Há flores que têm um charme especial e charme. Eles não se surpreendem com o tamanho ou o esplendor da floração, mas, vendo uma planta assim, todo jardineiro está ansioso para encontrar um lugar para ele no jardim. Estes incluem flores, popularmente conhecidas como margaridas amarelas. O nome científico para esta espécie é doronicum.
Que flor
Doronicum é uma erva perene com folhas alternadas e basais com caule. No seio do tronco, brotos são formados nos quais botões são formados. Além disso, as flores crescem em pedúnculos longos. A altura do doronicum depende da variedade: existem variedades anãs (10-15 cm) e altas (140-150 cm). Rizoma tuberoso, localizado superficialmente. A fruta é o achene.
Margaridas amarelas pertencem à família Astrov. Juntamente com o ratybid em forma de colônia, de cor semelhante ao doronicum, a planta é freqüentemente chamada de flor da pradaria. No entanto, o perene resistente é capaz de criar raízes não apenas nas planícies. É comum nas montanhas da Europa e pode se estabelecer a uma altitude de 3500 m acima do nível do mar.
Interessante saber. O nome "doronicum" vem da palavra árabe "doronish", que significa uma planta venenosa desconhecida. Na Rússia, uma flor brilhante é freqüentemente chamada de ova.
Variedades interessantes
No total, existem cerca de 40 variedades de doronicum. 12 deles crescem na Rússia; apenas alguns são especialmente populares.
Leste
O Doronicum Oriental (Doronicum Orientale Hoffing) pode ser chamado de caucasiano de outra maneira. Este é o morador mais frequente dos jardins russos. In vivo, o mais comum no Cáucaso e no Mediterrâneo.
East Doronicum
A altura da planta é de cerca de 50 cm, as raízes são tuberosas, ocorrem perto da superfície do solo. As folhas da base são dentadas, pecioladas, caule, ovóides, sésseis. Flores amarelas florescem em meados de maio, a floração continua por cerca de um mês. Depois que as partes acima da margarida amarela morrem. Uma nova tomada verde aparecerá apenas no final do verão.
A espécie foi cultivada em 1808. As variedades mais comuns são Spring Beauty, Gold Dwarft, Little Leo. Tudo subdimensionado, compacto, altamente decorativo.
Tanchagem
A banana-da-terra (Doronicum Plantagineum) é caracterizada pela fácil pubescência de folhas e troncos. É maior que seu parente caucasiano (até 140 cm de altura), forma grandes inflorescências, floresce 7 a 10 dias depois. In vivo cresce na Europa Ocidental.
Variedade de banana
As variedades mais populares incluem Miss Mason, Harpuf Crewe.
Austríaco
O Doronicum Austrian (Doronicum Austriacum Jacq) é de altura média (até 70 cm) e cores vivas com um centro laranja.
Ovas austríacas
Uma planta decorativa floresce em agosto.
Cultivo de sementes
Antes de começar a cultivar doronicum a partir de sementes, você precisa decidir quando plantar a planta e como cuidar dela. Ficar saudável, margaridas amarelas desabrocham é fácil graças à despretensão da flor.
Preste atenção! Kozulnik tem a propriedade de propagar por auto-semeadura.
Mudas
O método de muda é um pouco mais problemático do que plantar sementes diretamente no solo. No entanto, fornece melhores resultados.
A semeadura de mudas é melhor iniciada em abril. Para a semeadura, um recipiente com células preenchidas com um substrato nutritivo (1 parte de turfa e areia grossa) é selecionado. 2-3 sementes são semeadas em 1 célula, pulverizadas com água. O recipiente é coberto com vidro ou filme e colocado em local iluminado, protegido da luz solar direta. Cuidados adicionais consistem na ventilação diária das plantações e no umedecimento periódico do solo da pistola de pintura.
Método imprudente
A semeadura diretamente em campo aberto é realizada a partir de meados de abril, quando a temperatura do ar atinge 16 ° C ou no final do outono.
Cerca de 2 semanas antes da semeadura, você precisa preparar a terra. É desenterrado em uma pá de baioneta e os pedaços são cuidadosamente quebrados. Quando o solo assenta, são feitos sulcos rasos (1-2 cm). A distância entre as fileiras deve ser de pelo menos 20 cm e os desembarques devem ser derramados com água. As mudas brotam amigavelmente e abundantemente, portanto, após sua aparência terá que fazer o desbaste. Entre as plantas adjacentes deve haver pelo menos 7 cm de espaço. Quando a altura das plantas jovens atinge 10 cm, é hora de plantá-las em locais permanentes. O intervalo entre duas mudas adjacentes é de 25 cm.
As regras básicas do crescimento
Os principais pontos associados ao plantio de mudas no solo e os cuidados subsequentes são muito importantes para a obtenção de belas plantas saudáveis.
Tanque de aterrissagem e solo
Para plantar mudas, você pode usar não apenas recipientes de celular, mas também caixas, vasos e xícaras. O principal é manter uma distância sem engrossar o pouso. Como substrato nutritivo, basta misturar turfa com húmus ou comprar solo universal.
O momento certo para a semeadura
A semeadura é realizada no início de abril, e as plantas jovens são colocadas em campo aberto no início de junho.
Corte do solo
Para plantar no jardim durante o inverno, meados de novembro ou abril é adequado.
Seleção do local e preparação do solo
O principal requisito do solo é leveza e friabilidade. Para que as sementes não caiam, é necessário aguardar o encolhimento após a escavação. Se o solo estiver esgotado, durante a escavação, é possível remendar o estrume apodrecido nos leitos.
Importante! Como a planta possui um sistema radicular superficial, não é necessário afrouxar o solo muito fundo sob ela.
Preparação e semeadura de materiais
As sementes de camomila amarela retêm sua germinação por 2 anos. Eles brotam ativamente, uma vez no solo, para que as mudas precisem ser desbaste. Como o material da semente, quando armazenado adequadamente, é resistente a danos e deterioração, não são necessários procedimentos preparatórios especiais.
Como cuidar de mudas
Com o método de crescimento das mudas, as mudas aparecem algumas semanas após a semeadura. Neste momento, o abrigo do recipiente é removido e as plantas são movidas para um local mais brilhante. Se o tempo não agradar em dias ensolarados, recomenda-se que as mudas sejam iluminadas com um phytolamp.
Para tornar as plantas mais magníficas, na fase da 3ª folha é necessário beliscar o topo.
Aterragem
Uma semana antes do plantio (no final de maio), é hora de colocar as mudas ao ar livre para endurecer, primeiro por uma hora, aumentando gradualmente o tempo para um dia.
Como plantar mudas:
- Cavar uma trama de 20-25 cm de profundidade. Adicione estrume podre;
- Desenterre poços de tamanho que encaixem na raiz com um pedaço de terra. A distância entre os furos deve ser de pelo menos 0,4 m, porque o doronicum cresce muito;
- Plante as plantas nos poços, pressione suavemente o solo nas raízes e despeje bastante água fria.
Preste atenção! Kozulnik também é cultivada como planta de casa, mas apenas variedades de anões são adequadas para isso.
Cuidado ao ar livre
Com uma planta como o doronicum, plantar e cuidar não é difícil. A flor é despretensiosa e resistente a anomalias climáticas.
Rega
O Doronicum deve ser regado regularmente, uma vez que o sistema radicular localizado perto da superfície não pode tirar a umidade das camadas profundas do solo. A água é melhor usar lodo. Para que a terra não seque mais, recomenda-se a cobertura com serragem.
Pulverização
Em clima quente, a planta se beneficiará da pulverização ou aspersão à noite. Zelo demais com a irrigação não é necessário para não provocar doenças. As margaridas amarelas não gostam de umidade e sombra excessivas, por isso é melhor não colocá-las sob grandes árvores e em planícies.
Solo
Kozulnik não gosta de solos ácidos, argilosos e pesados. Muito provavelmente, a planta resistente não morre, mas cresce pequena, fraca, com flores pequenas. A melhor opção é o solo leve, solto e levemente ácido, com uma quantidade suficiente de nutrientes.
Top vestir
Na primavera, a planta pode ser mimada com fertilizantes complexos, a flor responde igualmente bem a compostos minerais e orgânicos. No final do verão, quando há um aumento de novos pontos de venda, não será supérfluo alimentar a cabra com compostos contendo nitrogênio.
Quando e como floresce
Doronicum é uma flor que pode alterar o tamanho das pétalas e a intensidade da cor, dependendo das condições climáticas. Em geral, as flores parecem pequenas margaridas, por que muitas vezes são confundidas com febres. A cor das pétalas é amarela brilhante, o meio pode ser mais escuro, até o marrom. No diâmetro da inflorescência são de 4 a 15 cm, dependendo da variedade.
Doronicum de florescência
A floração começa na primavera e dura o verão inteiro. As flores cortadas do doronicum podem permanecer na água por até 14 dias, mantendo um visual fresco.
Transplante após a compra
Por via de regra, eles vendem doronicum em sementes. Se as mudas são adquiridas, elas são plantadas no solo ou deixadas para crescer no parapeito da janela. A hora de transplantar o doronicum chega em um ano, quando chega a hora de dividir a planta.
Importante! Kozulnik é resistente ao frio, então você não precisa se preocupar em proteger a flor durante o inverno.
Possíveis problemas no cultivo
Embora a camomila amarela seja uma planta impertinente, ainda existem problemas com seu cultivo. Eles podem ser resolvidos usando ferramentas especiais e ajustando o regime de cuidados.
Pragas
Os onipresentes pulgões e tripes não ignoram a margarida amarela. Pequenos insetos que sugam suco não causam danos significativos inicialmente. Mas, tendo sido criados, eles são capazes de levar o doronicum à morte.
Existem muitos inseticidas diferentes que lidam com sucesso com parasitas. Basta processar as plantações de acordo com as instruções, e os pequenos parasitas não terão medo dos "sóis" do jardim.
Às vezes, lesmas comendo folhagem sobem em uma planta. Para evitar sua aparência, basta polvilhar o solo ao redor da flor com pimenta moída quente. O abdômen sensível não permitirá que criaturas nocivas superem a barreira.
Doença
Podridão cinzenta aparece nas plantas em plantações espessadas, com rega excessiva. É aconselhável afinar as plantas, remover as partes infectadas e ajustar o regime de irrigação.
Ferrugem e oídio também costumam atacar plantações alagadas. A rega neste caso deve ser reduzida e as partes danificadas da planta removidas. Pulverize doronicum com Topázio ou outro medicamento similar.
Sinais de cuidados inadequados
Doronicum pode produzir flores pequenas se não for plantada por um longo tempo. Para o rejuvenescimento, a planta é desenterrada e dividida em partes. Novas flores nas ovas atualizadas serão visivelmente maiores. Outro problema crescente é o excesso de luz. Ao colocar uma planta em um local, vale lembrar que, embora o doronicum seja fotófilo, a exposição excessiva aos raios solares provoca a fragmentação das flores.
Kozulnik no site
Plantar e cuidar de doronicum em campo aberto é extremamente simples. Até um novato vai lidar com eles, que ficarão duplamente satisfeitos em desfrutar da floração brilhante de um animal de estimação no jardim.