Poinsétia - cultivo e cuidados em casa, espécies fotográficas

Pin
Send
Share
Send

A poinsétia ou a euforbia mais bonita é um arbusto sempre verde da família euphorbia, crescendo na natureza até 3 metros de altura. Possui folhas verdes lanceoladas de 12 a 15 cm de comprimento, bem como inflorescências em forma de roseta em miniatura com leite, brácteas escarlate, rosa ou variegadas.

A pátria da poinsétia é o subtrópico do México e da América Central. Em condições ambientais, a flor é cultivada como uma planta ornamental perene com tamanho não superior a 50 cm.Em um ambiente favorável, apresenta um crescimento de alta intensidade - um aumento no comprimento de cerca de 30 a 40 cm antes da floração.

Certifique-se de ler em detalhes sobre pedilanthus e a milha eufórbia.

Alta taxa de crescimento, aumento no comprimento é de cerca de 30-40 cm antes da floração.
A floração começa no meio do outono e termina no final da primavera.
A dificuldade média de crescer.
Planta perene.

Poinsétia: Sinais e Superstições

O segundo nome popular para a flor é "Estrela de Natal", já que a poinsétia é considerada um símbolo desse feriado brilhante e é dotada de algum poder místico. Por exemplo, se um detrator está na casa ou um forte negativo aparece - a planta fica amarela e pode até morrer, consumindo energia negativa.

Além disso, existe a crença de que a poinsétia que adorna o quarto dos noivos trará à família os primeiros filhos, dará ainda mais charme à mulher e o homem fechará seu desejo de olhar para outra pessoa além de sua esposa.

Poinsétia: atendimento domiciliar. Brevemente

A poinsétia em casa é considerada uma planta bastante problemática, mas se todos os requisitos para o atendimento forem atendidos, não haverá problemas especiais com o cultivo. Os principais parâmetros de um ambiente favorável para a flor:

Modo de temperaturaNo verão e durante a fase de vegetação, é necessária uma temperatura de 20-21 ºС, durante a dormência - não superior a 14 ºС.
Humidade do arAlto, mantido pelo menos 80%.
IluminaçãoBrilhante, ensolarado, com exceção dos raios do meio-dia.
RegaFrequente, mais de 2 vezes por semana, impedindo a secagem do solo. Após a floração - 1 vez em 10 dias.
Poinsettia PrimerHidratante, nutricional com boa drenagem.
Fertilizantes e fertilizantesComplexos minerais para florescer lindamente todo o período de crescimento ativo.
Transplante de poinsétiaRealizado anualmente no final do período de inatividade.
ReproduçãoEstacas apicais.
Recursos crescentesA flor não tolera correntes de ar, precisa de poda anual. O suco da planta, contrariamente à crença popular, não é tóxico, mas pode causar irritação em pessoas propensas a reações alérgicas à pele.

Poinsétia cuidar em casa. Em detalhe

Poinsétia de floração

"Christmas Star" floresce no meio do inverno - de dezembro a fevereiro. São inflorescências indefinidas muito pequenas na forma de flores de botões esverdeados, cercadas por brácteas grandes, que apenas parecem pétalas de flores, conferem à planta uma aparência decorativa rica.

As brácteas têm uma grande variedade de tons, dependendo da variedade, do vermelho bordô aos tons de pêssego. No final da floração, as folhas caem e, após o que nem todos podem reanimar a flor, guarde-a até o próximo ciclo de floração.

Como fazer flores de poinsétia

Para retomar a vida da flor e seu florescimento repetido, é recomendável observar várias regras simples de cuidado:

  • poda da planta, deixando 4-5 os brotos mais fortes;
  • a partir do final de setembro, a planta deve ser coberta com uma tampa opaca densa feita de papel ou polietileno e com o início do crepúsculo removido em um local escuro por pelo menos 12 a 14 horas;
  • de manhã, a flor volta para a janela e, com a chegada da tarde, também fica oculta a qualquer tipo de iluminação;
  • a planta é fornecida com rega moderada.

Após cerca de 2 meses desse armazenamento, a poinsétia começa a "acordar" e a crescer folhagem jovem. Duas semanas depois, botões de flores aparecem e brácteas se abrem.

Perto da poinsétia florescente, não é recomendável colocar vasos com maçãs, bananas, peras e outras frutas, já que o gás da planta emitido por elas é etileno, afeta destrutivamente as brácteas - elas murcham rapidamente.

Modo de temperatura

A poinsétia doméstica se sente confortável a uma temperatura constante de 20 a 21 ºC durante o dia e pelo menos 16 º à noite. Nesse caso, é muito importante excluir qualquer contato da flor com correntes de ar frio, janelas de vidro gelado, correntes de frio da rua. Todos esses fatores podem causar uma queda acentuada da folhagem.

Em repouso, quando a flor é desprovida de folhas e não gasta energia no desenvolvimento, é suficiente o armazenamento em uma sala com temperatura de 10 ºС.

Pulverização

No verão, a planta de poinsétia em casa não tolera o ar seco, por isso é muito importante manter uma umidade alta e estável com a ajuda de dispositivos hidratantes especiais ou com pulverização regular. Para fazer isso, use água morna filtrada ou sedimentada.

Iluminação

A poinsétia é uma flor fotófila que requer luz solar difusa com sombreamento da luz escaldante do meio-dia. Mas, para a colocação oportuna dos botões de flores e o sucesso da floração, ele reduz artificialmente o horário de verão, cobrindo completamente o arbusto por 12 a 14 horas.

Tais diferenças estimulam o desenvolvimento da poinsétia - as brácteas serão coloridas de maneira brilhante e uniforme. Se você negligenciar esta regra - as folhas podem ficar cobertas de manchas escuras.

Regar poinsétia

A principal regra da rega de poinsétia é a moderação. Na fase de crescimento ativo das flores, o solo é umedecido apenas se a camada superior secar a uma profundidade de cerca de 1,5 cm, ou seja, não mais frequentemente do que após 2-3 dias. O excesso de enchimento, bem como a secura excessiva, são igualmente prejudiciais para a planta.

Para irrigação, use água amolecida e estabilizada mais quente que a temperatura ambiente em cerca de 3 graus.

Pote de poinsétia

Por via de regra, a poinsétia é transplantada para a panela alguns centímetros mais larga que a anterior. O tamanho é selecionado de forma que, após o transbordo do coma radicular, restem 2 a 2,5 cm de vazios ao redor dos quais são subsequentemente cobertos com solo fresco.

Contêineres a granel muito profundos contribuirão para uma retenção mais longa de umidade, e a poinsétia é extremamente sensível a transbordamentos e estagnação de líquidos.

Solo

A planta prefere solo nutriente ligeiramente ácido. Recomenda-se o uso de um primer especial para euphorbiaceae. Porém, mais frequentemente é usada uma mistura que inclui os seguintes componentes:

  • solo encharcado de argila (3 partes);
  • solo foliar (2 partes);
  • turfa (1 parte);
  • areia grossa do rio (1 parte)

Além disso, você pode usar um substrato mais leve e permeável, composto por 3 partes de húmus, 2 partes de turfa e 2 partes de vermiculita. Com qualquer tipo de solo, é necessária uma camada de drenagem completa.

Fertilizantes e fertilizantes

O cuidado com a poinsétia em casa inclui a introdução regular de produtos alimentícios. Na fase de vegetação, a flor é fertilizada com complexos minerais líquidos com frequência de 2 vezes por mês. Recomenda-se a utilização de ração especial para plantas de leite, fertilizantes para suculentas também são adequados.

No final da floração, a planta é preparada para um período de descanso e a alimentação é interrompida.

Transplante

No final da fase de dormência, aproximadamente de março a abril, é desejável transplantar a planta em um substrato nutritivo fresco. O transplante é realizado com a máxima preservação do coma radicular, durante a qual meia hora antes de ser removida do vaso, a flor é bem regada. Se forem encontradas raízes enegrecidas danificadas, elas são cortadas cuidadosamente com uma ferramenta desinfetada.

Em seguida, as seções são polvilhadas com carvão ou cinza, e a planta é colocada em uma panela nova e coberta com solo fresco sem compactação. A poinsétia plantada por dois dias é deixada na sombra e sem rega, a fim de estimular o crescimento radicular. Após o que a planta é colocada em um local ensolarado, rega abundantemente e pulveriza regularmente.

Como cortar poinsétia

A poinsétia em casa é podada anualmente, imediatamente após a floração, antes do início do período adormecido, ou uma semana antes de terminar antes do transplante. Essa medida estimula o crescimento de brotos laterais jovens e confere à planta uma aparência compacta.

. A poda também é necessária se, durante o processo de crescimento, os brotos forem muito estendidos e o arbusto perder seu efeito decorativo. Neste caso os galhos são cortados a 15 cm da superfície do solo. Como eles crescem muito rapidamente, esse procedimento é realizado 3 vezes ao ano.

Período de descanso

A poinsétia precisa de descanso regular, o que geralmente ocorre imediatamente após a floração. Quando as folhas e brácteas da serralha começam a cair, os galhos secos e secos restantes são cortados da planta e colocados em local fresco. O solo é umedecido uma vez por semana com moderação. O final do período de descanso da flor cai no início de maio.

É possível deixar a poinsétia sem sair de férias?

Quando você precisa deixar uma planta por um longo período em casa sem a possibilidade de regar regularmente - existem várias maneiras pelas quais você pode manter o nível desejado de umidade do solo:

  1. Uma planta sem palete é colocada em um grande recipiente cheio de água. Através do orifício de drenagem, as raízes da flor se alimentam de umidade quando necessário.
  2. Rega de pavio. Para fazer isso, um cordão de qualquer material sintético não sujeito a deterioração é passado através de um orifício de drenagem em um vaso de flores e sua outra borda é baixada para um recipiente com água. A flor pode ser alimentada dessa maneira por um longo período de tempo. O principal é derramar água suficiente.
  3. Uso de sistemas de irrigação automática.

Propagação de poinsétia por estacas

A poinsétia é propagada com sucesso por estacas apicais, que podem ser cortadas a partir de uma planta com flores, antes do início do período de dormência e em um novo ciclo de crescimento quando os ramos jovens aparecem. Os rebentos adequados para propagação devem ter 10 cm de comprimento e um par de folhas desenvolvidas.

Antes de plantar no solo, as estacas são embebidas em água por vários minutos para drenar o suco leitoso, depois são tratadas com um estimulante e enterradas no solo por não mais de 1 cm. Se plantadas mais profundamente, o risco de deterioração da parte aérea é alto. Para o enraizamento rápido, que geralmente ocorre após um mês, os brotos criam condições de efeito estufa com ventilação diária.

Doenças e Pragas

Poinsétia crescente, você deve estar preparado para o fato de ter que enfrentar alguns problemas. Os mais comuns são:

  • folhas de poinsétia caem a temperatura do ar muito baixa;
  • folhas desbotam antes de cair como resultado de rega excessiva;
  • nAntes de cair, as folhas da poinsétia ficam amarelas e enrolam, o que indica condições quentes;
  • folhas de poinsétia murcha com falta de umidade;
  • inflorescências caem devido à secura excessiva do ar;
  • as bordas das folhas da poinsétia ficam amarelas ou marrons, se o ar da sala não for umidificado, a pulverização não será realizada;
  • folhas enrugadas e secas devido à exposição ao gás, produtos de combustão;
  • as folhas são cobertas com manchas de prata com o aparecimento de infecções fúngicas;
  • podridão do sistema radicular ocorre devido ao constante alagamento, estagnação da umidade no solo.

Entre as pragas da poinsétia, as mais perigosas são mosca branca, tripes, cochonilha, ácaro.

Variedades de poinsétia em casa com fotos e nomes

A euforbia bonita tem um grande número de variedades híbridas com uma variedade de tons de brácteas. As variedades de flores mais populares cultivadas em casa estão listadas abaixo.

Poinsétias vermelhas

  • "Premium Red" - uma poinsétia clássica rica em vermelho com núcleo amarelado e folhas lanceoladas;
  • "Cortez Burgundy" - uma variedade com uma cor carmesim carmesim para estípulas;
  • "Cortez Red" - a variedade é distinguida por folhas vermelhas com veias verdes.

Poinsétias rosa

  • "Cortez Pink" - uma cor rosa suave das folhas, enquanto a camada inferior das brácteas é mais pálida do que as folhas no ápice;
  • "Rosa de Inverno" - variedade de terry de uma planta de uma sombra rosa com um núcleo esverdeado;
  • "Premium Miro" - uma variedade com brácteas brancas e rosa "colhidas".

Poinsétias brancas

  • "Winter Rose White" - possui pequenas inflorescências verdes emolduradas por folhas de terry cor de leite;
  • "Estrela Branca" - brácteas classicamente brancas são características da variedade;
  • "Urso polar" - flores amarelo-esverdeadas com folhas brancas em veias verdes.

Variedades variegadas

  • "Monet Twilight" - brácteas cor-de-rosa com o efeito de pulverização em pó de cor branca;
  • "Eckespoint Primero Gingle Bells" - tom framboesa de pétalas de brácteas com salpicos brancos;
  • "Canela Estrela" é uma variedade de plantas recém-criada com tons rosados ​​de folhas de salmão laranja.

Agora lendo:

  • Euphorbia mile - atendimento domiciliar, reprodução, foto
  • Quarto Euphorbia
  • Koleria - atendimento domiciliar, espécies fotográficas e variedades
  • Lithops, pedra viva - cultivo e cuidados em casa, espécies fotográficas
  • Limoeiro - cultivo, cuidados domiciliares, espécies fotográficas

Pin
Send
Share
Send