Dracaena - doenças das flores e como lidar com elas

Pin
Send
Share
Send

Entre a enorme variedade de plantas utilizadas em residências, escritórios, apartamentos, shopping centers e decorações paisagísticas, a família dracaena é comum. O grupo possui 40 espécies, que variam em tamanho e forma. Esta planta bonita requer cuidados e atenção adequados.

Por que uma planta pode ficar doente?

Como qualquer outra flor, os dracaena são suscetíveis a doenças. Sintomas típicos: A coloração marrom das áreas brancas das folhas (pontas mortas ou amarelas) pode indicar toxicidade de flúor ou solo alcalino. Manchas marrons nas raízes com um cheiro indicam podridão suave.

Dracaena é uma excelente opção para criação de animais em casa.

Manchas avermelhadas ou marrom claro cercadas por uma auréola amarela podem indicar que a dracaena está manchada. Manchas amarelas nas folhas de dracaena, estrias amarelas ou mortas indicam que a planta ficou muito fria.

Preste atenção! Folhas danificadas ou crescimento atrofiado podem indicar infecção por tripes, moscas costeiras, escamas, percevejos ou mosquitos de cogumelos.

Doenças e tratamento de dracen

Doenças de Kalanchoe: as principais causas de doenças e métodos para combatê-las

Após determinar a doença, devem ser tomadas medidas para tratá-la. A recuperação de flores doentes nem sempre é possível, especialmente quando a situação é severamente negligenciada.

Toxicidade de flúor

Este é um dos problemas mais comuns enfrentados pela dracaena. A toxicidade do flúor se manifesta na forma de pontas amarelas de folhas, bordas e pontos mortos. As folhas têm manchas marrons escuras e mortas com bordas amarelas.

Amarelecimento das folhas de dracaena causadas por excesso de flúor

Muitos sais solúveis ou boro causam os mesmos sintomas. Para evitar esses problemas, é necessário manter o pH do solo na faixa de 6,0-6,5, evitar a fertilização da dracaena com produtos fluorados e não regar a planta com água com alto teor de flúor. Para determinar a toxicidade ou alcalinidade, a água e o solo são verificados e, se necessário, são feitos ajustes para ajudar a planta a se afastar dos danos. É importante lixiviar regularmente sais e fluoretos acumulados do solo em vasos de plantas, passando lentamente pelo solo a quantidade de água destilada igual aos dois volumes da panela em que a dracaena cresce.

Informações úteis! Tendo notado o acúmulo de depósitos brancos na parte externa da embarcação (especialmente perto dos orifícios de drenagem, o que é um sinal de excesso de sais), chuva ou água destilada são usadas para lavar o excesso de sal.

Ponto de folha de Fusarium

As folhas jovens ficam cobertas de manchas avermelhadas ou enferrujadas. A planta pode ser preservada com iprodiona, tiofanato de metila, mancozeb e clorotalonil. Para combater a mancha de Fusarium, um fungicida é usado para tratá-lo. Se as novas folhas pararem de corar, o tratamento foi bem-sucedido. Não será supérfluo ajustar a tecnologia de rega. Para limitar a propagação da infecção, evitam a irrigação por cima e garantem que as plantas não sejam inundadas.

Pragas de Dracaena

Carrapatos

Observando um revestimento branco no dracene, pode-se supor que a planta ficou doente com mofo. Manchas brancas difusas não são um sinal forte. Eles são freqüentemente causados ​​por pragas sugadoras que se alimentam de fluido de tecido vegetal.

Os ácaros (tecnicamente aracnídeos), quando vistos a olho nu, parecem pequenos pontos em movimento. A aparência do ácaro-aranha se manifesta primeiro na forma de uma dispersão de pontos nas folhas das plantas, que começam a se torcer, seguidas pelo amarelecimento ou bronzeamento de uma área maior de folhas. Se a infecção for grave, uma fina teia de carrapatos pode ser vista. Eles preferem condições quentes, secas e poeirentas, e as plantas propensas à seca são especialmente vulneráveis ​​a elas. Dracaena não está crescendo, o que fazer? Regue as plantas regularmente para reduzir a probabilidade de problemas com carrapatos.

Até os dracaens domésticos são propensos a ataques de parasitas.

Às vezes, pulverizar as folhas das plantas com água reduz a poeira e derruba os ácaros. Para se livrar deles, eles pulverizam a planta com inseticidas para plantas de interior. Os insetos são facilmente removidos usando piretrinas.

Insetos escamados

Mealybug em Dracaena - insetos sem asas acinzentados que se movem lentamente e são cobertos com um revestimento ceroso. Eles têm fios de cera vindos dos corpos. Eles tendem a se agrupar quando se alimentam, parecendo massas de algodão, concentrando-se frequentemente nas axilas das folhas e em outros locais protegidos. Nas fêmeas adultas, as escamas de algodão nos travesseiros têm corpos acastanhados com uma característica bolsa branca de ovos ondulados.

Importante! A ação de besouros grandes ou pequenos reduz a viabilidade das plantas e pode levar à morte.

Essas pragas também produzem gotas de uma substância doce e pegajosa conhecida como orvalho do mel, que causa crescimento de fuligem, pode torcer as folhas devido à sua consistência e atrair formigas. Esta é a resposta para a pergunta de por que dracaena torce as folhas em um tubo. Nas flores que crescem ao ar livre, as pragas são geralmente controladas por predadores naturais, a menos que insetos benéficos sejam destruídos por pesticidas, poeira ou formigas de amplo espectro persistentes.

Recomenda-se pulverizar regularmente a planta com um forte fluxo de água para reduzir insetos e outras pragas, lavar o orvalho do mel e reduzir a quantidade de poeira. Você também pode usar sabão inseticida pronto ou óleo de jardim para combater insetos.

O parente mais próximo da cochonilha é a crosta, vivendo em uma dracaena. Externamente, parecem manchas marrons secas nas folhas ou vesículas de dracaena (os chamados "escudos"). Esses escudos podem cobrir uma área significativa da flor. Daí o nome do parasita. Muitas vezes, eles estão localizados densamente, formando uma espécie de casca no tronco e nas folhas. Recomenda-se lidar com eles removendo mecanicamente as proteções, por exemplo, usando uma escova de dentes.

Preste atenção! O processo é simplificado se você pré-tratar os insetos com vodka ou querosene.

Tripes e outras pragas

Vários tipos de tripes se alimentam de dracaenas. Essas pragas são pequenos insetos de aparência suave que penetram nos tecidos das plantas e se alimentam do conteúdo celular. Sua aparência leva à distorção do tecido da planta, ao aparecimento de manchas brancas ou prateadas e, em casos graves, a uma desaceleração do crescimento, torção e queda de folhas. Muitos insetos benéficos ajudam a controlar tripes nas dracaenas de rua.

Doenças fúngicas

Dracaena - tipos de Marginata, Deremskaya, Fragrans, Massangeana

Como salvar dracaena se o topo secou? Algumas doenças fúngicas, incluindo manchas nas folhas e podridão das raízes, podem afetar as plantas de dracaena. As manchas nas folhas parecem irregulares ou arredondadas, enquanto as folhas enrolam e desbotam. Geralmente, isso leva ao fato de as folhas ficarem amarelas, torcidas, secas. Por fim, morre. As raízes das plantas doentes ficam macias, ficam marrons e depois escurecem.

Tais folhas em dracaena só precisam ser cortadas

Uma inspeção completa das plantas antes de comprá-las ajudará a evitar problemas com doenças. Não regue a dracaena por cima da rega e permita o alagamento do solo. Quaisquer recipientes devem ter orifícios de drenagem e deve haver uma distância adequada entre as plantas.

Preste atenção! É muito importante cortar e destruir rapidamente as folhas nas quais aparecem manchas. As plantas infectadas são isoladas das saudáveis.

Para controlar pragas, eles usam inimigos naturais, como besouros Vedalia. Eles são plantados à força em uma planta, comprada anteriormente em uma loja de jardinagem. Depois de algum tempo, os insetos mealy desaparecem e a flor é restaurada. Com infecção grave, a planta é saturada com um pesticida botânico chamado óleo de jardim.

Podridão suave

Dracaena Marginata - como plantar e cuidar

Podridão marrom suave e um cheiro desagradável em estacas de raiz. A única saída é comprar plantas sem doenças e livrar-se das que as possuem. Reduzir a água estagnada e uma boa drenagem são importantes para prevenir a doença da podridão mole.

Manchas marrons

Manchas marrons nas folhas podem ser causadas por vários fatores diferentes.

Sintomas em plantas:

  • manchas marrons e secas nas folhas;
  • as pontas das folhas ficam marrons;
  • as folhas começam a enrolar;
  • pequenas manchas marrons com uma franja amarela.

Se algum desses sintomas for detectado, é recomendável ajustar a tecnologia de irrigação. Se o solo secar demais, as pontas das folhas estão enrugadas e terão pontas e manchas marrons. A doença de Dracaena, que não é tratada por muito tempo - acaba por morrer.

Informação interessante! Para entender que uma flor precisa de umidade, é usado um método simples. No solo, um arranhão é feito a uma profundidade de 3-4 centímetros. Se estiver seco, é necessário regar.

Dracaena precisa ser regada aproximadamente a cada 7-10 dias. Por causa do aquecimento nas casas, muitas vezes é quente e seco no inverno, então as plantas precisam ser regadas com mais frequência. Se aparecerem manchas marrons nas folhas, com bordas amarelas, isso pode ser uma doença da mancha foliar.

Para tratá-lo, você deve tentar um remédio caseiro:

  • coloque em um recipiente uma ou duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio;
  • adicione 1-2 (dependendo do número de colheres de sopa de refrigerante) colheres de chá de óleo mineral;
  • misture a solução e despeje em um frasco de spray de água;
  • agite a solução e pulverize todas as áreas da planta afetadas por manchas marrons.

Vale a pena conhecer! Você sempre deve remover a área danificada da folha ou de toda a folha se sua parte principal tiver uma tonalidade marrom. Isso ajuda a planta a se recuperar e parecer melhor. Para fazer isso, use uma tesoura esterilizada.

Instruções passo a passo para a remoção correta de folhas danificadas ou caídas:

  1. Apare folhas ou manchas marrons com uma tesoura limpa. Somente as pontas ou pontos danificados são cortados para que permaneçam pequenas bordas marrons. Isso é necessário para não danificar a folha saudável remanescente na planta.
  2. Quando a folha inteira fica marrom, partes individuais da planta são removidas em sua base.
  3. Se a folha conseguiu enrolar, mas ainda não foi completamente afetada, também vale a pena cortar a peça danificada e dar a oportunidade de recuperar.

Prevenção

É necessário cuidado constante das plantas. Plantas intactas e saudáveis ​​têm todas as chances de evitar problemas em comparação com plantas doentes com problemas de saúde. O algoritmo é o seguinte:

  • cultivar dracaena em áreas do jardim que oferecem sol e sombra parcial;
  • se a dracaena cresce em ambientes fechados, é importante fornecer luz brilhante e indireta;
  • a exposição excessiva ao sol pode causar danos;
  • a dracaena se desenvolve com sucesso em condições sombreadas;
  • você precisa manter o solo úmido com um alto teor de substâncias orgânicas com um nível de pH de 6,0 a 6,5;
  • Dracaena deve ser regada com água morna quando o solo superficial estiver seco.

Por que as folhas de dracaena morrem?

As folhas começam a dourar na ponta e, em seguida, a folha inteira fica marrom, dobra e morre. Essa imagem é frequentemente observada pelos proprietários de plantas de interior.

Uma das causas mais comuns é a umidade das folhas ou o alagamento. É importante sempre usar solo bem drenado. Além disso, você deve se certificar de que a panela também esteja bem drenada.

Importante! Simplesmente limpar folhas mortas não resolverá o problema. É necessário determinar o verdadeiro motivo que levou a esses resultados.

Dicas essenciais sobre cuidados com Dracaena

O cultivo adequado desempenha um papel importante no cuidado com as plantas. A flor cresce melhor sob luz brilhante e indireta. Com pouca luz, ele crescerá muito mais lentamente.

Por que a dracaena não está crescendo?

A sala deve estar sempre quente, independentemente da época do ano. Quando a temperatura cai abaixo de +18 ℃, a planta pára de crescer. Às vezes, começa a doer e até morre.

Umidade

Se a umidade ao redor é alta, a flor cresce bem. Este parâmetro pode ser ajustado usando seixos localizados sob a planta.

Fertilizantes

No verão e primavera, fertilizantes solúveis em água são usados ​​para plantas domésticas duas vezes por mês. Quando o inverno ou o outono está lá fora, não são necessários fertilizantes.

Flúor

Os dracaena são extremamente sensíveis a ele. A exposição a este produto químico deve ser minimizada. O fluoreto pode estar presente na água da torneira, razão pela qual seu uso não é recomendado.

Com os devidos cuidados, a dracaena se deliciará com sua beleza

<

O combate às doenças dracaena e outros problemas é melhor realizado através da prevenção. O resultado será uma floração regular, sem qualquer preocupação para o usuário.

Pin
Send
Share
Send