Cuidar de gerânios ampelos ou pelargonium simpático: doenças e pragas

Pin
Send
Share
Send

O gerânio é famoso por suas elegantes inflorescências, é muito apreciado por um longo período de floração, propriedades medicinais, despretensiosidade e cuidado fácil. O gerânio é uma flor perene com nome latino, nativa da África do Sul. Continua sendo o mais popular por muitos anos em todo o mundo. O gerânio caseiro (os cuidados e características de cultivo são descritos abaixo) é uma planta despretensiosa, mas são necessárias certas condições para inflorescências exuberantes.

As folhas dos gerânios são lisas, verde-claras e lembram folhas de hera em forma, e as inflorescências atingem até 20 cm de diâmetro. Para florescer satisfeito com sua aparência espetacular, você precisa conhecer algumas regras e truques para cuidar dela. Sobre isso e não apenas - mais adiante no artigo.

Como é o gerânio

Qual é a diferença entre gerânio e hera pelargonium

O gerânio da tireóide, ou também conhecido como pelélio pelargonium ampeloso, é ideal para formar um jardim suspenso, decorar uma varanda, terraço, janela ou varanda. Muitos acreditam que o gerânio e o pelargonium são a mesma planta. Mas não é assim, embora pertençam à mesma família Geraniev. Externamente, essas duas irmãs não são iguais. Então, qual é a diferença entre Geranium e Pelargonium?

A diferença entre gerânio e pelargonium

A principal diferença entre essas duas plantas está nas folhas e nas flores, mas as sementes são idênticas. Se seus olhos são guarda-chuvas vermelhos, rosa ou brancos, isso é pelargonium. Estas duas plantas foram misturadas no século XVIII. cientistas, mas há uma diferença em cuidar deles. É muito importante conhecer as diferenças para entender como cuidar adequadamente dos animais de estimação.

O gerânio pode ser de tais tipos:

  • limitado (zonal);
  • côndilo;
  • um anjo;
  • perfumado;
  • real;
  • jardim único;
  • em forma de tulipa;
  • anão.

Preste atenção! Além disso, a planta tem um formato de flor. Existem culturas rosa, cactos, zonais e cravo-da-índia. Cada tipo de gerânio se distingue por sua beleza especial.

Cuidados com a flor de gerânio

Essa cultura luxuosa e despretensiosa requer cuidados mínimos, porém adequados. Só assim ela agradará com buquês brilhantes e exuberantes.

Como cuidar de gerânios ampel em casa

Cuidados com as plantas e regras básicas:

  • muito sol. Não tenha medo de colocar um pote de gerânio sob luz solar direta, com exceção de dias especialmente quentes. Neste momento, você só precisa cobri-lo para evitar queimar as folhas;
  • água dura para irrigação não é permitida. No inverno, a planta é regada 2 vezes por semana, ignorando as folhas, e no verão é moderada, mas todos os dias;
  • a drenagem no fundo da panela é um pré-requisito para que não haja estagnação da água;
  • uma panela pequena. Isso é necessário para que a planta preencha completamente suas raízes;
  • Não pulverize ou enxágue a folhagem. Umidade excessiva é perigosa para esta cultura;
  • vale a pena prestar atenção na escolha do solo. Necessita necessariamente de uma mistura 1: 1: 1 de turfa, areia e terra do jardim;
  • é necessário afrouxar a terra com mais frequência. As raízes devem ser alimentadas com oxigênio;
  • Não se esqueça de alimentar a cultura. O gerânio deve receber fertilizantes minerais (fósforo e potássio). Essa beleza não aceita fertilizantes orgânicos;
  • curativo com nitrogênio. Isso é feito necessariamente após a floração e apenas 1 vez por semana, de abril a setembro.

Estas são as principais condições sob as quais uma planta se deliciará com sua beleza e floração densa.

Preste atenção! Se o apartamento estiver do lado sombreado, você poderá adicionar um pouco de luz artificial para a planta.

A propagação da cultura é realizada principalmente por estacas (a maneira mais confiável), mas também é possível com as folhas. É melhor fazer isso na primavera (março-abril é o momento perfeito).

Escolhendo um lugar para gerânios

A flor se sente muito confortável e bem no parapeito da janela, na varanda ou na varanda (o ar livre é bom para a cultura), mas apenas no lado sul. A temperatura mais ideal para ele é a temperatura ambiente, porque é assim que ele se sente confortável.

Escolhendo um lugar para gerânios

Na estação quente, o vaso de flores pode ser levado para a varanda ou varanda, e o ar fresco afetará positivamente o seu desenvolvimento. É importante lembrar que a planta não gosta de rascunhos.

Humidade do ar

Como observado acima, essa cultura não gosta de pulverização, mas isso não significa que não é necessário manter a umidade ideal no ambiente. Abaixo está uma tabela que indica a umidade e a temperatura do ar necessárias para o cultivo de gerânios.

Quadro

Se o gerânio é adjacente a outras plantas de interior que precisam de pulverização, vale a pena protegê-lo da umidade quando irriga outras flores.

Doença de Pelargonium

Assistência domiciliar Hoya, doenças e pragas

Preste atenção! O pelargônio ampélico, cujas doenças são facilmente tratáveis, possui várias características e "pontos fracos".

  • Podridão cinzenta. É formado a partir de alagamentos. Aparece nas áreas mais baixas, mais próximas do chão. São manchas marrons que se espalham muito rapidamente. Pelargonium não floresce e suas folhas ficam secas e amarelas. As folhas mais próximas ao solo são imediatamente afetadas e algumas variedades da planta ficam completamente manchadas. Para salvar a planta, você precisa tratá-la com fungicidas sistêmicos.
  • Alternariosis. Terra contém um patógeno. As bordas das folhas são cobertas com manchas marrons com um meio brilhante. A planta deixa de florescer e as folhas ficam secas e amarelas. Você pode devolver a flor à vida com ventilação suficiente, substrato solto e rega adequada, além de tratá-la com ouro ridomil ou pontuações.
  • Podridão de rizoctonia. Solo infectado, quantidades excessivas de fertilizantes no solo, ar seco interno, umidade forte no substrato, pouca luz ou rega excessiva. Aparecem manchas escuras nas hastes abaixo, que possuem uma estrutura extrudada. Nesse período, a cultura deixa de florescer e suas folhas murcham e ficam amarelas. Para restaurar o pelargonium, é necessário corrigir as razões acima e tratá-lo com vitaros, rovral ou foundationazol.
  • Murchando. As folhas ficam amarelas, desbotam e escurecem. Evitar o desenvolvimento da doença é simples: remova os detritos das plantas, enraize as mudas em um substrato limpo, trate com baseazol, vitaros, rovral.
  • A ferrugem. Ocorre devido à ingestão de um fungo com água ou através de outras plantas infectadas e com conteúdo muito úmido. Manchas amarelas delineadas aparecem no topo da folha e manchas marrons nas costas. A planta não floresce, as folhas secam, ficam amarelas e caem. Vale a pena minimizar o nível de umidade, remover as folhas infectadas e tratar com topázio.
  • Praga tardia. Cuidados inadequados. O gerânio não floresce, decai e desaparece. As manchas começam a aparecer nas raízes. É necessário observar as regras de ventilação, usar um extrato solto, tratar com ridomil.
  • Deterioração do caule. A razão para isso é solo contaminado, uma cultura de plantio densa, iluminação insuficiente, extrato úmido, excesso de nitrogênio no solo. A planta desbota, as raízes ficam cobertas de manchas escuras e, em alguns lugares, o micélio do fungo aparece. Recomenda-se tratar o gerânio com Ridomil Gold ou Previkur.
  • Torção e manchas de folhagem. O vírus está em uma planta infectada. A cultura não floresce. Você pode ajudar no tratamento de inseticidas.

Preste atenção! Ao reagir imediatamente a uma doença específica, você pode devolver rapidamente o gerânio à vida, e ele novamente florescerá profusamente.

Pragas Pelargonium Pragas

Pragas de plantas de interior e doenças de flores em interiores

Além de doenças, a planta é afetada por pragas:

  • ácaro. Pontos amarelos aparecem nas folhas, após o que secam;
  • lagartas. Buracos aparecem nas folhas;
  • mosca branca. Os ovos são postos nas folhas, que começam a enrolar;
  • pulgões. As folhas morrem e secam;
  • nemátodo. Insetos se alimentam de rizomas de plantas;
  • tripes. As conseqüências se formam na parte de trás da folha, após o que o verde se torna branco.

Importante! Todas as pragas podem ser efetivamente controladas com inseticidas.

Por que o Ampel Geranium não floresce

Se um jardineiro deseja florescer abundantemente, é necessário seguir algumas regras para o cultivo de gerânios.

Condições em que a planta não floresce:

  • iluminação insuficiente;
  • alimentação insuficiente;
  • o vaso não está completamente cheio com o sistema radicular;
  • diferenças de temperatura e correntes de ar.

Para informação! Mas a principal razão pela qual o gerânio não floresce é a rega excessiva. As doenças do pelargonium congenitalis também podem afetar diretamente sua floração.

Como alimentar e fertilizar gerânios corretamente

Essa cultura raramente precisa de um transplante e, em um vaso, pode crescer por mais de um ano. A cobertura é realizada com fertilizante universal líquido para culturas com flores uma vez a cada 2-3 semanas. A solução deve ser preparada de acordo com as instruções da embalagem.

Tecnologia para alimentar gerânios:

  • adubos minerais (potássio e fósforo) são adicionados 2 vezes por mês. Esses oligoelementos prolongam a floração e fortalecem a cultura;
  • regar com uma solução de heteroauxina ou água doce ajudará a florescer os gerânios no inverno. Estimulantes artificiais ou naturais devem ser adicionados semanalmente;
  • fertilizante complexo pré-fabricado. É adicionado de acordo com as instruções.

Preste atenção! O pelargonium "adora" o fertilizante natural na forma de iodo comum na proporção de 1 ml por 1 litro de água morna.

Alimentando Gerânio com Iodo

<

A solução de iodo é adicionada da seguinte forma:

  • o solo é irrigado;
  • quando a terra seca um pouco, é adicionado fertilizante com iodo (drene ao longo da parede da panela a uma distância de pelo menos meio centímetro da planta).

Existem algumas recomendações para alimentar gerânios, o que garantirá uma aparência saudável da planta e sua floração exuberante.

As regras para alimentação são:

  • se a cultura estiver com pouca luz por um longo tempo, não é recomendável alimentá-la. Primeiro você precisa corrigir este erro;
  • se uma planta é "diagnosticada" com uma doença ou pragas são encontradas nela, primeiro você precisa se livrar delas e somente depois alimentá-las;
  • depois de adicionar fertilizantes, vale a pena afrouxar a terra em uma panela para fornecer acesso de oxigênio às raízes;
  • você não pode fertilizar a cultura mais de uma vez por semana;
  • para flores jovens e no inverno, a dose de isca deve ser reduzida pela metade.

O gerânio é uma bela flor universal que, se mantida adequadamente, se deliciará com inflorescências exuberantes e um aroma agradável. Agora, sabendo como cuidar (o gerânio floresce melhor com os devidos cuidados) desta bela planta, não deve haver nenhum problema com seu cultivo.

Pin
Send
Share
Send