A flor de Streptocarpus (nome botânico - streptocarpus) é uma das plantas de interior mais bonitas da casa. Que tipo de tonalidades e padrões nas pétalas de flores ele tem? Não é de surpreender que os jardineiros se deliciem com essa beleza. É por isso que eles se esforçam para revelar e aplicar todos os segredos, bons conselhos sobre como cuidar do estreptocarpo. É o suficiente para cultivar um arbusto e irá deliciá-lo com centenas de botões mais brilhantes que florescerão por seis meses.
História de aparência
Flor exótica descoberta por J. Bowie. No século XIX, executando uma tarefa na África do Sul, ele encontrou uma planta incomum, incluída nas coleções do Museu da Grã-Bretanha. Sua excentricidade da noite para o dia conquistou o coração de muitos.
Flor de Streptocarpus
Descrição do streptocarpus
O nome consiste em duas palavras gregas: "enrolado" (streptos) e "fruta" (carpus). A planta faz parte da família Gesneriev. Acima de tudo, a flor ama as partes arborizadas das encostas das montanhas, mas cresce bem na panela em casa, com os devidos cuidados. É atribuído a:
- Lithophytes. Tais plantas crescem em rochas feitas de pedra. Os estreptocarpus têm uma espécie separada - rochosa, que é freqüentemente encontrada nessas áreas. Possui botões azuis brilhantes e folhas em crescimento abundante.
- Epífitas. Árvores grandes são usadas como suporte.
Importante! De todas as subespécies, a streptocarpella se destaca - uma variedade separada, ampelosa, com caule longo e pequenas flores roxas.
O cuidado e o cultivo de Streptocarpus não são difíceis. É necessário:
- escolha o solo certo
- escolha o melhor lugar
- fornecer rega
- com muito cuidado para cuidar dele após o plantio em solo novo, tendo completado todas as manipulações necessárias para enraizar a flor com sucesso.
O número de transplantes é determinado individualmente para cada espécie.
Variedades comuns
Variedades de quartos clássicos:
- Royal (Rex). Esta espécie foi a primeira a ser encontrada. Na saída formada existem folhas alongadas pubescentes, que podem atingir 25 cm de comprimento. As flores são pintadas em diferentes tons: branco, rosa, vermelho e roxo. Existem padrões nas pétalas.
Grau "Royal"
- Rocky (violeta falso). É cultivada por arbustos e como uma espécie ampelosa. Hastes longas e finas cobrem numerosas folhas arredondadas e delicadas flores roxas.
- Wendland. Uma planta univalente com uma grande folha de veludo. Flores cor de rosa erguem-se acima dele em um caule separado.
Outras espécies raramente são vistas em casa.
Home Care
Cuidar em casa de streptocarpus é muito mais fácil do que para a senpolia, que também pertence à família Gesneriev.
Importante! Se as violetas com seu humor infatigável não quiseram se enraizar no parapeito da janela, a melhor opção seria obter um estreptocarpo. Não só não se renderá em beleza a uma violeta bonita, mas também se enraizará mais rapidamente, se deliciará com sua floração.
Temperatura e iluminação
No verão, quando a floração está em pleno andamento, é melhor aderir a uma temperatura de 20 a 25 graus. No inverno, em repouso, 15-18.
Informações adicionais. Para esta planta, a paz nem sempre é necessária. No entanto, alguns produtores apóiam a ideia de que ele deve organizar um inverno frio. Para fazer isso, a flor deve ser movida para uma varanda, uma varanda ou outro ambiente, onde a temperatura é mantida em 10 graus.
Para o estreptocarpo, tanto o calor intenso quanto a geada são perigosos. Vale a pena garantir que o termômetro não caia abaixo de 8 graus; caso contrário, a flor começará a murchar e a secar posteriormente.
A flor não gosta de trevas. Sob quaisquer condições, ele precisa de luz solar. Especialmente agradáveis para ele são os raios do sol da manhã ou da noite. Na hora do verão, é aconselhável levar a panela para a varanda - é assim que os botões se amarram.
Rega
Evite rega excessiva, é melhor secar levemente o substrato. As raízes da planta são muito tenras; portanto, quando a umidade estagna, elas imediatamente começam a apodrecer. Depois que o solo estiver ligeiramente seco na camada superior, você poderá regá-lo, mas em um terço. No inverno, a rega é menos comum.
Importante! Em caso de seca, quando a flor abaixa as folhas, é rapidamente ressuscitada pela rega comum.
Pulverização
A pulverização de estreptocarpos é indesejável, apesar de preferirem ar umidificado. Ao pulverizar, a umidade cai sobre flores e folhas delicadas. A pubescência das folhas contribui para a retenção dessa umidade, respectivamente, podendo ocorrer podridão e manchas marrons.
Umidade
Cultura de umidade ama. Portanto, é aconselhável comprar um umidificador ou simplesmente colocar um recipiente de água próximo. Você pode pulverizar apenas perto da panela, mas não da planta em si.
Solo e cobertura
Descrição do solo em que você pode plantar ou transplantar um bonito africano:
- Leve
- Loose
- Água - e respirável,
- Não azedo.
Você pode fazer o solo você mesmo. Para fazer isso, use:
- Terra de folha (2 partes),
- Terra gramada, areia e húmus (1 parte cada).
Nas lojas, é melhor comprar solo para a senpolia. Antes do plantio, necessariamente são adicionados a perlita, vermiculita, musgo esfagno e carvão ativado.
O que pode alimentar os estreptococos jovens, diz Pavel Enikeev, um conhecido florista.
Adubo com levedura de Pavel Enikeev
Preste atenção! Se você deseja alimentar a planta com fermento, vale lembrar que esse fertilizante cria uma deficiência de potássio no solo. Portanto, alternar o curativo com opções de cálcio.
Streptocarpus adora a cobertura. Certifique-se de alternar os tipos de fertilizantes:
- Na primavera - nitrogênio (para plantas ornamentais),
- Após o aparecimento de botões - potassa e fósforo (para plantas com flores).
Recursos de floração
A floração na cultura é sempre brilhante e abundante. Já quando o bebê começa a se desenvolver ativamente, ela começa a florescer.
Tipos e formas de flores
As flores da planta diferem em vários tons: do delicado branco e rosa ao roxo-lilás. Em diâmetro, eles podem atingir 9 cm, mas mais frequentemente - 2-3 cm.
O formulário acontece:
- Drooping
- Guarda-chuva
- Perto do violeta
- Com um pescoço profundo
- Ondulado.
Nas pétalas existem padrões de vários tipos e linhas.
Período de floração
A maioria dos streptocarpus floresce na estação quente - na primavera e no verão. Esse período leva cerca de 9 meses. No entanto, algumas espécies são cobertas com flores durante todo o ano.
Causas da falta de floração, como corrigir
Se sua flor favorita não estiver coberta de brotos, você deverá mudar:
- Pouca iluminação para uma iluminação mais brilhante
- Remova a rega excessiva,
- Introduzir fertilizantes adicionalmente,
- Retire o excesso de folhas.
Cuidados com a floração
Durante a floração, a planta não precisa de fertilização adicional e rega excessiva. Basta observar os cuidados usuais à cultura e criar condições para a luz solar constante prolongar o período de floração. Evite luz solar direta.
Reprodução
Stretocarpus pode se reproduzir de várias maneiras. Ao mesmo tempo, uma nova planta forte é obtida de quase qualquer parte da mãe.
Germinação de sementes
Streptocarpus de sementes em casa pode ser propagado facilmente. As sementes germinam em pouco tempo e criam raízes perfeitamente. A única ressalva pode ser que eles não preservam todas as qualidades híbridas. Portanto, o material para semeadura precisa ser comprado apenas de vendedores respeitáveis.
Esquema:
- Prepare o solo e coloque-o em uma estufa, polvilhando abundantemente com a pistola.
- As sementes se espalham por cima, não se aprofundam. Para eles brotar, você precisa de luz solar. Mergulhe a semente não é necessária.
- Cubra a estufa com uma tampa e coloque-a em um local quente e iluminado.
- Ventile uma vez ao dia por 15 minutos, abrindo a tampa.
- Os primeiros brotos aparecerão dentro de 2 semanas.
Estacas enraizadas, folhas ou fragmentos de folhas
Como pode propagar o streptocarpus com estacas - para plantar uma planta adulta que tenha várias rosetas de folhas. Além disso, cada um deles deve ter raízes e um ponto de crescimento. Após umedecimento abundante do substrato, remova delicadamente a planta, sacuda o chão e divida a flor com uma faca afiada. Trate a fatia com carvão ou canela, plante as partes resultantes em vasos separados.
Ao produzir estreptocarpos, um fragmento de folha é retirado não muito velho, mas não folhas jovens.
Esquema de corte de folhas:
- Em duas partes,
- Junto em duas partes, corte a veia central separadamente,
- Em 4 partes: duas longitudinais e transversais. A veia central também é cortada separadamente.
Propagação de fragmentos de folhas
A veia é jogada fora, as partes restantes são cortadas na estufa no solo preparado. Os brotos germinam após 2 meses.
Transplante
O melhor momento para transplantar o estreptocarpo é considerado o início da primavera e começa a crescer ativamente. No inverno, é extremamente raro, mas também é possível transplantar uma flor; no entanto, nessas condições, será mais difícil criar raízes.
Processo de transplante, seleção de vasos
Transplante após a compra
Após a compra, a planta deve ser cuidadosamente inspecionada. Se o substrato é completamente trançado por raízes, a planta é transplantada com urgência.
Para florescer de forma eficaz e bem desenvolvida, um pré-requisito é a escolha de um vaso espaçoso.
Após o transplante no solo preparado, a flor não precisa ser fertilizada com nada por 2 meses. Durante esse período, o solo se solta periodicamente, a rega é realizada após a secagem da camada superior.
Transplante durante a reprodução
Quando as sementes germinarem, ou as estacas, as folhas estiverem enraizadas, você deverá esperar pelo período de crescimento ativo. Geralmente ocorre na primavera. Em seguida, os animais jovens são transplantados.
Os estreptocarpos jovens podem ser transplantados anualmente por 2-3 anos. Planta adulta - não mais que uma vez a cada 2-3 anos. O motivo do transplante é o sistema radicular desenvolvido da planta.
Problemas crescentes
Locais problemáticos no cultivo de estratocarpus são:
- Doença das folhas
- Tecnologia agrícola.
Folhas pálidas
A palidez de uma folha em uma cultura ocorre quando falta nutrição ou o sistema radicular cresce muito. A solução para o problema será o transplante e a alimentação.
Folhas pálidas
Secagem das extremidades da folha
As dicas começam a secar quando o ar está seco na sala, ou a planta exige um transplante devido ao aperto na panela. Vale a pena umidificar o ar na sala e transplantar a flor.
As folhas estão secas
Queda de folhas
Quando as folhas se tornam letárgicas e depois caem, a flor deve ser colocada em uma sala com temperatura mais baixa. O calor afeta adversamente o desenvolvimento da floração e o crescimento das hastes.
A folhagem afetada deve definitivamente ser removida, a própria flor colocada em um local onde a luz difusa.
Pragas
Pragas que atacam a cultura:
- Ácaros de carrapato (na parte inferior da folha) e ácaros de efeito estufa (no ponto de crescimento);
- Também existem carrapatos pútridos que se depositam no solo;
- Podridão cinzenta. É criado por um fungo que afeta a placa da folha.
Podridão cinzenta
Outros problemas
Como a planta provém de áreas tropicais, ama o solo com uma abundância de impurezas. O solo deve passar pelo ar para que o sistema radicular cresça sem problemas. Se você encher demais a flor, haverá problemas nas raízes, as crianças deixarão de aparecer e os brotos florescerão.
A Europa e a América se apaixonaram por estreptocarpos por suas extraordinárias cores e tons de botões, cuidados despretensiosos. Grupos comunitários de entusiastas envolvidos no cultivo dessa cultura declaram por unanimidade: é fácil cultivar uma linda flor. Mostras de cores encantadoras são feitas para os amantes da beleza no Ocidente, onde os proprietários de estreptocarpos recebem medalhas de ouro pela participação.