Praticamente todo arbusto ou árvore que é plantada para fins decorativos ou para a obtenção de produtos requer o corte, que deve ser realizado de acordo com certas regras, caso contrário, haverá mais mal do que bem. Hoje vamos falar sobre as regras da poda de arbustos e árvores, discutir a necessidade de tais ações e também descrever em detalhes todo o processo.
- Por que podar
- Técnicas para iniciantes
- Encurtamento de ramos
- Removendo ramos perenes
- Características da formação da coroa piramidal e chorosa
- Fruta de poda rejuvenescedora, como substituir a coroa da velha árvore
- De uma só vez
- Exclusão em 2 etapas
- Prós e contras da poda de primavera
Por que podar
Vamos começar com o fato de que a poda de árvores e arbustos é realizada não só na primavera, mas também no verão / outono, dependendo da época, o objetivo da poda também varia.
Formando poda. Tais ações são realizadas tanto para formar a coroa de uma árvore ou um arbusto para criar a forma desejada, e para obter simetria de modo que a colheita amadureça uniformemente em todos os ramos sem sobrecarregar uma parte específica da planta.
Para ajustar a frutificação. É realizado exclusivamente para culturas que produzem culturas. A ideia é ajustar o período de frutificação e periodicidade.
Para melhorar a iluminação. O fato é que os ramos superiores podem ser tão espessados que os inferiores não receberão nenhuma luz, pois os produtos começarão a amadurecer em termos diferentes e terão uma qualidade diferente. É gasto para aumento de produtividade.
Técnicas para iniciantes
Em seguida, discutimos as técnicas de aparagem que ajudarão os produtores inexperientes a remover adequadamente os brotos desnecessários e formar uma coroa.
Encurtamento de ramos
O processo envolve a remoção do crescimento anual para aumentar o crescimento e estimular o desenvolvimento de rim, que estão localizados para fatiar. Além disso, encurtando os ramos após a engrossar, o que afeta positivamente a produtividade (o ramo mais espesso mais capazes de suportar o peso do fruto, e menos afectados por rajadas de vento). Durante encurtando removemos 1/5 ou 1/4 (ligeiro encurtamento), mas não de todos os ramos, e do crescimento anual. Ou seja, a partir do comprimento que o ramo cresceu ao longo do ano.
Dependendo da força do corte, faça a distinção entre fraco, médio (1/3 de comprimento) e forte (1/2). Agora vamos falar sobre poda de rejuvenescimento, quando uma parte significativa da parte aérea é removida.
Se o crescimento de 2 a 3 anos de idade for removido, então é considerado fácil perseguir, remover madeira de 3-4 anos de idade por rejuvenescimento e se a maioria dos brotos esqueléticos for cortada - forte rejuvenescimento.
Removendo ramos perenes
A remoção de brotações perenes deve ser realizada não apenas para remover ramos doentes ou secos, mas também para afinar a coroa ou sua formação.
Corte os galhos pode ser como uma rodada e, em parte, removendo os brotos de um lado. Também é possível remover o condutor central para limitar o crescimento, mas isso é feito após a formação da planta.
A remoção parcial ajuda a compensar o desenvolvimento da árvore quando, por um lado, mais brotos se desenvolvem do que no outro.A simetria resultante dá melhor estabilidade e, durante a frutificação, essa árvore não "colapsa" de um lado.
Características da formação da coroa piramidal e chorosa
Vamos começar com o fato de que a formação da coroa deve ser feita imediatamente após o plantio da planta, e não quando ela já foi formada e você só pode ajustar a coroa. Vamos começar com a coroa piramidal.
Esta coroa tem vários níveis, cada um dos quais desenvolve até 5 ramos esqueléticos, que se estendem a partir do tronco em um ângulo quase reto. A primeira poda de formação é realizada imediatamente após o plantio.
Precisamos cortar o tronco central para o rim, que será o oposto da inclinação da árvore. Então os brotos são cortados, formando camadas. Os brotos fortes cortam baixo, fraco - alto. Os ramos esqueléticos esquerdos devem ser encurtados em 2 vezes.
Em seguida, siga o crescimento e gaste a segunda poda, formando uma segunda camada. Os ramos esqueléticos do segundo nível devem estar localizados acima do primeiro.
Se você deseja obter uma coroa piramidal sem camadas, não coloque ramos esqueléticos e não corte os ramos finos demais.
Chorando coroa. É formado tanto com a ajuda do corte correto, como com o uso de vários trechos. Primeiro precisamos cortar o tronco para os ramos esqueléticos inferiores.
Então encurtamos os ramos esqueléticos pela metade, de modo que, no processo de crescimento, os pequenos ramos são direcionados para baixo. Precisamos remover os botões inferiores e cortar todos os brotos que crescem.
Se você precisar formar uma grande coroa de choro, deixe alguns ramos esqueléticos e, após a poda inicial, perto do corte da parte aérea do esqueleto, deixe um galho que cresça para cima. Também precisa ser cortado periodicamente para conseguir a compactação e sair para um novo ramo do esqueleto.
Você também pode usar o alongamento, mas você não pode calcular a força e quebrar os tiros. Além disso, o alongamento se aplica a uma árvore de 3 a 4 anos de idade, caso contrário, os galhos serão exatamente "dobrados" ao meio.
Fruta de poda rejuvenescedora, como substituir a coroa da velha árvore
Agora vamos discutir a poda de árvores frutíferas para iniciantes com a substituição correta da coroa antiga para aumentar o rendimento ou obter uma bela aparência estética.
De uma só vez
A poda é realizada a fim de remover a madeira danificada doente nos primeiros garfos. Dependendo da altura da árvore, o corte é feito a 60-150 cm do solo para que haja brotos ou brotos na parte superior do solo. No caso oposto, será muito difícil para a árvore reconstruir toda a massa verde.
O corte deve ser plano. Na madeira abaixo do corte, não deve haver rachaduras, fungos ou buracos. Você deve ter algo assim: um coto alto, do qual vai o crescimento. Além disso, à medida que as brotações crescem, elas podem ser formadas em uma coroa piramidal usando estrias. Como resultado, você cortará madeira velha para uma única abordagem e, se tudo correr como deveria, obterá uma árvore jovem com boa produção de frutos em alguns anos.Não é apenas na parte acima do solo, mas em um bom sistema radicular, que não ocupa uma pequena área e dará um impulso ao crescimento.
Exclusão em 2 etapas
Muitos cultivos crescem a tal altura em várias décadas que a cultura não pode ser colhida, e os brotos mais baixos morrem por causa do espessamento da copa, que também é muito difícil de afinar. Portanto, muitos jardineiros decidem substituir a coroa em dois estágios, sobre os quais falaremos.
No primeiro ano, a maioria dos brotos esqueléticos no lado sul são cortados, encurtando muito os pequenos ramos que se formam na direção desejada. Depois de 2-3 anos, as mesmas manipulações são realizadas no lado norte da árvore, após o que recebem uma coroa atualizada, o que dá mais disponível para a coleta de frutas. O ponto é que no processo de formação, você colhe anualmente.
Prós e contras da poda de primavera
É hora de falar sobre os prós e contras de arbustos e árvores de poda de frutas na primavera.
Prós:
- Fatias são rapidamente apertadas devido a um bom movimento de seiva.
- Condições confortáveis.
- Você pode remover ramos secos e doentes, e congelados até o momento em que a árvore começa a dar todas as forças para a formação da massa verde.
- É necessário adivinhar o momento exato, para que as feridas se apertassem rapidamente.
- O momento da poda de diferentes plantas varia, o que não permite uma "oportunidade" para "processar" todo o jardim de cada vez.
- A poda de primavera não é adequada para plantas que formam botões florais nos brotos do ano passado.
Isto conclui a discussão sobre o tema da poda de várias árvores de jardim e arbustos. Deve ser entendido que a formação da coroa deve ser realizada apenas de acordo com as regras, cuja violação levará a deformação da parte aérea e várias doenças. Tente não cometer erros, que são difíceis de corrigir.