Gota de orvalho - uma planta predatória, atendimento domiciliar

Pin
Send
Share
Send

O mundo das plantas é diverso e diversificado. Há lindas flores com um cheiro terrível e plantas feias e feias, exalando aromas maravilhosos. No reino mágico de árvores, arbustos e flores, há muitos indivíduos que surpreendem a imaginação com crescimento, a capacidade de se adaptar às condições ambientais e a capacidade de sobreviver na selva e no deserto.

No mundo, existe um grupo de plantas que pertencem a famílias diferentes, mas elas compartilham uma característica comum - são carnívoras. Eles podem se encontrar em qualquer zona climática e em todos os continentes, exceto no Ártico. Uma dessas plantas é a drósera.

Sundew planta predatória

Há uma flor misteriosa no grupo de plantas predadoras. A gota de orvalho é uma planta insetívora, com 164 espécies. Embora possam ser encontrados em qualquer parte do globo, a maioria cresce na Nova Zelândia e na Austrália. Representantes de drósides, que crescem no norte, são muito menores do que seus pares tropicais. Por exemplo, o caule de uma drósera gigante australiana pode chegar a 60-100 cm.

Rosyanka - um predador encantador

A drósera africana real pode comer não apenas insetos, mas também caracóis, ratos, sapos e sapos. Nos países da Europa com clima temperado, é possível encontrar, além das habituais folhas de folhas redondas (drosera rotundifolia), várias outras espécies de sundew. No Hemisfério Norte, um representante dessa família com folhas oblongas (drosera anglica) cresce em pântanos. Eles crescem em musgos, na sua ausência - diretamente nas rochas.

Prédio

A gota de orvalho é uma planta predadora; em seu habitat natural, pode ter vários tamanhos e estruturas. Quanto mais ao sul a poça cresce, mais alto e mais grosso é o pedúnculo. Na Austrália e no Cabo da Boa Esperança, há indivíduos que crescem em arbustos, alguns dos quais atingem tamanhos gigantescos (até 1,5 a 3 m de altura). Nas latitudes do norte, com clima temperado, essa planta é de tamanho inferior e exteriormente diferente dos habitantes dos trópicos.

Como é uma drósera? O princípio estrutural de todos os representantes da família sundew (Droseraceae) é o mesmo. As folhas da planta são coletadas em uma roseta basal. Em algumas espécies, elas têm uma forma arredondada, em outras - oblongas. Os cílios podem ser verdes, vermelhos ou castanhos.

As flores rosa, branca ou framboesa são bastante altas, graças aos longos pedúnculos. Natureza razoavelmente disposta, dando-lhe tal estrutura.

A estrutura peculiar da planta carnívora - drósera

Os brotos da planta abrem apenas por um dia. Para que os insetos possam polinizá-lo e não cair na armadilha de folhas pegajosas, a flor deve crescer mais alto. Após a polinização, caixas com pequenas sementes são formadas. As raízes da drósera são fracas. A tarefa deles é manter a flor no chão e regá-la do solo. Ele receberá as proteínas e minerais necessários, graças a suas vítimas.

Por exemplo, uma drósera anã, que deixou de produzir as enzimas necessárias para a extração de sais do solo. Nem todas as variedades desta família perderam completamente a capacidade de receber nutrição das raízes.

Maneira do poder

Então, o que é uma drósera? Por que ela inspira medo em todos que a viram caçar? O nome "drósera" que a planta recebeu pela semelhança de gotículas brilhantes de massa adesiva nas vilosidades das folhas com orvalho. A planta é de cor vermelha ou verde e possui folhas cobertas com 25 cílios nas laterais e na parte superior da placa.

No final, as vilosidades têm um espessamento com uma glândula que secreta muco pegajoso com um aroma adocicado delicado. Atraídos pelo brilho das gotas e um cheiro agradável, os insetos sem medo sentam-se em uma folha e atam-se em uma superfície pegajosa. Uma planta predatória responde imediatamente ao toque.

Interessante. Se um objeto inanimado (uma folha seca de grama, lixo ou uma gota de chuva) cai sobre uma folha de uma drósera, simplesmente não presta atenção nele e não se dobra. Provavelmente, isso ocorre porque a próxima “vítima” não se move e não resiste; ainda não há proteína necessária para a nutrição de uma flor.

Dobra o lençol, tentando agarrar a vítima com todos os cílios. Quanto mais o inseto resiste, mais densos os cílios o agarram.

Nas gotículas de um líquido viscoso, onde a presa é completamente imersa, além das enzimas digestivas, algumas dróseras contêm substâncias paralisantes. Tendo caído nessa armadilha, a vítima se transforma em comida cem por cento. O processo de digestão em algumas espécies de drosery ocorre em questão de minutos, em outras dura vários dias.

Depois que o alimento é digerido, a folha se desdobra, apenas os restos de um inseto ou animal podem ser vistos em sua superfície. As enzimas envolvidas na digestão são capazes de dissolver até pequenas cartilagens de um animal. Dos insetos, apenas sua casca quitinosa permanece. Por algum tempo, a lâmina da folha permanece seca. Mas quando a drosera está com fome, "lágrimas" aparecerão novamente nos cílios. A planta drósera novamente "sai" para caçar.

Rosyanka "almoça"

Mesmo se mosquitos e mosquitos não chegarem à flor por muito tempo, a planta não morrerá. A fonte de alimento protéico para ele, como para qualquer planta, servirá como dióxido de carbono e solo rico em minerais.

Papel na natureza

Na natureza, as drósides servem como uma espécie de balanceador que mantém um equilíbrio entre flora e fauna. Ninguém e nada existe neste mundo exatamente assim. Cada criatura viva e objeto inanimado tem um papel a desempenhar. Isso acontece com a planta drosera.

Se os pica-paus são considerados "ordenados" de árvores em uma floresta que comem insetos nocivos na casca, então uma drósera destrói insetos em locais pantanosos. Parentes do sul da flor também comem maiores representantes da fauna. Tudo depende da boa sorte: o sapo está preso - a drósera teve sorte. Os predadores também precisam comer para sobreviver.

A estrutura incomum desta flor, formando rosetas verticais, cujo comprimento varia de 1 cm a 1-3 m, apesar do sistema radicular fraco e aparência frágil, essas plantas perenes às vezes vivem até 50 anos. Gotas de orvalho que vivem nas latitudes do norte com um clima temperado estão em repouso no inverno.

Interessante! Seus parentes da Austrália, Argentina ou África estão ativos o ano todo. Para sobreviver à estação seca, eles usam uma raiz de tubérculo para ajudá-los a se alimentar do solo.

Tipos de sundews

Planta Predadora Nepentes - Assistência Domiciliar

Das plantas carnívoras, as sundews são as mais numerosas e comuns. Tendo povoado os pântanos do Hemisfério Norte na América, Europa e Ásia, as drós se adaptaram notavelmente, graças à abundância de insetos, em um microclima úmido. A falta de sais fosfóricos, potássicos e nitrogenados obtidos por raízes subdesenvolvidas de solos pantanosos "forçou" a planta a voltar sua atenção para uma nova maneira de se alimentar: comer moscas, mosquitos, libélulas, que são muito numerosas nos pântanos.

Graças às folhas modificadas com vilosidades equipadas com glândulas, as dróseras aprenderam a pegar suas presas e a digeri-las através de enzimas e ácidos orgânicos dos cílios.

Gota de orvalho na natureza

Não apenas no hemisfério norte, o droser vive. Nem um único continente, exceto o Ártico, foi privado de sua atenção por uma drósera. Pode ser encontrada nos desertos e areias australianas da África, nas pradarias mexicanas e nas encostas montanhosas do Cáucaso. Desde os tempos antigos, poetas e escritores, músicos e artistas têm dedicado suas obras a esse "assassino encantador", dotando-o de qualidades fantásticas sem precedentes.

Os ingleses eram usados ​​para chamar a drósera de folhas redondas de "orvalho do sol", popularmente chamado de papa-moscas. O nome "Drosera" ("Orvalho") foi dado pela primeira vez à planta pelo cientista natural sueco Karl Linney. De fato, o brilho de gotículas pegajosas dessa planta à distância pode ser confundido com gotas de orvalho. A visão é tão bonita e fascinante, tão perigosa.

Dewdrop inglês

A gota de orvalho inglesa (Drosera anglica) foi trazida do Havaí. Ela encontrou uma nova pátria no Cáucaso, na Rússia, Bielorrússia e Ucrânia, na Sibéria e nos países da Ásia Central. Muitas vezes, essa variedade de drosers pode ser encontrada no Canadá, EUA, Extremo Oriente, Europa e Japão.

Sundew de folhas longas em inglês

Estabelece-se frequentemente ao lado da drósera de folhas redondas e intermediária. Os lugares favoritos de Drosera anglica são os pântanos de esfagno com solo arenoso úmido. Em algumas áreas do habitat, a planta está em perigo de extinção, por isso foi listada no Livro Vermelho de plantas raras na Rússia.

Na descrição da drósera inglesa, nota-se o fato de crescer de 9 a 24 cm, ter folhas bastante longas (9 a 11 cm) e flores brancas. As sementes se formam em uma caixa e dispersam após o amadurecimento completo.

Importante! Apesar de a drósera inglesa ser uma planta predatória e venenosa, é amplamente utilizada na farmacologia e na medicina popular como antiinflamatório, sedativo, antipirético, diurético e expectorante. A única condição de uso é o uso de cores saudáveis. Plantas enegrecidas são muito tóxicas.

Sundew do cabo

Sundew do cabo (Drosera capensis) é um dos representantes mais bonitos da família Rosyankov. É cultivado em casa. A drósera do Cabo tem um caule pequeno e folhas longas. A planta é despretensiosa, com boas condições de reprodução, pode florescer com flores brancas durante todo o ano. Apesar de sua pequena estatura, apenas 13 cm, ele tem excelente destreza.

Sundew do cabo - uma das espécies mais bonitas

Capturando um inseto preso em cílios pegajosos de vermelho e branco, uma folha longa se enrola rapidamente.

Sundew de bico redondo

Esta planta é a mais comum de todos os carnívoros do mundo. A gota de orvalho (drosera rotundifolia) cresce em quase todos os continentes. Na maioria das vezes, pode ser visto em turfeiras. Folhas arredondadas com vilosidades de tentáculos estão localizadas quase nas raízes. A floração ocorre em julho.

Sundew de folhas redondas - as espécies mais comuns da família Rosyanokov no mundo

Flores brancas aparecem em caules de 19 centímetros; depois de amadurecer no final do verão, as sementes em caixas se formam. Estranho, mas essa planta predatória tem tantos nomes afetuosos: "Deus" ou "Orvalho solar", "Rosichka", "olhos do czar".

Alicia Rosyanka

África do Sul é o lar da Alicia sundew. A estrutura das folhas da flor se assemelha a miniplacas, apenas com uma abundância de cílios pegajosos. Flores cor de rosa ao sol Alicia crescem na forma de inflorescências cistiformes. Uma maneira interessante de caçar uma planta para insetos.

Alicia Rosyanka originária da África

Assim que a vítima caiu nos cílios, eles instantaneamente movem a presa para o centro da folha. Enrolando-se como um rolo, ele começa a digerir os alimentos. Depois que a refeição está completa, a folha se desdobra e depois de um tempo é novamente coberta com tentáculos adesivos perfumados.

Binata Rosyanka é de dois complexos

O habitat do sundew binata (Drosera binata) é a zona costeira e insular da Austrália. Ela é famosa por ser a maior planta predadora que cresce até 60 cm de altura. Uma flor de duas sílabas é chamada para brotos estreitos bifurcados com cílios, o que não é característico para as dróseras do gênero Lopastny.

Pântano de Rosyanka

Onde a drósera está crescendo, você pode descobrir pelo nome. Na natureza, existem várias variedades de moradores do pântano. As mais comuns são as folhas-de-sol arredondadas, inglesas e intermediárias. Eles se instalam em solos pantanosos com falta de nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio e magnésio.

A dupla sundew Binata é a maior espécie de Rosyankovs

Caçar insetos e comê-los, eles compensam a deficiência de substâncias minerais, toleram invernos gelados perfeitamente. Seus rins podem ser armazenados em sacos formados com musgo esfagno por até cinco meses. Com o advento da primeira luz do sol, os primeiros tiros abrem caminho para a luz.

Nutrição Sundew

Jacintos: flores, plantas, cuidados em casa

Como pessoas dos subtrópicos, muitas variedades de sundew criam raízes e se reproduzem em cativeiro, ou seja, em casa. O cuidado com essas plantas requer especial. O mais interessante nessa situação é a questão da nutrição. Droser não pode ser alimentado, esperando reabastecer os produtos necessários do solo. Mas então ele crescerá mais lentamente. Portanto, em uma semana você precisa dar uma sonda 2-3 moscas, mas não muito grande.

Crescendo a partir de sementes em casa

Croton - atendimento domiciliar e como regar esta planta

Se você deseja cultivar uma armadilha ou uma armadilha em casa, primeiro você deve se familiarizar com esse tipo de planta. Depois de receber as informações, você pode comprar sementes em uma loja especial, viveiro ou escrever pela Internet. As seguintes ações serão as seguintes:

  1. em um vaso de flores com 10 cm de altura, coloque musgo esfagno ou uma mistura de turfa a 70%, areia a 30% ou argila expandida, umedeça bem;
  2. faça recessos no solo e coloque sementes neles (quanto mais, melhor);
  3. é melhor regar as sementes na panela;
  4. espere as mudas e observe o crescimento diariamente.

Nutrição Sundew

Após um mês, as sementes da drósera germinam e crescem.

Home Care

Uma drósera caseira não requer muito tempo e atenção. Esta é uma planta muito fotófila, embora viva perfeitamente na sombra. No sol, suas folhas são amarelas ou vermelhas brilhantes e permanecem verdes à sombra.

A rega e a nutrição devem basear-se na natureza da flor. Se essas são variedades australianas que formam tubérculos, elas podem ficar sem água por um longo tempo. A maioria das variedades prefere solo úmido. O primeiro sinal de falta de umidade é a ausência de gotículas nos cílios. Nesse caso, você deve mergulhar o vaso de flores em um vasto recipiente com água.

Preste atenção! A planta não precisa de fertilização adicional do solo. Obter a quantidade necessária de alimento para animais irá preencher as necessidades nutricionais da flor. Uma drósera só pode ser transplantada em casos extremos, quando o solo assorear ou o solo atingir uma doença.

Cultivar uma planta higrófita e depois cuidar dela é uma atividade muito interessante. É duplamente fascinante se esta planta também é um predador. Cuidar de uma drósera em casa não é muito difícil, embora todas as plantas exijam atenção e cuidado. Portanto, qualquer trabalho deve ser feito com interesse, amor e alma.

Pin
Send
Share
Send