Uma opinião comum é que, vale a pena formar a coroa de um arbusto pimentão, ainda não desenvolvido. Muitos moradores de verão ainda acreditam que o problema com as mudas foi o suficiente para eles, agora deixe as plantas crescerem.
Suficiente e o fato de que por trás deles ainda tem que cuidar. Em alguns casos, isso é verdade, especialmente quando se trata de notas subdimensionadas.
Eles têm uma vantagem significativa para os agricultores que trabalham em caminhões que não podem chegar aos lotes no meio da semana. Os chamados amadores jardineiros "Sunday" visitam seus sites nos fins de semana, regam-nos e limitado ao dever de plantão para plantas. A formação de pimentas na estufa, como tal, não lhes interessa.
O que é isso?
Com uma abordagem séria para o cultivo de diferentes variedades de pimentão (sobre as peculiaridades do cultivo de pimenta búlgara na estufa, leia o link), surge a questão de aumentar o seu rendimento. Pimenta em estufa é uma cultura de arbustos e a correta formação de um arbusto afeta significativamente sobre a capacidade de frutificar e velocidade de amadurecimento de frutos.
Em áreas do cinturão intermediário, onde o verão é mais curto e mais fresco, é necessário cultivar pimentas principalmente em estufas.Nestas condições, a restrição artificial do aparecimento de novos ovários permite a maturação dos que já existem.
E você pode influenciar intencionalmente as plantas a fim de direcionar seus esforços, seja para aumentar o número de frutas ou para ampliá-las. Normalmente, claro, o interesse na qualidade da safra vence. Agricultores e experientes Caminhoneiros não negligenciam esta oportunidade, especialmente quando se trata de variedades altas.
Se você tem pepinos plantados em uma estufa, além de pimentas, então você pode se familiarizar com a formação de suas placas, bem como a compatibilidade do cultivo com pimenta, em nosso site.
Valor para diferentes classes
Graus altos de pimentas não podem ser cultivados sem formar uma coroa de um arbusto e amarrar cada ramo. Graus de tamanho médio podem ser totalmente satisfeitos removendo-se os processos inferiores e os galhos estéreis.
Esta planta se livrar de despesas improdutivas na sua manutenção, e também a iluminação e a ventilação de todos os elementos de um arbusto melhoram.
Se a variedade for curta e ainda menos anã, então não deve ser formada. A menos que em caso de plantio muito denso de mudas. Isto é implica um aumento da densidade dos topos, é repleta de doenças de plantas e retardando o seu desenvolvimento. Neste caso, querendo ou não, terá que lidar com a formação da coroa de arbustos, caso contrário, com a colheita a situação não será importante.
Como corretamente formar um arbusto?
A colheita de pimentas cultivadas em uma estufa depende diretamente de como os arbustos são formados. Para diferentes graus aplicar diferentes variantes de formação. Além disso, a natureza da formação depende se a estufa é aquecida ou não.
Formação de páprica inclui em si mesmo estágios:
- determinar o padrão correto de plantio;
- remoção de uma coroa de coroa, uma ou mais;
- pasynkovanie, ou remoção de brotos extras;
- eliminação da planta de folhas extras e brotos estéreis;
- beliscar de ramos esqueléticos.
Atenção: operações dentro da formação de amontoados são permitidas exclusivamente para plantas completamente saudáveis. Trabalhando com uma podadora ou tesoura sem desinfetá-las depois de cada planta, você pode, sem perceber isso, transferir a doença de uma planta doente para uma saudável.
Vamos considerar os estágios da formação do arbusto em detalhes.
Esquema de plantar pimenta
Normalmente em um pacote de sementes de pimentas existe uma recomendação relativo ao regime de plantação de uma dada variedade. É determinado, em regra, com base no tamanho em que o arbusto pode crescer.
Sobre como distribuir brotos ao plantar em uma estufa, você precisa pensar com antecedência. Se a variedade for curta, então, sob o esquema ótimo de plantio, ela não precisará ser submetida a pasyning. Mas o tipo alto deste procedimento não escapará em nenhum caso.
Os recursos pasyning diretamente depende de disso, por qual esquema as plantas são plantadas. Estritamente falando, cada estufa tem uma individualidade, então você precisa procurar o esquema de pouso ideal para sua estufa. Vou ter que experimentar um pouco, mas vale a pena.
Removendo o botão da coroa
O broto da coroa (ou coroa da flor) é chamado de ovário de flor, formado no primeiro garfo no caule principal - o caule da pimenta. Pimenta primeiro cresce com uma haste, até cerca de 15-20 cm, depende da variedade. Em seguida, ele começa a ramificar e, para garantir a ramificação correta, retire imediatamente o botão da coroa.Isso proporciona uma melhor nutrição para os ovários localizados acima do garfo.
Pasynkovanie
O objetivo da operação é a redistribuição de sucos e nutrientes em favor da melhoria da qualidade da frutificação. Pimenta, como uma das culturas mais cultivadas em estufas, precisa de formação cuidadosa de um arbusto. E pasynkovanie é um instrumento de tal formação.
Comece a usar essa ferramenta cedo, para que a bucha seja formada como deveria. Pasynkovanie é remover os brotos laterais que aparecem durante o crescimento do caule.
Neste caso, as flores também são removidas, que são interpretados como inférteis, e folhas extras. Por que desperdiçar energia e nutrientes nas plantas? Então, eles removem todos os desnecessários, seguindo o princípio da conveniência.
Esta é a ordem em que isso é feito. No começo, como já mencionado, aparece um talo. Deixa 2-3 brotos, o mais forte, daqueles que são liberados do garfo com um broto de coroa. Estes são brotos da primeira ordem. Eles são chamados esqueléticos, porque eles realmente desempenham o papel do esqueleto de todo o mato como um todo.
Todos os outros brotos cortam a ponta, que é o ponto de crescimento.Normalmente neste momento já existem 10-12 folhas no mato.
Os galhos esqueletais estão sujeitos à mesma capacidade de se ramificar. No ponto de ramificação, o chamado "garfo", um broto também é formado em seu tempo. Com o garfo, seguimos o mesmo princípio: deixamos uma fuga forte e saudável, apertamos os fracos.
Corte o processo, subindo a partir da primeira folha e botão floral. O botão, por via de regra, permanece na haste principal. Total recomendo deixar de 15 a 25 ovários em um arbusto, então deles grandes frutos resultarão.
Cada divisão subseqüente é submetida a um tratamento similar: a filmagem mais forte é deixada, e as restantes são removidas após a primeira folha. O mato deve ter a seguinte estrutura:
Figura 1 - Diagrama da estrutura de um arbusto de pimenta cultivado em estufa.
1 - a haste principal, ou talo;
2 - brotos da primeira ordem;
3 - brotos da segunda ordem;
4 - ramos do esqueleto
Remoção de folhas supérfluas e brotos inférteis
No caule principal, abaixo do garfo, pode aparecer brotos desnecessários e folhas. Eles devem ser removidos imediatamente e, para isso, é necessário inspecionar as buchas do pustler com mais frequência.Além disso, você precisa excluir as folhas que sombream a luz para os ovários e consumir os sucos para nada.
Se não houver luz suficiente, os frutos podem não se envolver, mesmo que a floração tenha ocorrido e seja abundante. Portanto, folhas extras necessidade cortar decisivamente mão não perturbada.
Quando os frutos da primeira escova chegam ao nível de maturidade técnica, as folhas do barril de pimenta são cortadas. Da mesma forma, quando o mesmo nível de maturidade é atingido, os frutos da segunda escova cortam as folhas que crescem sob ela.
E assim por diante, de acordo com o mesmo padrão: removemos as folhas sob os frutos. Basta lembrar que a última remoção desse tipo não mais que um mês e meio antes da conclusão planejada da colheita. Você deve finalmente deixar a fábrica sozinho e permitir que ela trabalhe com força total no final da temporada.
Atenção: em nenhum caso, não pode remover todas as folhas de uma só vez, ele irá causar choque para a planta. É possível cortar 2 folhas de uma recepção, não mais, para que um resultado fatal não aconteça.
Beliscando os ramos esqueléticos
Cuidando da formação da quantidade adequada de frutos no mato, é necessário garantir as condições para sua maturação. Para isso, é necessário para parar o processo de educação adicional dos ováriosentão a força da planta não será dispersa.
Seguindo essas metas, fazemos a última pausa por um mês e meio antes do final esperado da temporada: poda dos topos de todos os ramos esqueléticos. Eliminando os pontos de crescimento, você pode atingir o foco do arbusto na manutenção dos frutos disponíveis.
Tentando cultivar pimentos doces em sua estufa, um jardineiro esperto vai entender que a questão da formação de um arbusto não vale a pena negligenciar. De como esta tarefa será resolvida, depende de que tipo de colheita ele terá. Ou abundante, com frutas selecionadas e doces, ou sem importância, com muitas frutas pequenas, que não brilham nem na aparência, nem no sabor.