qualidade útil bigode de ouro e seus gostos simples para as condições de vida têm sido atraídos para o florista. Este artigo irá informá-lo sobre as regras de cuidados para esta planta popular na casa, bem como considerar suas propriedades curativas.
- Descrição botânica
- Onde o bigode dourado cresce melhor?
- Iluminação
- Chão
- Umidade e temperatura
- Plantio e reprodução
- Sementes
- Dividindo o mato
- Cuidado adequado
- Molhar e polvilhar
- Fertilizante
- Amarrando
- Possíveis dificuldades no crescimento
- Um pouco sobre as propriedades benéficas
Descrição botânica
Bigode de ouro, ou caligrafia perfumada, - crescem lentamente perenes, atingindo cerca de 1 m de altura e 60-120 cm de largura, com folhas de 15-25 cm, dispostas por sua vez. Durante o crescimento, formam-se protuberâncias no tronco, convertendo-se gradualmente em brotos separados - "bigodes". Eles ao mesmo tempo incluem várias "articulações", no final das quais estão localizadas tomadas de folha. Tais brotos são do primeiro tipo e usam-se para a reprodução, logo que o "bigode" adquira uma cor lilás.
O segundo tipo é formado por folhas retas e carnudas, como o milho.Suas bases são próximas umas das outras, e é por isso que muitas vezes se confunde que essa é uma roseta. Se você quebrar a folha, você pode ver os cabelos finos de alongamento, que se tornou a razão para o aparecimento de nomes tão populares desta planta como "cabelo veneno" ou "cabelo vivo".
Onde o bigode dourado cresce melhor?
A caligrafia parece normal em um apartamento, uma estufa e ao ar livre. Mas é melhor não o resolver na cozinha e nas áreas de fumadores, porque prefere ar fresco e uma atmosfera tranquila.
Iluminação
Bigode de ouro é uma planta que prefere salas de luz, por isso é melhor colocá-lo na janela. Mal percebe a luz solar direta, em um dia quente de verão, é necessário passar para a sombra.
Se houver um déficit de luz, em princípio, ele também pode crescer, mas você não verá folhas bonitas e fortes. Este "médico caseiro" começa a alongar-se, tem um talo fino e uma cor pálida. Felizmente, esse defeito pode ser corrigido pela iluminação artificial, que também é adequada para a caligrafia, cujas folhas e talos, em boas condições, têm uma tonalidade lilás.
Chão
O mais adequado para o crescimento do "cabelo dourado" é um pote espaçoso. Deve haver necessariamente drenagem, que pode ser feita de areia de rio e casca de ovo (5-10 mm). Isso fornecerá à planta silício e ajudará a suavizar os descuidos durante a rega.
Kallisia perfumado adora um terreno nutritivo e solto. Existem várias maneiras de preparar um substrato para o plantio:
- Prepare-se em casa com os ingredientes necessários.
- Compre o solo em uma loja especializada.
- Misture a terra comprada com a floresta.
- terra de floresta debaixo das árvores decíduas, exceto bétula;
- húmus;
- areia do rio.
O húmus é preparado por no mínimo dois anos. Para isso, o esterco de vaca fresco é colocado no poço de compostagem, cada camada que é intercalada com os restos de plantas saudáveis: grama cortada, ervas daninhas sem sementes, folhas caídas, qualquer outra que não o tomate.Se a areia do rio é usada, ela deve primeiro ser enxaguada dos restos de argila e aquecida em uma frigideira ou no forno. Loams também se encaixam perfeitamente como um primer para colisão.
Requisitos para plantio:
- Terra fértil friável.
- A acidez é de cerca de 5,5 pH.
- Drenagem
Umidade e temperatura
A temperatura ideal para a vida de "água viva" é de 25 a 27 ° C e umidade de 50 a 60%. No inverno, a temperatura é recomendada para ser ligeiramente reduzida (mas não abaixo de 12 graus).
Plantio e reprodução
Em casa, a planta é cultivada de duas maneiras: por sementes e dividindo o mato.
Sementes
A reprodução por sementes é um processo muito cansativo e pouco confiável. Para alcançar o resultado desejado é obtido apenas em unidades. As sementes coletadas são embaladas em papel ou tecido e armazenadas em local seco. O pouso é feito na primavera.
Dividindo o mato
Essa reprodução é realizada com a ajuda de brotos, estacas ou rosetas de folhas.
1º método. Certifique-se de remover as folhas da parte inferior do apêndice. Primeiro, o broto é imerso em água por 10-15 dias antes do aparecimento das raízes.Em seguida, coloque no chão, mas um pouco mais profundo do que as outras flores (cerca de 2 cm das primeiras folhas). Isso promove o aparecimento de mais raízes ao longo do comprimento do caule, como resultado de que a planta será mais forte. Tem raízes bem e rapidamente cria raízes. Este método é adequado para a reprodução de um ano inteiro, mas é melhor fazê-lo de março a abril - durante a estação de crescimento.
2º método A partir da parte aérea, o ápice é separado por dois nós, removendo também as folhas inferiores, e as restantes são encurtadas. As hastes são colocadas em 3/4 de água. Para melhor efeito, você pode usar o estimulador de crescimento "Epin". Depois que as raízes são formadas (após 7-10 dias), o ouro é colocado no chão.
3º método. Uma roseta com folhas, que se forma em uma das brotações, é cortada parcialmente com o caule. Em seguida, é colocado em um recipiente com um fluido nutritivo, como quando se propaga por um corte. Em alguns dias a água precisa ser mudada para uma limpa e sedimentada. E depois de 10 ou 15 dias a planta é plantada em uma panela. Você também pode cortar as mudas imediatamente com "Kornevin", mantê-lo ao ar livre por cerca de duas horas e colocá-lo em um recipiente com um solo suficientemente úmido.Polvilhe bigodes dourados com água morna, crie um efeito de estufa, feche-o com uma tampa transparente ou um pacote. Após 3-4 dias, o filme é removido e novamente fornece rega generosa e pulverização. Assim que houver folhas jovens, você pode ter certeza de que a flor criou raízes.
Cuidado adequado
Observando regras simples de cuidado, você pode esquecer os problemas associados ao cultivo de uma planta por um longo tempo, e também desfrutar de sua floração, o que não acontece com muita frequência. Pequenas flores brancas (menos de 1 centímetro de diâmetro) são formadas nas pontas das brotações. Eles têm um aroma agradável, que pode ser comparado com um lírio do vale ou jacinto.
Molhar e polvilhar
Na primavera e no verão, o bigode dourado precisa ser regado diariamente, mas é importante não superestimar o solo. No outono e inverno, a rega é reduzida para 2-3 vezes por semana, mas se a sala estiver quente, então, pelo contrário, fortalecer. O solo deve estar molhado, mas não encharcado. Recomenda-se realizar o procedimento pela manhã
As folhas devem ser pulverizadas uma vez em 2-3 dias com água morna para lavar a sujeira e refrescar, e também em um clima quente, regularmente fazer o procedimento para que eles não sequem.
Fertilizante
Após o desenvolvimento de um sistema radicular forte para o crescimento rápido, as plantas podem ser alimentadas com fertilizantes líquidos. Ao comprar esses curativos Note-se que ele é composto de nitrogênio, fósforo e potássio.
Tal fertilizante pode ser feito independentemente: O nitrato de amónio (2,5 h. l.), sal de potássio (1 h. l), superfosfato (2 horas. l.), diluída em 10 litros de água, a adição de algumas gotas de cloreto férrico. Esta mistura deve ser usada 2 vezes por mês. Antes do início do curativo, recomenda-se regar bem o solo. Apresentando o fertilizante, você deve se certificar de que a mistura não atingiu a planta, que pode causar queimaduras.
O segundo caminho de preparação: sal de potássio (1,5 h. l.), superfosfato (3 h. l.), água (10 L). Além disso, a rega é feita primeiro para proteger contra queimaduras. Este curativo superior pode ser aplicado a cada 2 semanas.
Amarrando
"Hair Viver" - planta alta com haste frágil, por isso precisa de apoio adicional. Pode ser uma estaca de madeira ou uma gravata com uma corda.Se você não instalar o suporte, sob a maciça do peso, ele começa a dobrar, o que levará à deformação do tronco.
Possíveis dificuldades no crescimento
É fácil cultivar um bigode dourado em casa, mas ainda há alguns pontos a serem observados:
- a falta de minerais no solo, a água ou o excesso de sol podem ser indicados pelo aparecimento de manchas marrons nas folhas ou pontas secas;
- fundos excessivos podres indicarão excesso de água ou temperatura muito baixa;
- se a planta se tornar opaca ou se houver manchas amarelas, sinaliza sobre alimentação inadequada.
Um pouco sobre as propriedades benéficas
A "água viva", que também é chamada de ginseng doméstico, é freqüentemente usada para produzir drogas que têm um efeito benéfico no corpo:
- eles melhoram a digestão e o trabalho dos sistemas respiratório e circulatório;
- eles aliviam a dor;
- normalize o trabalho do estômago e baço;
- contribuir para a cicatrização de feridas, são usados para doenças de pele, contusões, calosidades, artrite e queimaduras;
- fortalecer a imunidade;
- usado em tromboflebite, diabetes, acidente vascular cerebral;
- ajudar a se livrar do vício em álcool e nicotina, evitar o câncer e o envelhecimento prematuro.
As informações sobre como cuidar de um bigode dourado pouco exigente servirão tanto aos produtores de flores e iniciantes experientes. Se você seguir essas regras simples, garanta uma vida plena à sua planta.