Eustoma - a filha gentil das pradarias em seu jardim ou na janela

Pin
Send
Share
Send

  • Tipo: Genciana
  • Período de floração: julho, agosto, setembro
  • Altura: 0,15-1 m
  • Cor: branco, roxo, rosa, amarelo, verde,
  • Bienal

Eustoma (lisianthus) novamente atrai agressivamente muitos fãs. Combinando a ternura das flores rosas, o poder das folhas exuberantes e um caráter levemente caprichoso, é usado para decorar eventos e fazer buquês elegantes. A planta pode ser cultivada em casa a partir de sementes. Analisaremos as nuances do plantio, cuidados e cultivo competente de belezas perenes, avaliaremos fotos das variedades mais comuns.

Lisianthus (eustoma) na natureza e no design

Eustoma tem muitos nomes e também é conhecido entre os cultivadores de flores sob o nome de Lisianthus Russell, as rosas irlandesas, japonesas e o sino do Texas. Este é um representante de plantas herbáceas, bienais. Agora, o nome Eustoma é usado com mais frequência, o que em grego significa belos lábios. Lisianthus (traduzido como "flor amarga") é um nome do mesmo gênero, de acordo com a classificação botânica, agora obsoleta. Eustoma - um nativo das regiões sul dos Estados Unidos, as regiões norte do México, é encontrado no Caribe. Em casa, a flor é chamada: sino do Texas, genciana de tulipa e, às vezes, apenas genciana.

Descritos no século XVIII, o eustoma de flores grandes (Eustoma Grandiflorum) e Russell eustoma (Eustoma Russilianus), como resultado do trabalho ativo dos criadores, deram origem a uma variedade de variedades.

Este gênero botânico inclui 3 espécies:

  • Eustoma pequeno, genciana pequena, genciana ocidental, eustoma de orelha azul (Eustoma exaltatum);
  • Eustoma de flores grandes (Eustoma grandiflorum);
  • Lisianthus, Eustoma Russell ou Russell (Eustoma russellianum).

Na natureza, o eustoma atinge uma altura de 60 cm, suas flores em vários tons de azul. As hastes são poderosas, as folhas alongadas são pintadas na cor verde escuro, com um tom azulado incomum. A planta selvagem prefere locais quentes bem iluminados com solo fértil e claro. Propagadas por sementes, nas condições usuais bienais.

Produzidos por cientistas, os criadores encantam os olhos com as cores branco, roxo, amarelo, vermelho e damasco. As flores bicolores e com franjas de eustoma parecem extraordinariamente espetaculares. A aparência dos botões de lisianthus é incomumente semelhante às rosas não sopradas, e muitas variedades não perdem essa semelhança durante a floração, apenas parecem mais macias. As folhas alongadas, combinadas com hastes amplamente ramificadas, nas quais até trinta inflorescências delicadas amadurecem, criam uma imagem única de lisianthus, é simplesmente uma aparência real. Os criadores criaram variedades com pétalas simples e duplas, dando às flores um esplendor extra. O delicado encanto da planta não passou despercebido por designers e floristas, eustoma é usado na preparação de buquês de casamento, para decoração de salões de banquetes, decoração de celebrações.

Galeria de fotos: eustoma in design

Onde é melhor cultivar uma flor

Você pode criar eustoma em casa, em varandas, galerias e em áreas de jardim. Você precisa se concentrar nas condições climáticas da região. A flor se sente bem como uma decoração de varanda. Ao plantar mudas em campo aberto, a planta floresce até setembro e, quando a geada se aproxima, pode ser transferida para uma casa onde lisianthus agradará os hospedeiros por muito tempo.

Lisianthus anual e perene

Em casa na natureza, lisianthus é uma planta bienal, mas quando cultivada em campo aberto é usada anualmente, pois seu delicado sistema radicular não suporta o frio do inverno. Isso não surpreende se recordarmos a origem da flor - não há geadas em sua terra natal. Embora os cientistas tenham desenvolvido variedades resistentes à redução de temperatura, a geografia do cultivo de eustoma durante todo o ano no jardim de nosso país é limitada (no inverno, a temperatura do ar não deve ser inferior a +10sobreC)

Em casa, o eustoma pode ser cultivado por mais de um ano, mas, de acordo com jardineiros amadores, mesmo em circunstâncias favoráveis, a planta degenera após dois anos e não produz a floração esperada. Portanto, muitas vezes na forma de flores de interior, os lisianthus são cultivados por um ano e jogados fora após a floração.

À venda muitas variedades de sementes de eustoma para todos os gostos

As sementes desta flor quase sempre são vendidas com a marcação anual. Se você deseja prolongar a vida útil de uma planta plantada em campo aberto, com a abordagem da geada, é necessário desenterrá-la inteira e armazená-la em casa. Com os devidos cuidados, é provável que na primavera o eustoma comece a crescer e agrade as flores com mais uma estação.

Séries e variedades de lisianthus: descrições com fotos

O trabalho de seleção com lisianthus não para até agora. Novas séries estão aparecendo constantemente, dentro da estrutura da qual é apresentada uma ampla gama de variedades de vários tipos e cores.

Sortoseries são divididos em dois grandes grupos:

  • altura de até um metro e mais ainda, plantada em campo aberto para corte;
  • subdimensionado - variedades compactas, perfeitas para cultivar uma casa no peitoril da janela.

A diferença existe não apenas no tamanho das plantas adultas, mas também nas tonalidades das pétalas; as plantas com flores duplas e simples são diferenciadas dentro de cada grupo. A maioria das sementes vem dos EUA e do Japão. Até agora, os criadores não conseguiram trazer um eustoma sinuoso. Sob o pretexto de tecer Lisianthus, o jardineiro, na melhor das hipóteses, receberá uma tecelagem ou uma rosa de parque.

Alto

ABC F1 - uma série de terian lisianthus anual. A altura das hastes atinge 75-100 cm, as inflorescências são grandes, 5-6 cm de diâmetro. Variedades da série: borda azul, neblina azul, blush azul.

Kyoto F1 - esta série apresenta uma seleção de variedades altas (até 90 cm) com flores simples e não duplas, floração precoce. Representantes desta série: Picot de vinho tinto, Picot Pink, Picot Blue, Kyoto White.

Galeria de fotos: eustoma das séries ABC e Kyoto

Eco F1 - outra série de eustomas altos, criados por cientistas japoneses, com caules de até 70 cm de comprimento, flores simples, refere-se a plantas anuais. Buquês de plantas em caules altos e resistentes ficam ótimos no corte.

Galeria de fotos: Outdoor Echo Series

Flamenco F1 - uma série de eustomas altos (até 70 cm), com flores grandes, de até 7 cm de diâmetro, simples (não duplas). Uma variedade de floração precoce, anual, começa 2 semanas antes que outras. As variedades mais comuns são amarelo, limão, rosa.

Arena F1 - uma série de lisianthus com uma altura de caule de 80 a 100 cm. Flores felpudas de até 7 cm de tamanho são pintadas em uma variedade de tons, os fabricantes atribuem a variedade a anuários. Exuberantes flores vermelhas são coletadas em inflorescências luxuosas.

Galeria de fotos: plantas anuais da série Flamenco, Arena

A série Piccolo F1 é representada por uma linha de altas variedades de lisianthus, anuais, com um caule de 70 cm, flores grandes e simples.

Criadores japoneses apresentaram a série Wonderous - plantas altas (até 70 cm), anuais, formando exuberantes capas de flores grandes e simples. As variedades mais famosas Light Brown, Ash.

Galeria de fotos: Piccolo e Vanderouz Series Eustoma

A borda delicada das pétalas de eustoma é especialmente digna de nota.

Classes universais (para jardins e janelas)

Sementes de Eustoma com hastes de até 50 cm de altura estão à venda e são plantadas em casa e no local.

Twinkies - uma série com flores de 50 cm de altura, dispostas em espiral em cores simples. Existem muitas variedades, as mais comuns são Rosa, Azul-violeta, Amarelo.

Cinderella F1 - uma série de eustomas com hastes de até 50 cm de altura, anuais, com flores simples de várias cores.

Galeria de fotos: série para casa e jardim

Variedades baixas - podem ser cultivadas em vasos

Variedades compactas se sentem bem em casa. Os fabricantes desenvolveram muitas séries com plantas de pequeno porte. Aqui estão alguns deles.

Eustoma Mermeid (Pequena Sereia) F1 - uma série de lisianthus atrofiados. A altura das hastes é de cerca de 15 cm, as flores são simples de 6 cm de diâmetro, perenes. Variedades: Branco, Violeta, Rosa bebê, Azul, Mistura.

Galeria de fotos: Série Sereia (A Pequena Sereia)

Uma série muito compacta, ideal para criação doméstica - Sapphire F1. Cultura em vaso perene, 13-20 cm de altura, tamanho de flor - até 5 cm, variedades tanto terry quanto simples são criadas.

Galeria de fotos: Série de flores de safira

A série Carmen F1 é outro representante de plantas em vasos de tamanho menor. Altura da planta: 20-25 cm, anual, as flores atingem um tamanho de 4-6 cm Variedades: Branco-azul (com aro), Lilás, Rosa, Marfim, Azul.

Florida F1 - uma série de lisianthus compactos e anuais com uma altura de 20 a 25 cm, com felpudos e flores simples com um diâmetro de até 10 cm.As variedades mais famosas: branco, azul celeste, rosa.

Galeria de fotos: Carmen e Florida Indoor Series

Escolha plantas ao seu gosto e deixe-as deliciar-se com uma bela floração por um longo tempo.

Plantar genciana em casa para mudas e cuidar dela

As cultivares altas são perfeitas para o cultivo no local. Durante o período de floração ativa, eles decoram o jardim com flores luxuosas, que em forma de corte ficam em casa por até duas semanas. A preparação para o plantio em campo aberto começa muito antes da primavera, com o cultivo de mudas.

Quando semear

Não funcionará para plantar sementes diretamente no solo em um local, especialmente no inverno - o eustoma não tolera temperaturas abaixo de +10sobreC. O período de plantio à floração leva de 22 a 26 semanas; portanto, o plantio de sementes para mudas deve ser realizado de dezembro a fevereiro.

É possível propagar por estacas ou raízes

A propagação por estacas só é possível em teoria, na prática elas não se enraízam. O mesmo acontece com a divisão dos rizomas - as raízes frágeis do lisianto respondem dolorosamente a qualquer dano. É por isso que a divisão do mato pode levar à morte de toda a planta.

Quanto à propagação de bulbos, isso é, em princípio, impossível, uma vez que lisianthus é uma planta herbácea e não forma bulbos.

Se você for oferecido a comprar lâmpadas lisianthus, fique à vontade para sair. Na melhor das hipóteses, o vendedor se engana, na pior das hipóteses - ele está tentando enganar você.

Cultivo de sementes

A propagação de sementes é talvez a única maneira realmente eficaz de reproduzir eustoma. O plantio de sementes é vendido em uma ampla variedade, embora mais recentemente estivesse disponível apenas para fazendas especiais de floricultura. As sementes da planta são extremamente pequenas, em um grama elas contêm de quinze a vinte mil, então elas são colocadas à venda na forma de drageias. A casca é nutrientes auxiliares que ajudam no desenvolvimento da planta na fase inicial.

Devido ao seu tamanho muito pequeno, as sementes de lisianthus são vendidas em forma granulada.

Como cultivar o solo e plantar sementes

Solo para plantar, você precisa escolher a luz, uma mistura comercialmente disponível para senpolia é bem adequada. Outra opção é plantar sementes em pastilhas de turfa. Eles são convenientes, pois no futuro você poderá transbordar para contêineres maiores sem danificar as raízes sensíveis dos pequenos lisianthus. Como preparar o solo você mesmo:

  1. Misture duas partes de turfa com uma parte do solo do jardim e metade da areia.
  2. O solo deve ser esterilizado, para que a menor infecção possa matar rapidamente as mudas. Para fazer isso, despeje o solo com água fervente com uma solução forte de permanganato de potássio (rosa escuro).
  3. Depois que a terra esfria, as sementes são plantadas - dispostas na superfície do solo e levemente pressionadas.

A esterilização também é necessária para recipientes em que as mudas são plantadas. Os comprimidos de turfa também são tratados com água a ferver com permanganato de potássio. Depois de incharem até o tamanho desejado e esfriarem, começam a plantar sementes.

As sementes são dispostas no chão e ligeiramente pressionadas

Processo de pouso:

  1. As sementes são dispostas na superfície do solo preparado e levemente prensadas.
  2. Após o plantio, é necessário umedecer o solo; é conveniente usar um frasco de spray para isso.
  3. Após a secagem, a composição nutritiva que cobre as sementes endurece, o que cria dificuldades para a germinação de brotos fracos. Para evitar esses problemas, depois de umedecer a drageia, você pode esmagá-lo suavemente com um palito de dente, destruindo a concha.
  4. O patamar é coberto com filme ou vidro, você pode usar um recipiente com tampa transparente e colocar em um local bem iluminado.

As sementes plantadas são pulverizadas com água

Cuidados com as mudas de Eustoma

As mudas de Eustoma exigem muita luz; é necessário organizar o plantio em peitoris bem iluminados. As sementes plantadas no inverno devido a curtas horas de luz do dia requerem iluminação artificial adicional. Você pode usar um phytolamp (vendido em lojas especializadas na venda de acessórios de jardim); se não estiver lá, o luminescente habitual será suficiente. Sob luz artificial, as mudas devem durar de 12 a 15 horas por dia até o final de março.

Sob a iluminação, as mudas devem ser de noite no inverno

Ao germinar sementes, é necessário garantir um regime de temperatura favorável. À tarde, as mudas devem aquecer de 22 a 25sobreC, à noite - não inferior a 18sobreC. Para umedecer as sementes em germinação a princípio, não será muito comum, já que em recipientes fechados haverá umidade evaporada suficiente. Se o solo secar, é cuidadosamente pulverizado com água de um frasco de spray. É imperativo fornecer ventilação às mudas germinadas, movendo a tampa do recipiente ou removendo o filme por 5 a 10 minutos.

Os primeiros brotos aparecem cerca de duas semanas após o plantio das sementes. A germinação em lisianthus é considerada boa se 40-50% das sementes plantadas germinarem. Após o aparecimento dos primeiros brotos, a rega deve ser realizada apenas de manhã, para que o caule e as folhas tenham tempo para secar à noite. Isso reduzirá o risco de mudas de podridão radicular.Cerca de 5-6 dias após a germinação, as mudas precisam começar a endurecer. No primeiro dia, os banhos de ar são organizados por 10 minutos, e a mesma quantidade é adicionada todos os dias. Após três horas, o abrigo do filme (tampa do recipiente) pode ser removido.

Na colheita, as plantas são colocadas em recipientes separados

Após o aparecimento de dois pares de folhas verdadeiras, de 6 a 8 semanas após a germinação, as mudas são mergulhadas em vasos separados. Os brotos neste caso serão muito pequenos, mas este é um tipo normal de planta nessa idade. Ao escolher, você precisa pegar delicadamente uma muda com um palito, juntamente com um pedaço de terra e transplantar o bebê separadamente. Não vale a pena adiar com uma palheta; um sistema radicular que cresce rapidamente é facilmente danificado. O solo para brotos transplantados é o mesmo de quando plantado. Não pode ser esterilizado, basta tratar com fungicidas (antifúngicos). Fundazol adequado diluído em água à taxa de 1 grama por 1 litro de água.

Após um mês, as mudas cultivadas precisam ser transferidas para pratos mais volumosos. Ao mesmo tempo, é preciso agir com cuidado, tentando não danificar as raízes.

  1. No fundo do tanque, estenda a drenagem de argila expandida (espessura da camada - 3 cm).
  2. Em seguida, o solo é derramado - cerca de 4 cm (você precisa se concentrar no tamanho do recipiente e na própria planta).
  3. Os brotos são retirados juntamente com o solo, movidos com muito cuidado para um novo recipiente.
  4. Despeje o solo ao longo das paredes da louça, batendo levemente, tentando não deixar o pescoço da raiz exposto.
  5. Após o transbordo, despeje água.

No futuro, é importante não sobrecarregar ou secar demais as plantas. Lysianthus deve ser regado quando o solo superficial é seco com água morna, que se estabilizou. É estritamente proibido pulverizar eustomas crescentes com água - isso leva a doenças das folhas e caules.

Nestes vasos, as mudas crescerão antes do transplante para o jardim

Se as mudas crescerem lentamente

Os floristas envolvidos no cultivo de eustomas notam que nos primeiros meses o lisianto cresce muito lentamente. Isso ocorre devido ao acúmulo do sistema raiz, após o qual a parte acima do solo já começa a crescer. Portanto, se parece que as mudas pararam e não estão aumentando de tamanho - isso é normal, em alguns meses, o crescimento ativo da planta em si começará.

Para uma floração mais abundante, você pode beliscar lisianthus no estágio de aparecimento de 5-6 pares de folhas. Este procedimento tornará a planta mais espessa.

Mudas de alimentação

As mudas podem ser tratadas com bioestimulador de crescimento Epin na taxa de 4 gotas por 100 ml de água. As plantas são pulverizadas após um mergulho, de modo que as folhas sequem à noite. Após o transplante, a planta começa a se alimentar semanalmente, adequada para este Agricola para plantas com flores. É melhor usar a forma líquida de cobertura, diluindo com água de acordo com as instruções. Muitos jardineiros aconselham concentrações ligeiramente inferiores às indicadas pelos fabricantes.

Vídeo: plantando lisianthus a partir de sementes em casa

Nós transplantamos mudas para o jardim

É possível plantar lisianthus no local assim que a temperatura noturna for pelo menos 18sobreC. O local deve estar bem iluminado, de preferência não ao sol, com bom movimento do ar, mas sem fortes ventos penetrantes. O solo precisa de luz, solto, não pantanoso.

  1. Os buracos de escavação rasos (que precisam se concentrar no tamanho do eustoma) a uma distância de 20 a 30 cm são cavados no chão.
  2. Adubo mineral é adicionado aos caroços de plantio, nitrophoska é adequado. O Eustoma precisa de um solo neutro, portanto, em áreas com alta acidez, é necessário colocar cinzas de madeira nos caroços para o plantio.
  3. O solo no buraco é misturado com fertilizante e o eustoma é plantado, tentando não aprofundá-lo mais do que na panela.
  4. Após o plantio, é necessário regar a planta sem molhar as folhas.
  5. Cobrir a terra com turfa no chão.

O solo para eustoma no jardim é coberto com turfa

No futuro, o processo de cuidar de lisianthus é reduzido à necessidade de rega oportuna, a camada superior seca da terra será uma diretriz. O afrouxamento é obrigatório, isto é necessário para uma boa aeração do sistema radicular. As variedades plantadas no local geralmente atingem uma altura de cerca de 1 metro, portanto, será necessário suporte. Para este propósito, o bambu é adequado, um suporte com ganchos para orquídeas irá lidar bem com a tarefa. Todo o período de permanência do eustoma no jardim até o outono deve ser aplicado semanalmente com fertilizantes complexos para flores em uma concentração um pouco menor que a recomendada.

Cuidados com a floração

Dependendo da variedade e época de plantio das sementes, a floração de lisianthus começa em meados de julho e dura até setembro. Extremamente frágil no início da vida, a planta se desenvolve em um arbusto poderoso, coroado com um ramo inteiro de flores. Durante a floração durante o tempo seco, a rega é aumentada, não esquecendo a cobertura do solo ao redor das flores.

No entanto, em verões chuvosos, o eustoma será extremamente desconfortável, as flores e os brotos podem apodrecer ao se molhar, o risco de doenças com infecções por fungos aumenta. Flores e folhas podres devem ser removidas, a planta para profilaxia deve ser tratada com Fitosporina ou fungicidas semelhantes.

As flores que desabrocham podem ser cortadas, em casa elas ficam na água por cerca de duas semanas e, no local do corte, as mudas crescem novamente e dão novos brotos. O florescimento de lisianthus é longo e abundante, uma sessão pode dar até 30 brotos que se abrem em sucessão.

O cuidado adequado do eustoma garante uma longa floração

O que fazer com perene no outono

Eustoma floresce por um longo tempo, até a primeira geada. Com a abordagem do tempo frio, existem duas opções:

  • Flores cortadas e botões não soprados, eles vão deliciar sua aparência por mais duas semanas, e desenterrar e descartar o arbusto.
  • Traga o mato para casa para armazenamento.

Se você deseja cultivar uma planta de dois anos, é necessário fornecer o inverno da planta em casa:

  1. Lysianthus suavemente, sem danificar as raízes, desenterre com um pedaço de terra.
  2. Plante em uma panela adequada e coloque em casa.
  3. À temperatura ambiente, a planta floresce, após o que a rega deve ser reduzida.
  4. Apare as hastes, deixando três entrenós.
  5. Determinar o armazenamento no inverno a uma temperatura de 10 a 150 calor.

É possível coletar sementes eu mesmo

As sementes das plantas podem ser coletadas, mas há uma sutileza. Principalmente cultivares com a marca F1 são vendidas. Esta carta denota a pertença de sementes a híbridos heteróticos. Tal planta é estéril ou as sementes formadas por eles não carregam na segunda geração de características parentais. Ou seja, se você tiver sorte em coletar as sementes e germiná-las, o resultado pode ser desagradável - algo completamente diferente da geração anterior crescerá. A melhor maneira seria comprar novas sementes para o plantio no próximo ano.

Cuidados de inverno

  1. Uma planta preparada para o inverno com hastes cortadas deve ser colocada em um local pouco iluminado, a uma temperatura de +10sobreC.
  2. A rega é reduzida para uma ou duas vezes por mês, você pode parar completamente, não alimente.
  3. Quando novos brotos aparecerem no lisianthus, será necessário retomar a rega, aumentar a temperatura e colocar em um local claro.

Os jardineiros, que pretendem cultivar eustoma como uma planta de dois anos de idade, usam uma maneira mais conveniente de transportar a planta durante o inverno sem transferências. A flor é inicialmente levada para o local em uma panela, pingada e, com o início do tempo frio, a mesma panela é trazida para dentro da casa. Isso reduz o risco de danos às raízes, a planta tolera um período de dormência mais confortável. Você não pode deixar uma planta em um local no inverno na Rússia - isso definitivamente a destruirá.

Ao plantar no chão imediatamente em uma panela espaçosa, é fácil cavar uma planta para o inverno

Como cuidar de eustoma em um apartamento

Para o cultivo em casa, as variedades de baixo crescimento de lisianthus são ideais. Os produtores de sementes oferecem uma ampla seleção para todos os gostos. Geralmente em sacos com sementes, você pode ver notas indicando a altura da planta. A série compacta cabe perfeitamente no parapeito da janela e agrada a você com grandes cores brilhantes.

Cultivo em ambiente interno

O plantio de sementes e os principais estágios de tratamento de mudas em germinação para criação em ambientes fechados não diferem do cultivo de mudas destinadas a campo aberto. Tudo foi dito acima. A única diferença é que, após o transplante das mudas cultivadas, ela permanece no peitoril da janela até o início da floração.

Eustoma se sente confortável nas condições de temperatura do apartamento. A iluminação deve ser brilhante, mas sem luz solar direta.

Tabela: Condições sazonais da habitação para lisianthus

TemporadaTemperaturaUmidadeRegaTop vestirIluminação
Verão+22sobreC ... +24sobreComNão umedeça
folhas e caules
por pulverização
Pode ser arranjado
ao lado de paletes eustoma
com agua
Suficiente enquanto seca
solo a uma profundidade de 2 cm.
Excesso de água do poço
despeje imediatamente.
Toda semana
ou duas semanas depois
fertilizar para
plantas com flores
(Agrícola - de acordo com as instruções,
dosagem pode ser tomada
ligeiramente inferior ao indicado).
Luz brilhante sem direta
atingido por raios na planta.
Inverno+10sobre… +15sobreComNão hidrate.Cortar.Não realize.Lugar sombreado.

Em casa, lisianthus é fácil de conter. A temperatura no apartamento é bastante adequada para a existência confortável de uma flor. Um lugar para ele é melhor definido nos peitoris das janelas, de frente para oeste ou leste. Eustoma é um amante da luz, mas a exposição direta aos raios ardentes do sol pode danificar folhas e flores.

Você pode determinar quando transferir o eustoma para uma panela maior pelas raízes, que começam a romper os orifícios de drenagem da panela. Isso sugere que a planta ficou lotada. Tanques com um volume de 2-2,5 litros serão suficientes para 3 plantas que se desenvolverão e crescerão ativamente durante a estação de crescimento até que entrem em um estado inativo.

O ar úmido é favorável para a planta, mas é importante lembrar que você não pode pulverizar folhas e flores, pois isso pode causar doenças por podridão. A melhor opção seria colocar um recipiente cheio de água ao lado do vaso de flores.

Se o lisianthus decidiu sair no próximo ano, após a floração, as hastes são aparadas, deixando três entrenós, a rega é reduzida.

Problemas e sua solução

Em qualquer tipo de cultivo, seja apartamento ou horta, o lisianthus não é imune ao perigo de doenças e pragas. As doenças das mudas são mais fáceis de prevenir porque são difíceis de tratar, às vezes impossíveis. Para que o fungo não atinja as mudas, é necessário esterilizar o solo para o plantio e todo o equipamento.

Jardineiros experientes não mencionam o desenho de mudas, mas para a prevenção desse flagelo, é necessário suplementar os plantios com lâmpadas no inverno. Para proteger as mudas jovens do acamamento, é necessário protegê-las de correntes de ar e inspecionar regularmente a presença de doenças e pragas.

Tabela: Pragas típicas e doenças de Eustoma

Doença /

Pragas

Sinais

doenças

Medidas de controlePrevenção
PulgõesFolhas e brotos
torcer, cair.
Pragas são visíveis
a olho nu.
Permaneça na planta
gotas transparentes.
  1. Coleta manual de pragas.
  2. Tratamento com inseticidas Fitoverm (2 gramas por litro de água para pulverização, 2-3 tratamentos após 14 a 15 dias), Actellik (2 gramas por 2 litros de água para pulverização, se necessário, re-tratamento após 10 dias).
  • Arejamento oportuno.
  • Umidificação do ar, sem pulverizar a própria flor.
  • Inspeção regular da planta.
Mosca brancaBranco visível
insetos em flores.
Deformado, amarelado
folhas, a aparência de luz sobre eles
ou manchas amareladas.
OídioPlaca branca nas folhas
espalhando para as hastes.
Folhas jovens crescem torcidas
velho fica amarelo, murcha.
  1. Apare todas as folhas e pedúnculos danificados.
  2. Substitua o solo superficial.
  3. Pulverize com fungicidas: Previkur (1,5 ml da droga por 1 litro de água, 2-3 vezes em 15-20 dias), Topázio (1 ml em 2,5 litros de água, trate 2-3 vezes em 14-15 dias).
  • Não use água fria para irrigação.
  • Diluir as plantações espessadas em tempo hábil.
  • Monitore a conformidade com as condições de temperatura.
  • Ao crescer no jardim - realize um tratamento preventivo com fungicidas.
Podridão cinzentaAparência em caules e folhas
manchas marrons ou
revestimento macio cinza.
Folhas e pedúnculos apodrecem,
posteriormente morrem.
  1. Remova todas as folhas danificadas.
  2. Trate com fungicida Teldor (dissolva 2 ml em 2 l de água, repita após 10-14 dias, no máximo 3 vezes).
  • Não permita umidade excessiva, estagnação da água.
  • Remova oportunamente os detritos da planta.
  • Evite a derrota por pragas que enfraquecem a resistência da planta às doenças.
  • Esterilização obrigatória do solo no plantio de mudas.
Fusarium murchaAs folhas murcham, ficam amarelas, enrolam,
morrer.
O caule da raiz do pescoço escurece.
  1. Remova todas as plantas danificadas para evitar doenças do resto.
  2. Tratar com fungicidas biológicos: Tricodermina (20 ml de uma preparação líquida por 1 litro de água, pulverizar, repetir 2-3 vezes após 14-15 dias), Baktofit (3 ml dissolver em 1 litro de água para irrigação, três tratamentos após 7 dias).
  • Pré-tratamento do solo com fungicidas antes do plantio no solo.
  • Ventilação regular.
  • Use para regar a água com Phytosporin dissolvido nele - M (1,5 gramas por 1 litro de água).
  • Repita o processamento
  • 10-20 dias durante toda a estação de floração).

Vídeo: recomendações para seleção e cultivo de sementes

Eustoma é uma flor de crescimento longo e, embora seja rara, nem sempre é possível encontrar sementes no varejo. A raridade pode ser considerada uma vantagem, os convidados provavelmente perguntarão que tipo de rosa não é comum que você cultiva. Outra vantagem da planta é uma grande variedade de cores, diferentes variedades podem ser plantadas nas proximidades e a combinação é muito bonita e incomum.

Comentários de jardineiros de flores

Cultivo eustoma há 3 anos, não é mais complicado que outras flores. Seyu no início de janeiro. O cuidado é o mesmo que com outras cores. A única desvantagem desta flor. que se desenvolve por muito tempo. Seis meses passam da semeadura à floração.
Este ano semeei um pouco, porque havia muitas outras idéias, mudas diferentes. E no ano passado eu tive muitos eustomas. Levei-a para casa no outono, pensei em mantê-la até a primavera. A princípio, nada hibernou, mas ainda assim, na primavera, tudo havia encolhido. Anual - há um anual, especialmente nas condições climáticas de Novosibirsk. Portanto, é melhor propagar a cada ano com sementes.

corona//frauflora.ru/viewtopic.php?f=23&t=407&sid=cfbc309b2055fcb399f3f9be9f6a58ce&start=80/

Plantei eustoma há um ano. No inverno, ela ganhou cor. No começo, não cresceu muito rápido e depois acelerou. : D Plantado branco-rosa (cresce muito alto e floresce primeiro), amarelo (também é alto, mas a cor ficou próxima do branco), roxo (arbusto pouco compacto). Eu realmente gostei desta planta. Despretensioso. É uma pena que o anual. Embora em alguns fóruns eu tenha lido que eles foram cultivados por 4 anos seguidos. Apenas podando todo inverno.

folia//forum.bestflowers.ru/t/ehustoma-iz-semjan.26666/

Meu eustoma durou 2 anos. Variedade para cultivo em vasos, miniatura, com até 20 cm de altura, as sementes foram semeadas em fevereiro, todas as 5 em cada 5 brotaram, cresceram muito lentamente. Após a escolha, parecia que foi mais rápido. em maio, ela plantou todos em vasos de 1 a 2 peças. Em junho, os botões foram colhidos, desde julho eles floresceram. Não estou falando de uma beleza extraordinária, você viu! Eu gosto especialmente da aparência dos botões logo antes da abertura, da ternura incomparável! Floresceu até outubro, dando novos brotos. Então, de alguma maneira, abruptamente, todos pararam de viver. Tudo aconteceu muito rapidamente, havia apenas um arbusto verde "elástico" e, de repente, tudo pareceu ficar mole, ficou apático, como um trapo, e isso é tudo. Mas um dos arbustos não cresceu em um caule, mas a raiz era o segundo menor (5 cm de altura) e ele não floresceu. Então, quando o talo desbotado maior murchava, esse bebê se sentia tão bem.Ele passou o inverno em condições normais do quarto, na janela Noroeste, na primavera começou a crescer ativamente e em março pegou brotos, depois floresceu durante todo o verão. Mas no outono tudo era igual ao resto.

Natlli//forum.bestflowers.ru/t/ehustoma-iz-semjan.26666/

Neste verão, os eustomas de flores grandes do anão da sereia floresceram das sementes Sakata estavam florescendo. Não importava como eu tentasse, eles não podiam passar o inverno no apartamento, mesmo que “planta de casa” estivesse escrita na embalagem.

querida//frauflora.ru/viewtopic.php?t=407&start=60

Pode parecer que criar eustomas não é uma questão fácil. A flor é chamada de mal-humorada, exigindo maior atenção. Isso é parcialmente verdade, mas o esforço compensa com a aparência encantadora das plantas com flores. Lembre-se de que a enxertia de eustoma, rosa japonesa encaracolada ou lisianthus bulbosa são truques de vendedores desonestos que devem ser combatidos ignorando esses produtos.

Pin
Send
Share
Send