Aves geralmente sofre de várias doenças, que agem de forma diferente em todos os indivíduos.
Especialmente em grandes granjas avícolas colocam ovos - eles desenvolvem salpingite. Esta doença causa grandes perdas para toda a fazenda, pois a ave deixa de botar ovos.
A salpingite pode ocorrer em qualquer galinha poedeira, mas todos os ovos são considerados os mais suscetíveis a esta doença.
O que é salpingite em aves?
Durante o curso desta doença, a galinha poedeira começa a ter uma inflamação do oviduto. O pássaro cada vez carrega um número cada vez menor de ovos, o que afeta diretamente a renda de toda a fazenda.
Na maioria das vezes, as galinhas poedeiras jovens de todas as raças de ovos sofrem desta doença. O fato é que eles são mais vulneráveis a quaisquer fatores negativos que possam afetar o aparecimento desta doença.
Inflamação do oviduto pode se manifestar entre o gado de qualquer camadae não se sabe exatamente quando esta doença foi registrada pela primeira vez.
Seus patógenos são os microrganismos patogênicos mais comuns - os estafilococos, que em grande número vivem perto das aves.
Muito provavelmente, esta doença surgiu ao mesmo tempo, quando uma pessoa começou a usar ativamente camadas para seus próprios propósitos.
A salpingite é uma doença muito perigosa. Ela afeta não apenas o número de ovos que uma galinha poedeira pode carregar em um ano.
Em um estado negligenciado, pode causar a morte de todo o número de camadas, e isso, por sua vez, é muito inútil para a fazenda. A carne de tais camadas, por via de regra, não é conveniente para o uso, portanto o nível de perdas aumenta significativamente.
Causas da doença
Na manifestação desta doença desagradável, o papel principal é desempenhado por fatores alimentares desfavoráveis.
Se a quantidade necessária de cálcio, vitaminas A, O, E e colina está ausente na dieta, as galinhas rapidamente se infectam com salpingite.
É por isso que os agricultores precisam monitorar cuidadosamente a nutrição adequada de suas aves, porque isso afeta diretamente sua condição.
Além disso, a causa da salpingite pode ser qualquer fator traumático. Muitas vezes, a partir de uma inflamação do oviduto, indivíduos que sofreram choques, caem de uma altitude elevada ou têm uma ruptura no oviduto são afetados.
Em camadas jovens, a causa da salpingite pode ser ovos muito grandes, que eles nem sequer conseguem demolir. Eles estão constantemente se demorando no oviduto, o que pode levar à sua ruptura.
Outra razão para o desenvolvimento da inflamação do oviduto, é considerada várias infecções que ocorrem no contexto da penetração no corpo de uma galinha de diferentes microorganismos e parasitas. Também, a salpingit muitas vezes desenvolve-se no contexto da inflamação da cloaca.
Curso e sintomas
Um dos primeiros sintomas que indicam a ocorrência de inflamação é o aumento da gordura.
Isso mostra que o frango carrega um número menor de ovos e que logo pode sofrer de salpingite. Veterinários dividem o curso da doença em vários estágios.
O primeiro estágio é caracterizado por alterações patológicas no metabolismo da gordura. No sangue de uma galinha, registra-se um aumento no nível de colesterol e colina. Aos poucos, o colesterol começa a ser depositado no corpo do frango, aumentando seu peso.
O próximo estágio da doença quase sempre termina com um resultado letal. Durante a abertura das aves doentes, os veterinários mostram degeneração completa do fígado, o que indica uma grave toxemia. Explica-se por uma modificação no metabolismo causado por uma concentração aumentada de colesterol no sangue.
Diagnóstico
O diagnóstico desta doença pode basear-se no comportamento da ave e na análise do sangue. Por via de regra, salpingit pode ocorrer na forma aguda e crônica.
Às vezes, a doença passa de forma assintomática, portanto, se houver uma leve suspeita de inflamação, você precisa fazer um teste de sangue de uma galinha. Na maioria das vezes, essa condição é típica do curso crônico da doença.
Na forma aguda, as galinhas poedeiras reduzem significativamente o número de ovos depositados por dia. Ao mesmo tempo, ela come pouco e parece completamente deprimida e cansada. Após 15 horas, a temperatura de postura aumenta em 1 grau, e depois de um tempo a cianose da crista aparece.
Para diagnosticar com precisão uma doença é necessário tomar um pássaro doente nas mãos e examinar detalhadamente. Quando palpação, sentirá que o estômago está aumentado.
Assim, o pássaro sente desconforto, portanto, ao caminhar, ele é arrastado pelo chão. Em casos mais negligenciados, o frango não consegue andar. Como regra geral, sem tratamento, um pássaro morre em poucos dias, causando danos a toda a economia.
Tratamento
Imediatamente após o diagnóstico de salpingite, você precisa tratar rapidamente a ave, caso contrário, ela morrerá em breve.
Como regra, o tratamento da doença consiste na alimentação adequada da galinha poedeira. Ele deve receber uma dieta balanceada, que também contém vitaminas A e E, bem como proteínas que ajudarão a obter energia para combater a doença.
Em casos mais avançados, sem uma solução medicamentosa, é quase impossível fazê-lo. O leigo é injetado na cloaca com 20 ml de vaselinapara evitar irritação, se o pássaro estiver preso com um ovo.
Em outros casos, a inflamação deve ser tratada desta forma: várias injeções intramusculares de sinestrol (1 ml de solução a 1%), pituitrina (50.000 unidades duas vezes ao dia durante 4 dias) devem ser realizadas.
No caso de os microorganismos serem a causa da inflamação do oviduto, as aves devem receber sulfonamidas e antibióticos que atuam no grupo identificado de microorganismos.
Após a conclusão do tratamento com antibióticos, em nenhum caso devemos nos esquecer dos probióticos, o que ajudará a restaurar a microflora normal das camadas.
Prevenção
A principal prevenção da inflamação do oviduto é uma dieta completamente equilibrada nas galinhas poedeiras.
Particularmente atentos à dieta da ave devem ser tratados no momento em que estão começando a pôr: imediatamente após a puberdade e depois de uma pausa de inverno. É nesses momentos que as aves são mais vulneráveis.
Além de forragem mista, você pode adicionar vitaminas e cálcio, no entanto, você deve levar em conta a produtividade de cada ave. Também é desejável controlar totalmente o regime de luz no galinheiro para que as aves descansem o suficiente.
Para evitar poedeiras, pode-se administrar iodeto de potássio na quantidade de 3 mg de iodo por frango adulto. Às vezes os agricultores dão 40 mg de cloreto de cloro durante 20 dias. Isso ajudará a tornar o frango mais resistente a várias infecções desagradáveis que podem enfraquecer a galinha e causar salpingite.
Conclusão
A salpingite é uma doença comum.Na maioria das vezes, ocorre nas galinhas das crias, portanto os criadores precisam monitorar cuidadosamente a saúde de suas aves.
A salpingite iniciada causa rapidamente a morte das camadas, o que afeta a renda total da fazenda, de modo que uma ave saudável é a chave para o sucesso de cada agricultor.
Você sempre pode ler sobre o cloácido em galinhas em: //selo.guru/ptitsa/bolezni-ptitsa/pitanie/kloatsit.html.