O nome "begônia" foi dado à cultura em homenagem a Begon (governador das colônias francesas), o organizador da expedição às ilhas localizadas no sul dos Estados Unidos. Ampel begônia pertence às espécies mais interessantes. Em arbustos atraentes, cresce a folhagem assimétrica, flores luxuosas de várias cores e formas. A cultura é fácil de cuidar, mesmo um iniciante pode cultivá-la.
Begônias de ampola: plantio e cuidados em campo aberto
Geralmente, a begônia de cone ampelífero é cultivada em vasos com vasos de plantas. Está decorado com varandas, mandris, terraços, arcos no jardim. As plantas ao ar livre devem ser cuidadosamente cuidadas. O arbusto ampeloso tem um sistema radicular na forma de tubérculos, brota 20 a 60 cm de comprimento, folhagem grande de 10 a 15 cm e floresce com muitas flores unissexuais, simples, semi-duplas e duplas.
Como é isso?
Aterragem
A begônia tuberosa ampélica é plantada com estacas de caule para preservar os sinais originais da cultura. Também é cultivada a partir de sementes, colocando cada uma no chão.
O plantio e o cuidado da begônia tuberosa ampélica ocorrem em duas etapas: primeiro, os tubérculos são plantados no apartamento, após o que as plantas cultivadas são levadas para o local.
Preste atenção! Para plantas ampelous, terra com propriedades levemente ácidas é necessária. É necessário misturar bem 1 parte de areia, 1 parte de solo turfoso e 3 partes de folha.
A preparação do solo é necessária para que a cultura não fique coberta de mofo; portanto, calcinará o substrato no forno por meia hora.
Plantio de tubérculos
Quando os tubérculos são comprados, é necessário considerá-los cuidadosamente, eles não devem ser danificados. O topo das hastes deve estar apertado. É necessário garantir que cada tubérculo tenha pelo menos três tubérculos, isso indica a presença de três rins.
Plantio de tubérculos
Quando chega a primavera, o crescimento das plantas começa com o plantio de tubérculos. Eles começam a germinar colocando o lado convexo para baixo em um pano umedecido. O local onde estão os tubérculos deve estar quente e bem iluminado.
Importante! De tempos em tempos, os tubérculos devem ser pulverizados com água morna estabelecida.
Quando pequenas raízes esbranquiçadas crescem sobre elas, você pode transplantá-las para o solo.
Em vasos baixos mas largos, tijolos quebrados e cascalho são derramados no fundo. Depois de adormecer o solo. É pré-tratado com fungicidas. O lado convexo dos tubérculos é colocado em um substrato umedecido e coberto com terra. Deve-se lembrar que a parte superior da muda deve estar alguns centímetros abaixo da borda superior do vaso. Quando brotos aparecem nos tubérculos, sua parte superior é coberta com terra.
Escolha
Após 2 meses, você pode transplantar as plantas em vasos com uma altura de 12 cm ou mais. Primeiro, você precisa derramar tijolos quebrados e argila expandida para o fundo e, em seguida, adicionar solo para que 1 cm permaneça na borda do recipiente. Os vasos são colocados no parapeito da janela. 2 semanas após a colheita, as plantas são alimentadas com fertilizantes complexos e, em seguida, 1 vez em 2 semanas. Após 20 dias, as plantas podem ser movidas para o jardim.
Cuidado
Begônias como ar úmido, sombreamento, ausência de ventos frios e terra de nutrientes. Quando as plantas aquecem, as pontas da folhagem secam. Você pode borrifar o ar perto das plantas à noite, mas não borrifar na folhagem e nos caules, pois gotas de água podem causar manchas e apodrecer.
Importante! A begônia é alimentada 1 vez em 10 dias. Regue a colheita regularmente, mas não em abundância, pois as plantas preferem o ar úmido do que a terra encharcada. É melhor regar à noite quando o sol já se pôs, com água limpa.
Preparações de inverno
No outono, as folhas da begônia caem, os brotos secam. Para o inverno, é melhor movê-lo para a casa. Mas no inverno, a temperatura ambiente deve ser de 15 ° C. Vasos, plantadores podem ser colocados em um local escuro e não regados. Depois de remover os tubérculos das panelas, sacuda o solo e coloque-os em uma caixa de papelão cheia de turfa seca para armazenamento. Armazenar em local escuro, fresco e seco. Periodicamente, os tubérculos devem ser inspecionados. Se a turfa estiver muito seca, é necessário umedecê-la. Se ocorrer um odor a mofo, ventile a caixa de papelão. Quando brotos aparecem nos tubérculos, eles são transplantados para vasos com o solo.
Begônia tuberosa ampélica: variedades populares
A begônia de Ampel é de dois tipos. As plantas que possuem tubérculos podem ser cultivadas ao ar livre e em casa. Mas a begônia de folhas sempre verdes é plantada apenas em casa.
Grade Alcor
Begônia rosa-ampola:
- Alcor. As plantas têm brotos carnudos e folhagem esmeralda brilhante. Floresce de maio a outubro. Nesta begônia, em forma, as flores lembram camélias, a cor no centro do broto é rosa desbotada e, ao longo das bordas - salmão;
- O rosa atinge uma altura de até 30 cm, com caules finos e folhas verde-claras. Os botões são pequenos, rosa saturados. Penduram como brotos;
- Venus F1. Tem hastes longas, floresce antes do início da geada. As flores de terry têm um diâmetro branco-rosa até 6 cm.
Begônias brancas ampélicas:
- Iluminação branca. Um grande número de flores de terry brancas como a neve floresce. Raízes em forma de tubérculos, caules longos e finos, folhagem assimétrica;
- Lapônia F1. Flores felpudas e semi-duplas, brancas como a neve, com um diâmetro de 6 a 8 cm, com formato semelhante às camélias. Raízes em forma de tubérculos. Cada planta tem 5-8 caules caídos de 30 a 45 cm de comprimento.
Grau de iluminação branco
Para informação! Variedade muito interessante Mix. Este é um híbrido com arbustos de altura média. Terry flores podem ser de vários tons. Floresce por muito tempo, é fácil e simples cuidar dessa begônia.
Begônias amarelas ampelosas:
- Begônia Golden Balconi ampelous. As hastes têm até 25 cm de altura, as flores são alaranjadas e amarelas, terry, têm um diâmetro de 13 a 15 cm e emitem um cheiro agradável. Floresce de maio a outubro. Para o pouso, você deve escolher um local bem iluminado ou ligeiramente sombreado. É aconselhável plantar em um solo solto e nutritivo que tenha uma reação neutra;
- Belleconia Ivory (creme). As flores têm pétalas pontiagudas que lembram dálias. A cultura tem hastes de floração de 30 a 40 cm de comprimento;
- Margarita F1. As flores lembram rosas amarelas.
Grade Golden Balconi
Begônias vermelhas ampélicas:
- Carmen. Tem hastes pendendo até 40 cm de comprimento e lindas flores vermelhas escuras. As plantas são plantadas em canteiros, decoram varandas, terraços e mandris;
- Belleconia Elserta (vermelha). É um terry ampelous, não uma begônia tuberosa. Possui excelente imunidade a doenças e é muito resistente a ataques de pragas. Há muitas flores nas hastes, localizadas em brotos longos e caídos;
- Pôr do sol de Santa Cruz. Tem hastes de 40 cm de comprimento e as flores são vermelho-alaranjadas, semelhantes ao fúcsia.
Variedade Santa Cruz Sunset
Begônia boliviana
A begônia boliviana de ampélio foi descoberta na Bolívia em 1864 por R. Pierce. Ele trouxe a planta para o Reino Unido. A begônia boliviana tem tubérculos. Veio de uma espécie que cresce nas rochas, muito sensível à água e ao frio. O horário de verão é de 14 horas e cresce a temperaturas acima de 13 ° C. Ela precisa fertilizar com fertilizantes nitrogenados.
Preste atenção! Esta espécie não é cultivada como outras espécies. Se você colocá-los em uma área aberta muito cedo, quando os dias são curtos e com baixa temperatura do ar, a cultura vai doer. Quanto mais tarde você o mover para o site, melhor ele aumentará e mais cedo os botões aparecerão.
Chanson
5-8 hastes com até 40 cm de comprimento crescem no mato.A cultura tem flores semi-duplas e duplas, que se assemelham a camélias, com um diâmetro de cerca de 6-8 cm.As hastes penduradas em cestas, vasos de flores e vasos de cache estão ótimas. A begônia parece ótima tanto no verão quanto no inverno, devido à sua abundante vegetação.
Scarlett
A altura das plantas Scarlett é de 20 a 30 cm, a folhagem é lanceolada e as bordas são serrilhadas. As folhas podem ser nuas ou fortemente pubescentes. As flores são grandes, duplas, podem ser de várias cores: branco, amarelo, vermelho escuro. 2 flores crescem em inflorescências axilares.
A begônia ampel não é pior do que outras espécies para o cultivo em casa e ao ar livre e, em alguns momentos, ainda melhor que a mesma petúnia. Nos cuidados, você deve seguir regras simples e depois irá deliciá-lo com uma floração abundante.