Poda de rosas para o inverno: como fazer tudo sem prejudicar a planta?

Pin
Send
Share
Send

  • Tipo: Rosáceas
  • Período de floração: junho, julho, agosto, setembro
  • Altura: 30-300cm
  • Cor: branco, creme, amarelo, rosa, laranja, vermelho, vínico
  • Perene
  • Winters
  • Sol amoroso
  • Amoroso

As rosas são os favoritos da maioria dos jardineiros. Essas belas plantas adornam muitas áreas suburbanas. Que bom ver os botões de rosas florescendo com pétalas das formas e cores mais incríveis, exalando um aroma agradável e delicado. Para aproveitar o tumulto das cores na nova estação, a poda de rosas no inverno deve ser um procedimento obrigatório entre as atividades de preparação do jardim para o inverno.

Para que é feita a poda de outono

A poda de rosas no outono é necessária para fortalecer a planta. Se a poda na primavera visa formar e enobrecer um arbusto bonito, o procedimento de outono visa fornecer acesso à luz dos brotos e caules da planta, arejando sua coroa, além de aumentar a resistência do inverno da rosa. Além disso, a poda de galhos velhos provoca a colocação de novos brotos, a partir dos quais flores grandes florescerão, e a formação de novos brotos mais fortes.

Você também pode descobrir como cobrir rosas para o inverno aqui: //diz-cafe.com/rastenija/kak-ukryt-rozy-na-zimu.html

Se as belezas selvagens ficam lindas e se deliciam com a floração sem cuidados adicionais, as rosas do jardim precisam de poda anual

Não apenas as rosas que adornam o jardim por mais de um ano, mas as mudas jovens plantadas este ano estão sujeitas à poda. As principais recomendações incluem a necessidade de remover todos os brotos verdes e as flores já desabrochando, além de cortar os caules doentes e fracos.

Brotos não amadurecidos deixados para o inverno começam a apodrecer no abrigo. Isso geralmente leva à infecção por fungos e doenças de toda a planta. Após a poda, apenas brotos poderosos lignificados com vários brotos de dormir devem permanecer no mato.

A fim de impedir o desenvolvimento de micróbios patogênicos, os restos da planta cortados devem ser removidos e queimados sem deixar sob o arbusto.

O arbusto após o corte apenas 3-5 espaçou uniformemente os brotos mais desenvolvidos e mais poderosos que não engrossam a coroa

Você também deve se livrar de brotos antigos em tempo hábil, que incluem hastes de três anos com muitos ramos laterais e cobertas com casca seca.

Segredos do procedimento correto

Para que o procedimento de corte traga apenas um efeito positivo, é necessário aderir a várias regras básicas:

  • O corte deve ser feito apenas com tesouras afiadas. Uma ferramenta maçante faz fatias rasgadas e danifica a casca de uma planta, que depois cura por um longo tempo ou até morre de infecção.
  • Para remover hastes mais grossas d = 1,5-2 cm, é preferível usar uma serra.
  • Escolha um local para o corte sobre a gema inchada, que não teve tempo de germinar, após manter uma distância de 0,5-1 cm. A sessão deve ser cortada em madeira saudável branca.
  • Para executar uma fatia, é necessário inclinar para que a área da fatia não se torne um foco de acumulação de umidade e desenvolvimento de infecção.

O momento de maior sucesso em que você pode cortar rosas para o inverno é um dia ensolarado e sem vento. Normalmente, as roseiras são podadas no final de outubro.

A poda é realizada no rim externo. Isso evitará o espessamento da bucha e garantirá ventilação e iluminação suficientes da coroa

Para prevenir a infecção de plantas com fungos e infecções, é aconselhável desinfetar as ferramentas antes da poda, tratando com solução de permanganato de potássio e depois de podar o corte nas hastes com verniz de jardim.

E, talvez, a regra mais importante que deve ser seguida ao cortar rosas para o inverno, diz "não exagere". Como o volume do sistema radicular de uma rosa, como qualquer outra planta, deve ser proporcional ao volume de suas partes aéreas, a poda deve ser feita de maneira correta e cuidadosa para não atrapalhar o sistema de nutrição, o que pode levar a doenças e até a morte da planta.

Principais tipos de poda de acordo com a variedade

Para tornar o jardim de flores mais bonito a cada ano, ao podar rosas, deve-se levar em consideração as características do grupo variado de representantes que crescem no local. Dependendo do tamanho, variedade e taxa de crescimento do arbusto, você pode aplicar um dos principais tipos de poda:

Corte curto

Após a poda, resta apenas a base do arbusto com 2-3 brotos para dormir. A poda curta é aplicável para os aromas de rosas, cujos galhos são propensos a um perfilhamento forte.

Com poda forte, todas as hastes da parte aérea da planta são cortadas sem piedade

Rosas em miniatura, arbustos em forma de adulto de rosas híbridas de chá e representantes de escalada do grupo Rambler toleram com sucesso a poda forte.

Para outras variedades de plantas, a poda curta é permitida apenas como último recurso.

Colheita média

Com um método moderado de aparar, brotos fracos também são completamente eliminados. A poda média ativa perfeitamente o crescimento de brotos jovens.

Ao realizar a poda média, as hastes do arbusto são reduzidas pela metade e, na base da planta, existem brotos baixos de 25 a 30 cm com 4-5 brotos

A poda moderada é aplicável a pernepianos, variedades de chá híbridas e muitos outros grupos de rosas.

As únicas exceções são rosas inglesas e de parque, escaladas, belezas antigas e de espécies desta família.

Regras para plantar e cuidar de rosas de jardim: //diz-cafe.com/rastenija/posadka-i-uxod-za-rozami.html

Guarnição longa

Após a poda, brotos bastante altos permanecem na base por dois terços do caule com 8 a 10 brotos. A poda poupadora fraca é usada para variedades delicadas de rosas de Bengala, antigas e espécies, parque e inglês, além de vigorosas variedades híbridas de chá. O uso de poda suave em outros grupos de rosas permite obter uma floração mais precoce, mas com o uso constante desse método por vários anos, os arbustos perdem sua forma e são muito alongados, e sua floração se torna menos abundante.

Com poda suave, apenas as partes superiores dos brotos são removidas

O método de podar rosas de escalada para o inverno é selecionado, dependendo de pertencerem ao subgrupo varietal

As hastes da escalada de rosas de flores pequenas não precisam ser podadas e nem cortam, rosas de flores grandes são cortadas em um terço do comprimento e, no restante das espécies, pela metade.

Rosas da cobertura do solo não precisam de poda de outono. Ao cuidar de um arbusto, você deve cortar apenas os brotos que perderam a decoratividade, bem como galhos não amadurecidos, quebrados e doentes.

Isso é útil! Como animar rosas na primavera: //diz-cafe.com/vopros-otvet/kak-ozhivit-rozyi-posle-zimovki.html

Para rosas padrão, a poda é escolhida, com base nas características do grupo de rosas enxertadas.

Pin
Send
Share
Send

Assista ao vídeo: Dicas praticas de poda (Pode 2024).