Kolumney é uma liana nativa original e bonita da América equatorial. Mas, por alguma razão nos apartamentos, é menos comum que seus parentes - por exemplo, calorias e gloxinia. É claro que existem algumas nuances em seu cultivo, mas esse não é um motivo para abandonar a bela columna Tropicana.
Descrição da planta
Columnia é uma planta ampélica da família Gesneriaceae, que cresce em regiões tropicais da América.
As hastes são flexíveis, seu comprimento pode atingir 2 m. As folhas são carnudas, pequenas, de até 4 cm de comprimento, rígidas, alongadas e ovais, localizadas em frente ao caule.
As duas pétalas superiores da flor estão conectadas e formam o chamado capuz. Os frutos são de forma esférica branca.
Das plantas domésticas conhecidas, os parentes de columnae são kaleria e gloxinia. Kolumna às vezes é chamada de "orquídea de interior", no entanto, apenas com a orquídea elas não têm afinidade.
Kolumneya parece especialmente impressionante em vasos pendurados, um cache-pot.
Tipos de coluna
Os seguintes tipos de colunas são distinguidos:
- Kolumneya Consanguina é uma planta arbustiva com um caule marrom e peludo, crescendo até 1,5 m. As folhas são arranjadas em pares, mas uma folha é sempre menor que a outra, então parece que as folhas são arranjadas alternadamente. As flores são amarelo pálido.
- Kolumneya krakatau - epífita (uma planta que precisa de apoio - outra planta, por exemplo). Um dos mais comuns entre os cultivadores de flores, muitas vezes é usado na decoração de uma casa ou escritório. As flores são muito brilhantes, as folhas cobrem completamente o tronco.
- Carnaval. É valorizada por suas numerosas flores, nas pétalas amarelas brilhantes das quais se destaca uma borda vermelha. A planta é pequena, pode florescer por um ano inteiro.
- O vermelho de Columnae distingue-se por brotos rastejantes e folhas lanceoladas.
- Bancos Columnae. É despretensioso ao sair, portanto, também é generalizado. As hastes penduram, ramificam fortemente. As folhas verdes acima são vermelhas na parte inferior. Flores até 6 cm de comprimento, vermelho-laranja com garganta amarela.
- Belas e com folhas pequenas - plantas com folhas pubescentes. Suas flores são semelhantes em forma e cor, no entanto, as folhas da coluna gloriosa têm cerca de 8 cm e as folhas de pequenas folhas têm apenas 1 cm.
- Columnia coliferous é distinguida por brotos eretos.
- Kolumnaia Kyusskaya é uma planta ampelosa, cujas folhas verde-escuras parecem cortadas da pele.
- Outros tipos de columna são menos comuns na floricultura decorativa. Esta é uma coluna bucal, coluna de Morton, coluna aguda, coluna de Allen.
Galeria de fotos: diferentes tipos de columna
- Columnae vermelho tem folhas lanceoladas duras
- Flores amarelas e laranja distinguem a coluna dos bancos
- As gloriosas colunas têm folhas pubescentes
- Pequenos folhetos deram o nome a esta espécie de columna.
- Krakatau é frequentemente usado para decorar uma casa ou escritório.
- As flores são distinguidas por uma borda vermelha na borda das pétalas
Tabela: Condições sazonais
Temperatura | Iluminação | Umidade | |
Primavera verão | 18-20 sobreCom | Luz solar difusa e brilhante. Janelas leste ou oeste. | Pulverização sistemática, mais frequente no calor do verão. |
Inverno de outono | Durante o período de dormência (começando no final do outono), que dura cerca de 50 dias, é necessário garantir uma temperatura de 10 a 12 sobreC. Em seguida, a flor é reorganizada em um local mais quente. | Luz solar difusa e brilhante. Janelas do sul. | Durante o período de inatividade, não pulverize. |
Aterragem e transplante
Você pode transplantar uma coluna logo após a floração. É necessário levar uma panela larga e rasa. Variante de uma mistura de terras (o principal requisito é a ausência de cal): partes iguais de relva e terra de folha, 1 /2 parte de turfa, carvão, areia e musgo esfagno picado - 1 /4 parte. Kolumneya também crescerá bem no solo universal adquirido.
Antes do transplante, os rebentos das colunas são cortados ao meio.
Um transplante, em regra, é necessário uma vez a cada 2 anos, quando as raízes da planta são trançadas por um pedaço de terra. Não é necessário limpar a terra antiga, eles removem cuidadosamente o camponês, reorganizam-se com a terra em uma panela nova e polvilham com substrato fresco.
Cuidado
A rega adequada e a cobertura oportuna, bem como as condições necessárias durante a floração e a dormência, ajudarão você a se sentir melhor por um ano inteiro.
Rega
Água, que contém limão, a flor não vai gostar nada. Ele vai "contar" sobre isso com folhas secas. Portanto, certifique-se de usar água filtrada. Além disso, sua temperatura deve ser de pelo menos 20 sobreC. Entre a rega o solo deve secar um pouco. Não permita a estagnação da umidade.
No inverno, a rega é moderada e no verão, bastante frequente.
Top vestir
Kolumneya precisa especialmente ser alimentado quando os botões de flores aparecem (geralmente no final do inverno). Para fertilizantes, você pode usar as misturas adquiridas para plantas de interior, basta tomar a metade do indicado nas instruções. Eles alimentam uma coluna uma vez a cada 7-10 dias até o início de outubro.
Período de floração
Columnia começa a florescer na primavera, mas apenas em condições favoráveis. Se a floração não ocorrer, tente fazer o seguinte: limite ligeiramente a rega e abaixe a temperatura. Tais medidas devem estimular o aparecimento de flores. E também uma coluna pode "recusar" a floração devido ao ar muito seco.
O quarto decembrista é o mais fácil de cuidar, mas floresce não menos bonito: //diz-cafe.com/rastenija/dekabrist-uhod-v-domashnih-usloviyah.html
Período de descanso
No outono, botões de flores são colocados para a próxima temporada. Neste momento, a temperatura da sala onde a coluna cresce, é necessário reduzir para 10-12 sobreC. Após 45-50 dias, a planta terá botões de 0,5 cm - isso é um sinal de que você precisa reorganizar a planta em um local mais quente (16-18 sobreC)
O período de dormência é uma etapa importante na vida de uma planta e não pode ser negligenciada. Se o período de inverno não for mantido ou mesmo encurtado, ele poderá permanecer sem flores na primavera e no verão.
Formação de plantas
Columnae é uma planta de crescimento rápido. Ao longo de um ano, suas brotações podem crescer até 50 cm. Muitas vezes, as hastes perdem sua aparência atraente por serem expostas (isso pode ocorrer devido a condições adversas ou erros no tratamento). Portanto, todos os anos após a floração, recomenda-se rejuvenescer a planta - cortar parte das mudas, enraizar algumas delas para obter novos arbustos da coluna. A poda, além de propósitos estéticos, é outro fator importante - a estimulação da próxima floração.
Erros de cuidados
Algumas condições podem não gostar de colunas, e ela responderá a isso com sintomas apropriados. Doenças e pragas praticamente não são terríveis para esta planta, especialmente com os devidos cuidados, mas um ácaro onívoro pode atacar a planta.
Tabela: Erros de tratamento e como corrigi-los
O que aconteceu | Por causa do que | Sair |
Folhas secas e caem | Baixa umidade | Pulverize com mais frequência. |
As folhas ficam pálidas e manchadas | Folhas expostas à luz solar direta | Esconder da luz solar direta. |
Podridão radicular, doenças fúngicas | Água estagnada devido a rega excessiva | Transplante uma planta. |
Manchas marrons nas folhas | Água muito fria ao molhar | A água para irrigação precisa ser aquecida a 20 sobreC. |
Molde fofo | Podridão devido a ambiente muito úmido | Remova as partes afetadas da planta, trate com fungicida sistêmico, reduza a umidade, ventile periodicamente a sala. |
Teia fina entre as folhas. | Ácaro aranha |
|
Vídeo: cuidar da columna
Criação de Columnia
O momento ideal para enxertar a planta é meados de abril.
Instruções de corte:
- É necessário cortar as mudas dos brotos da planta. As estacas devem ter pelo menos 7 cm de comprimento, com 2 folhas.
- Planta em uma mistura de turfa e areia, cubra com uma jarra de vidro ou polietileno. Você pode plantar 8 a 10 peças em um recipiente e obter uma planta exuberante.
- Forneça aquecimento inferior em 20-24 sobreC.
- Molhe, mas não borrife, pois isso está repleto de apodrecimento da folha. Demora 3-4 semanas para fazer o root.
- Quando o caule crescer um pouco, plante-o em uma panela separada.
É difícil propagar sementes com sementes, pois são necessárias estufas especiais com temperatura constante do ar; portanto, o enxerto é o melhor caminho - rápido e confiável.
A Gloxinia, uma planta relacionada, é propagada de várias outras maneiras: //diz-cafe.com/rastenija/gloksiniya-razmnozhenie-listom.html
Vídeo: estacas de columnae
Comentários
Na verdade, eu diria que não estou cuidando dela. Estava na varanda a uma temperatura de 10 sobreCom (fora da janela, a varanda não é isolada), eu nem sempre rego com água filtrada (nem sempre tenho o suficiente para todas as flores), a pulverização raramente é extremamente. Eu comprei através de um fornecedor, veio com botões, que desapareceram com segurança de mim. Nesse caso, o caule enraizado na pílula também é bom. Recentemente eu descobri que o kolumneya é um parente de Saint-Paul))) Honestamente surpreso, exceto pelas folhas de veludo, não vejo nada em comum. Eu recomendo que a flor seja muito bonita em um vaso pendurado, especialmente quando floresce. Mas durante o período de descanso também é muito original.
Alexashka87 //irecommend.ru/content/govorili-chto-super-kapriznaya-onaili-eto-ne-takili-mne-vezet
Adoro flores diferentes, mas dou preferência à família Gesnerius. Espécimes adultos da coluna se sentem bem em vasos pendurados. Eles amam muita luz, mas o sol direto pode matá-los. Eles respondem igualmente ao transbordamento e ao excesso, deixando cair a folhagem. As variedades mais exigentes são as variedades antigas - Krokotau, Fuji. Eles se enraízam facilmente, o principal é não fazer estacas longas ao fazer o enraizamento. Variedades mais caprichosas são variadas, mas, no entanto, você pode encontrar uma linguagem comum com elas.
Svetlana FYUR//ourflo.ru/viewtopic.php?f=29&start=20&t=2045
Não consigo encontrar uma linguagem comum com ela, gosto de muitos alunos, mas, aparentemente, tenho um calor e eles não crescem. Já os transplantamos, um pouco verdes, vamos ver o que acontece a seguir. Para o experimento, iniciei um eschinanthus, que é muito parecido com eles, já que este cresce como levedura, e as colunas como num estupor.
ego//www.violets.com.ua/forum/viewtopic.php?t=980
Parece que muita luz e umidade, mesmo localmente, pelo menos local, ar - a principal coisa para as colunas. Há 2 anos, eles vivem em uma cadeira no canto no peitoril da janela sul. É verdade que a janela está parcialmente coberta com material como o fino lutrasil. Eu não transplantei, um já vendido com uma juba, o segundo em si cresceu, os outros dois com tranças agora estão crescendo com força e força. Em xícaras de cerca de 12 cm, em mechas em um palete comum para mudas, elas praticamente não secam, o solo é perlito com uma mistura de turfa comum ao meio, porém a água é destilada.
wantoch//www.floralworld.ru/forum/index.php?topic=862.45
No início da primavera, peguei uma coluna curva desbotada em uma loja de flores - o vidocq era muito, para dizer o mínimo, mais triste, eu o deixava com pena. Transplantados. Agora parece bastante decente para mim - ele deu uma palmada, deu muitos rebentos básicos e isso apesar da varanda do norte). Por todo esse tempo, eu nem vi fertilizantes comigo. Eu diria com segurança que a columna é uma das plantas mais fáceis de cuidar.
Julia))//forum-flower.ru/printthread.php?t=1774&pp=10&page=3
A coluna não pode ser chamada de flor despretensiosa. Em condições adversas, ele se adaptará à vida, mas não florescerá. Para um crescimento de alta qualidade, a planta precisa de luz brilhante, despejando água quente e macia e nas condições adequadas de inverno.