Esta planta incrivelmente bonita chegou à Europa nas margens da África do Sul. A cultura é despretensiosa, mas os cuidados com as gerberas em casa apreciarão e agradecerão ao proprietário com uma floração exuberante e longa.
Como é uma gerbera?
No ambiente natural, a flor atinge tamanho impressionante. Grandes inflorescências de gerbera parecem externamente uma camomila de jardim, mas apenas com pétalas brilhantes de tons quentes. Uma variedade com flores duplas à distância pode ser confundida com um áster.
Gerbera para ambiente interno
A cultura refere-se a plantas perenes. Para o cultivo interno, os criadores trouxeram uma gerbera interna - um arbusto compacto com altura não superior a 0,3 m.
As flores cultivadas para uso doméstico diferem entre si na forma de inflorescências e tons de pétalas. Mas a estrutura básica de todos os representantes dessa espécie de Astrov é a mesma.
Sinais externos de gerberas
Características | Descrição do produto |
---|---|
Caule | Um único pedúnculo robusto e encurtado, cuja altura média é de 20 a 25 cm |
Folhas | Grande, alongado, pubescente, de cor verde claro. Montado em uma saída basal. Placas dissecadas com cirros têm bordas onduladas |
Flores | Grande, com até 5 cm de diâmetro, na forma de um cesto colorido brilhante. Quase todas as cores do arco-íris (exceto azul) estão presentes em tons. Pelo número e disposição das pétalas da inflorescência, as gerberas são simples, terry e semi-duplas. Em algumas variedades, o núcleo é leve (geralmente amarelo), em outras é escuro |
Rizoma | Poderoso, composto por um grande número de raízes semelhantes a cordões |
Após a floração, a planta produz uma semente de fruto, em 1 g, da qual pode haver de 300 a 500 grãos pequenos. Eles podem ser coletados para posterior propagação de novos arbustos.
Variedades para cultivo em casa
O botânico holandês Reman trouxe para a Europa Gerbera Jameson. Foi ela quem se tornou o fundador das variedades modernas de flores em vasos. No total, existem mais de 80 espécies de gerberas na natureza. Em casa, são cultivadas variedades híbridas cultivadas por criadores. Para obtê-los, Jameson foi originalmente cruzado com outra espécie - a gerbera de folhas verdes.
Gerber Jameson
Antepassados de gerberas domésticas
Ver | Como é isso? |
---|---|
Jameson | Um caule encurtado de uma planta herbácea dificilmente pode ser visto atrás de uma densa roseta de folhas dissecadas por cirros. Cestas de camomila de várias tonalidades podem ser pequenas - 4 cm de diâmetro ou grandes - cerca de 15 cm |
Folha verde | A folhagem é um pouco como um dente-de-leão - os pratos têm o mesmo comprimento, com entalhes. Sua superfície é áspera e dura. Hastes pubescentes nuas podem atingir uma altura de 1 M. Uma grande inflorescência com delicadas pétalas estreitas é formada na coroa. |
Alcor e Aldebaran, que se distinguem por folhas estreitas e flores pequenas; graças ao cruzamento de espécies, os cultivadores de flores têm a oportunidade de desfrutar de uma variedade de variedades de gerberas. Particularmente populares são:
- Vega, Megar e Júpiter também têm placas estreitas, mas as inflorescências são de tamanho médio;
- o festival é caracterizado por hastes curtas com grandes inflorescências de várias tonalidades;
- também se destaca a gerbera Durora (outra ortografia - Durer), representada por multicolor brilhante em hastes curtas.
Entre as variedades de mix, você pode encontrar tons para todos os gostos: framboesa e vermelho brilhante, lilás e creme, salmão e amarelo, branco delicado. A forma das pétalas também é diversa: em forma de agulha, arredondada, com pontas torcidas.
Qual é a popularidade
A pergunta "por que a gerbera em uma panela é tão popular" nem vale a pena procurar uma resposta - tudo já é óbvio:
- não há dificuldade em cuidar de uma gerbera - esta é a planta mais despretensiosa;
- durante o verão, os arbustos domésticos podem ser transplantados com segurança para os canteiros - eles se adaptam facilmente a novas condições;
- a planta é brilhante, decorativa, capaz de florescer por um longo período.
Preste atenção! Mesmo hastes compactas podem ser usadas para cortar um buquê. Ele ficará em um vaso por um longo tempo sem perder o frescor.
Room Gerbera Care
Cultivar esta planta de casa é um prazer. Mas, apesar da tolerância da cultura à inconveniência, é melhor criar condições confortáveis para os gerbera. O proprietário só se beneficiará disso, tendo recebido um arbusto de flores exuberantes e brilhantes.
Onde colocar na casa
Lugares favoritos de gerbera no apartamento são peitoris bem iluminados. Embora a luz solar direta possa prejudicar a planta. A melhor opção é janelas orientadas a leste ou oeste. Se você precisar se manter no parapeito da janela sul, ao meio-dia a janela deverá ser pintada.
A planta adora ar fresco e não tem medo de correntes de ar. Portanto, no verão, vasos com gerbera podem ser transferidos para o quintal. Se você não possui sua terra, uma varanda é perfeita.
Preste atenção! Em uma varanda fechada, uma gerbera, mesmo no inverno, se sentirá confortável em repouso se ela mantiver uma temperatura de pelo menos + 12 °.
Escolhendo um vaso para plantar
Variedades híbridas chegam às lojas de flores em contêineres. Eles não são adequados para cultivo contínuo. Portanto, depois de adquirir uma nova planta, ela deve ser transplantada imediatamente para um vaso adequado.
A capacidade deve ser espaçosa para que o rizoma durante o crescimento não esmague e não ultrapasse o pote. Mas recipientes muito espaçosos não devem ser levados.
Ao sol
Para estimular a floração ativa, recomenda-se que os gerberos sejam transplantados todos os anos. Nesse caso, o próximo vaso é levado mais do que o anterior em diâmetro por apenas 2-3 cm. Quanto à profundidade, o parâmetro ideal é 30 cm.
Temperatura
Um nativo da África adora calor, mas não tolera calor extremo. As temperaturas de primavera e verão na sala são mantidas entre 22-24 ° C, no outono elas são reduzidas para + 14 ° C, no inverno - até + 12 ° C.
Importante! Durante o período de floração, não devem ser permitidas mudanças bruscas nos indicadores de temperatura do dia e da noite.
Iluminação
As gerberas pertencem a plantas de curtas horas de luz do dia - não mais que 12 horas. Portanto, no verão, quando o sol nasce cedo e se põe tarde, os arbustos práticos não florescem, mas acumulam massa verde.
No inverno, pelo contrário, a gerbera requer iluminação adicional, que será fornecida por lâmpadas fluorescentes voltadas para o parapeito da janela. Os mesmos dispositivos de iluminação serão apropriados a qualquer época do ano, se a flor estiver localizada na janela norte.
Rega
Uma planta tropical não gosta de seca, então deve haver muita água. Mas em uma quantidade tal que a umidade é completamente absorvida no solo e não fica estagnada na superfície, caso contrário, as folhas inferiores começam a apodrecer e o arbusto fica doente.
A água fria também pode minar a imunidade das plantas. Portanto, eles tomam apenas um líquido quente (+ 20 ° C), uma composição macia, filtrada ou sedimentada.
Como regar suavemente uma planta
Na estação quente, a rega é realizada diariamente, no inverno - conforme necessário. Se for difícil determinar a quantidade de umidade necessária para a planta, recomenda-se que a água seja despejada em um reservatório, após 15 a 20 minutos, removendo o excesso.
Umidade e pulverização
Se um gerbera cresce em casa, o cuidado implica um aumento da umidade na sala. A água não deve cair sobre a folhagem; portanto, a pulverização da pistola é excluída.
Se não for possível comprar um umidificador de ar, você pode colocar uma grande bacia de água perto do parapeito da janela ou manter seixos molhados na panela.
Solo
Para exóticos, o solo mais adequado é com um nível de ph de 5-6 unidades. Dos substratos adquiridos, o solo para rosas é adequado. Você pode cozinhar uma mistura caseira de folha, turfa e areia (na mesma proporção). Recomenda-se introduzir um pouco de casca de pinheiro picada no chão.
Top vestir
O atendimento domiciliar Gerber visa manter a força do arbusto. Tem um longo período de floração, por isso é aconselhável aplicar um conjunto complexo de fertilizantes ao longo da temporada:
- de abril até o final de agosto - a cada 2-3 semanas;
- durante o descanso, faça uma cobertura superior uma vez por mês.
Complexo mineral para gerberas
Assim que a gerbera floresce, é dada preferência a fertilizantes com alto teor de potássio. No inverno, o nitrogênio deve prevalecer.
Fertilizantes orgânicos não podem ser usados para não queimar as raízes da planta. Dos minerais, Biosad, Forte, etc. são os mais adequados.
Gerbera em flor
A aparência das flores de uma planta tropical é descrita acima. Atenção especial deve ser dada ao processo de fragrância do mato. Os ciclos biológicos de gerbera dependem do horário de verão:
- se for muito curto, a planta entra em estado de repouso (nos meses de inverno);
- com uma duração de mais de 12 horas, o arbusto se dedica ao crescimento da vegetação (da primavera ao final do verão);
- brotos aparecem em agosto e a gerbera floresce profusamente até o final de novembro.
Jardineiros inexperientes tentam manter a floração no inverno. Mas nessas condições, o mato não vai durar mais de 2 anos. Sem dormir, ele ficará exausto e morrerá.
Importante! A flor murcha é quebrada, removendo completamente o caule do ninho. Isso impedirá que a planta apodreça e garantirá o desenvolvimento de novos brotos.
Por que não floresce
Mesmo com bons cuidados em casa, uma gerbera em uma panela irá deliciar apenas os primeiros 3-4 anos de vida com flores. Então a intensidade da brotação diminui ou é completamente esgotada (essa é uma característica da planta).
Preste atenção! Se o arbusto não é rejuvenescido ao dividi-lo em partes, ele deixa de florescer. Então você tem que substituir a planta por uma mais fresca.
Há outra razão para a falta de cor - o arbusto almejava toda a sua força na construção de hortaliças na hora errada. Isso pode ser provocado por um alto teor de nitrogênio no solo ou por uma panela muito espaçosa.
Como o gerbera do quarto gera
Mesmo sabendo como cuidar adequadamente de uma gerbera em uma panela, você precisa sintonizar o fato de que o arbusto acabará morrendo. Portanto, você deve se preocupar oportunamente sobre como propagar uma planta favorita.
Germinação de sementes
O Gerbera é semeado em março, usando contêineres ou mudas (sob abrigo de filme). Assim que 2-3 folhas aparecerem nas mudas, as plantas mergulham. Ao formar a 5ª folha, as mudas são depositadas em vasos separados. A água é imediatamente abundantemente regada, as mudas precisam ser alimentadas em um mês.
Preste atenção! A propagação por sementes de gerbera não garantirá a conservação das características maternas da variedade.
Mudas de enraizamento
As estacas são um processo mais trabalhoso e menos confiável. Para que o arbusto possa se reproduzir dessa maneira, ele deve ter raízes saudáveis. É necessário cortar um pedaço de rizoma com um caule da planta uterina.
Corte as estacas, deixando 1-2 folhas. É necessário encurtar 1/3 e a placa. Plantado imediatamente em uma panela separada e cubra com uma jarra de vidro. As estacas são arejadas diariamente e a umidade do solo é verificada. Se estiver seco, adicione água à panela.
Criação de Gerbera
Quando novas folhas aparecem no caule, a gerbera deve ser totalmente aberta.
Pot Transplant Guide
Se surgir a necessidade de rejuvenescer a planta, ela é removida da panela e o mato é dividido em partes. Este procedimento é melhor realizado após a floração, antes que a gerbera vá para a cama. A aterrissagem anual planejada em um tanque maior é realizada na primavera. Ao mesmo tempo, adote o algoritmo passo a passo:
- uma camada de argila expandida, tijolos quebrados ou pedras moídas é colocada em uma panela nova;
- a planta é cuidadosamente removida do contêiner antigo por transbordo e realocada com um pedaço de terra;
Importante! No processo de transplante, é importante não danificar as raízes; caso contrário, as gerberas ficarão doentes ou não aparecerão no novo vaso.
- o espaço entre o pedaço de terra e as paredes é preenchido com um substrato novo.
No processo de transplante
Resta regar a planta e colocá-la em seu lugar permanente. Nos primeiros dias após o transplante, o arbusto requer atenção especial.
Possíveis problemas no cultivo
Mesmo uma gerbera despretensiosa pode ficar doente. A planta sinaliza sua saúde por sinais externos.
Problemas crescentes
Nome | Razões |
---|---|
Vire amarelo, murchar folhas Planta cai brotos | Excesso ou falta de umidade; Doença fúngica |
A chapa fica pálida | Devido à abundância de luz solar, o verde perde seu brilho |
O arbusto se estendeu demais | A planta não tem luz do dia |
Gerbera está doente
Qualquer violação do regime levará a doenças. Gerbera despretensiosa pode sofrer de:
- oídio e placa cinza podre (a razão é a falta de ventilação e alagamento);
- Fusarium e phytophthora, provocados por uma violação da temperatura e das condições de luz;
- invasão de pulgões, moscas brancas e ácaros, aparecendo com maior secura.
O tratamento é realizado com fungicidas. As pragas são controladas por inseticidas.
Tendo estudado o tópico de como cuidar de uma gerbera, não será difícil cultivá-la. Para tornar o arbusto uma verdadeira decoração do interior, recomenda-se plantar a planta em vasos da mesma sombra que as inflorescências nas hastes.