Tulipas flores

Pin
Send
Share
Send

Os turcos começaram a cultivar flores de tulipa no distante século XVI. Já no século seguinte, as plantas caem na Holanda e começam sua marcha vitoriosa pela Europa. É difícil imaginar agora áreas suburbanas nas quais essa cultura não seria criada.

Informação geral

A tulipa perene bulbosa da família Liliaceae é muito popular no paisagismo, juntamente com narcisos e jacintos. Você pode encontrar plantas em estado selvagem.

Campo de tulipas

Se as tulipas cultivadas tiverem apenas 4 séculos, seus ancestrais terão mais de uma dúzia de milhões de anos. As regiões do norte do Irã são consideradas o berço da flor. As plantas geófitas se sentem confortáveis ​​nas encostas das montanhas do Tien Shan e dos Pamirs.

Graças às pessoas, houve um amplo assentamento de tulipas e outras latitudes. As plantas podem ser encontradas nas estepes, planícies e até áreas desérticas. O perene herbáceo se adapta bem ao clima quente e seco do sul, tolera silenciosamente os invernos frios das regiões do norte (Sibéria, Urais).

Como são as tulipas?

As tulipas da floresta e das estepes são pequenas flores de tom amarelado-esbranquiçado ou lilás. Cultivado pode chegar a 10 cm e atingir 1 metro. A flor da tulipa, dependendo da espécie, tem uma forma diferente:

  • taça;
  • estrela
  • em forma de lírio;
  • terry;
  • oval;
  • papagaio ondulado;
  • em concha.

Além do formulário, a coloração é variada entre os botões. As tulipas tradicionais são rosa, mas você pode encontrar branco, amarelo, lilás e até preto-púrpura.

Tulipa papagaio

A planta é caracterizada por uma forma especial de um caule modificado. Todos os órgãos são formados no bulbo membranoso. Folhas e um pedúnculo partem dele. Corola e perianto consistem em ações, cujo número é múltiplo de 6. A mesma quantidade na flor dos estames. O pilão tem um estigma de 3 lâminas.

Informações adicionais. A flor dá ao fruto uma caixa, mas propagada pelos bulbos da filha. Você pode usar as sementes de algumas variedades, mas a floração terá que esperar pelo menos 4 anos.

Quando as tulipas florescem

Tulipas e narcisos são frequentemente adjacentes aos canteiros próximos e são as flores da primavera. De acordo com o momento da floração, as plantas são classificadas em grupos:

  1. as fragrâncias de floração precoce começam em março e encantam os olhos até o início de maio; dividido em 2 classes: tulipas simples e felpudas;
  2. captura no meio da floração no final de abril e maio; incluem os Mendelevs e os Triunfos, bem como os híbridos de Darwin;
  3. a floração tardia pode ser admirada na segunda quinzena de maio; esse grupo é mais ramificado em classes: não-duplo (Darwinov, Briderov, multi-florido), Liliaceae, Franjas, Verdes, Rembrandt, Papagaio, Terry.

Híbrido de Greenflower

Os profissionais distinguem outro grupo de tulipas o mais próximo possível das características das plantas selvagens. Eles são divididos em classes híbridas e nas espécies mais semelhantes à forma original. Seu principal período de brotação é de abril a maio.

Sabendo quando as tulipas florescem, você pode plantar variedades de diferentes grupos em um canteiro ao mesmo tempo. Isso permitirá que você aprecie a beleza colorida do início da primavera ao início do verão.

Variedades e tipos de tulipas

Quando plantar tulipas

As tulipas são uma cultura tão diversa que os especialistas não têm consenso sobre como classificar essas plantas. Além de dividir por datas de floração, as variedades de tulipas são agrupadas de acordo com características comuns. Um deles é a estrutura da flor.

Tulipas de peônia

Os brotos desta espécie, de fato, de longe se assemelham a peônias. As variedades se distinguem não apenas pela forma da flor, mas também pela cor original:

  • Royal Acres tem inflorescências de terry roxas brilhantes;
  • Monte Carlo tem uma flor amarela;
  • no Khumilis Tet-a-tet, as pétalas vermelhas são apontadas para o topo;
  • o Sensual Touch amarelo-laranja é caracterizado por uma borda com franjas;
  • as pétalas brancas da inflorescência de terry "Cartouche" são lindamente afiadas com listras rosa-claras;
  • na angélica rosa e branca, listras verdes podem ser vistas nas pétalas externas abaixo;
  • o San Lav laranja profundo possui delicadas veias vermelhas.

Flores de peônia

É fácil confundir as tulipas roxas de peônia Blue Diamond e Dream Toch com flores de arbusto da mesma família.

Terry Tulips

De fato, estas são as mesmas flores em forma de pion, diferem das simples tulipas no arranjo de pétalas em várias linhas. As tulipas de Terry são classificadas em grupos em cedo e tarde.

Variedades de tulipas com inflorescências em várias camadas

GrauFuncionalidadesPeríodo de floração
Cedo
"Sr. van der Hoof"Atinge uma altura de 0,2-0,4 m. Dá flores amarelas douradas com 10-12 cm de diâmetroFim de abril - começo de maio
MurilloO pedúnculo mal atinge 40 cm de comprimento e, no início da inflorescência, apresenta uma cor branca e, no final da floração, adquire um tom rosado.
ElectraUm caule baixo (de 20 a 40 cm) é coroado com um botão vermelho cereja, cujo diâmetro médio é de 10 cm
Mais tarde
Tornozelo TomUma inflorescência de cereja escura com um centro de creme é formada em uma haste de 0,3-0,4 mFim de maio - começo de junho
Don PedroUma planta de meio metro fornece uma inflorescência de uma forma esférica de cor laranja-lilás com um centro marrom
DilinburgFlor bastante alta - até 70 cm de altura. Destaca-se com uma cor mista nos tons laranja e framboesa.Fim de maio
Mount TecomA altura média da planta é de 0,4 a 0,5 m e a atenção é atraída por botões de felpo branco como a neve.Primeira metade de maio
"Sinfonia"Atinge uma altura de pouco mais de meio metro. Dá inflorescências de framboesa brilhantes de tamanho médio (até 9 cm de diâmetro)Meados de maio

Terry beleza

A verdadeira decoração do paisagismo serão as variedades densas de terry "Medalha de Ouro" com inflorescências amarelas douradas e o vermelho "Cox".

Tulipas botânicas

Este é um grupo especial composto por tulipas naturais. Variedades são hábitos característicos de plantas silvestres. As plantas são despretensiosas no cultivo, por isso são frequentemente usadas para decorar jardins rochosos e escorregadores alpinos.

Características morfológicas

Para entender como são as tulipas, basta lembrar as plantas encontradas na natureza. Eles podem ser chamados de anões por direito - a maioria das variedades mal chega a uma altura de 20 cm.

Apesar da origem "ignóbil" das variedades, os residentes de verão adoram cultivar tulipas botânicas. Antes de tudo, atrai uma variedade de cores, além de folhas encaracoladas de algumas espécies.

Variedade botânica

Preste atenção! Plantas endurecidas toleram temperaturas extremas, se sentem confortáveis ​​sem rega prolongada e florescem três semanas antes do que as tulipas de outros grupos.

Variedades de espécies botânicas

Na natureza selvagem da Rússia, existem tulipas do Turquestão, Lipsky, Batalin, floresta, bicolor, pontiaguda. Nas áreas suburbanas, é mais provável que cultivem híbridos com as características das plantas selvagens.

Tipos de tulipas botânicas

TítuloDescrição do produto
AlbertaO anão tem uma haste pubescente e folhas encaracoladas. Flores simples, cor vermelho alaranjado com fundo preto
GreigVocê pode descobrir pela folhagem manchada. As flores são grandes, com uma base larga e uma ligeira curvatura. Eles têm uma cor diferente ("Tango" laranja-escarlate, "Pandur" combinação de dois tons de amarelo claro com vermelho carmim)
KaufmanPlantas muito agachadas. A folhagem verde-azulada é decorada com manchas. As folhas do perianto são amarelas ou brancas, às vezes com uma borda vermelha. As flores em forma de estrela variam de cor. O que será depende da variedade ("Brillan" rosa escuro, "Robert Schumann" amarelo, "Eliot" branco)
FosterEntre os outros anões é considerado um "gigante" - cresce para meio metro. A tulipa tem uma haste pubescente poderosa, com um topo mais escuro. Distingue-se por folhas largas, brotos alongados e periantos em forma de sino. As flores podem ser pintadas em tons de vermelho ardente ("Cantata") ou laranja ("Juan"). Nesse caso, a parte inferior do botão é amarela ou roxa escura
EichlerNo "bebê", o caule pubescente se esconde atrás de folhas estreitas e levemente dobradas. As placas são emolduradas por uma borda vermelha ondulada. As flores em forma de sino têm uma base ampla com uma intercepção superficial no meio. Os botões têm um fundo escuro e uma borda amarela no topo

Pode-se também conhecer a excelente tulipa. Nas espécies, não apenas o caule, mas também as folhas são muito pubescentes. De 1 a 3 (às vezes 5) flores de um tom uniforme, de laranja-dourado a vermelho escuro, são formadas no mato.

Tecnologia crescente

O algoritmo passo a passo aplicado a tulipas com características biológicas não é diferente do praticado para variedades decorativas. O fluxo de trabalho inclui as seguintes nuances:

  • depois que a planta desbota e o caule seca, os bulbos das tulipas precisam ser desenterrados e secos em papel colocado sobre uma mesa;
  • até o plantio, cebola, limpa de escamas, armazenada em local escuro e fresco;
  • plantar em campo aberto no outono (mais próximo do frio), escolhendo uma área bem iluminada com solo solto;
  • para que as plantas não interfiram no desenvolvimento umas das outras, elas mantêm o plano de plantio:
  1. a distância entre os orifícios é de 7 a 10 cm (você pode medir com a palma da sua mão);
  2. o bulbo materno é aprofundado em 15 cm;
  3. bebê grande - 10 cm;
  4. pequeno - 4-5 cm;
  5. se o solo for arenoso, devem ser adicionados mais 2 cm de profundidade aos parâmetros indicados;
  • em solos empobrecidos, recomenda-se alimentar a planta imediatamente (mas você não pode usar esterco).

Importante! Tulipas podem se desenvolver em um só lugar sem cavar por vários anos. Todos os anos a qualidade das flores se deteriora.

Portanto, não se pergunte quando cavar narcisos e tulipas. Se o primeiro ainda puder ficar no chão por vários anos sem prejudicar a decoratividade, é melhor removê-lo do chão todo verão (em junho).

Doenças e Pragas

As variedades botânicas são consideradas plantas resistentes com alta imunidade contra infecções. Mas às vezes você pode notar manchas e listras nas folhas, o que indica um problema como a variação. Um vetor pode causar uma doença - pulgões.

Importante! Frequentemente, micróbios patogênicos se acumulam no solo. Portanto, é recomendável transplantar tulipas para um novo local a cada 3 anos.

Há outros problemas aos quais as flores deste grupo estão expostas:

  • se as folhas ficarem amarelas e secas, você pode culpar o urso, o besouro quebra-nozes ou o ácaro da cebola;
  • se toda a parte do solo começou a desaparecer abruptamente e ficou coberta com um revestimento acinzentado, isso é evidência de derrota pelo fusarium
  • o nemátodo devora a raiz, causando podridão bacteriana.

Se as pragas ainda puderem ser controladas com medicamentos especiais, as plantas infectadas com fungos devem ser removidas do canteiro, juntamente com um pedaço de terra. As folhas levemente danificadas podem ser podadas e as flores tratadas com fungicidas.

Tulipas holandesas

O principal trabalho de seleção dessa planta é realizado na Holanda (não é à toa que as flores são consideradas um símbolo deste país). De fato, todas as tulipas podem ser chamadas de holandesas. Graças ao Jardim Botânico Holandês, eles se tornaram famosos em todo o mundo. A partir daqui, as primeiras variedades começaram a se espalhar pelos continentes.

Abundância holandesa

<

Vários séculos atrás, o país escandinavo estava “doente” com mania de tulipa, e os preços dos bulbos das plantas eram altos. Mas assim que os criadores "colocaram em ação" o cultivo de flores magníficas, a emoção diminuiu e as tulipas deixaram a Holanda, embarcando em uma jornada ao redor do mundo.

Novas variedades originais continuam a ser apresentadas aos jardineiros por criadores mestres da Holanda. Graças aos seus esforços, os botões surgem em tons de cores incomuns.

Azul

As tulipas azuis só podem ser chamadas condicionalmente, porque no conjunto cromossômico de uma planta não há pigmento dolphinidina. Algumas variedades com botões roxos ou violetas sob um certo raio de luz emitem azul ou azul (por exemplo, "Desempenho azul" ou "Fita azul", "Papagaio azul").

Roxo

Essa variedade de cores de botões pode ser encontrada em muitos canteiros. As tulipas roxas têm uma tonalidade diferente: da luz suave ao escuro profundo (quase preto). As variedades mais populares são Queen of the Night, Simple Crystal, Waflower e Black Hiro.

Roxo Grade Preto Hiro

<

Tulipas multicoloridas

Normalmente, a lâmpada lança uma tulipa. Mas há uma variedade de flores do tipo arbusto. Essas plantas parecem incomuns - há a sensação de que todo um buquê estava preso no chão.

Tulipas multicoloridas não se destacam como um grupo separado. As primeiras variedades pertenciam ao grupo de plantas com flores tardias com flores simples. Agora surgiram híbridos com franjas e terry com um período médio de floração. Os mais famosos dentre eles são as variedades marcadas como "Triunfo".

Tulipa multifloral

<

A desvantagem das tulipas é sua rápida degeneração. Se, no primeiro ano, o bulbo der um buquê exuberante, em alguns anos, até os brotos individuais podem não florescer, mesmo com muito cuidado.

Tulipa de Jerusalém

Entre os tipos de tulipas, o nome "Jerusalém" não existe oficialmente. Talvez jardineiros amadores nomeiem plantas para que elas cresçam em todo lugar em Israel. As tulipas baixas e bonitas têm grandes botões vermelhos simples. Você também pode encontrar anãs roxas e plantas com várias flores.

Israel Flowers

<

Liliaceae se tornou a cultura mais familiar para os residentes de verão. Agora, a questão não se coloca quanto custa tulipas. Até lâmpadas de novas variedades têm um preço acessível. Você pode se apossar de flores clássicas de graça, mesmo com seu vizinho. Portanto, tulipas são cultivadas em todos os lugares para decorar o jardim ou para cortar em buquês.

Pin
Send
Share
Send

Assista ao vídeo: Flores e Campos de Tulipas na Holanda (Pode 2024).