O jardim, no qual as flores brancas dão o tom, emoldurado pelos delicados verdes da folhagem, tem um charme especial. A cor branca, como símbolo de pureza, é capaz de trazer notas de ternura e solenidade para a atmosfera. Atuando como uma mistura óptica de todas as cores, o branco acumula um arco-íris em si, preenchendo o espaço com força e um aumento extraordinário. O design da paisagem, projetado em tons de branco, cria o efeito de um aumento visual no espaço, trazendo uma sensação de leveza e liberdade. Quais flores brancas escolher para o jardim, a fim de criar uma paisagem harmoniosa e fazer com que os cantos sombreados “brilhem” serão consideradas no artigo.
A idéia de decorar jardins em uma paleta de cores não é nova. Os designers modernos que estabelecem tendências na jardinagem apenas continuam os empreendimentos dos criadores que criaram composições pitorescas de plantas na Idade Média.
Jardins construídos com base no princípio de uma cor, foram amplamente reconhecidos centenas de anos atrás. No jogo de meios-tons e tons, o papel principal foi desempenhado pelo tamanho e forma das plantas.
Nos séculos XVI-XVII, na Índia antiga e nos países do leste da Ásia, esses jardins eram chamados de "lunares". Eles receberam o nome devido ao fato de que ao anoitecer criaram pinturas incríveis a partir de silhuetas brancas de flores.
Para enfatizar a brancura das flores delicadas e aumentar o efeito reflexivo, as composições de plantas no jardim foram complementadas com pedras revestidas com tinta branca, lagoas artificiais e areia do mar brilhando ao luar.
Um dos jardins mais famosos do mundo, onde tudo está sujeito a uma única cor, é o Jardim Branco de Sissinghurst, na Inglaterra. Foi criado no início do século 20, mas ainda é um modelo que inspira muitos jardineiros a criar suas próprias obras-primas "vivas".
Para decorar o jardim, foram utilizadas variedades com bordas branco-prateadas nas folhas e flores de vários tons de branco. Seu criador, o escritor inglês Vita Sackville-West, conseguiu tão habilmente escolher uma variedade de flores de um tom que a composição agrada com um tumulto de flores ao longo do ano.
Não há nada complicado em incorporar tanta beleza em seu jardim. Você só precisa decidir quais flores preferem flores brancas e como fazer composições para que as plantas, sem competir entre si, reflitam o clima geral.
Escolha plantas gramíneas nas cores brancas
O White Garden é lindo em qualquer época do ano. Você só precisa escolher as plantas certas para o design do local, considerando a variedade disponível no arsenal e as condições climáticas prevalecentes em sua região.
Um e dois anos de idade
No mundo das plantas, o branco não é incomum. Nós o observamos toda primavera, apreciando o florescimento das árvores, sob o dossel das quais estão escondidas clareiras pitorescas salpicadas de gotas de neve.
Mais tarde, as flores de prímula serão substituídas por lírios do vale decorados com sinos em miniatura e a adorável prímula Alba.
Na primavera, o alissum, também conhecido como lobularia marinha, será uma decoração elegante de um jardim ornamental ou de uma colina alpina. Um anual atrofiado e despretensioso, com pequenas folhas ovais e pequenas flores coletadas em pincéis densos, deliciará a floração durante a estação de crescimento.
Depois de plantar bulbos de tulipa no outono, nos meses de primavera, você pode apreciar a beleza dessas flores maravilhosas. Entre as tulipas, cujas pétalas são pintadas em tons de branco, as variedades são famosas por sua decoração especial: Papagaio Branco, Marv Branco, Triumphator Branco, Daytona com franjas.
As coberturas do solo no início de maio florescerão com prados inteiros: cravo-da-índia perene e arabis caucasianos. No contexto de termas de primavera, os cravos turcos parecerão interessantes, cujas pétalas com franjas espalham um aroma sutil e delicado por todo o jardim.
As flores passarão o bastão da flor para as peônias e as íris gramíneas. No contexto da folhagem verde, lindas íris com flores onduladas de tais variedades parecem extraordinariamente espetaculares: Jayceetee Grosvenor, Arctic Express, Xifhoid, Mesmerizer Byers.
Favorita por muitos jardineiros, a violeta é famosa por sua variedade de tons. Mas, graças aos esforços dos criadores, variedades monofônicas, por exemplo, White Crystal, também podem ser encontradas à venda.
O jardim de flores deliciará a floração de julho a outubro. Decorado com inflorescências densas e macias, ele manterá a cor das flores até a primeira geada.
Como pano de fundo do arranjo de flores, você pode escolher com segurança: thuja, abeto, cotoneaster brilhante. As coníferas de prata são capazes de enfatizar a elegância e sofisticação das plantas com flores brancas.
Espécies perenes de floração
O solstício de verão é justamente atribuído ao poder das rosas florescendo. Você pode dedicar com segurança todo o jardim a rosas, e ele se beneficiará disso: uma foto com essas flores extraordinariamente bonitas acaba sendo pitoresca, brilhante e memorável.
Rosas brancas parecem muito bonitas como elementos da jardinagem vertical. As rosas de escalada podem ser executadas em treliças, arcos e pérgulas, criando arcadas cobertas de verde, proporcionando uma agradável sensação de segurança. Para o design dos slides alpinos, as variedades são perfeitas: Swany, Kent, Sea Foam.
Para o jardim branco são perfeitos:
- Rosas de bourbon Boule de Neige com flores perfumadas em dobro;
- rosas polivalentes de Yvonne Rabier com flores de tamanhos pequenos;
- Rosas almiscaradas Trier e Prosperidade com flores perfumadas em branco-creme.
No jardim de carpete, certifique-se de plantar um asterisco, caule e saxifragem. Variedades de cobertura do solo com flores em miniatura parecem vantajosas em combinação com cascalho branco decorativo.
Formando um canteiro monocromático, concentre-se na variedade de texturas na composição da planta. Deixe as plantas ostentarem no jardim, notadamente diferentes em forma de folha.
Aconitas e margaridas de flores grandes são capazes de transformar até os cantos mais comuns do jardim. Essas culturas incríveis são ideais para criar jardins paisagísticos com caráter de floresta, que são caracterizados por mistério e mistério.
As margaridas se deliciam em florescer nos meses de verão, e grandes inflorescências de acônitos decoram o jardim com magníficas "velas" no final da temporada.
As petúnias são tão bonitas por si mesmas que, ao criar um projeto paisagístico pitoresco, você não precisa ser particularmente sofisticado ao criar composições complexas. As plantas ficarão ótimas nos canteiros de pedra e ao longo das cercas.
Escolhendo variedades ampelous, você pode decorar vasos pendurados com guirlandas de flores. As "nuvens" perfumadas florais serão uma decoração digna de um mirante, varanda ou terraço.
Entre as variedades populares de cineraria à beira-mar, vale destacar: Cirro com folhas ovais e Pó de Prata com folhagem talhada. A sombra prateada e as folhas esculpidas da planta são capazes de enfatizar favoravelmente a cor das flores e sombrear a vegetação ao seu redor.
Belezas de lírios merecem atenção especial. As condições de latitude média são silenciosamente transferidas por lírios tubulares reais, híbridos asiáticos e orientais.
As nuvens brancas como a neve em um canteiro solar formam inúmeras flores gypsophila. Pela leveza e leveza das miniaturas, como miçangas, flores, os jardineiros chamavam a cobertura do solo de "véu de noiva". Entre as variedades decorativas, as mais atraentes são Bristol Fairy, com flores brancas duplas e Monstrose.
A floração exuberante em tons de branco nos meses de verão fornecerá:
- Calimeris esculpido;
- Grandiflora Alba com folhas de pêssego e sino;
- Nepeta x faassenii catnip;
- delfínio Casa Blanca;
- absinto Silver Queen.
Com o início do outono, você pode manter a paleta usando as "rainhas da bola de outono" - crisântemos. Acredita-se que flores excepcionalmente bonitas podem prolongar a vida. Mas entre os jardineiros, essa planta perene é reverenciada por sua capacidade de reviver o jardim no outono, forçando-o a brincar com novas cores, mesmo quando a neve já está caída no chão.
Para flores delicadas, que, como pinceladas do artista, pintam o jardim em tons claros, muitos jardineiros adoraram o áster perene. Seus hemisférios brancos como a neve ficam ótimos não apenas no canteiro, mas também no buquê. Destacam-se as variedades de áster alto Agleni, cujos galhos são abundantemente cravejados de pequenas flores brancas, e Weisser Schirm.
Um complemento digno das delicadas flores do aster serão as panículas a céu aberto do astilba. Ramos espalhados com inflorescências espetaculares são confortáveis, mesmo com um leve sombreamento.
No final do verão, uma excelente adição ao jardim branco será:
- Anêmona japonesa Wirbelwind;
- flox em panículas Almirante Branco;
- yarrow Achillea decolorans;
- echinacea purpurea alba.
Todos os tipos de culturas propostos são famosos por sua floração abundante e cuidados despretensiosos. Portanto, compor composições, aderindo às datas de floração, não é difícil. Em caso de dificuldade, você sempre pode jogar pelo seguro, complementando a composição com culturas variadas. Geichera, confrei, anfitriões e poços lunares lidarão com êxito com esta tarefa.
Anfitriões que formam almofadas de ar suavizam visualmente as transições entre cores, trazendo harmonia à composição. A folhagem variada, intercalada com azul, cinza e prata, enfatizará a brancura das delicadas pétalas de flores.
Arbustos e árvores com flores brancas
Além das plantações gramadas, árvores e arbustos devem ser definitivamente utilizados no design do jardim branco. Plantas altas plantadas com sucesso são capazes de "iluminar" os cantos mais sombreados do jardim.
Weigel, sem dúvida, lidera este subgrupo. Um arbusto decorativo com botões tubulares delicia os apreciadores da verdadeira beleza. Entre as variedades de cor branca, Candida, preto e branco são especialmente bonitas. O arbusto pode crescer perfeitamente em condições de leve sombreamento, atingindo uma altura de 1,5 a 2,5 metros.
Os arbustos ornamentais com flores ficam especialmente satisfeitos com a floração no primeiro mês de verão, como se estivessem dando uma oportunidade para que as gramíneas descansassem e ganhando força para florescer em plena medida.
Da primavera ao verão, você discretamente passa pelo aroma de um lilás em flor, que cria uma atmosfera especial aconchegante e romântica no jardim. O arbusto é ideal para formar sebes e criar composições de plantas em vários níveis. O lilás ficará bem em conjunto com as peônias gramadas que irão cerá-lo ao mesmo tempo.
Cantando uma ode às belas árvores, gostaria de destacar as cerejeiras, já amadas por muitos, com sua imensa abertura, coberta de amêndoas e jasmim cobertas de "estrelas" brancas como a neve, amoras com flores texturizadas em brotos arqueados.
Em um jardim monocromático, certifique-se de plantar um boneco de neve. As bagas que adornam os galhos de um arbusto nu darão sua nota brilhante à sinfonia geral do jardim branco.
A completude composicional do jardim em tons de branco será dada por elementos decorativos combinados com o monocolor: figuras de jardim, bancos, moinhos improvisados e poços. O romance criado no jardim será enfatizado pelo despejo de pedra britada branca.