Lithops: cuidados domiciliares e métodos de reprodução

Pin
Send
Share
Send

Lithops são plantas que são freqüentemente chamadas de "pedras vivas". De fato, em sua aparência eles se parecem com pedras coloridas - isso era importante para a sobrevivência em condições de deserto. Na verdade, o próprio nome "lithops" veio de duas palavras gregas, que podem ser traduzidas como "a semelhança de uma pedra". Mas essas plantas foram descobertas apenas em 1811, quando o pesquisador da natureza William Burchell descobriu a primeira planta desse tipo na África do Sul. Na Europa, eles apareceram apenas no próximo século. Desde então, as suculentas lithops criaram raízes como flores de interior, mas não há muita literatura publicada sobre seu cultivo.

Como é o lithops e para qual família

Muitos jardineiros amadores que vão cultivar lithops estão interessados ​​em atendimento domiciliar em primeiro lugar. No entanto, primeiro você precisa entender a teoria do problema.

Lithops de mármore - um dos mais comuns

Lithops - plantas que parecem pedras, pertencem à família Mezembriantem. Para a maioria dos não especialistas, isso ainda não significa nada; portanto, é importante observar que os lithops são suculentas, ou seja, "pedras vivas" e são uma variedade de plantas no solo. Na natureza, são comuns em desertos arenosos e rochosos. Além disso, seu habitat é a África do Sul, Namíbia e Botsuana. Este cacto e a "pedra viva" são diferentes um do outro.

A parte aérea da planta suculenta do Lithops é um ou mais pares de folhas fundidas entre si, bastante carnudas e suculentas. Eles formam um tipo de corpo que se assemelha a pedra e, em algumas espécies, é mais provável que seja um cogumelo sem chapéu.

Interessante! A cor e o padrão nas folhas de cada espécie dependem amplamente da cor dessas pedras, entre as quais essa variedade de suculentas cresce em seu habitat natural. Esse é um dos métodos de imitação, que permite que a planta se perca em solo pedregoso e não se torne presa de animais ou pássaros.

Apesar do disfarce, em uma planta como o lithops, as flores podem ser muito interessantes. É curioso que só essa suculenta floresça muito raramente. Mas um grupo de plantas, e mesmo plantadas em um vaso ou vaso, dá flores com mais frequência. É difícil fazer uma descrição deles, pois eles podem variar significativamente entre diferentes espécies. Suas pétalas costumam ser brancas (às vezes com um tom rosado) ou amarelo. Espécimes de laranja são muito menos comuns.

É importante lembrar uma característica da planta, que afeta as condições de sua manutenção e a escolha do vaso - ela desenvolve botões laterais; portanto, em vez de um par de folhas novas em condições favoráveis, duas podem se formar ao mesmo tempo. Além disso, qualquer formação que consiste em um par de folhas pode novamente dar origem a duas plantas ao mesmo tempo, de modo que, depois de um tempo, uma colônia inteira dessas “pedras” possa se formar no recipiente.

Além disso, ao contrário de outros tipos de suculentas, na maioria dessas plantas a largura e altura de um par de folhas, chamado corpo, não excede 5 cm, e o sulco entre elas raramente é profundo.

Variedades comuns

Yucca: cuidados domiciliares e métodos de propagação de plantas

Hoje, muitos litops são descritos, as espécies são classificadas. Em casa, longe de todos eles são criados, mas apenas os mais despretensiosos e bonitos. Por exemplo, os jardineiros que cultivam esse tipo de suculenta podem prestar atenção a várias espécies, descritas abaixo.

Lithops beautiful

Esta variedade distingue-se por um corpo bastante grande, cuja altura atinge 5 cm.A cor da parte "pedra" é amarelo-acastanhada, o padrão apresenta uma tonalidade ainda mais escura. Entre as folhas é uma fenda bastante profunda. O lado superior é convexo. Nesse corpo, grandes flores de até 5 cm de diâmetro podem florescer com flores brancas de aroma delicado pronunciado,

Mármore de Lithops

Tem um corpo cinza-esverdeado, mas o padrão possui uma tonalidade mais clara que se assemelha a um padrão na superfície do mármore natural. O diâmetro de um par de folhas é de até 2 cm e o ápice não é tão redondo quanto o das espécies anteriores, mas você nem pode chamá-lo de plano. A flor é semelhante à descrita acima, mas é menor - até 3 cm de diâmetro.

Lithops Aucamp

Esta é uma espécie que cresce na África do Sul, na região do Cabo. Foi nomeado em homenagem a Juanita Aucamp, que descobriu essas plantas na fazenda de seu pai no século XX. Sua cor é dominada por tons marrom-enferrujados, embora existam espécimes de tonalidade verde ou cinza-azulado. Suas flores são amarelas, atingindo um diâmetro de 4 cm. Existem muitas variedades dessa variedade em particular, por exemplo, Beryl de Betty, Hikoruby e outras, mas na maioria são coletadas apenas por colecionadores experientes.

Lithops Aucamp

Fuller. Esta espécie parece interessante e até um pouco alienígena. Seu corpo é sempre mais largo que alto. Quanto à cor, ela pode ser do cinza azulado ao amarelo acastanhado com um padrão verde, geralmente a superfície está coberta de pontos vermelhos.

É importante! Para criar uma bela composição em uma panela, você pode comprar uma mistura de sementes - Lithops Mix. Como regra, as amostras mais antigas têm diferentes tonalidades e padrões no corpo.

Embora cactus e lithops sejam semelhantes, na verdade há uma diferença significativa entre eles. A "pedra viva" não tem espinhos que lhe dariam proteção adicional.

Lithops Fuller

Características do atendimento domiciliar

Os litops de "pedras vivas" são bons por serem bastante despretensiosos. Embora cresçam em estado selvagem na África do Sul, sua região ainda é caracterizada por uma mudança de estação. Comparado ao Hemisfério Norte, parece que tudo está acontecendo ao contrário - o inverno e o verão mudam de lugar. Mas as plantas respondem à temperatura ambiente e ao horário de verão, e não às datas do calendário. Assim, os lithops podem fornecer cuidados com bastante facilidade. O principal é observar várias regras básicas.

Temperatura

Pedilanthus: cuidados domiciliares e métodos de reprodução

Embora essas plantas suportem altas temperaturas em condições naturais, isso não significa que elas precisam fornecer o mesmo calor em casa, especialmente porque ao mesmo tempo elas parecerão letárgicas e, por assim dizer, apáticas. Condições especiais são necessárias apenas durante o período de descanso, que no hemisfério norte dura de janeiro a março. Então a temperatura ideal é de + 12-14 ° C. Embora essas plantas possam suportar até geadas, você não deve deixá-las por muito tempo em uma varanda sem aquecimento.

Iluminação

Esta é uma planta muito fotófila. É melhor plantá-lo onde receba iluminação estável. Mas, ao mesmo tempo, ainda não vale a pena deixá-lo sob os raios diretos do sol por um longo tempo, especialmente no verão - então você precisa protegê-lo pelo menos por um tempo.

Rega

Os jardineiros iniciantes estão sempre interessados ​​na questão de como regar adequadamente os lithops, porque em condições naturais eles crescem no deserto e, portanto, por longas semanas, eles podem não receber umidade. De fato, a resposta depende sempre do período de desenvolvimento suculento, os lithops não são exceção. Portanto, durante o período de descanso, a rega não é realizada.

Durante o período de crescimento, que ocorre de abril a junho, você precisa regar as plantas com cuidado para evitar o apodrecimento das raízes. É melhor garantir que a água caia apenas no solo ao redor da planta e não na planta suculenta.

É especialmente importante garantir que não haja líquido na fenda entre as folhas. Mas as gotas não devem permanecer na superfície; caso contrário, em um dia ensolarado, elas funcionarão como lentes e, em seguida, uma queimadura se formará no corpo da planta.

Importante! Durante o crescimento, os litops são regados em média uma vez a cada duas semanas. Para que a água não caia sobre o corpo da "pedra viva", mergulhe a panela por um curto período de tempo em um recipiente com água morna, para que as próprias raízes possam absorver a umidade.

Umidade

Durante a dormência, a planta precisa de ar seco. Nos meses restantes, a umidade moderada do ar criará condições ideais.

Solo

Embora essas plantas se sintam bem em quase qualquer mistura de terra, o solo ainda é importante para elas. A melhor opção é uma mistura de solo projetada especificamente para plantas suculentas. Outras opções funcionarão, mas é preciso lembrar que o substrato deve passar bem pela água. O fato é que os litops, especialmente se ainda não tiveram tempo de fortalecer bem suas raízes, tendem a decair, mesmo com uma pequena pausa. Então a drenagem é muito importante.

É importante! Além do solo, você precisa escolher a casa certa para esta planta. A panela deve ser tal que eles tenham espaço suficiente para as raízes. Quanto mais espaço - maior será o corpo da "pedra viva" e mais voluntariamente as plantas formarão arbustos. Obviamente, se o florista deseja obter um jardim em miniatura, pelo contrário, você deve escolher um vaso de pequeno diâmetro.

Você pode plantar plantas sozinho, em famílias ou criar misturas - será fácil cuidar disso em qualquer caso.

Lithops Mix

Top vestir

Esta flor praticamente não precisa de alimentação. Mas para uma floração mais abundante, você pode usar fertilizantes projetados para cactos.

Quando e como floresce

Radermacher: cuidados domiciliares e métodos de reprodução

O processo de floração dessas plantas pode parecer muito impressionante. Quando eles estão se preparando para florescer, a fenda entre as folhas começa a aumentar de tamanho. Às vezes isso acontece literalmente diante de nossos olhos. Então uma “língua” aparece dela - é uma sépala; ela se transforma em uma flor real, em média, duas semanas após o momento de sua primeira aparição.

Período de floração

Começa na maioria das espécies no final do verão, e é por isso que é tão importante fornecer boa iluminação em agosto. No entanto, existem plantas com um período de floração posterior, que ocorre na segunda metade do outono. Curiosamente, em quase todas as espécies, as flores florescem ao meio-dia. Em geral, o período de floração desta planta dura cerca de uma semana, após o que novamente as suculentas se transformam em pedras.

Métodos de criação

Existem duas formas principais de propagar litops - sementes e mudas de brotos. Tradicionalmente, a segunda opção é considerada a mais simples. No entanto, alguns especialistas acreditam que apenas o crescimento de lithops a partir de sementes em casa os ajudará a entender melhor e obter as amostras mais bonitas.

Germinação de sementes

Uma semente de lithopsis retém a germinação por um período muito longo. Vários estudos mostraram que, quando armazenadas em local seco, mesmo após 20 anos, as sementes podem germinar.

É importante! Obviamente, o local ideal para armazená-las é uma fruta que se parece um pouco com uma cápsula.

Mas na maioria das vezes eles são removidos de lá e secos em um guardanapo de papel. Você pode semear essas plantas em qualquer época do ano, mas o melhor de tudo - mesmo assim, levando em consideração as características naturais do desenvolvimento.

Um algoritmo passo a passo será semelhante à germinação de outras sementes:

  1. pequenos recipientes de plástico são selecionados para a semeadura,
  2. enchem os vasos com um substrato para suculentas, apenas mais cuidadosamente peneirado que o normal,
  3. as sementes são distribuídas uniformemente sobre a superfície do substrato,
  4. polvilhe-os com uma fina camada da mesma terra,
  5. cubra os vasos com filme plástico para fazer uma pequena estufa.

Mudas de Lithops

<

Não é difícil cultivar lithops a partir de sementes. A cada dois dias, as colheitas descritas devem ser “arejadas”, abrindo o filme e pulverizadas levemente com água. Se a planta estiver bem, suas folhas serão macias. Independentemente da variedade, eles terão um tom mais escuro ou marrom. Folhas verdes muito suaves e brilhantes indicam a fraqueza da "pedra viva".

Transplante de plantas

Se plantar uma planta é um assunto sério, o transplante é extremamente raro. "Pedras vivas" são excelentes no mesmo recipiente por muitos anos. Isso é feito apenas se for necessário solo fresco, porque o solo antigo já está esgotado e a planta parou de florescer, e também quando os lithops crescem rapidamente e começam a subir acima do nível do recipiente.

Com os devidos cuidados, os lithops o deliciarão com cores delicadas.

<

Nesses casos, a planta é literalmente sacudida do vaso antigo, mas com muito cuidado. As raízes são libertadas da mistura do solo, as partes secas são cortadas. Imediatamente você precisa verificar a flor em busca de pragas. Enquanto isso, uma camada de drenagem é derramada no fundo da nova panela e o solo preparado é colocado em cima. Então, os lithops começam a ser baixados para um novo recipiente, enquanto seguram com uma mão e com a outra, enchendo suavemente as raízes com uma mistura de barro. É importante que fique plana. A superfície pode ser decorada com uma camada de areia decorativa. Como outras suculentas, a flor não deve ser regada imediatamente após o transplante.

Se você seguir as regras básicas do cultivo, o lithops poderá se tornar uma planta companheira real que viverá na casa por várias décadas, agradando a atenção com a perfeição e elegância das formas.

Pin
Send
Share
Send