Como propagar hortênsia de panículas, em forma de árvore e de folhas grandes

Pin
Send
Share
Send

Hortênsia é uma cultura de jardim bonito que muitos jardineiros crescem. Esta planta pode servir como uma verdadeira decoração do jardim. Para que uma cultura se desenvolva normalmente, ela precisa de cuidados adequados. Muitos jardineiros iniciantes estão interessados ​​em como propagar a hortênsia. Profissionais dizem que isso pode ser feito de várias maneiras.

A melhor época para reproduzir hortênsias de diferentes espécies

O período de propagação da hortênsia hydrangea paniculata depende do método. A maneira mais popular de cultivar uma cultura de jardim é considerada estaca.

É importante considerar que a hortênsia tem muitas variedades. Há uma colheita lenhosa, em panículas e de folhas grandes. Todas as espécies podem ser propagadas por qualquer meio. Nesse caso, certos recursos devem ser levados em consideração.

Hortênsia é uma bela cultura que se distingue pela floração exuberante

As variedades de árvores são menos afetadas pelas baixas temperaturas. Portanto, eles não podem ser protegidos para o inverno. Os arbustos das plantas devem ter sombra ou sombra parcial. Tais variedades de hortênsias são propagadas por estacas ou camadas. O método de semente levará muito tempo.

As variedades em panículas crescem bem, então você precisa apará-las sistematicamente. As estacas resultantes podem ser usadas para reprodução.

Hortênsia de folhas grandes é considerada a mais bonita. Neste caso, a planta é muito temperamental. Pode ser propagado de diferentes maneiras - por estacas, sementes, divisão ou estratificação.

Primavera

Na primavera, as estacas são realizadas antes do movimento dos sucos. O prazo ideal para o procedimento é março. Para o enraizamento, são utilizados brotos dos arbustos do ano passado, que conseguiram madeira.

Verão

A propagação da hortênsia por estacas é melhor no verão. Nas hortênsias paniculadas, de folhas grandes ou semelhantes a árvores, os botões aparecem nessa época.

Como propagar estacas de hortênsia no verão? Para isso, são utilizadas estacas verdes com folhas e pelo menos um broto.

Atenção! As estacas de verão são realizadas em junho ou julho. Apenas plantas jovens são adequadas para esse fim.

Vale a pena criar no outono

O outono é adequado para enxertar galhos endurecidos. Eles são frequentemente cortados e enviados para compostagem. O cultivo deve ser realizado em meados de setembro.

É importante que o talo inclua 3 nós. Nesse caso, todas as folhas precisam ser cortadas.

Quais são as formas de propagação da hortênsia do jardim e do quarto

Como propagar estacas de hortênsia na primavera

Para cultivar uma nova planta no país, você precisa escolher o método certo de reprodução. Em casa, os seguintes métodos são geralmente usados:

  • estacas verdes;
  • prole;
  • estratificação;
  • por sementes;
  • dividindo o mato.

A hortênsia pode ser propagada de várias maneiras.

Como cultivar hortênsia a partir de estacas

Muitas pessoas estão interessadas em como cortar corretamente a hortênsia. Para este procedimento, você precisa escolher brotos saudáveis ​​e enraizá-los.

Como escolher e cortar um talo

Como alimentar hortênsia na primavera para uma exuberante floração no jardim

É melhor realizar as estacas de hortênsia paniculata no verão, quando brotos aparecem na planta mãe. Para o corte, escolha brotos verdes jovens que tenham uma estrutura flexível e cresçam em uma área iluminada. Eles devem estar no fundo da parte principal do arbusto. Além disso, brotações anuais laterais são adequadas para enxertia.

Importante!Para obter bons resultados, é recomendável pegar os fragmentos superiores dos brotos. No entanto, eles não devem ser muito finos, pois há uma alta probabilidade de deterioração.

Ao preparar estacas, é necessário manter uma quantidade suficiente de umidade para evitar alterações irreversíveis. Portanto, jardineiros experientes recomendam seguir essas recomendações:

  • Os brotos que você planeja enraizar devem ser cortados pela manhã ensolarada ou com tempo nublado. Após o que eles precisam ser imediatamente divididos em estacas.
  • Remova os fragmentos superiores com botões.
  • A parte restante da parte aérea é dividida em fragmentos com 2-3 pares de folhas.
  • Remova as folhas inferiores e reduza as folhas restantes pela metade ou um terço.
  • Mergulhe as estacas em um estimulador de crescimento. Eles devem permanecer por 2 horas.
  • Antes de plantar, desinfecte a parte superior com variedades de hortaliças ou jardins. Você também pode usar carvão.

Hortênsia se propaga perfeitamente por estacas.

Como obter raízes na água

No estágio inicial da formação das raízes, os jardineiros costumam absorver mudas na água. O líquido deve ser macio com um teor mínimo de sais de cálcio. Você pode adicionar um pouco de estimulador de crescimento. O comprimento das estacas deve ser de pelo menos 10 cm e conter 2-3 internódios.

Quando a hortênsia é enxertada, a folhagem deve ser removida das mudas para estimular o processo de formação das raízes. Para enraizar a planta, você precisa usar um recipiente transparente, pois a luz contribui para a formação do sistema radicular.

Importante!Na maioria dos casos, até 3 cm de raízes aparecem nas estacas em 2-3 semanas. Depois disso, eles podem ser plantados no chão.

A propagação da hortênsia por estacas é simples e acessível, no entanto, apresenta certas desvantagens. Com uma estadia prolongada de estacas na água, os processos de decomposição começam. Portanto, a água deve ser alterada sistematicamente, evitando a aparência de um odor de mofo. Para proteger as estacas da decomposição, o carvão ativado deve ser colocado na água.

Como enraizar um talo no chão

Para plantar plantas no jardim, será necessário solo leve. Para fazer isso, você precisa misturar turfa ou húmus com areia lavada. Esses componentes são combinados na proporção de 2: 1.

As estacas precisam ser plantadas obliquamente no substrato obtido, aprofundando-as em 2-3 cm. As plantas devem ser plantadas com um intervalo de 5-7 cm. Em seguida, cubra o substrato com uma camada de areia de 2 cm de espessura.

As estacas podem ser enraizadas em um substrato especial

Propagação de hortênsia dividindo o mato

Como alimentar hortênsia - fertilizantes para o crescimento e exuberante floração no jardim

Este método é confiável e simples. No entanto, ele pode ser usado exclusivamente para variedades arbustivas. É impossível plantar árvores ou trepadeiras dessa maneira.

Seleção de assento

Como propagar a hortênsia dessa maneira? A divisão do arbusto deve ser realizada na primavera. Devido a isso, no outono, os fragmentos poderão se enraizar completamente e se adaptar ao inverno. Primeiro você precisa escolher um lugar para pousar. A planta precisa de uma área bem iluminada.

Então você precisa cavar buracos para o plantio com um tamanho de 50 cm, além de adicionar matéria orgânica e minerais a cada buraco. Para isso, cinza de madeira, turfa, composto são adequados.

Processo de divisão passo a passo

Para cultivar a cultura, você precisa fazer o seguinte:

  1. Antes de cavar um arbusto, o solo deve ser cuidadosamente regado. Isso facilitará o processo de desvendar as raízes.
  2. Lave o solo do sistema radicular e divida-o em fragmentos.
  3. Aterre os fragmentos recebidos nos locais preparados.

Hortênsia crescente a partir de sementes

Muitas pessoas estão interessadas em como a hortênsia do jardim se propaga por sementes. Este método é considerado bastante trabalhoso. Vale a pena considerar que o arbusto não poderá florescer imediatamente. Isso levará muito tempo.

Seleção de sementes

Primeiro de tudo, você precisa escolher sementes de qualidade. Eles devem atender aos seguintes requisitos:

  • Aparência agradável. As sementes devem estar inteiras e livres de danos externos.
  • A ausência de vestígios de doença. Os grãos não devem ficar lentos ou congelados.
  • Características varietais. Isso deve ser obtido com o vendedor.

A propagação de plantas por sementes é considerada um método eficaz. Para obter bons resultados no cultivo, vale a pena seguir certas regras.

Sementes de alta qualidade serão necessárias para propagar a colheita.

Processo de semeadura

Depois de comprar as sementes, você precisa começar o plantio. Eles são realizados imediatamente após a aquisição do material da semente. Primeiro, as sementes devem ser germinadas. Para fazer isso, umedeça o algodão ou a gaze com água e coloque as sementes por cima. Quando incham, você pode realizar o trabalho de plantio.

Ao plantar hortênsias, você precisa prestar atenção à qualidade e composição do solo. Deve incluir areia, turfa, relva, florestas e húmus. Depois de preparar o substrato, você precisa pegar uma pequena caixa, despejar o solo e colocar as sementes. Polvilhe com um pouco de terra por cima.

Importante! Os desembarques devem ser imediatamente cobertos com vidro. Periodicamente, deve ser removido e pulverizado com água.

Cuidar de mudas e arbustos jovens

Para que uma planta cresça e se desenvolva normalmente, ela precisa fornecer cuidados completos e de alta qualidade. Ao cultivar mudas, as seguintes características devem ser consideradas:

  • Fertilizar a tempo. A melhor opção seria formulações nutricionais especiais que são vendidas nas lojas. Vale a pena considerar que seu uso afeta a cor da flor. Se enxofre, sais de alumínio ou sulfato forem introduzidos no solo, as flores ficarão azuis.
  • Regue a planta adequadamente. O excesso de umidade na cultura é contra-indicado. Nesse caso, o solo não deve secar. Hortênsia precisa de umidade ideal. A rega não deve ser intensa. É importante umedecer sistematicamente o solo.
  • Cuidar adequadamente do solo. É importante limpar regularmente o solo das ervas daninhas.
  • Para processar arbustos de parasitas. Este ponto deve ser dado atenção.

Importante! Para que a hortênsia cresça e se desenvolva bem, ela deve ser cortada em tempo hábil. Ao mesmo tempo, recomenda-se se livrar de brotos antigos sem vida.

Tecnologia de propagação da hortênsia por camadas na primavera

A hortênsia pode ser propagada por camadas. O procedimento é recomendado no início da primavera - antes do aparecimento dos botões. Primeiro, o solo ao redor do arbusto deve ser desenterrado e depois bem nivelado. Em seguida, faça sulcos com uma profundidade de 1,5 a 2 cm e coloque neles 1 tiro do fundo do mato.

Para impedir que os galhos se endireitem, eles devem ser presos à superfície da terra. Para fazer isso, você pode usar estilingues especiais. Polvilhe a planta com o solo por cima.

Para fazer as raízes parecerem mais rápidas, você pode usar uma técnica simples. Para fazer isso, nas camadas em frente ao primeiro rim inferior, você precisa contrair um fio fino. Ela precisa fazer 2-3 voltas. À medida que o espessamento engrossa, a constrição começará a pressionar a casca, o que levará à formação de raízes.

Até o final do verão, vários brotos devem se formar em cada postura. Quando esses elementos crescem entre 15 e 20 cm, precisam ser batidos. A cada 7-10 dias, o procedimento deve ser repetido. Isso deve ser feito até que a altura da colina seja de 20 a 25 cm.

Em outubro, as camadas devem ser escavadas e os fragmentos formados devem ser separados. Sua altura deve chegar a 50 cm neste momento.

Importante!Mudas precisam ser prikopat, e na primavera para ir para a cama. Somente após um ano eles serão adequados para aterrissar em um local permanente.

A hortênsia pode ser propagada por camadas

<

Como propagar a hortênsia com a prole

Hortênsia perfeitamente propagada por brotos. Este método deve ser aplicado com muito cuidado e cuidado. Para fazer isso, no outono é necessário remover o solo superficial e separar cuidadosamente o excesso de brotos.

Peças separadas precisam ser plantadas na cama e cultivadas. Dependendo da condição da muda, isso deve ser feito 1-2 anos.

É possível arrancar hortênsias de um buquê e obter um arbusto jovem

Algumas pessoas tentam arrancar as hortênsias de um buquê.

No entanto, jardineiros experientes acreditam que isso é muito problemático. Para a reprodução completa do mato dessa maneira, o material de plantio deve ser colhido corretamente, observando uma série de recomendações. Mas, mesmo com uma abordagem competente, a probabilidade de sucesso é mínima.

A hortênsia é uma cultura ornamental popular, caracterizada por uma excelente floração. Portanto, a planta é frequentemente usada no projeto paisagístico. Para ter sucesso no cultivo de uma colheita, você precisa cuidar adequadamente dela. Para auto-propagação da planta, vários métodos podem ser usados. Na maioria das vezes, os jardineiros usam estacas. No entanto, também é permitido aplicar a divisão ou propagação de arbustos por estratificação, prole e sementes.

Pin
Send
Share
Send