Muitas vezes, nas casas de amantes de flores, você pode ver uma planta bizarra chamada "língua de veado" ou "orelha de elefante". Mas poucos sabem que esta flor tem um nome oficial - gemanthus. E ainda mais, poucas pessoas sabem que esta planta bizarra tem muitas variedades, e cuidar dela não causará muitos problemas.
- Descrição da flor
- Tipos de hamanto
- Cuidado
- Iluminação
- Temperatura
- Rega
- Fertilizante
- Transplante
- Reprodução
- Sementes
- Crianças Lukovic
- Doenças da flor
Descrição da flor
Haemanthus - monocotyledonous família flor Amaryllidaceae bulboso com 2-6 grande, sessile, curta pecioladas, folhas membranosas ou pele-carnuda.
Contas para este tipo de parente distante do amaryllis, clivia, Hippeastrum (Hippeastrum), Euharis. Em grego (sangue Αίμα- iάνθος-broto, flor) Haemanthus significa "flor de sangue." Embora existam espécies com flores brancas e alaranjadas. Algumas espécies Haemanthus fase de repouso ocorre no inverno e a planta gotas folhas. Outros não têm um estado passivo - são sempre verdes. Quase todas as espécies desta flor são despretensiosos no cuidado.
Flores no vencimento produzir uma grande quantidade de pólen e néctar.Neste caso, um odor desagradável é espalhado. Como um resultado da polinização no rim lança formada que amadurece a (1-2 cm de diâmetro) baga de fruta pequeno-branco, cenoura, rosa ou cinnabar brilhante aromatizado. Quando maduros, as sementes de "orelha de elefante" são marrom.
Tipos de hamanto
Esta planta tem mais de 50 espécies, a maioria das quais ocorrem nos trópicos e África Austral.
Na maioria dos casos, a casa de raça Haemanthus Catarina e evergreen ver belotsvetkovy. Mas os naturalistas notam os tipos mais famosos dessa flor:
belotsvetkovy Haemanthus planta ou branco (albiflos Haemanthus) na vida cotidiana são chamados de renas, sangrenta ou linguagem Teschin, é um retrato dele é normalmente encontrado na internet para encontrar esta flor. Seu nome não oficial para a flor era densa, largo, folhas verdes escuras em forma de língua, ligeiramente pubescente na borda. O broto de flor é pequeno-15-25 cm.O período de floração é verão.
Romã de Gemanthus (Haemanthus puniceus). Tubérculo redondo, tamanho médio (7-8 cm). As folhas são verde-claras, enrugadas, levemente onduladas. O comprimento das folhas varia de 15 a 30 cm.As flores concentram-se na forma de um guarda-chuva, grande (8-10 cm). Por via de regra, em uma fábrica forma-se por 8-20 sharlakhovykh leve ou botões vermelho-amarelados. O período de floração é o verão.
Haemanthus Katharinae. Ver com um forte pseudocaude. Bulbo-médio, 6-8 cm Na parte superior da haste são formadas longas (até 30 cm) folhas. Pedúnculo alto (15-30 cm), na base mosqueada. As escovas são coletadas em guarda-chuvas de 20 centímetros. Durante o período de floração (julho-agosto), a planta produz numerosas flores vermelhas. Por decorativeness merece elogios.
Cinnabar de Gemanthus (Haemanthuscinnabarinus). Tubérculo pequeno (3 cm), redondo. As folhas liberam um pouco 2-4 pedaços. A superfície da folha é coriácea, sua forma é ovalada, e seu comprimento é de 15 a 25 cm O pedúnculo aparece em paralelo com as folhas jovens. Buds-cinnabar-red, são formadas em escovas umbelladas com um diâmetro de 10 cm e, em um pedúnculo, 20-40 flores são florescidas. O período de floração é abril.
Haemanthus Lindenii. Como regra geral, esta espécie produz 6 grandes folhas de couro (30 cm de comprimento, 10 cm de largura) crescendo em duas fileiras. Na fase de floração, o hemanthus produz uma colher de flores de 45 cm de altura, sobre a qual se juntam os botões vermelhos e vermelhos, recolhidos em guarda-chuvas. As flores são pequenas, até 5 cm.Existem várias formas de jardim desta espécie.
Haemanthus multiflorous (Haemanthus multiflorus). Vista de uma lâmpada potente (8 cm de diâmetro). Haste - pouco desenvolvida, falsa Forma 3-6 folhas de 15-30 cm de comprimento. Tsvetonos - alto (30-80 cm), verde com manchas avermelhadas. Flores - vermelho-sharlakh, pequeno, com estames de cinábrio. Floresce na primavera, na haste formada por 30-80 flores.
Haemanthus branco ou branco (Haemanthus candidus Bull). Semelhante à vista branca. As flores são brancas como a neve.
Haemanthus tigrinus (Haemanthus tigrinus). Flor de folhas largas e carnudas com 45 cm de comprimento, pedicelo curto, apenas 15 cm, ligeiramente achatado. Tingido de cor verde clara, decorado com manchas vermelhas. Floresce flores vermelhas, formadas em inflorescências apertadas de 15 cm de tamanho.
Hemanthus esquemático (Haemanthus coccineus). Tuber-large, 10 cm Carnuda (15-20 cm de largura e 45-60 cm de comprimento), verde, com folhas de franjas vermelhas brotando após a floração, no inverno. O botão floral é pequeno, de 15 a 25 cm, e está repleto de manchas marrom-avermelhadas. Flores vermelho-brilhante, ligado a escovas umbellate, até 8 cm de diâmetro.
Cuidado
Por sua natureza, hemanthus é uma planta pouco exigente, cuidar é simples e se enraíza perfeitamente em casa.
Iluminação
O mais, talvez, a condição principal no crescimento do hemanthus é a iluminação adequada. E você precisa observá-lo rigorosamente.
A maioria das espécies precisa de luz difusa. Normalmente, essas variedades têm um período de descanso fixo e, quando sai, descartam as folhas. Na fase de descanso, essas plantas são transferidas para um local mal iluminado.
Para esta flor, as janelas que olham para o leste ou para o oeste são ideais.
As espécies perenes são melhor cultivadas na penumbra.
Temperatura
A melhor temperatura para todas as formas de hemanthus é a temperatura ambiente padrão + 18-22 ° C. Na fase de descanso (outubro-fevereiro), o regime de temperatura deve ser de + 10-12 ° C.
No verão a flor pode retirar-se em uma sacada ou alpendre, contudo é necessário controlar que não há esboços.
Rega
Esta flor ama a água, mas não vale a pena despejá-la. Além disso, não permita o acúmulo de água na panela que precisa ser drenada.
Para regar um hemanthus é necessário exatamente, abaixo de uma raiz, observar que a umidade não subiu em folhas. A rega é realizada quando a camada superior do solo está completamente seca.
A água deve ser usada em uma temperatura ambiente não permanente e não rígida. Ideal filtrado.
Uma leve seca não impedirá o hemanthus. No outono, a rega é reduzida e apenas ocasionalmente o solo é umedecido.
Fertilizante
Alimente o hemanthus a cada 14-20 dias e somente durante a fase ativa e a floração. Para fazer isso, use adubação mineral (com potássio e fósforo aumentados).
A planta responde bem a fertilizantes líquidos para plantas de floração domésticas.
Transplante
Para Haemanthus não perdeu a capacidade de desabrochar, ela é transplantado a cada 2-3 anos, na primavera, e a descrição deste processo merece atenção especial.
Antes pochvosmes transplante fresco preparar: uma folha (1 parte), húmus (0,5 porções) turfa terra (2 partes), areia de rio (1 parte) e turfa (1 parte). O recipiente deve ser livre, largo e na parte inferior é necessário colocar uma camada de drenagem.
Tubérculo no solo não deve ser aprofundado, é melhor deixá-lo um pouco acima do solo.
Reprodução
A reprodução do hemanthus é um processo emocionante, porque esta flor pode se reproduzir de várias maneiras.
Sementes
As sementes maduras do hemanthus têm um tom marrom escuro. Eles são plantados imediatamente após a colheita, porque com o tempo eles perdem a germinação. Polvilhe as sementes em solo úmido e não cavar. O primeiro florescimento de plantas jovens, plantadas em sementes, virá somente após 5-6 anos.
Crianças Lukovic
A segunda maneira mais eficaz de produzir é a dos bulbos. Na primavera, tubérculos jovens, que apareciam perto do bulbo mãe, são plantados em recipientes separados. Floresceu desta maneira floresceu em 3-4 anos.
Doenças da flor
Pragas de hemanthus raramente são afetadas, mas às vezes é atacado por um ácaro e sarna.
Para escapar da bainha, as folhas são cuidadosamente lavadas e tratadas com inseticidas (Carbophos, Rogor ou Actellik).
O ácaro é fácil de reconhecer: multiplicando-se, deixa manchas marrons escuras, como resultado de que a folhagem fica amarela e seca. Terminar não é fácil. É ajudado enxaguando as folhas com uma solução de sabão e tratando a planta com inseticidas. E vale lembrar que as pragas entram em ação quando a temperatura sobe.
O haemanthus doentio é pouco frequente. O problema mais comum é o decaimento das raízes, que surge da rega abundante.
A planta também pode sofrer de infecções fúngicas e esporos. Como uma luta, as folhas doentes são removidas e a planta é desinfetada com preparações especiais (Fundazol). Também será supérfluo reduzir a irrigação e garantir uma boa iluminação. Produtores experientes dão várias dicas para eliminar as condições dolorosas do hemanthus:
- A planta não floresce por muito tempo ou o crescimento das folhas é inibido.
Uma razão possível é a rega inadequada, uma temperatura demasiado alta em repouso ou a ausência desse período.
- Folhas brancas são observadas nas folhas.
Isso pode significar que a água de irrigação é muito dura.
- As folhas começaram a ficar amarelas.
Se nenhuma praga foi encontrada, isso pode indicar que a planta sofre de excesso de luz.
Com cuidado competente e oportuno, o gemantus não causará problemas, mesmo para floristas novatos e inexperientes. E esta flor vai agradar a sua floração incomum e exuberante a cada ano.