Muitas vezes, os residentes do verão se perguntam: o thuja ficou amarelo depois do inverno, o que devo fazer? Um arbusto desbotado é uma visão muito infeliz. Além disso, esse estado pode até levar à morte. Para evitar perder sua árvore favorita, você deve inspecioná-la cuidadosamente e estabelecer os motivos que levaram à perda de decoratividade. Quando a essência se torna clara, a árvore precisa ser salva com urgência. Como fazer isso, isso será discutido mais adiante.
Thuja ficou amarela após o inverno: o que fazer
Se após o inverno o thuja ficar amarelo como resultado da picada do gelo, é improvável que esses galhos sejam salvos, provavelmente eles terão que ser eliminados.
No entanto, na maioria das vezes o amarelecimento ocorre devido à falta de água. Nessa situação, a cor da árvore ainda pode ser restaurada. Para isso, a planta é abastecida com rega regular. No entanto, eles fazem isso com cautela, para não exagerar.
Árvore desbotada
Por que fica amarelo na primavera
Então, por que o thuja fica amarelo na primavera e o que fazer? Isso acontece por vários motivos. Os principais incluem:
- cuidado inadequado da planta;
- derrota por uma variedade de doenças e pragas;
- exposição a reagentes projetados para acelerar o derretimento do gelo;
- intensos escapamentos de carros;
- causas naturais.
Thuja seca: o que pode ser feito
Às vezes, jardineiros experientes ouvem de iniciantes: o que fazer - o thuja fica amarelo e seca? Assim que a árvore começou a secar, foi imediatamente necessário começar a salvá-la.
- É necessário cortar todos os galhos que conseguiram secar.
- O ponto de crescimento também é cortado em 10 ou 15 cm.
- A turfa ácida é derramada sob um arbusto em uma camada espessa (com um pH de 3-4).
- Juntamente com a turfa, o Bui conífero é introduzido sob a planta. Este remédio para 1 arbusto precisará de cerca de 20 g.
- Na primavera, a planta é pulverizada com epin, após duas semanas o zircão é usado.
Doença de Thuya
As doenças mais comuns do thuja, que provocam amarelecimento e murcha, e às vezes até a morte, são várias infecções fúngicas. Uma das doenças perigosas para os thuja são ferrugem, shute e praga tardia.
Revestimento branco em thuja
O revestimento branco do arbusto, que é acompanhado pelo aparecimento de amarelecimento e pela gradual deformação dos galhos, indica uma derrota por insetos chamados hermes. Esses parasitas estão relacionados a pulgões. Hermes mal atinge 2,5 mm de comprimento, mas é capaz de sugar todos os sucos da árvore e destruí-la. Para impedir que isso aconteça, os pesticidas usam produtos químicos como Actara ou Commander.
Importante! Se estamos falando de um thuja ocidental, que cresce em uma panela em um apartamento ou casa, não é recomendável usar esses medicamentos em ambientes fechados. Eles contêm substâncias tóxicas, então você precisa borrifar thuja na varanda e depois com muito cuidado.
Hermes
Doenças fúngicas
Thuja é suscetível a doenças fúngicas, portanto, ao plantar uma árvore no solo, é necessário tomar imediatamente medidas preventivas para evitar problemas futuros. Para fazer isso, o arbusto durante o plantio é tratado com uma solução de baseazol. Você precisa dissolver 10 g do medicamento em 10 l de água e ele está pronto para uso. Este tratamento pode ser repetido várias vezes ao ano.
Para informação! Se o thuja tem galhos secos, eles precisam ser cortados, e o local do corte deve ser tratado com uma solução a 5% de sulfato de cobre.
O líquido de Bordeaux ajudará a lidar com doenças fúngicas. Para fins preventivos, as plantas são tratadas com esta substância duas vezes por ano: no início da primavera e antes das primeiras geadas do outono.
Causas de escurecimento de thuja após o inverno
Não é difícil cultivar thuja, mas no processo de seu desenvolvimento você pode encontrar não apenas o amarelecimento das agulhas, mas também o seu escurecimento. Thuja escurece após o inverno por dois motivos:
- devido às doenças fúngicas acima mencionadas;
- devido à exposição às fezes de cães e gatos.
Para estabelecer a causa do escurecimento, é necessário estudar cuidadosamente as agulhas do mato. Quando infectada com fungos, a infecção se espalha gradualmente ao longo da fuga. As agulhas afetadas não escurecem imediatamente. Primeiro, ele terá uma tonalidade marrom.
No caso de animais, o arbusto escurece apenas no ponto de contato com as fezes. Na aparência, lembra salpicos de aquarela, espalhados aleatoriamente pela folhagem.
Preste atenção! Também acontece que a planta escurece imediatamente por duas razões - devido a cogumelos e animais.
Se não houver gatos ou cães no quintal, não exclua os efeitos dos movimentos intestinais. Os animais vizinhos podem recorrer invisivelmente ao thuja. As agulhas que sofreram com seus produtos vitais não se recuperam. Ela inevitavelmente tomar banho. Se um pequeno arbusto cresce no quintal e um cachorro grande vive, seus movimentos intestinais podem destruir o thuja. Se, pelo contrário, existe uma árvore alta e um cachorro pequeno, somente os galhos mais baixos podem sofrer.
Para salvar thuja de animais:
- Lave os galhos com água. Talvez seja possível lavar os restos de urina, em qualquer caso, isso certamente não irá prejudicar o mato.
- A planta é cercada por todos os lados para impedir o acesso de animais.
- O arbusto é tratado com aerossóis repelentes, vendidos em farmácias veterinárias. Em casa, improvisado significa que você pode usar pimenta moída, que nem gatos nem cães gostam.
- Galhos secos são cortados.
- O arbusto precisa ajudar a recuperar. Para fazer isso, é tratado com medicamentos que estimulam o crescimento. O zircão ou epina pode ser adequado, por exemplo.
Zircão
Preparativos para a prevenção de ferrugem e shute
Cuidados especiais após o inverno são fornecidos por um thuja com agulhas vermelhas, pois nesse caso a árvore pode ser afetada por doenças como ferrugem ou shute. Na maioria das vezes, essas doenças ocorrem na primavera e afetam as árvores jovens. No entanto, as infecções se espalham durante todo o ano e podem afetar plantas de diferentes idades.
Os galhos afetados precisam ser eliminados e a árvore tratada com fungicidas que contêm cobre. A pulverização é realizada em maio e durante o verão. Se este tratamento não ajudou, você precisa usar o Foundationazol. Eles não são pulverizados com arbustos, mas regados. Contra o uso de shute Topsin-M. Faça isso na primavera, assim que a geada terminar.
Phytophthora
Phytophthora é considerada a doença mais perigosa dos thuja. Esta doença afeta primeiro as raízes e, em seguida, a árvore começa a desbotar e secar. Seu tronco fica macio por dentro e fica coberto com um revestimento.
Phytophthora se desenvolve em solo úmido. Para fins preventivos, o solo é tratado com fungicidas contra ele. Se a planta já estiver afetada, ela só precisará ser desenterrada e destruída. A poda normal não ajudará aqui.
Importante! No local onde estava o thuja, um broto jovem não é plantado por vários anos, uma vez que a praga tardia pode viver no chão por um longo tempo, e as mudas serão novamente afetadas por esta doença.
Por que o thuja começou a perder seu efeito decorativo e começou a ficar amarelo
Quatro fatores podem afetar a aparência decorativa de uma planta:
- cuidados inadequados;
- causas naturais;
- doenças de thuja;
- pragas.
Aterragem errada
Thuja pode ficar amarelo devido à profundidade de aterrissagem selecionada incorretamente. Alguns residentes de verão são muito profundos ou expõem a raiz do pescoço.
Escassez de fertilizantes
Thuja rastejante precisa de nutrientes, no entanto, também é necessário alimentar-se com moderação. Um excesso de minerais no solo pode afetar negativamente a aparência do arbusto.
Como fertilizante orgânico para thuja, o estrume é adequado. É derramado com água na proporção de 1: 4 e insistido por cerca de 14 dias. Em uma árvore, você precisa de 3 litros dessa solução. Esse fertilizante não pode ser derramado sobre a base do barril. Eles molharam o solo ao redor da árvore.
Dos minerais, um biodo ou epin é usado.
Epin
Importante! O último curativo é realizado em agosto. Então a planta se prepara para as férias de inverno. Ele tem um processo de crescimento atrofiado. Se os brotos forem fertilizados, eles continuarão a se desenvolver e morrer no inverno.
Lista de razões naturais pelas quais Thuja fica amarelo
Mesmo se você seguir todas as regras e, por um longo tempo, prestar bons cuidados à planta, plantá-la e cultivá-la corretamente, as agulhas ainda poderão ficar amarelas. A razão para isso são fatores naturais:
- processo de envelhecimento. O ciclo de vida das agulhas dura de 3 a 6 anos. Depois disso, a árvore descarta sua folhagem. Ele gradualmente fica amarelo do porta-malas para o exterior. Existem muito poucas áreas amareladas porque não são muito visíveis;
- mudança de estação. Muitas variedades de arborvitae mudam de cor para dourado, vermelho ou marrom. A exceção é thuja smaragd, que, independentemente da época do ano, permanece verde.
Como retornar thuya olhar verde
Para retornar à sua beleza anterior, você precisa:
- garantir o regime de rega correto; no entanto, isso deve ser feito com cautela; a umidade excessiva também não beneficiará a árvore;
- cortar galhos danificados;
- fertilizante oportuno no solo.
Preste atenção! Se, ao examinar uma árvore, houver suspeitas de que o arbusto seja afetado por alguma doença ou tenha sido atacado por pragas, é necessário realizar um tratamento químico.
Thuja se importa se ficar vermelho depois do inverno
Para thuja, assim como para muitas plantas, as queimaduras na primavera são um grande perigo. Thuja após o inverno está muito enfraquecida, portanto, a permanência contínua no sol escaldante é extremamente indesejável. Além disso, na primavera, a neve ainda está no chão, da qual o raio é refletido, exatamente como no espelho, e queima ainda mais a folhagem tenra.
Para restaurar o mato, você precisa construir um pequeno abrigo para ele e fornecer rega moderada. Depois disso, o thuja certamente crescerá nova folhagem, ficará mais forte e encontrará completamente sua cor natural.
Para evitar esses problemas no futuro, você deve proteger o thuja do lado ensolarado com material que não deixe entrar os raios do sol, mas proporcionará boa circulação de ar. Para isso, você pode usar, por exemplo, ramos de abeto.
Queimadura de agulhas na primavera
Como reanimar thuja após o inverno
Muitas vezes, depois do inverno, é necessário ajudar a árvore em sua restauração. Para fazer isso, use o conselho de profissionais:
- eles divulgam o thuja, no entanto, colocam um abrigo acima dele que o protegerá da luz solar. Ou você pode cobrir o arbusto com gaze;
- umidade excessiva não beneficiará o thuja; portanto, a água é removida dele com a ajuda de ranhuras;
- o arbusto é tratado com epin;
- quando o tempo se estabiliza, os galhos secos são cortados.
Preste atenção! Em tais situações, os residentes de verão geralmente se perdem e perguntam como cortar o degelo na primavera. A resposta é bastante simples: você precisa dar à planta uma aparência elegante. Para fazer isso, é necessário afinar a coroa e eles começam a apará-la, dando forma. Para facilitar o desenvolvimento da coroa, corte os galhos que crescem para dentro.
Como alimentar thuja
Como alimentar o thuja para que o arbusto cresça e se agite rapidamente? É necessário fazer fertilizantes para thuja a partir do amarelecimento. É necessário alimentar a planta com nitrato de amônio. Para essa solução, você precisa de 1 colher de sopa. colher de salitre em 10 litros de água. Antes da fertilização, o solo é regado com água e, em seguida, uma solução de salitre é adicionada ao solo. Este procedimento é realizado apenas na primavera e depois não é mais necessário usar fertilizantes.
O que mais para fertilizar thuja na primavera
Na primavera, as arborvitas precisam de fertilizantes que contenham nitrogênio. Além disso, o mato precisa de macro e microelementos. Você pode usar diferentes curativos, disponíveis na forma líquida, na forma de grânulos ou pós. Os principais incluem: azofoska, platon, compo, multivit e outros. Deve-se ter em mente que a maioria desses medicamentos libera substâncias benéficas no solo por três meses; portanto, fertilize o solo com esses meios apenas uma vez por ano.
Pragas
Apesar do tuja ter forte imunidade, ainda não consegue resistir a algumas doenças e pragas. Os parasitas mais perigosos que não se importam de comê-lo são os ácaros e as mariposas mosqueadas.
Ácaro aranha
O ácaro é pequeno, por isso é difícil perceber. Na maioria das vezes são encontrados parasitas verdes, às vezes você pode ver indivíduos laranja ou vermelhos. O principal sinal de que esse parasita atacou tui era uma teia de aranha.
Ácaro aranha
Os insetos se reproduzem rapidamente, seis gerações podem aparecer durante o verão, sugam rapidamente o suco da arborvitae e seca. Para evitar a morte do mato, é necessário iniciar o tratamento nos primeiros sintomas da lesão. Se houver poucos parasitas, e eles apenas começaram a aparecer, você pode usar tinturas de dente de leão ou alho. Em situações avançadas, é necessário tratar o arbusto com produtos químicos. Na luta contra os ácaros, actellik, phytoverm, neoron, skelta, etc. são adequados.
Traça manchada
Agulhas marrons ou a morte do ápice no thuja geralmente ocorrem devido às larvas da mariposa. Para pôr seus ovos, o parasita atormenta a folhagem das agulhas. É muito difícil notar a praga devido ao seu pequeno tamanho. A mariposa salpicada mal chega a 4 mm.
Preste atenção! Para evitar alvenaria, o thuja, no final de junho, é pulverizado com drogas, que incluem piretróides. Pode ser mosquito anti-carrapato, tornado anti-carrapato, etc.
Se um thuja amarelo cresce no quintal, não fique imediatamente chateado. De qualquer forma, o que quer que aconteça com os arbustos não é uma razão para acenar com a mão em uma árvore e observar calmamente como ela morre. Na maioria dos casos, pode ser curado. É necessário fazer todos os esforços para que este perene verde recupere força e agrade novamente os olhos com sua vegetação.