Ficus cumila flor - descrição e cuidados em casa

Pin
Send
Share
Send

Ficus pumila é uma planta interior ornamental sempre-verde. Difere amplamente devido à sua despretensão.

Como é ficus cumila e a que família pertence

Ficus pumila é uma planta anã pertencente à família das amoreiras. É caracterizada por tamanho pequeno, presença de hastes finas e de rápido crescimento. As placas de folhas têm uma forma oval, saturada com uma cor verde brilhante.

As seguintes variedades mais comuns são distinguidas:

  • Ensolarado - distingue-se por uma borda de cremes esbranquiçados, molduras de chapas. Ficus Sunny - o atendimento domiciliar é o mais simples, o que explica a grande popularidade dessa variedade.
  • Dorte - não há borda nas folhas desta planta. Sua característica distintiva são manchas brancas localizadas em toda a superfície das placas foliares e manchas caóticas de limão.
  • White Sunny - famosa por folhetos incomuns decorados com uma borda clara que lembra uma linha tracejada.

Ficus pumila cultivada em vasos ou plantadores

Independentemente da variedade específica, o ficus pumila é caracterizado pelas seguintes propriedades curativas:

  • aumento da produção de oxigênio;
  • purificação do ar do pó, impurezas e compostos nocivos;
  • criando um microclima favorável.

Informações adicionais! Na medicina popular, os produtos feitos com base nesta planta são usados ​​para tratar patologias articulares e doenças hemorróidas.

O local de nascimento de Pumila é o sudeste da Ásia. O ficus anão chegou aos países europeus graças a Karl Thunberg, um biólogo da Suécia, que coleta várias amostras de flora para estudos e propagação em condições artificiais.

Características do atendimento domiciliar

Ficus cumila - o atendimento domiciliar é simples e não leva muito tempo. Para que a planta se sinta confortável e agradável aos olhos, é necessário fornecer a temperatura, a rega e a iluminação adequadas.

Temperatura

É possível manter ficus em casa - é bom ou ruim?

O regime de temperatura ideal para esta planta varia na faixa de +18 a +25 ℃. No inverno, recomenda-se que a temperatura seja reduzida para 12-14 ℃ acima de zero.

Iluminação

Ficus anão é considerado uma planta bastante tolerante à sombra. No entanto, a pumila mais confortável se sentirá sob a luz solar difusa.

Importante! A falta de luz pode afetar adversamente as propriedades decorativas da planta - uma mudança na cor da folha de platina, queda de folhas. Para compensar a falta de iluminação ultravioleta, você pode usar lâmpadas fluorescentes para esses fins.

Rega

Ficus pumila precisa de rega regular. É estritamente proibido permitir que o solo seque. Isso se deve ao sistema radicular mal desenvolvido da planta, que não permite que ela retire a umidade restante do fundo da panela.

Nota! Para irrigação, use água purificada, de preferência quente ou em temperatura ambiente.

Pulverização

A pulverização de ficus anão é necessária nos casos em que os indicadores de umidade do ar da casa são insuficientes. Para esses fins, a água quente é coletada no pulverizador, após o qual cada folha de platina da planta é cuidadosamente processada. Este procedimento é realizado várias vezes durante a semana.

Além de fertilizar a planta, o microclima correto é importante

Umidade

As plantas de injeção são caracterizadas pela capacidade de evaporar rapidamente a umidade. É especialmente importante manter indicadores ideais de umidade do ar ao cultivar ficus em um suporte vertical, porque, caso contrário, seu sistema radicular não conseguirá se firmar. O ar seco aumenta a probabilidade de um ácaro.

Solo

Uma opção ideal para o cultivo de ficus anão é um substrato para plantas ornamentais com acidez neutra ou solo universal, que pode ser comprado em lojas especializadas.

Informação interessante! Você pode preparar o solo combinando areia, composto, turfa e solo de jardim em uma proporção de 2: 1, depois misture bem até obter uma massa homogênea.

Top vestir

Para esta planta, um excesso de fertilizantes é considerado mais perigoso que seu déficit. A fertilização na primavera e no verão é recomendada 2 vezes durante o mês. No inverno e no outono, basta fertilizar o ficus cumila uma vez por mês.

Não é nada difícil cuidar de ficus anão e, com cuidado suficiente, irá encantar os proprietários com folhagem brilhante e uma coroa exuberante.

Características dos cuidados com o inverno (em repouso)

Como propagar ficus, transplantar e tirar as fotos

Meses de outono e inverno - o período de descanso do ficus pumila. Neste momento, recomenda-se diminuir a temperatura do ar e reduzir o número de fertilizantes. Regue a planta também deve ser inferior a 1 vez por 2-3 dias (dependendo do estado do solo). A iluminação adequada deve ser mantida no inverno. Como o horário de verão é significativamente reduzido nessa época do ano, será necessária iluminação artificial.

Quando e como floresce

Ficus lira - atendimento domiciliar

Ficus cumila em casa não floresce. Sob condições naturais, forma siconia - um tipo de inflorescência, a partir da qual se formam os frutos amarelos posteriores. O período de floração é nos meses de verão.

Poda

O ficus anão tolera muito bem a poda. Recomenda-se este procedimento para corrigir a coroa, dando-lhe uma forma bonita. Corte a planta no final de fevereiro ou início de março.

Como o ficus cumila se reproduz

Ficus cumila - planta que se reproduz exclusivamente de forma vegetativa, ou seja, por enraizamento de estacas.

Para esses fins, são utilizadas estacas que permanecem ao aparar a coroa da pumila. Eles devem ser colocados em um recipiente com água ou substrato umedecido. Quando a planta tem raízes, pode ser transplantada para um vaso de flores regular.

Como é um talo de ficus anão

Informações adicionais! A propagação por germinação de sementes é possível apenas em solo aberto ou em casa de vegetação, onde o ficus anão produz frutos.

Transplante

Um transplante de ficus anão é recomendado na primavera. Especialistas aconselham fazer isso todos os anos, uma vez que o sistema radicular desta planta absorve rapidamente os nutrientes do solo.

Ficus adultos (a partir dos 5 anos de idade) não devem ser incomodados por transplantes frequentes; será suficiente manipular uma vez por 2-3 anos.

No fundo da panela, certamente é feita a drenagem e, em seguida, o solo especialmente preparado. As raízes da planta são cuidadosamente imersas no solo. Após a conclusão do transplante, recomenda-se regar a planta com água morna.

Possíveis problemas no crescimento e doenças

Como outras plantas de interior, o ficus pumila pode ficar doente e atacado por várias pragas. É importante saber como a doença se manifesta e o que precisa ser feito para proteger a pumila de efeitos extremamente adversos e até de morte.

Descarta brotos e folhas

Queda das lâminas das folhas e secagem dos brotos - geralmente indicam umidade insuficiente do solo. Você pode ajudar a planta simplesmente aumentando a frequência da rega. Se as folhas primeiro ficarem amarelas e só depois caírem, o motivo estará na deterioração do sistema radicular. Esse problema pode provocar inundações regulares da planta, correntes de ar, falta de iluminação e baixa temperatura do ar.

As folhas ficam pálidas

O branqueamento das lâminas das folhas do ficus cumyl, na maioria dos casos, é devido à iluminação insuficiente. Você pode resolver o problema aumentando a duração do horário de verão usando lâmpadas artificiais.

Folhas de Pumila empalidecem com falta de luz

As pontas secam nas folhas

Na maioria dos casos, as pontas de secagem das placas das folhas de ficus anão ocorrem quando a umidade do ar é insuficiente. A planta pode ser ajudada diariamente pulverizando-a com água morna. Este procedimento é realizado 2-3 vezes ao longo do dia.

Folhas inferiores caem

A queda das folhas inferiores pode ser causada por rega muito frequente, falta de iluminação e calor na sala. Não é necessário tratamento especial, basta eliminar os fatores provocadores.

Pragas

Ficus pumila afeta principalmente o ácaro. O tratamento consiste em limpar diariamente as placas das folhas da planta com água quente (cerca de +40 ℃).

Ácaro em folhas de ficus

É importante saber! Prevenção de infecção é suficiente umidificação do ar na sala.

Outros problemas

Ao cultivar ficus anão, você pode encontrar os seguintes problemas:

  • Uma coroa caída - um problema surge em meio à falta de iluminação e condições de baixa temperatura. Ajude a planta a se recuperar, eliminando fatores negativos.
  • O aparecimento de manchas marrons nas placas foliares indica um excesso de fertilizante. Por um tempo, recomenda-se abandonar o uso de cobertura.
  • O desaparecimento de manchas brancas em variedades variadas indica falta de iluminação. Recomenda-se o uso de lâmpadas artificiais.

Informações adicionais! Um dos problemas mais sérios é a secagem do solo, levando à queda das folhas e à secagem dos brotos. Além disso, os brotos morrem para sempre e as chapas, com os devidos cuidados, ainda podem ser restauradas.

Ficus é uma planta de casa bonita e despretensiosa nos cuidados. Além das funções decorativas, o ficus anão purifica o ar, saturando-o com oxigênio. Basta prestar pouca atenção a esta planta, a fim de apreciar sua beleza e propriedades úteis durante todo o ano.

Pin
Send
Share
Send