De um grande número de espécies e variedades de begônia (lat. Begônia), cada produtor encontra uma planta ao seu gosto. A flor parece ótima não apenas no jardim, mas também no interior de edifícios residenciais. Tendo criado condições ideais para uma beleza tropical, ela não restringirá sua gratidão na forma de uma floração exuberante.
Begônia: atendimento domiciliar
O cuidado com a begônia não é muito diferente de cuidar de outras plantas com flores decorativas. Não requer muito tempo e atenção, mas mesmo em más condições de cultivo, não mostra toda a sua beleza. Para manter a saúde da flor, é necessário escolher o local certo no parapeito da janela, para garantir a rega e a umidificação regulares do ar.
Floração de uma das variedades de begônia
Primeiros passos - cuidar de begônias após a compra
Imediatamente após a compra, você precisará de um tratamento especial de begônia. Se você não realiza eventos especiais, a flor pode, na melhor das hipóteses, adaptar-se por muito tempo às condições do lar ou não causar inflorescências nos próximos anos, na pior das hipóteses - morrer.
Como cuidar da begônia em uma panela em casa, para que os brotos sejam ramificados e exuberantes, e a floração seja longa e brilhante:
- escolha o lugar certo para crescer. Se a flor foi trazida para a casa na primavera e no verão, o parapeito da janela no lado norte é melhor. Se a begônia apareceu na casa no período de outono-inverno, vale a pena dar preferência ao parapeito da janela ocidental ou oriental. O lado sul não é adequado para o cultivo, pois os raios do sol podem queimar folhas e levar a várias doenças da begônia;
- Não plante imediatamente em uma panela nova. Nas duas primeiras semanas a flor não precisa ser perturbada. Se a compra ocorreu durante o período de floração, ela não será tocada até que todas as inflorescências tenham caído. A begônia deve ser transplantada apenas quando o solo é pobre;
- cumprir com a quarentena. Por este conceito entende-se isolamento de uma planta de outras plantas. Isso é necessário para proteger outras flores domésticas de possíveis infecções se larvas de parasitas estiverem presentes na compra. Você precisa selecionar imediatamente um local de quarentena, pois é difícil tolerar a begônia;
- molhe-o. Não há necessidade de regar e fertilizar a planta nos primeiros cinco dias até que ela se adapte às novas condições. Para preencher o déficit de umidade, um vaso com água é colocado no parapeito da janela.
Se a begônia tolerar bem o período de adaptação, não haverá problemas no seu cultivo no futuro.
Escolhendo uma panela e o solo para plantar ou transplantar
A begônia doméstica é transplantada:
- após o período de adaptação após a compra;
- estimular a floração;
- com baixa qualidade do solo;
- no estouro;
- como as plantas crescem.
Preste atenção! A begônia interna cresce ativamente em solo universal ou especializada em violetas, que é rica em turfa. A terra deve passar bem pelo ar para evitar a deterioração da raiz.
O solo pode ser preparado de forma independente, porém trará muitos problemas e pouco benefício. No fundo do vaso, a drenagem deve ser feita com uma camada de pelo menos 2 cm.
Como e onde plantar begônia? Durante cada transplante, o vaso é selecionado 3 cm mais largo que o anterior. A planta é removida cuidadosamente com um pedaço de terra para evitar lesões no sistema radicular.
Alimentação regular
Begônia requer cobertura superior obrigatória durante a brotação. O fertilizante é aplicado durante todo o período de floração até o final. São utilizadas formulações complexas sem nitrogênio, adicionadas à panela duas vezes por mês.
Para informação! O nitrogênio é necessário para todas as plantas ornamentais, pois é responsável pelo desenvolvimento da massa decídua. Se você oferecer nitrogênio na begônia no momento da floração, ele perderá brotos.
Modo de temperatura
A flor da begônia adora a temperatura média do ar: no inverno, pode existir a 15 ° C, no verão, a 22 ° C. A planta não tolera calor extremo, como geada. Mesmo que a temperatura ultrapasse o conforto, será melhor que suas quedas acentuadas. Se você precisar transferir o pote para outras condições, é melhor fazê-lo gradualmente.
Rega adequada
O regime de rega depende da estação. No verão, as flores da begônia florescem em solo úmido, enquanto você deve tomar cuidado para não provocar estagnação da água e deterioração das raízes. A rega moderada é realizada aproximadamente uma vez a cada três dias. Se o tempo estiver quente e a panela estiver no lado sul, pode ser necessário regar diariamente.
No período de outono-inverno, a frequência de irrigação é reduzida, você precisa se concentrar no estado do coma na terra. Pode ser umedecido quando o solo superficial secar alguns centímetros.
Para a begônia, a melhor opção para irrigação é a impregnação do solo. Isso é feito da seguinte maneira: uma panela com furos é colocada em um recipiente de água, o próprio solo absorve a quantidade de umidade necessária.
Importante! Água destilada ou filtrada usada.
Umidade ideal do ar
Uma planta tropical está acostumada a um clima úmido; portanto, em casa, ela precisa fornecer condições semelhantes. Se não houver umidificador na casa, um recipiente com água é colocado próximo a ele. A segunda opção é umedecer, espalhando argila expandida úmida ou cascalho no palete. A umidade não deve cair abaixo de 60%.
Preste atenção! É proibido pulverizar as folhas da pistola, isso pode levar à secagem, à formação de manchas marrons nelas.
Luz suficiente
A begônia deve ser cultivada sob luz forte, enquanto o local é escolhido para que a luz direta do sol não caia nas folhas e brotos. No verão, a planta é sombreada com um dossel ou tule transparente.
Controle de Pragas e Doenças
Entenda que a planta está doente, você pode pelos seguintes motivos:
- brotos secos;
- queda de folhas;
- verduras desbotadas;
- falta de floração.
Para entender as causas da perda de sinais de vida na begônia, você precisa se familiarizar com doenças e parasitas comuns.
Folhas de uma planta doente
Primeiro de tudo, você precisa analisar as condições de crescimento da planta, muitas vezes ela começa a murchar devido à não conformidade com a temperatura ou as condições de luz.
Por que razões a begônia começa a doer:
- bordas das folhas secas - rega inadequada, bacteriose vascular;
- folhas e flores em queda - ar seco, rega insuficiente;
- brotos caindo, escurecimento de folhas e flores - estagnação da água no solo, pulverização;
- palidez das folhas - escolhendo o lugar errado para crescer, sombra;
- torção das folhas pelos lados - ar seco ou solo;
- secagem das folhas - falta de cobertura, ácaro;
- revestimento pegajoso nas folhas - insetos em escala;
- manchas cinza nas folhas - podridão cinza;
- revestimento branco nas folhas - oídio (provocar seu desenvolvimento de calor e ar seco).
Se foram encontrados insetos no solo ou em brotações, o tratamento é realizado apenas com a ajuda de inseticidas. O vaso é transportado para longe de outras flores para evitar infecções.
As pragas são inicialmente removidas mecanicamente, o solo é substituído. Você pode comprar um medicamento contra parasitas em uma loja de flores, o método e a frequência de uso estão indicados nas instruções.
Importante! É necessário não apenas remover os bugs existentes, mas também suas larvas.
Características dos cuidados com o inverno
No inverno, a planta proporciona paz. Quanto melhor a begônia tolerar o período de outono-inverno, mais brotará na primavera. Não há datas específicas em que seja necessário iniciar a introdução de uma flor na hibernação; você precisa observar a situação.
A temperatura do ar na sala deve ser mantida a 16 ° C, a rega é reduzida para uma vez por semana. Se a sala for superior a 22 ° C, a rega abundante for mantida, a planta continuará a crescer e se desenvolver.
Preste atenção! Devido à redução da luz do dia, os brotos perdem a cor e o alongamento.
Como cuidar de begônias no inverno: a panela é transferida para a luz brilhante, os raios do sol não são mais perigosos, eles não queimam folhas. Após o pôr do sol, a planta pode fornecer iluminação artificial.
Begônia no início da floração
De baterias e radiadores, é melhor mover a panela. Eles secam muito o ar, o que a begônia não gosta. Isso é repleto de secagem das folhas. Se não for possível escolher outro local para as flores, as fontes de calor são cobertas com um pano úmido, a evaporação da umidade fornecerá umidificação do ar. Deve-se tomar cuidado para garantir que a umidade não caia nas folhas, isso aumenta o risco de infecção pelo fungo.
Como plantar begônia em uma panela nova no inverno? Na estação fria, é melhor não perturbar a planta. O sistema radicular se adapta a novas condições por um longo tempo e, em um período de dormência e crescimento lento, pode não se enraizar.
Se a casa tem uma variedade de begônia que floresce durante todo o ano, não é necessário prepará-la para o inverno. Pelo contrário, eles fornecem temperatura do ar quente e uma fonte adicional de iluminação. Somente variedades de flores são alimentadas com fertilizantes minerais no inverno.
A begônia pode ser transplantada na primavera após o início da estação de crescimento.
O que fazer se a begônia não florescer
A begônia tem valor devido à sua floração exuberante. Se os botões não aparecerem na primavera, isso deve alertar o produtor e forçá-lo a tomar medidas adicionais.
Por que a begônia não floresce:
- rega excessiva ou insuficiente;
- falta de luz;
- condições inadequadas de temperatura;
- excesso ou falta de nutrição;
- rascunhos;
- mudança frequente de lugares.
Se a planta estiver enfraquecida, todos os nutrientes vão para manter sua vida, simplesmente não há força suficiente para florescer.
A segunda razão pela qual a planta não floresce é a infecção por parasitas. Se aparecerem pragas durante o período de floração, é provável que os brotos caiam rapidamente.
A planta será enfraquecida se no inverno não for fornecida com paz. É difícil desenvolver ativamente uma planta com flores durante todo o ano, portanto é necessário um descanso de três meses.
Acontece que a razão é mais profunda, que nem todo produtor adivinhará. A flor pode não ser adequada para o solo em que cresce, drenagem e até uma panela.
Para informação! Begônia floresce na idade adulta. Até que mais de cinco anéis se formem em seu caule, não haverá forças e nutrientes suficientes para colocar brotos. A reprodução também é realizada quando a planta cresce.
A floração pode ser estimulada. O horário de verão é artificialmente reduzido para 9 horas (a planta é coberta com um filme ou pano preto). Esse evento é realizado diariamente por duas semanas. Uma curta luz do dia ativa a brotação. Durante esse período, fertilizantes complexos são aplicados ao solo. Depois disso, o horário de verão aumenta cerca de 2 vezes. Uma vez que os botões se abrem, você pode parar de criar condições extremas.
Como as plantas podem ser iluminadas
Preste atenção! Antes da floração, os brotos são beliscados 2-3 vezes. Assim, todas as forças irão não para esticar os caules em altura, mas para plantar os botões.
Como cuidar depois que a begônia floresceu
O período de floração termina com o início do primeiro tempo frio. Botões murchados, folhas secas, brotos direcionados para dentro são removidos. Isso permite rejuvenescer a planta. Você precisa aparar as plantas com uma faca afiada e limpa, polvilhar os locais dos cortes com carvão ativado ou cinza de madeira.
Begônia flor pode ser admirada por um longo tempo, mas para a beleza da planta, ele precisa ajudar um pouco, fornecendo as condições de crescimento corretas. A beleza feminina, como também chamam de begônia, é despretensiosa, mas a ignorância de algumas nuances pode afetar negativamente o crescimento e o número de flores.