Incrivelmente suculenta e perfumada "Yusupovskie" tomates - os favoritos dos chefs de restaurantes de cozinha oriental.
Suas frutas gigantescas são cortadas nas melhores fatias da lendária salada de uzbeque acych-chukchuk.
Tomate "Yusupovsky": descrição da variedade
Não é um híbrido. Eles não têm híbridos de mesmo nome. É deduzido nos campos experimentais do Instituto de Pesquisa de culturas de melão vegetal do Uzbequistão. O autor da variedade é o criador uzbeque Karim Yusupov.
Yusupovsky, ou, como também são chamados tomates uzbeques, um arbusto indeterminado, alto e forte. Quando cultivada ao ar livre, atinge uma altura de 80 cm e em estufas pode esticar até 160 cm.
A folha é normal, verde. Forro médio-forte.
Colheita de tomate. Na terra nativa de uma variedade no Uzbekistan o peso de frutos bastante muitas vezes excede quilograma. No clima russo, sujeito a crescer em uma estufa, peso de frutas - de 400 a 800 gr. No campo aberto - de 200 a 500 gr.
A variedade forma pincéis fortes. As frutas amadurecem no tamanho mesmo nos ramos superiores. Floração dura de junho a agosto.
Por maturidade refere-se a variedades tardias.
Características fetais
- Tomates têm uma cor intensa de rosa escuro a vermelho, com raios divergentes sob a pele.
- O fruto é arredondado, semelhante à forma de berinjela.
- Pesado, carnudo. A pele é fina.
- Uma pequena quantidade de sementes.
- O sabor é macio, doce, quase sem acidez.
- Muito bom para saladas, cozinhar sucos, molhos, comer fresco.
Tomates são bem temperados.
Desvantagens incluem uma tendência a rachar, transporte pobre.
Interessante: Para o pilaf uzbeque é tradicionalmente servido a salada achik-chukchuk. A receita da salada inclui cebolas muito finamente fatiadas, pimenta preta moída na hora, manjericão roxo. O segredo de salada em tomates, eles devem ser - Yusupov. Tomates precisa ter certeza de reduzir o peso, para dar uma clara semicírculos, finas. Sal com um grande sal.
Fotos
Abaixo estão as fotos do tomate "Yusupovsky"
Características de cultivo e cuidado
Tomate "Yusupov" é recomendado para o zoneamento nas regiões sul e central da Rússia. No entanto, os produtores dos Urais, na Sibéria, região de Amur, crescer com muito sucesso uma marca favorita.
As mudas são semeadas por 60 a 70 dias antes da transferência para um local permanente. Plantio de mudas em estufas produzidas em maio e junho. No campo aberto após a temperatura do ar não estar abaixo de + 7 ° C.
Ao aterrissar no campo aberto em cada buraco adube adubo pá, cinzas, uma colher de sopa de superfosfato. Copiosamente preencha o buraco com água. A planta é plantada na lama. Na semana seguinte, a rega não produz.
Todos os tomates de grande porte são plantados de acordo com o esquema padrão de 40 cm por 60 cm.
Os agrônomos são aconselhados a deixar 2-3 hastes centrais para formar um arbusto forte. Pasynkuyut imediatamente depois do desembarque a um lugar permanente. Os enteados formados cortaram toda a estação, não permitindo o crescimento de mais de 5 cm.
No início de agosto, o topo da planta é picado, não deixando mais do que três folhas acima do último pincel. Isso acelera a maturação.
Amarre os suportes com um loop livre ou organize o suporte de treliça. Para fazer isso, desenhe uma base de arame com cordas penduradas, em torno do qual torça as hastes. As escovas são amarradas separadamente.
A temperatura do ar na estufa não deve exceder + 30 ° C. A umidade é mantida em um nível médio.
Dica: Para obter frutos grandes, a primeira inflorescência é removida. Aperte no ponto de crescimento da parte aérea após a colocação da terceira inflorescência. Remova o excesso de ovários. No caule, não deixe mais que 6-8 pincéis de floração.
Adubação adicional
Com o teor de efeito estufa, os fertilizantes nitrogenados são limitados. Com folhagem pálida, alimente uma solução de Mullein: um litro em um balde de água. Para uma formação mais rápida e qualitativa dos ovários, o arbusto é pulverizado com ácido bórico.
Durante o amadurecimento dos frutos, a fim de não utilizar compostos químicos, o acabamento é realizado com um extrato de urtiga.
Para o acabamento, o extrato é diluído com água na proporção de 1:10, cinzas são adicionadas. Tomates são alimentados sob a raiz 2-3 vezes por semana, ao mesmo tempo que a rega ou durante a chuva.
Na estação seca, nenhuma fertilização é realizada, a salinidade do solo ocorre e o sistema radicular não absorve nutrientes.
Doenças e pragas
Os tomates Yusupov são resistentes a doenças, não são suscetíveis ao cladosporium, mas, como todas as variedades de estufa, podem ser infectados com phytophthora, podridão apical e cinzenta, perna preta, murcha do fusário.
Phytophthora:
Para a prevenção de sementes de tomate antes da semeadura, mergulhe em uma solução fraca de permanganato de potássio por 15-20 minutos, lave com água corrente.
As mudas são regadas, pré-envelhecidas por dois dias, com uma solução de cinza (3 colheres de sopa por litro de água).
Nos primeiros sinais da doença, o tratamento de plantas com uma mistura de Bordeaux pronta ajuda.
Fusarium:
Aplique produtos químicos industriais (Previcur) ou drogas na bio-base (Trichodermine).
Rotação de Vertex:
Para evitar a infecção de tomates quando o plantio sob cada raiz adicionar cinzas e uma colher de sopa de nitrato de cálcio. Várias vezes em uma temporada tomates são pulverizados com uma solução de cinzas: por litro de água 2 colheres de sopa de cinzas, insistem dois dias.
Botite (podridão cinzenta), perna negra:
Desinfete o solo. Observe a temperatura, regime de água. Fornecer acesso ao ar para a planta.
Tomate Yusupovsky uma maravilhosa variedade de delicadeza. Frutas grandes, com alto rendimento, tornaram uma variedade de criadores de uzbeques populares e procurados entre os camponeses russos.