As ovelhas selvagens da montanha são os parentes mais próximos da ovelha doméstica. Seus tipos e peculiaridades serão discutidos neste artigo.
- Carneiros da montanha
- Onde eles moram?
- Tipos
- Mouflon (europeu)
- Arkhar (moufflon de estepe)
- Nevado (peito grosso, chibouk)
- Dalla (com chifres finos)
- Uriial (montanha turcomena)
- Características do ciclo de vida
- É possível domar um animal?
Carneiros da montanha
A ovelha da montanha é um nome comum para várias espécies de ovelhas selvagens que vivem, em regra, no terreno montanhoso. Eles pertencem ao grupo de animais de casco fendido e à família dos ursos polares.
Sua característica distintiva são enormes chifres espiralados e torcidos, cujo comprimento pode chegar a 190 cm, o comprimento médio do carneiro, dependendo da espécie, é de 1,4-1,8 me altura - de 65 a 125 cm. até 225 kg.
Devido ao fato de seus olhos estarem localizados de cada lado, e a orientação das pupilas é horizontal, as ovelhas podem ver atrás de si sem se virar. Eles também têm uma boa audição e olfato. Indivíduos masculinos e femininos diferem no tamanho do tronco e dos chifres. Algumas fêmeas não têm chifres.
As ovelhas se alimentam principalmente de plantas herbáceas, mas sua dieta inclui bagas e folhas de árvores.No inverno, cereais secos e absinto são extraídos de debaixo de montes de neve, bem como ramos de rosa cão, musgo e líquenes.
Onde eles moram?
As ovelhas da montanha habitam o território do Hemisfério Norte. Eles vivem nas montanhas e colinas, e também ocorrem nos desertos da Eurásia e da América do Norte. Regiões típicas do habitat de carneiros da montanha são o Cáucaso, o Tibete, o Himalaia, o Pamir e o Tien Shan.
Tipos
Até agora, os cientistas não estabeleceram o número exato de espécies de ovelhas selvagens. Considere os 5 mais comuns.
Mouflon (europeu)
Mouflon é o único representante de carneiros selvagens na Europa. Vive em áreas abertas, principalmente nas encostas suaves das montanhas. Seu casaco é liso e curto, no peito um pouco mais. Na parte de trás, o casaco é castanho-avermelhado, torna-se castanho para o inverno, branco no peito.
O comprimento do corpo do macho com a cauda (cerca de 10 cm) atinge 1,25 m, a altura na cernelha é de 70 cm, os cornos do macho têm um comprimento de cerca de 65 cm, são bem desenvolvidos e têm uma secção triangular. Chifres são extremamente raros em mulheres. O peso do carneiro é de 40 a 50 kg. O tamanho das fêmeas é menor que o dos machos, elas têm uma coloração mais clara.
Muflão, como todas as ovelhas, é um animal de rebanho. Ocasionalmente, até 100 indivíduos entram em grandes rebanhos. Durante o ano, fêmeas e machos vivem separados, unindo-se apenas no inverno, durante o acasalamento.
Na estação de acasalamento (final do outono), os machos organizam brigas entre si. A expectativa de vida é de 12 a 17 anos.
Arkhar (moufflon de estepe)
Arkhars foram difundidos no Tien Shan e no sul de Altai. No entanto, nos últimos anos, o seu número diminuiu acentuadamente devido às atividades humanas, no Altai eles desapareceram completamente.
Arhars vivem nas terras altas e levam um estilo de vida sedentário. Se por um longo tempo em um lugar você pode encontrar comida e carneiros ninguém perturba, eles não vagam.
Nos machos, os chifres são poderosos, torcidos em espiral. Os chifres das fêmeas são finos e muito mais curtos, quase não curvados. A cor do tronco é geralmente marrom-acastanhada nas laterais e nas costas, e a barriga e o pescoço são brancos.
Nevado (peito grosso, chibouk)
O corpo do carneiro de neve é pequeno, mas musculoso, com uma cabeça pequena, na qual se localizam chifres únicos. Eles são típicos para ambos os machos, lá e para as fêmeas, em comprimento pode chegar a 110 cm.
O carneiro de neve também é chamado de "pele grossa" ou "chibouk". Pernas são bastante curtas e poderosas. O corpo é coberto com um casaco curto e grosso que os protege das geadas. A cor dos animais é predominantemente marrom-acastanhada, manchas brancas são encontradas no corpo, principalmente na cabeça.
O comprimento do corpo dos machos está na faixa de 1,40 a 1,88 m, a altura na cernelha é 76-112 cm, pesam de 56 a 150 kg. As fêmeas são menores em tamanho, o comprimento do tronco é 126-179 cm, altura - 76-100 cm, peso corporal - de 33 a 68 kg. Vários indivíduos vivem em pequenos rebanhos, eles caem em grupos no outono, mas não excedem 30 animais.
Dalla (com chifres finos)
Baran Dalla é encontrado na América do Norte (no oeste do Canadá e nas regiões montanhosas do Alasca). Esta espécie é caracterizada por lã branca, às vezes há indivíduos com rabo preto e manchas acinzentadas nas costas e nas laterais. Indivíduos adultos têm um comprimento de corpo de 1,3-1,8 m.
Os machos pesam de 70 a 110 kg, as fêmeas pesam até 50 kg. Os machos têm chifres em espiral, que com a idade são cada vez mais torcidos. Chifres de fêmeas são muito menores e mais finos. Eles vivem em média 12 anos.
As ovelhas de Dahl são muito sociais, não pertencem a grupos vizinhos. Machos e fêmeas vivem em rebanhos separados e se unem durante o cio.
Entre os machos existe uma hierarquia rigorosa, que é determinada pelo tamanho dos chifres. Os machos organizam competições entre si, mas devido ao crânio forte, os traumas são raros.
Uriial (montanha turcomena)
Esta é uma das menores espécies de ovelhas selvagens, elas são comuns na Ásia Central. O seu peso não excede os 80 kg e a altura na cernelha é de 75 cm, a cor da pelagem é castanha, ligeiramente iluminada no verão.
Na garupa há uma mancha branca, enquanto nos machos a lã no pescoço e no peito é preta. Chifres em machos são maciços, em comprimento podem chegar a 1 metro, com superfície externa convexa e pequenas rugas transversais.
Eles vivem nas encostas de montanhas e planaltos, onde há pastos abertos, sem gargantas e penhascos. Como outras espécies, fêmeas e machos de uriais vivem em rebanhos separados e se unem para o período de acasalamento. A gravidez dura seis meses, como resultado, um cordeiro nasce. Ovelhas turcomanas vivem cerca de 12 anos.
Características do ciclo de vida
Maturidade sexual de ovelhas é de 2-3 anos. Machos e fêmeas de todos os tipos vivem em rebanhos separados e criam grupos mistos apenas para o período de acasalamento, que começa com a chegada dos resfriados.
Esses grupos se separam na primavera. Os machos organizam batalhas pelo direito de possuir uma fêmea. Gravidez da fêmea dura de 5 a 6 meses. Antes do parto, ela se isolou do rebanho em um lugar isolado. Geralmente um ou dois cordeiros nascem, cujo peso é de três a cinco quilos. Em condições naturais, as ovelhas não vivem mais do que 15 anos.
É possível domar um animal?
De todas as espécies, apenas muflões e argali podem ser domados. Para uma estadia confortável em cativeiro eles precisam de grandes recintos com grades altas e resistentes, bem como a localização na qual o taças e alimentação, e onde podem se refugiar do calor e frio.