Doença viral, que é difícil de reconhecer - sinusite em galinhas

Pin
Send
Share
Send

Os microrganismos mais simples podem causar nos representantes da família de frango uma doença infecciosa severa - sinusite, o curso do qual complica o seu desconhecimento.

Sintomas semelhantes à laringotraqueíte, clamidose e várias doenças graves de frangos, não permitem que você forneça uma definição clara da doença. E procrastinação, infelizmente, como a morte.

O que é sinusite em galinhas?

Na maioria dos casos, o início da sinusite é caracterizado por dor na garganta, seguida de descarga do nariz, rouquidão na voz e inchaço dos seios.

O mais suscetível a sinusite em aves domésticas é considerado perus. Das aves selvagens, que recentemente se tornaram domesticadas, os faisões e os perus selvagens também são afetados pela sinusite.

Com sinusite, ocorrem doenças concomitantes. Um deles, o mais perigoso para galinhas, é uma complicação com E. coli.

Com um efeito paralelo no corpo de dois vírus simultaneamente, a mortalidade de uma ave pode chegar a 70%.

Sobreviventes de 30% após um surto de infecção podem ser enfraquecidos e propensos a outras doenças.

Se não houver infecções secundárias, o caso de mortalidade pode aumentar apenas ligeiramente ou permanecer no mesmo nível que antes da doença.

Patógeno da doença

O vírus que causa sinusite em galinhas lembra um vírus do grupo A que causa gripe em humanos, e é por isso que é muito perigoso para a saúde das galinhas.

Lembre-se de quão ativa e agressiva é a gripe A no corpo humano, o quanto é possível esperar complicações dessa doença e por quanto tempo conseguimos sair da doença.

Aqui está algo semelhante acontecendo no corpo de uma galinha doente, apenas os pássaros carregam doenças infecciosas ainda mais fortes e saem deles ainda mais.

E se levarmos em conta o fato de que o vírus é facilmente cultivado em embriões de 9-10 diasEntão, pode-se argumentar que as galinhas ainda não nascidas não desenvolveram proteção contra tais vírus, então a maioria delas pode nunca ver o mundo.

E aqueles que têm "sorte" de nascer aparecerão no mundo já portadores e partirão dos primeiros dias de vida ou combaterão a doença, ou espalharão no meio ambiente.

Neste caso, o grau de propagação dependerá de fatores predisponentes: o microclima no aviário, flutuações na virulência do vírus, suscetibilidade do rebanho. Deve-se notar que os raios ultravioletas ou o aquecimento comum podem acabar matando o vírus.

Fontes de infecção

Uma galinha é um pássaro que pode pegar um vírus em qualquer lugar.

A curiosidade inerente às galinhas e o desejo de bicar algo fora do galpão e fora do quintal podem às vezes servir um mau serviço tanto para a ave quanto para seu dono.

E uma doença tão facilmente transmissível como a sinusite pode observar o frango a todo momento.

O contato com aves infectadas, com aves silvestres (nem mesmo contato total e locais de visitação onde elas ficaram, com manchas de penas ou restos de grãos não refinados) é a fonte de infecção mais acessível e mais perigosa para galinhas domésticas.

Poeira, carregada pelo vento, infectada com o vírus da sinusite do ovo, equipamento contaminado. Sim ai! Você pode até infectar galinhas com suas próprias mãos, primeiro segurando um pássaro doente e depois saudável (quando transplantado para as células, por exemplo).

Sintomatologia

O primeiro sintoma alarmante de sinusite em galinhas é chiado, tosse e bocejo, como se o pássaro quer liberar a garganta de algo desagradável, criando desconforto.

Além disso, em pacientes com galinhas observadas:

  • secreção mucosa do nariz e olhos;
  • inchaço das pálpebras;
  • espirros;
  • convulsões;
  • colagem de penas na cabeça.

Tentando libertar o trato respiratório, o pássaro está constantemente a coçar o nariz ou pata na poleiro. Se a doença se torna crônica, o frango começa a ficar para trás o resto do crescimento, eo período de doença é estendido para dois meses.

Diagnóstico

Diagnosticar sinusite em galinhas pode ser uma análise muito detalhada dos sintomas e testes laboratoriais confirmaram a análise complexa.

Tratamento

Como todos os tais infecções, sinusite nas galinhas tratadas com antibióticos.

O mais eficaz entre os antibióticos para tratar a sinusite em galinhas especialistas reconhecidos terramicina.

A droga pode ser adicionada à ração e pode ser usada em aerossol.

A segunda opção de tratamento - mistura de clorotetraciclina na popa ou na água.

Comece o processo de tratamento imediatamente depois de notar os primeiros sinais da doença.

É importante para isolar animais doentes, tratar e alimentá-los separadamente do rebanho, e lembrar-se que, mesmo depois de a fase activa do tratamento, o vírus pode permanecer no corpo do frango e aves evoluíram a partir de um espécime no portador do vírus, criando um perigo para os outros habitantes da casa.

Portanto, se você não tem certeza sobre a recuperação completa de uma galinha (e até mesmo o especialista mais experiente não pode dar tal garantia), então após um curso de 3-7 dias de tratamento, é aconselhável enviar o frango para o abate.

A carne dessas aves não é uma ameaça à saúde humana e, para a população de galinhas, haverá menos risco de contrair.

Medidas preventivas

Profilaxia da sinusite é enriquecer a dieta de frango forragem verde.

Um formigamento banal com uma galinha verde pode, sem exagero, salvar sua vida.

A presença de um complexo de vitaminas em alimentos, um galinheiro leve e limpo, sem rascunhos, excluindo a menor possibilidade de aves domésticas com a fauna selvagem diminuem significativamente a probabilidade percentual de infecção do frango com sinusite.

As condições de manutenção de um bom hospedeiro devem tomar medidas preventivas das doenças infecciosas do frango e cumprir as normas sanitárias prescritas, diariamente e a cada hora.

Se as galinhas estão doentes em uma grande fazenda ...

Especialmente perigoso e não lucrativo é o surto de sinusite em uma grande granja avícola, onde milhares de aves são mantidas.

Se houver sinusite na fazenda,é isolado do resto em uma emergência: a economia restringe o acesso ao transporte, sem mencionar as vendas de animais jovens e o número de frangos adultos.

A fazenda precisa organizar imediatamente a vacinação e a desinfecção.

A única maneira de reduzir as perdas da fazenda é vender as aves de capoeira tratadas para abate sob a condição de que o tratamento seja terminado dois dias antes do abate, caso contrário a presença de antibióticos será fortemente sentida na carne.

Pequenas galinhas inglesas são aves capazes de se defender, apesar de seu tamanho.

Você sabe o que é estreptococose e quais aves ela encontra? Proteja seus animais de estimação, aprendendo tudo sobre esta doença! Leia mais ...

Vamos mostrar-lhe como cultivar corretamente a abóbora na região de Moscou. Leia isto.

O fornecimento de novos animais é recomendado após duas semanas após a desinfecção de todas as instalações.

O método básico de salvação

Em princípio, pode ser chamado o único, já que nada mais foi inventado, embora os cientistas trabalhem há vários anos na invenção de uma poderosa vacina anti-sinusite.

E enquanto não estiver lá, é possível prevenir a sinusite infecciosa com a ajuda de diagnósticos oportunos e precisos, saneamento constante e rigoroso controle da pecuária.

Pin
Send
Share
Send