Preparamos o solo para o cultivo de mudas de tomate

Pin
Send
Share
Send

Se você quer crescer uma colheita saudável e rico de tomates, é muito importante escolher o solo certo para as plantas. Neste artigo, vamos mostrar-lhe como preparar o solo para o plantio com a mão.

  • Qual deve ser o solo
  • Compre ou cozinhe?
    • Porquê comprar?
    • Como jardineiros experientes
  • Os principais componentes e seu papel
    • Turfa
    • Terra esfarrapada
    • Mullein
    • Areia
    • Perlita
    • Serragem
  • Esquemas prontos de preparação de solo com serragem
  • O que não pode ser adicionado ao solo para mudas?

Qual deve ser o solo

Ao plantar mudas de tomate, é necessário escolher o solo, que será:

  • fértil. Deve conter a quantidade necessária de nutrientes;
  • equilibrado. É importante escolher a concentração certa de minerais, as proporções ideais devem ser mantidas;
  • permeável ao ar e à umidade. Ideal para plantio solto, leve, com estrutura porosa e sem solo de vegetação;
  • Compensa-se de micróbios, sementes de ervas daninhas e outros microrganismos que podem afetar adversamente uma fábrica;
  • não contaminado com metais pesados.
Importante! Antes de usar o solo, ele deve ser desinfetado.Para fazer isso, prepare a mistura no outono e deixe na varanda ou em uma sala fria para o inverno.

Se estas recomendações forem seguidas, você será capaz de obter alto rendimento de tomates ou outras plantas.

Compre ou cozinhe?

A preparação do solo para mudas pode ser realizada de duas maneiras: compre em lojas especializadas ou prepare-se.

Porquê comprar?

Se você é um jardineiro iniciante e planta sua primeira colheita, é melhor comprar uma mistura de solo na loja. Os especialistas oferecerão as melhores opções para o solo, que atenderão a todos os requisitos das plantas que você irá cultivar. Ao mesmo tempo, os riscos do fato de as mudas não sobreviverem ou morrerem devido a solo impróprio são automaticamente eliminadas.

Como jardineiros experientes

Ogorodniki, que não é a primeira vez a plantar mudas, prefere fazer seu próprio solo para plantas.

Claro, isso requer certo conhecimento e experiência, mas você estará completamente certo da composição do solo e da sua qualidade. A auto-preparação da terra tem suas vantagens:

  • as mudas sofrem menos estresse durante o transplante para abrir o solo ou uma estufa, uma vez que serão plantadas no mesmo solo;
  • É possível fazer a mistura de solo mais adequada, adicionando a quantidade exata de ingredientes de acordo com as receitas;
  • auto-preparação do solo é muito mais rentável;
  • garantia de qualidade.
Voce sabe 95% tomate é composto por água.

Se você decidir preparar de forma independente a mistura do solo, você deve abordar cuidadosamente a mistura de componentes, aderir estritamente às proporções.

Os principais componentes e seu papel

A composição do solo para mudas inclui muitos componentes. Vamos considerar, que cada um deles é importante.

Turfa

A turfa é o principal componente no solo para o plantio de mudas de tomate. Devido a isso, o solo fica solto, absorve bem a umidade, atrasa.

Na turfa, giz, farinha de dolomita, os desoxidantes são adicionados sem falhas, pois tem um ambiente ácido. Existem algumas fibras grandes neste componente, então vale a pena peneirá-lo. Se isso não for feito, as fibras ficarão emaranhadas nas raízes e dificultarão a colheita.

Você provavelmente estará interessado em saber como e quando pegar corretamente tomates após a emergência.

Terra esfarrapada

O componente possui uma enorme quantidade de microelementos, que garantem o pleno crescimento das mudas. Recomenda-se a utilização de terras em que os cereais e leguminosas cultivadas anteriormente.

Mullein

O componente é rico em oligoelementos úteis, fornece nutrição adequada para a planta. Graças a isso, o rendimento aumenta, as plantas recebem um complexo completo de vitaminas necessárias. Pode ser usado tanto em seco e fresco.

Areia

A areia é usada na preparação da mistura do solo, pois é um excelente fermento em pó. Dê preferência a areia de rio grande e limpa, que não tenha impregnação de argila. Deve ser lavado e queimado no fogo ou no forno.

Perlita

Às vezes, esse componente é usado em vez de areia. Caracteriza-se pela sua simpatia ambiental, dá a solidez do solo, absorve a umidade perfeitamente.

Aprenda a usar perlite para plantas.

Serragem

Às vezes, a serragem comum age como um substituto da turfa e da areia. Somente componentes purificados podem ser usados, eles são escaldados com água fervente antes do uso.O terreno para mudas, preparado pelas próprias mãos, definitivamente terá melhor qualidade do que o adquirido.

Mas se você não conhece todas as nuances de preparar tal mistura, não arrisque toda a colheita - é melhor consultar um especialista e escolher o solo que melhor se adapte às suas mudas.

Importante! Não adquira imediatamente uma grande capacidade de mistura do solo. Compre um pacote pequeno e tente germinar as sementes. Se tudo correr bem, você pode começar um trabalho mais extenso.

Esquemas prontos de preparação de solo com serragem

Se você decidir preparar o solo independentemente com serragem para mudas de tomates, oferecemos uma escolha de vários esquemas comuns.

  • Esquema 1 É necessário levar 2 partes de serragem e 1 parte de areia. Antes disso, a serragem deve ser tratada com uma mistura equilibrada que contenha um complexo de componentes nutrientes. Eles também podem ser usados ​​como fermento em pó. Esta mistura, embora tenha uma composição simples, permite obter uma rica colheita de tomates.
  • Esquema 2. É necessário misturar turfa, turfa, verbasco e serragem a este respeito: 4: 1: 1/4: 1: 1/2.A 10 quilogramas da mistura obtida é necessário acrescentar: areia de rio - 3 quilogramas, nitrato de amónio - 10 g, superfosfato - 2-3 g, cloreto de potássio - 1 g.
  • Esquema 3. Húmus, turfa, terra de relva, as aparas de madeira que foram apodrecidas, são tiradas na proporção de 1: 1: 1: 1. Em um balde com uma mistura adicionar: cinza de madeira - 1,5 xícaras, superfosfato - 3 colheres de sopa. colheres de sulfato de potássio - 1 colher de sopa. colher, ureia - 1 colher de chá.

O que não pode ser adicionado ao solo para mudas?

Antes de começar a preparar o solo propriamente dito, recomendamos que você leia os aditivos inadmissíveis.

  • A adição de fertilizantes orgânicos, que estão em processo de decomposição, é estritamente proibida. Isto é devido à grande quantidade de calor liberado, que pode afetar o material da semente e queimá-lo. Se as sementes ainda estiverem em alta, as plantas morrerão de altas temperaturas no futuro próximo.
  • Areia e terra com impurezas de argila não são adequadas para preparar a mistura do solo. A argila consideravelmente pesa o solo, faz denso, e as plântulas não podem crescer em tais condições.
  • Não colete o solo perto de uma estrada ou perto de plantas químicas, pois os metais pesados ​​podem se acumular no solo, cuja absorção pela planta ocorrerá muito rapidamente.

Voce sabe Se você armazenar tomates à temperatura ambiente, seu sabor e propriedades úteis melhorarão, e colocando tomates na geladeira, você os privará de nutrientes e eles se deteriorarão rapidamente.
Depois de ler nosso artigo, você aprendeu a preparar a terra para as mudas. Ao preparar a mistura do solo, você terá a certeza de sua qualidade e será capaz de coletar uma rica e deliciosa colheita de tomate.

Assista ao vídeo: Dica de como preparar uma boa terra para plantio.

Pin
Send
Share
Send