Floxes são as plantas ornamentais mais populares para canteiros de flores. O mais amado por muitos phlox entrou em pânico no Blue Paradise. É extraordinariamente bonito, marcante em sua cor azul profunda, brilhando de azul pálido a tons roxos escuros. Surpreende com grandes cúpulas exuberantes de inflorescências, tem um agradável aroma delicado e não requer cuidados complicados.
História e descrição da variedade
Phlox Paniculata Blue Paradis é uma erva ornamental perene que pertence ao gênero Phlox, uma espécie de Phlox paniculada. Crescido em todo o mundo, mas sua terra natal é a América do Norte. A história da variedade começou na Holanda em 1995. Não foi criada, a flor foi encontrada pelo famoso criador P. Udolf. Ele encontrou esta flor nos canteiros de seu amigo, que cultivava flores para cortar. Não há patente para esta variedade.
Phlox Blue Paradis
Para informação! Blue Paradise é o vencedor e vencedor de muitas exposições especializadas. Valorizado pela resistência a doenças, resistência ao inverno, alta decoratividade.
Blue Paradise é um flox azul profundo. Ele muda de cor dependendo da hora do dia e do clima, por isso também é chamado de camaleão. À tarde, as flores são de cor lilás com um centro mais claro e um anel lilás-lilás; à noite ficam azuis escuros, enquanto o centro da flor fica azul com mais força; pela manhã e em tempo nublado, são azuis-azuis com um anel roxo escuro.
Paradis azuis à noite
O arbusto é semi-espalhado, estável, cresce rapidamente. A altura do mato varia de 70 a 120 cm, dependendo do solo e das condições climáticas do cultivo. As hastes são verde escuro, durável. Folhas foscas estreitas alongadas com um pico agudo. A inflorescência pode ser redonda ou cônica até 40 cm de diâmetro, densidade média, consiste em flores com diâmetro de 3,5 a 5 cm com pétalas ligeiramente onduladas. Cada flor tem cinco pétalas. Tem um aroma agradável. Phlox floresce por um longo tempo, até 45 dias, começando em julho e até a primeira geada.
Em um lugar, o mato pode crescer até cinco anos, então é necessário desenterrá-lo para dividir o rizoma com uma faca afiada em vários arbustos, ao mesmo tempo separando as raízes, deixando as mais saudáveis, e plantando-as em canteiros em um novo local. É melhor fazer isso na primavera ou no início do outono.
Preste atenção! O flox destina-se ao cultivo em canteiros e canteiros, para corte, utilizados no projeto paisagístico.
Características do Phlox paniculata Blue Paradise
O flox em panículas Blue Paradise é ideal para o cultivo em canteiros de flores. Sua cor azul traz paz e harmonia a qualquer cor. Os vizinhos mais notáveis dos canteiros de flores serão: Phlox White Admiral (branco), Phlox Magic Blue (azul), Windsor (rosa profundo) Phlox Blue Boy (lavanda).
O Blue Paradise é fotófilo, mas é melhor escolher um local onde os raios do sol sejam dispersos para preservar a aparência decorativa das folhas e aumentar o tempo de floração. Um lugar ligeiramente protegido pela copa de uma árvore é perfeito. Um recanto também é necessário, uma vez que o flox não tolera correntes de ar e ventos.
O sistema radicular é perene, bastante poderoso, localizado nas camadas superiores do solo, mas, apesar disso, é resistente ao inverno. A parte verde do mato morre após a primeira geada e precisa ser podada. A variedade é resistente ao gelo, não precisa de abrigo no inverno, não tem medo de geadas na primavera e começa a acumular massa verde imediatamente após a neve derreter.
Importante! Blue Paradise é resistente a várias doenças fúngicas, muito apreciadas pelos jardineiros. Phlox precisa de solo constantemente úmido, eles não podem ser deixados sem água, especialmente em dias quentes.
Como salvar mudas antes de plantar no chão
O Phlox Blue Paradise não gosta de superaquecimento de raízes, portanto, cultivá-lo em um recipiente é muito difícil. É melhor não comprar mudas com antecedência. Se não foi possível na loja passar a embalagem com as raízes, primeiro você precisa inspecionar cuidadosamente a embalagem com a planta antes de comprá-la.
Ao escolher uma muda de flox, você deve prestar atenção a alguns detalhes:
- o material de enchimento (turfa ou serragem) deve estar levemente úmido;
- as raízes caberão apenas limpas, saudáveis, não muito secas, nem podres;
- não deve haver manchas de mofo, áreas escorregadias, sinais de doença;
- a raiz deve estar inativa sem processos brancos;
- os brotos de crescimento devem estar visíveis.
Se o rizoma das mudas foi comprado com antecedência no final do inverno ou no início da primavera, surge a questão de como salvá-lo antes de plantar no solo. Após a compra, é necessário inspecionar as raízes, tratar com fungicida, colocar em um saco e cobrir com turfa levemente úmida. Faça furos no saco e coloque na geladeira, de preferência na bandeja de vegetais. A temperatura ideal para armazenar mudas de flox Blue Paradise 1-3 ° C.
Se os rins já acordaram, é melhor colocar a coluna em uma panela e também na geladeira. Uma temperatura de 3-5 ° C é adequada. Antes de plantar, você pode beliscar o sistema radicular silenciosamente para que a flor construa as raízes laterais. Se possível, vasos com rins para incubação podem ser colocados em uma varanda envidraçada. O principal é que a ameaça de geada passou. A temperatura de armazenamento deve ser positiva. Em maio, uma planta já cultivada é plantada no solo.
Raízes flox
Características das variedades de plantio
Para que o broto de flox Blue Paradise se enraíze e agrade por muito tempo sua beleza (em um local cresce 4-5 anos), atenção especial deve ser dada ao plantio.
Seleção de um local para flox
O Phlox Blue Paradise adora solos úmidos, soltos e férteis e sombra parcial leve em um local fresco e sem correntes de ar. Portanto, é melhor plantá-lo perto de árvores ou arbustos, mas para que a luz solar difusa em quantidades suficientes caia sobre a planta. Em uma área com muita sombra, as inflorescências ficam pálidas e soltas ou param completamente de florescer.
Preste atenção! Você não pode plantar flox perto de uma bétula, abeto ou lilás, o sistema radicular é tão poderoso que pode abafar as raízes das flores. É melhor fazer um canteiro alto com uma inclinação para evitar a estagnação da água que a planta não tolera.
Preparação do solo
A flor ama o solo argiloso, argiloso e preto. O local de pouso do phlox de Blue Paradise é preparado no outono e durante o pouso de outono, três semanas antes do pouso. Em setembro, eles cavam a terra, removem lixo e ervas daninhas, fazem húmus ou compostagem na baioneta de uma pá. Se o solo for pesado, areia é adicionada ao húmus e, se for ácida, cal (200 g por 1 m²). Também é recomendável colocar imediatamente fertilizantes minerais e cinzas de madeira.
Phlox landing
Uma planta é plantada em uma cova preparada de 25 a 30 cm de profundidade a uma profundidade de 3-5 cm desde o colo da raiz até a superfície da terra. A distância entre as plantas é de 40 a 60 cm. Quando cultivadas a partir de sementes, a semeadura é iniciada na segunda quinzena de março, os primeiros rebentos aparecem em duas semanas e, após três semanas, você pode proceder à colheita.
Rega
Quando o solo seca, as folhas da planta perdem a decoratividade, secam e caem, o tempo de floração é reduzido. É necessário garantir que o solo permaneça sempre um pouco úmido, mas sem estagnação da água. É necessário regar debaixo da raiz, sem cair nas folhas e inflorescências à noite.
Importante! Após a irrigação, é necessário um afrouxamento obrigatório do solo, o que impedirá novamente a estagnação da água e saturará as raízes com oxigênio.
Top vestir
Para um crescimento saudável e uma longa floração, basta alimentar a planta apenas duas vezes:
- na primavera, durante o crescimento das plantas, fertilizantes nitrogenados são aplicados para um desenvolvimento mais intensivo;
- no meio do verão, são necessários fertilizantes minerais complexos (o fósforo dará saúde às plantas e o potássio melhora a floração) e uma solução de uréia sob a raiz.
Preste atenção! A Phlox paniculata Blue Paradise gosta muito de processar com uma solução de cinzas (para 2 litros de água, 300 g de cinza de madeira), com a qual a planta é regada pela raiz. O estrume fresco da planta é estritamente contra-indicado, pode levar à formação de podridão e morte do mato.
Poda
O flox é cortado após a floração a uma altura de cerca de 10 cm do solo. Eles também praticam poda de primavera. Os brotos são deixados para o inverno para deter a massa de neve. As hastes cortadas são queimadas e o arbusto é tratado com fungicidas.
Poda de flox de inverno
Preparando flox para o inverno
O Phlox Blue Paradise é resistente ao gelo e não requer muito esforço na preparação para o inverno. Para aumentar a resistência ao gelo, é recomendável adicionar fertilizantes à base de potássio no final de agosto. Os arbustos cortados dão um pouco de terra ou polvilhem com húmus. Em seguida, cubra com galhos ou ramos de abeto para segurar a neve. Se a cobertura de neve for pequena, jogue neve no canteiro para uma proteção mais confiável das plantas.
Proteção contra doenças
Embora o phlox Blue Paradise seja bastante despretensioso, mas também precisa de proteção contra doenças. Uma das doenças mais comuns é o oídio. É fácil reconhecê-la por manchas brancas que crescem rapidamente. É necessário cortar e destruir as folhas doentes e tratar o arbusto com um fungicida. O líquido Bordeaux é uma maneira comprovada de controlar o oídio.
Oídio
Entre as pragas, as mais perigosas para o flox são os nematóides. Vermes microscópicos que vivem nas hastes podem levar à morte da flor. Para combatê-los, é necessário podar o mato, queimar os caules e tratar o solo com nematicidas.
Cuidar do flox é simples, e o resultado na forma de tampas perfumadas azuis agradará ao longo de 1,5 a 2 meses de verão de ano para ano. O principal é escolher o local certo para o plantio e fazer fertilizantes adequados.