ao mesmo tempo - uma planta com um caule bastante intensivo e folhas.

Importante! Não permita que a solução entre no sistema radicular da planta, pois isso pode danificar e até matar completamente a planta.

Métodos e taxas de aplicação

O auto-tratamento com água de amônia não é um negócio complicado. É suficiente simplesmente irrigar uma solução de áreas selecionadas da terra a uma profundidade de 10 cm em solos pesados ​​e cerca de 15 cm nos pulmões. Tal técnica é geralmente aceita em jardinagem e tem um nome "fertirrigação".

Importante! A fertirrigação será extremamente ineficiente em clima quente devido à evaporação abundante da substância ativa.

O melhor período para esse tratamento é o período de outono, aproximadamente seis meses antes do início da temporada de verão ativa. Mas a fertilização não é descartada na primavera como parte de medidas complexas para se preparar para a semeadura.

Agora é necessário dizer algumas palavras sobre as taxas de aplicação:

  1. No caso em que as plantas são plantadas em fileiras estreitas ou a terra é fertilizada para o plantio de culturas de grãos, o hidrato de amônio é derramado usando equipamento especializado. As lacunas entre os abridores são sobre 25-30 cme a quantidade de água necessária para 1 hectare - cerca de 50 kg.
  2. Processamento de grandes áreas, que são planejadas para plantar legumes, o fertilizante é introduzido no corredor. Normas - cerca de 60 kg por 1 hectare.
  3. Usando água com amônia para culturas técnicas, deve-se lembrar que as normas são levemente aumentadas - até 70 kg por 1 hectare.
Aconselhamo-lo também a familiarizar-se com a cobertura natural para as suas plantas: casca de banana, casca de ovo, urtiga, cascas de cebola, humato de potássio, levedura, biohumus.

Precauções

A amônia e seus derivados pertencem à 4ª classe de perigo de acordo com o GOST, o que significa seu insignificante, mas ainda presente perigo para os seres humanos. Neste contexto, recomenda-se executar o tratamento com medidas de proteção especiais (traje de proteção, luvas, respirador, luvas protetoras). Alta concentração de amônio no ar pode causar náusea, tontura, perda de orientação, dor abdominal, tosse e asfixia. Se tais sintomas ocorrerem, pare imediatamente o tratamento e deixe a área saciada com vapor de amônia.

O principal "concorrente" da água de amônia é a uréia, que contém quase o dobro de nitrogênio.
Em caso de contato com a pele ou membranas mucosas, recomenda-se enxaguá-las com bastante água fervida e, se surgirem complicações, procurar ajuda médica.

Recursos de armazenamento

Tanques para armazenamento de hidrato de amônio podem servir como reservatórios de aço com propriedades herméticas, bem como tanques de combustível. Muitas vezes, a água de amônia é entregue pela empresa ao produtor em tanques especiais, que devem ser devolvidos após um determinado período de tempo. Se você pretende armazenar o hidrato de amônio em sua dacha, lembre-se de suas propriedades voláteis e procure recipientes que tenham boas propriedades de vedação, caso contrário, todo o potencial desse fertilizante simplesmente evaporará.

Este fertilizante, apesar do pequeno perigo que apresenta, irá se adequar perfeitamente a qualquer jardineiro, tanto com experiência e iniciante.

Seguindo todas as precauções, você vai, sem dúvida, se beneficiar imensamente do uso dessa substância. Boa sorte para você e seu jardim!

Assista ao vídeo: NÃO USAR VENENO PARA ELIMINAR MATO NO GRAMADO Sítio GilSat

Pin
Send
Share
Send