As mudas de Hosta são muito caras. Eles podem ser obtidos independentemente de uma planta já adulta. O hospedeiro, cuja reprodução é possível de várias maneiras, geralmente cria raízes bem. Como executar o procedimento corretamente está descrito abaixo.
Descrição da flor
Uma planta herbácea perene da família Liliaceae é nativa da Ásia. Cresce de maio a meados do outono. Sua beleza é em folhas decorativas: podem ser arredondadas, estreitas ou em forma de coração; a cor é verde claro ou escuro, cinza-azul, amarelo, azulado, tons de vermelho; a textura é lisa ou irregular, brilhante ou fosca. As bordas das folhas podem ser bordas ou onduladas, a ponta torcida. Nas próprias folhas existem faixas amarelas de diferentes formas e tamanhos.
Como são as flores?
As folhas crescem das rosetas das raízes e se juntam nos arbustos. A anfitriã é despretensiosa, tolera o frio e até adora sombra, pela qual recebeu o título de Rainha do Jardim das Sombras. Altura média 50-80 cm (royal, Saint Paul, Atlantis); dependendo da variedade, os arbustos podem crescer até 2 m (Saga, Rainha dos Sonhos, Big Deaddy) ou apenas 5 cm (Delia, Little Jim, Blue Ice).
Floresce do meio do verão ao meio do outono. As inflorescências são coletadas em pincéis, as flores em forma lembram sinos ou funis largos e têm um aroma rico. As flores de Hosta são brancas, roxas, rosadas ou azuis. Os pedúnculos crescem até 1 m de altura. O hospedeiro não requer cuidados especiais no cultivo, tolera o transplante, é resistente a pragas e doenças, pode crescer até 10 anos em um local e o ciclo de vida completo - 20 anos. O rizoma é denso, com raízes filiformes.
O anfitrião é combinado com muitas outras flores do jardim: íris, peônias, lírios, kobe, medunitsa, tem uma ótima aparência em composição com samambaias e coníferas.
Para informação! O nome científico para hosts é função. Existem até 40 espécies. Na natureza, o hospedeiro pode ser encontrado em áreas de água: margens de rios, lagos, pântanos.
Como o host se propaga
Métodos de propagação do host:
- divisão do mato;
- sementes;
- estacas;
- teste de reprodução.
A última opção é considerada a mais eficaz, é usada na indústria. A essência do processo está no cultivo de mudas em tubos de ensaio. O método é dividido em microclonal e meristêmico.
Durante a propagação microclonal, a parte aérea ou broto de uma planta é colocada em um ambiente artificial, onde são mantidos os indicadores necessários de luz, temperatura e umidade. As mudas cultivadas são adaptadas às condições externas.
A reprodução meristêmica é projetada para melhorar a planta. Aqui, as células renais profundas (células meristemáticas) estão envolvidas, elas têm uma quantidade mínima de vírus e doenças. A planta é curada usando um microscópio: o tecido meristêmico é isolado e colocado em um ambiente artificial, onde as células dão vida a novos brotos. Eles são cuidadosamente verificados quanto a infecções e apenas amostras totalmente saudáveis são usadas para procriação posterior.
As mudas cultivadas por esses métodos podem até ser uma nova espécie e não preservam as características varietais da planta mãe, pois o ambiente artificial as afeta. Sim, o processo é complexo, requerendo equipamentos especiais, portanto está além do poder do produtor comum.
Quando e como propagar um host dividindo um arbusto
Ao dividir o mato, apenas uma planta adulta e saudável é propagada. Quanto maior o arbusto, maior a divisão. Para fazer isso, cave o arbusto inteiro. Em um lote deve haver várias saídas com folhas. Eles são plantados na mesma profundidade em que a planta-mãe cresceu. A distância entre as plantações deve ser mantida em cerca de 30 cm. As plantas plantadas são regadas abundantemente e cobrem o solo com serragem ou grama seca para uma boa sobrevivência.
Quando compartilhar o host? O melhor momento para dividir o mato:
- início de maio;
- qualquer mês do verão;
- início de setembro.
Importante! Ao se dividir no outono, a planta é minimamente danificada, pois o sistema radicular está em um estágio adormecido.
Você pode plantar um arbusto quando estiver totalmente maduro. Um sinal claro do assentamento necessário é quando o centro da coroa começa a encolher.
Um arbusto pode formar até cinco anos. Uma planta jovem não mostra suas características varietais, elas surgem à medida que crescem. Portanto, transplantes frequentes são indesejáveis, pois você não pode esperar pelos recursos variados do host. A primeira vez que você pode dividir o mato após 4-5 anos.
Como dividir um host
Das ferramentas de jardim, escolha a certa. É melhor trabalhar com um arbusto grande com uma pá, com um pequeno com uma faca com dentes, e com uma raiz grande usar uma serra para metal (o corte é tratado com cinzas ou carvão moído, a fim de evitar processos de deterioração).
Antes de retirar a planta do chão, um círculo com um diâmetro de 10 cm é cortado ao redor, se o arbusto for pequeno, e 30-35 cm, se o arbusto for grande. Em seguida, eles colocam uma pá debaixo da raiz com uma pá e extraem cuidadosamente uma planta com um pedaço de terra.
Você precisa dividir o host com cuidado, para danificar o mínimo possível o sistema raiz. As raízes pequenas são cuidadosamente divididas à mão, as mudas grandes são divididas com uma faca com cravo.
Importante! Não é a raiz que precisa ser cortada, mas a base.
As variedades de crescimento lento são melhor divididas em grandes partes, e as variedades de crescimento crescente crescerão mesmo a partir de uma única saída. É indesejável que o arbusto inteiro se divida em mais de quatro partes.
Raízes
Importante! Para ver todo o sistema radicular, antes de rachar, ele pode ser lavado com água.
As parcelas são inspecionadas quanto a danos e doenças e os locais suspeitos são removidos.
O solo é preparado no outono ou um mês antes do plantio: cavar e adicionar fertilizante. Fertilizantes minerais são aplicados em solos pobres.
Delenki plantou na mesma profundidade em que a planta-mãe cresceu. No fundo do buraco, algumas cinzas são derramadas. A distância entre as plantações deve ser mantida em cerca de 30 cm. As plantas plantadas são regadas abundantemente e cobrem o solo com serragem ou grama seca para uma boa sobrevivência.
Como cobertura de primeira, você pode usar infusão de verbasco. Certifique-se de soltar periodicamente o solo e remover as ervas daninhas.
Preste atenção! Delenki não pode ser plantado no local antigo, pois as mudas se enraizarão por um longo tempo e provavelmente morrerão.
Você pode obter delenki sem cavar o arbusto inteiro. Para fazer isso, escolha uma ou mais tomadas fortes. Eles são desenterrados do lado de fora e cuidadosamente separados do arbusto-mãe. O vazio resultante é preenchido com fertilizante, a planta é regada abundantemente. O dividendo resultante é plantado primeiro em uma cama preparada para o cultivo e depois transplantado para um local permanente.
Divisão
Propagação de hospedeiros por folhas
O processo é simples e rápido de executar. Melhor época para procriar:
- meados da primavera;
- o começo do verão.
Este método de reprodução não danifica o sistema radicular e preserva as características varietais da planta.
Em brotos jovens, corte a roseta com parte do rizoma usando uma faca afiada. A fatia é tratada com areia. A saída cortada é plantada em estufa ou local sombreado e coberta com uma garrafa. As folhas prolongam-se por 3-4 semanas.
Importante! Durante o crescimento, o hospedeiro é regado à medida que o solo seca. A garrafa da planta pode ser removida por 1-2 horas por dia.
Quando a planta cresce, é transplantada para um local permanente. A terra precisa ser compactada, abundantemente regada e plantada. O último se aplica apenas a variedades médias e gigantes, pequenas e anãs desse procedimento podem morrer.
Como cultivar uma série de sementes
Como o host é propagado pela semente? A planta é difícil de propagar pelas sementes, pois apresentam baixa germinação. Dessa forma, as variedades de crescimento lento são propagadas e algumas não florescem e, portanto, não podem produzir sementes. Muito também depende das condições climáticas. Sinais variados de hospedeiros cultivados em sementes aparecem após 4-5 anos.
As sementes de Hosta podem ser compradas ou coletadas de um arbusto existente. Eles amadurecem dentro de 6-8 semanas após a polinização. Caixas maduras ficam marrons e rachadas, geralmente no final do verão ou outono.
Preste atenção! A maioria das variedades brota fortemente de sementes. Eles crescem bem, por exemplo, Revolution, Sharmon, Allegan Fog.
Para a máxima evaporação da umidade, as sementes são secas a alta temperatura e armazenadas a 20-40 ° C. Alguns jardineiros acreditam que as sementes crescerão muito melhor se forem mantidas por dois meses em ambiente frio (deixadas na geladeira de fevereiro até o plantio).
O solo pode ser comprado ou misturado independentemente da turfa, periculita e vermit, em proporções iguais.
Importante! Solo e recipientes para plantio estão sujeitos a desinfecção.
Como recipiente, panelas, gavetas, xícaras ou cassetes com células vendidas em uma loja de flores são adequados. Eles são tratados com álcool medicinal. Uma camada de drenagem é necessária na parte inferior.
O solo para a semeadura deve estar solto, sem caroços. O recipiente é enchido com a mistura pronta (devem ser incluídos turfa e perlita) e vertido com uma solução de permanganato de potássio e evaporado em banho-maria por meia hora. Então deixe o solo esfriar.
É desejável semear sementes precisamente com mudas em recipientes, e não em estufas, estufas ou áreas abertas.
As sementes são plantadas em janeiro. Antes do plantio, são embebidos em um estimulador de crescimento (epina, raiz, zircão) ou uma estratificação mensal é realizada a uma temperatura de 5 ° C, uma vez que as sementes germinam muito mal.
Plantado a uma profundidade de 5-7 mm. Tecnologia de aterrissagem adequada:
- Compacte a terra.
- Plante as sementes.
- Polvilhe com perlita.
- Selar.
Isso garantirá um bom contato das sementes com o solo. Violar a terra não vale a pena, deve estar solto. É nivelado e ligeiramente compactado. Desembarques prontos são cobertos com um filme.
A uma temperatura de cerca de 20 ° C, os primeiros rebentos aparecem em duas semanas.
Hospedeiros de mudas
Pequenos brotos devem ser protegidos do sol, regados moderadamente e remover o condensado do filme.
Mudas
Quando as primeiras folhas aparecem, as mudas são transplantadas para outros recipientes previamente esterilizados com solo nutriente. Eles são regados abaixando os recipientes em recipientes com água (método de baixo para cima) e deixados nessa forma até que o solo esteja completamente saturado com água.
Importante! As mudas precisam ser gradualmente endurecidas e acostumadas à luz solar, diminuindo a temperatura e deixando brotos regularmente ao sol. Também é necessário periodicamente remover o filme. Você pode removê-lo completamente uma semana após o transplante.
Agora, os brotos estão prontos para a sobrevivência independente. É importante escolher um bom lugar para eles, o anfitrião não tolera rascunhos, gosta de sombra parcial, algumas variedades e prefere crescer em grupos. O solo precisa de umidade e ar levemente ácidos, moderadamente úmidos e transmissivos. Eles o preparam desde o outono: os fertilizantes orgânicos necessários são distribuídos nos canteiros a uma profundidade de 10 cm e na primavera começa o plantio.
Aterragem
Preste atenção! Quanto mais brilhantes as folhas, mais luz a flor precisa. Variedades de cor verde escuro ou azul devem ser plantadas à sombra, pois podem aparecer queimaduras nas folhas com excesso de luz.
Antes do plantio, as mudas são regadas abundantemente, após o que são cuidadosamente removidas do recipiente, se necessário, espalham raízes largas e abaixadas em um buraco previamente cavado. O solo superficial com broto deve ficar ligeiramente abaixo do nível do solo. O buraco é coberto de terra, ligeiramente compactado, regado abundantemente e coberto com serragem ou grama seca.
A distância aproximada entre os furos deve ser de 50 a 60 cm e, se a variedade puder atingir dimensões gigantescas, é melhor deixá-la com um metro.
Inicialmente, a planta hospedeira pode ser fertilizada (uma vez a cada duas semanas até julho). No outono, o solo é fertilizado com húmus ou composto. Molhe a planta sob as raízes. A terra quase sempre deve permanecer molhada.
Para prevenir doenças e pragas, a planta é tratada com substâncias especiais.
Os brotos de Hosta também podem ser cultivados em recipientes por dois anos, quando as folhas são formadas e, no terceiro, plantar mudas em campo aberto.
Se a planta hospedeira começar a florescer no ano do plantio, é melhor remover os pedúnculos, pois a planta ainda não amadureceu.
Importante! Se as pontas das folhas ficarem escuras, isso é um sinal de que a planta não possui umidade suficiente.
Anfitrião de estacas de verão
Para propagar o host com estacas, você precisa saber como separá-las adequadamente do arbusto geral. O procedimento é realizado em maio-junho. Variedades raras ou de crescimento lento são geralmente propagadas por estacas. Apenas os brotos que separam bem são selecionados (geralmente eles têm pecíolos curtos e folhas pequenas). Eles devem ter um salto - um pedaço de rizoma com raízes. As mudas resultantes são plantadas primeiro em canteiros preparados ou em estufa e regadas todos os dias.
Para informação! A princípio, a planta pode parecer letárgica e sem vida, as folhas podem cair, mas depois de alguns dias aumentam e ficam mais fortes.
Quando as plantas ficarem mais fortes e se enraizarem, você poderá transplantá-las para um local permanente.
Estacas
Preparando a planta para o inverno, as folhas são cortadas com tesouras e polvilhadas com turfa.
Hosta não requer cuidados especiais, é considerada uma planta para os preguiçosos. É fácil crescer em casa sozinho. Ela pode decorar qualquer jardim com suas lindas folhas. O principal é estudar tudo sobre a flor, inclusive sobre reprodução, para obter espécimes saudáveis, não lentos e doentes.