Pandanus é uma planta extremamente interessante. Crescer é muito fácil, basta seguir regras simples. É verdade que alguns produtores têm medo do tamanho gigantesco de uma planta adulta. Mas aqueles que podem alocar um canto espaçoso e acolhedor para o desenvolvimento de pandanus em seu espaço de vida não se arrependerão.
Descrição Pandanus
Pandanus ou Pandanus é uma planta incrível. Na natureza, seu tamanho é admirável. Algumas espécies têm frutos comestíveis. Inflorescências, raízes, folhas são parte integrante da medicina tradicional e são usadas mesmo em ritos mágicos. Veias de folhas duráveis são usadas como material para a tecelagem.
Os trópicos do Hemisfério Oriental são nativos da planta. Na natureza, existem cerca de 750 espécies de pandanus. Somente na ilha de Madagascar, você pode encontrar quase 90 representantes dessa espécie. A primeira descrição do pandanus foi feita pelo botânico e viajante francês Jean-Baptiste Bory de Saint-Vincent. O nome original, pandanus, vem do nome indonésio da planta.
Pandanus cresce em áreas costeiras, em solo arenoso e rochoso. Eles podem ser encontrados em florestas secas, montanhosas e alpinas, ao longo das margens de crateras vulcânicas e em suas encostas. Os recifes de coral também são cobertos por essas plantas incríveis.
Pandanus é freqüentemente chamado de palmeira, mais precisamente, uma palmeira helicoidal ou mesmo um pinheiro. É um pouco semelhante à dracaena. Mas o pandanus não tem nada a ver com essas plantas.
A planta pertence ao gênero de plantas sempre verdes da árvore Pandanova. Às vezes, se desenvolve na forma de um arbusto. Pandanus é uma árvore poderosa, cuja altura do tronco atinge 15 m, e geralmente corre para uma altura de 25 m. Mas em casa, seu tamanho é muito mais modesto - apenas 1,5 m. Espécimes jovens não crescem muito rápido. Plantas adultas crescem folhas mais intensamente.
Vídeo: Pandanus em seu habitat natural
O tronco é formado à medida que as folhas velhas se tornam obsoletas. Sua superfície, com traços de folhas que crescem em espiral, lembra um parafuso (daí o nome - palma em espiral). O tronco pode se ramificar como uma dracaena. Outra característica interessante do pandanus são suas raízes. As raízes departamentais ou pontiagudas que se estendem do tronco são uma excelente âncora que mantém a árvore no lugar durante ventos fortes e furacões. Há momentos em que o tronco de uma planta morre e as raízes do pandanus se tornam raízes aéreas, encravadas no solo e lignificadas.
As folhas são estreitas e longas, de forma linear. Às vezes, o comprimento chega a 3 - 4 m, largura - 10 - 15 cm e está localizado no tronco em forma de espiral, em 2 - 4 linhas. A placa da folha é rígida, cheia de dentes afiados ao longo da borda e é muito semelhante a uma folha de abacaxi.
As flores são do mesmo sexo. Homens coletados em inflorescências, semelhantes a espiguetas. Fêmea - assemelha-se a uma orelha ou cone. Frutas são vermelhas, carnudas. Algo que lembra abacaxi.
Crescer pandanus em casa não é difícil. Só é necessário levar em consideração algumas de suas características e observar condições simples de detenção. Pandanus é uma opção ideal para quem gosta de plantas de crescimento rápido, mas despretensiosas. E ele é adequado para jardineiros iniciantes, pois está pronto para suportar alguns erros. A única desvantagem é que requer muito espaço e, em pequenas salas, uma planta adulta será apertada. A facilidade de cuidados e a beleza das folhas, semelhante às fontes verdes, fizeram desta planta uma opção ideal para decorar jardins de inverno, salões espaçosos, interiores de hotéis e restaurantes. Na pátria e em países com clima quente, o pandanus é usado no projeto paisagístico.
Vídeo: Pandanus ou Helix
Se houver uma criança em casa, você precisará explicar que as folhas de pandanus são pontiagudas e não devem ser tocadas.
Tipos e variedades cultivadas em ambientes fechados
Da enorme variedade de pandanus, em casa você pode encontrar apenas algumas espécies.
Espécies e variedades | Descrição do produto |
Cobertura de Pandanus | Sempre-viva perene, com 1,5 m de altura, saída do tronco encurtado raízes subordinadas. A folha é estreita, serrilhada ao longo da borda. Comprimento - 90 cm, largura - até 8 cm As folhas são coriáceas, verdes. O quarto não floresce. Denso os habitantes locais usam as folhas como material para os telhados das casas. Também de chapéus, cestos, cordas e até velas para pequenos barcos. |
Pandanus Veitch | Um dos mais comuns na floricultura de interior. Refere-se a espécies variegadas ou variegadas. Às vezes, a altura da planta atinge 2 m. Uma folha de 60 a 90 cm de comprimento está cheia de pontas afiadas ao longo da borda. Tronco raízes aéreas curtas se estendem a partir dele. Superfície verde escura uma folha de chapa nas bordas adorna as faixas longitudinais de branco ou cor amarelada. |
Pandanus Sandera | Esta planta tem um tamanho mais modesto. Comprimento da folha 80 cm, largura - 5 cm. Bordas de um prato de folha, verde com uma faixa amarela na veia central, repleta de pequenos dentes. |
Pandanus útil | A sala atinge 2 - 3 m de altura. Folhas duras espalhadas pela borda pontas afiadas de tonalidade avermelhada e localizadas na haste helicoidal. O comprimento da chapa atinge 1,5 m. |
Pandanus Baptista | A altura da planta é de 2 M. A decoração é um chapéu exuberante de folhas estreitas. Eles são de couro ao toque. Listras amarelas adornam o prato da folha verde. Possui bordas de folhas lisas. |
Galeria de fotos: Espécies domesticadas de Pandanus
- O telhado de Pandanus é usado como material para telhados
- Veitch Pandanus mais comum em floricultura de interior
- As folhas de Sandera pandanus estão decoradas com uma faixa amarela localizada no centro
- Bordas das folhas úteis de pandanus estão cobertas de espinhos vermelhos.
- Baptista Pandanus tem bordas suaves nas folhas
Condições de Pandanus
Mesmo uma planta tão exigente como o pandanus seria legal se o produtor criar condições semelhantes às naturais para ele.
Tabela: Condições sazonais
Temporada | Iluminação | Temperatura | Umidade |
Primavera | Exigir luz em diferentes As espécies são ligeiramente diferentes. Plantas com listras nas folhas preferem luz brilhante mas difusa. Para evitar queimaduras de alta pandanus atividade solar deve ser protegido, escondendo-se para facilitar a cortina. Vistas coloridas em verde placas de folhas são mais tolerantes à sombra. Eles podem crescer mesmo no fundo da sala. O destino mais adequado para iluminação pandanus - oriental ou janelas do sudeste. No norte mesmo no verão, a iluminação será falta. Para um desenvolvimento uniforme massa foliar da planta, deve às vezes vire para a fonte de luz o lado oposto. | Acostumado ao clima quente pandanus e em casa prefere calor estável sem flutuações bruscas de temperatura. Flor bastante confiante desenvolve com indicadores termômetro 20 - 220C. Embora calmo durar mais que 280Com o calor. | Pandanus tolera perfeitamente seco ar, mas mantenha-o baixo umidade constantemente - destrutiva. No verão, a planta precisa ser periodicamente spray e limpe as folhas pano de pó molhado (cuidar das folhas, certifique-se de proteja suas mãos usando luvas). O chuveiro ainda não é recomendado, então como água se acumulando nos seios folhas, pode causar podridão. A umidade ideal deve compõem cerca de 60%. |
Verão | |||
Outono | No inverno, é melhor colocar uma flor perto janela sul. Devido ao tamanho grande Pandanus nem sempre pode ser colocado na janela, portanto, em curtas condições de luz do dia precisa usar adicional retroiluminado. | Limiar mínimo de temperatura permitido no inverno - 180S com uma diminuição na planta problemas podem surgir. A partir de todas as espécies apenas anão e Útil pode não demorar baixas temperaturas a 120C. | No inverno, a planta deve ser mantida longe do aquecimento aparelhos. Para apoiar nível de umidade necessário em torno da planta, vale a pena colocar panela em uma bandeja com umedecido argila expandida. O principal é que orifícios de drenagem não tocaram água. |
Inverno |
Em muitos sites, há informações de que o pandanus e a rua são coisas incompatíveis. No verão, o pandanus pode ser retirado, mas sob certas condições. A temperatura deve estar estável e quente, sem quedas acentuadas à noite. Vai ser bom para a planta na varanda envidraçada. Durante o dia, você pode desfrutar de ar fresco e, à noite, fechar a janela para que abaixar a temperatura não prejudique a planta. E, no entanto, em um canto tão isolado, o vento e as correntes de ar não serão assustadores.
Pandanus e Florarium
Devido ao seu grande tamanho, o pandanus não é adequado para o cultivo em florários. Mesmo se você colocá-lo lá, a planta terá dificuldade, porque para o crescimento total ela precisa de espaço. Crescido em espaço ilimitado, o pandanus parece ótimo tanto como planta única quanto cercado por outras plantas verdes.
Aterragem e transplante
Para o desenvolvimento normal, um jovem pandanus precisa de uma troca anual de maconha por 5 anos. Além disso, o pote novo não deve ser grande, é permitido exceder o anterior em apenas 2 ou 3 cm e o fundo deve ter aberturas para remover o excesso de umidade. Espécimes jovens podem ser plantados em recipientes de plástico. Para plantas grandes, você precisa selecionar um vaso estável. Ao comprar uma panela, não se esqueça de comprar drenagem de tamanho médio. Para recipientes grandes, é melhor usar uma grande fração.
Os pandanus adultos são transplantados não mais de uma vez em 3 anos. A nova embalagem deve ser aproximadamente 1/3 maior que a anterior. A largura do pote é padrão. O aparente poder das raízes aéreas é realmente muito enganador. Como são muito frágeis, o transplante é realizado exclusivamente pelo transbordo da planta de um contêiner para outro. A remoção dessas raízes é estritamente proibida. Para que não sequem, você pode usar capas de musgo úmido.
Os vasos de plantas não são transplantados. Para eles, será suficiente substituir a camada superior de terra na banheira por uma mais nutritiva. Isso é feito uma vez por ano ou 2. Quando um pandanus é preparado para transplante em uma banheira, não 1, mas 3 partes da terra são adicionadas ao substrato de terra preparado, para que a planta tenha nutrientes suficientes por um longo tempo.
Para restringir o crescimento de pandanus, o transplante é realizado com menos frequência, produzindo, como no caso de espécimes de esqueleto, apenas a substituição da camada superior do solo.
O solo para o pandanus precisa de nutrientes e solto, mas contendo uma pequena quantidade de argila. Você pode usar um substrato comprado para palmeiras. Quem gosta de fazer misturas de solo com as próprias mãos precisa misturar os seguintes componentes em partes iguais:
- solo de estufa - 2 partes;
- solo argiloso - 1 parte;
- turfa - 1 parte;
- areia grossa - 1 parte.
Ou esta opção - relva e solo frondoso, areia de rio e húmus. Os componentes são obtidos em partes iguais.
A acidez do solo também é importante. O pH adequado é de cerca de 6.
Processo de transplante passo a passo
- Despeje a drenagem em um novo recipiente com uma camada de 1/3 do volume total.
- Polvilhe uma pequena porção do substrato por cima.
- As bordas das folhas de um pandanus adulto estão cobertas de espinhos afiados. Portanto, ao trabalhar, coloque as luvas primeiro. Depois, junte cuidadosamente as folhas da planta e amarre-as com uma fita. Caso contrário, riscos não podem ser evitados.
- Colocando a panela de lado e ajudando cuidadosamente com uma espátula plana, retire a planta. Não é necessário limpar a terra das raízes.
- Coloque o pandanus no centro da nova panela. Segurando a planta, adicione o resto da terra nas laterais.
- Para que a terra se condense e preencha o espaço entre as raízes, regue a planta. Aguarde o excesso de água acumular na panela e escorra.
- O nível de plantio do pandanus deve permanecer no mesmo nível e nas raízes aéreas - acima da superfície do solo.
Pandanus comprado em uma loja não pode ser transplantado imediatamente. A planta deve levar tempo para se adaptar - cerca de 10 dias.
Um pandanus precisa de apoio?
Em geral, o pandanus não precisa de apoio. Mas há situações em que uma flor começa a crescer de um lado. Isso acontece com plantas crescidas e não transplantadas, que também estão em uma sala com ar seco. Sob tais condições, as raízes aéreas deixam de crescer e não podem suportar adicionalmente a flor. Se você não puder transplantar, coloque um suporte ao lado do pandanus - uma vara de bambu forte servirá.
Cuidado
Mesmo como é chamado de brincadeira - uma planta indestrutível, como um pandanus, precisa de cuidados adequados. Ele é muito fácil e não será difícil.
Rega e cobertura eficaz
O Pandanus cresce até nas costas, onde ocorrem inundações frequentes, mas na sala a cultura não tolera solo excessivamente úmido. Além disso, se o pote, como se costuma dizer, sobre o crescimento e o solo for pesado, a água será pouco condutora. O solo superficial deve estar seco antes de a planta ser despejada novamente.
No verão, a planta é regada abundantemente e não se esqueça de remover a água restante da panela. No inverno, é necessário fazer umidificações com mais cuidado, principalmente se o pandanus estiver em uma sala não quente. Após a camada superior secar, é necessário aguardar mais 2 a 3 dias antes da rega.
A rega deve ser suficiente para que a umidade umedeça toda a massa de terra e não a superfície, deixando as raízes secas.
Sob condições padrão de detenção no verão, a frequência de rega é de 1 vez por semana, no inverno - 1 vez por 2 semanas. Mas tudo isso é condicional. Você precisa confiar nas especificidades de suas condições de detenção. Quanto mais quente, mais rega será e vice-versa.
Além do alagamento, o pandanus é extremamente indesejável e prolonga a secagem do solo. A planta não decora folhas secas e amareladas, mas estraga toda a impressão.
O fluido de irrigação deve assentar e ter temperatura ambiente. Quando umedecido com água fria, a planta pode sofrer estresse e parar de crescer. É muito bom molhar a água ou a água da chuva. Um excelente efeito é obtido pela menor rega, na qual o líquido deve ter uma temperatura de 350C.
Como cobertura, fertilizantes minerais líquidos de uso universal são usados. A introdução da nutrição no período primavera-verão ocorre 2 vezes por mês. No inverno, é reduzido para 1 vez por mês.
A planta transplantada começa a fertilizar somente após um mês ou meio. Todo esse tempo, o pandanus gerencia completamente os nutrientes disponíveis no solo.
Para controlar o crescimento, a cobertura é minimizada ou completamente interrompida. Sem nutrição, o crescimento do pandanus diminui bastante.
Período de floração
Esta planta incrível floresce apenas na natureza. Quando cultivada em uma sala, a floração não ocorre. Mas, de tempos em tempos, há alegações de que, embora rara, a planta produz pedúnculos em casa.
Período de descanso
A planta não possui um período inativo pronunciado. Mas no inverno, o pandanus quase para de crescer. A fertilização e a rega neste momento são realizadas raramente e com cuidado. A temperatura pode ser levemente reduzida para que a planta descanse completamente, porque em uma sala quente o crescimento continuará.
Mas o que realmente não dói é a iluminação adicional. No período do outono à primavera, o horário de verão do pandanus deve durar pelo menos 8 a 10 horas. Portanto, a planta deve ser suplementada com até 6 horas por dia. Para isso, um metro de luz do dia é instalado a uma distância de um metro da flor.
Formação de coroas
Não é necessário formar especialmente a coroa do pandanus, pois a planta apresenta um tipo apical de crescimento. Em uma planta adulta, o tronco se forma quando as folhas inferiores caem. Em condições internas, apenas espécies de cano único são cultivadas.
Às vezes, o tronco está cheio de crianças numerosas. Muitos jardineiros os deixam para que a parte inferior da planta pareça mais magnífica. Mas isso é uma questão de gosto. Você pode enraizar esses processos e obter novas plantas.
Para dar ao pandanus uma aparência estética, é necessário aparar periodicamente as extremidades secas (se houver). O corte é feito para que permaneça uma pequena área de tecido morto, o que impedirá uma secagem adicional.
Como os erros de tratamento se manifestam e o que fazer para corrigir a situação
Como já foi observado, o pandanus é muito despretensioso. Para cultivar uma flor em casa, você não precisa criar condições especiais para ela. Mas a inexperiência do produtor pode se tornar a razão pela qual a planta de repente pára de crescer ou as folhas começam a ficar amarelas. Para corrigir a situação, você precisa entender o erro a tempo e eliminá-lo.
Tabela: Erros e soluções de manutenção
Manifestação | Razão | Eliminação |
As pontas das folhas se tornam seco e marrom |
|
aparelhos de aquecimento. Folhas de Pandanus
com sede. Molhe corretamente. |
As folhas perdem a cor tornar-se quase branco |
rega. |
mas seu excesso afeta negativamente a cor
não menos que um dia de água. |
Folhas jovens crescem listras pequenas e brilhantes eles empalidecem ficar verde | Luz insuficiente | Espécies variadas de pandanus requerem um pouco mais leve que simples. Mas, pelo sol direto, deve ser sombreado. |
As folhas ficam amarelas |
|
falta.
|
Necrótico brilhante manchas nas folhas | Queimadura solar. | Proteja a planta da luz solar direta especialmente no verão. |
As folhas crescem pequenas e amarelo | Falta de nutrientes. | Não esqueça que para o crescimento Pandanus precisa de nutrição. |
As folhas inferiores secam e cair fora | O processo natural de envelhecimento. | Com o tempo, as folhas inferiores caem, formando tronco de uma palma falsa. Este processo é estabelecido própria natureza. Portanto, se ao mesmo tempo jovens folhas crescem saudáveis, então não se preocupe. |
Galeria de fotos: erros típicos cometidos ao cultivar pandanus
- Pontas de folhas secas e marrons - evidência de rega inadequada e baixa umidade
- Iluminação excessiva deixa o pandanus brilhante, quase branco
- Manchas necróticas nas folhas - resultado de queimaduras solares
Doenças e Pragas
Pragas e doenças são extremamente raras nesta planta resistente. Mas repito: cuidados inadequados podem ser o catalisador que provoca doenças fúngicas e o aparecimento de pragas.
Tabela: Doenças e pragas de Pandanus, medidas de controle e prevenção
Doenças e pragas | Sintomas e manifestação | Medidas de controle | Prevenção |
Mancha de folhas | A infecção fúngica afeta folhas. Aparecer neles manchas de cores diferentes tendo redondo ou oval. Em alta umidade folhas desbotam. |
Pulverize com um dos fungicidas -
3 ou 4 vezes. |
solto, boa passagem
mantenha sob controle para
esperando o topo secar |
Podridão radicular e o talo | Mais comuns doença causada rega excessiva e ar frio. Folhas primeiro turno amarelo e letárgico. Então eles escurecem. Ativado raízes e tronco aparecem áreas apodrecidas. A planta pode desaparecer rapidamente. |
o pote.
áreas danificadas das raízes.
Cuprozan ou Chomecin em
carvão.
com desinfetado
fungicida. | |
Escudo | As folhas ficam marrons tubérculos e pegajoso secreções. Escondendo-se embaixo pragas sugam ativamente suco das folhas. Como resultado o lençol seca e enrola. |
Os seguintes medicamentos são usados:
o processamento é realizado 2 - 3 vezes |
livrar-se recentemente
tintura de cebola ou alho.
deixe subir ou cair.
em que o pandanus cresce. |
Mealybug | Nas axilas das folhas apareceu placa de algodão? É indica derrota cochonilha. As folhas ficam amarelas, caem o crescimento está em pausa. A planta está enfraquecendo. | ||
Ácaro aranha | Mais comuns pragas emergentes se o ar estiver muito seco. Oh sua presença testemunha teia fina. Pragas suga sucos de folhas através de pequenas perfurações, que se manifestam a forma de pequenos pontos. Folhas enrolar seco e cair. |
Galeria de Fotos: Doenças e Pragas
- A mancha das folhas ocorre quando as regras de rega não são seguidas e a umidade é aumentada
- Processos putrefativos no caule e nas raízes podem levar à perda da planta
- O escudo é muito insidioso, na luta contra ele você precisa estar vigilante
- Mealybug enfraquece a planta
- Ácaro faz com que as folhas sequem
Métodos de reprodução em casa
Com toda a simplicidade de cultivar o próprio pandanus, sua reprodução pode causar algumas complicações. Mas se tudo for feito corretamente, não haverá problemas. O momento do enraizamento é no meio da primavera.
Enraizamento
O tronco de um pandanus adulto muitas vezes transborda de soquetes de filha. Às vezes, os cultivadores de flores iniciantes têm pressa e arrancam as crianças da planta mãe, quando elas ainda não cultivaram raízes. Isso não pode ser feito. Sem raízes, o processo de enraizamento pode se transformar em uma falha completa. Para que o processo ocorra sem perdas, é necessário aguardar até que os soquetes atinjam 20 cm de altura e eles tenham seu próprio sistema radicular. Para estimular o processo de formação das raízes, você pode envolver os rudimentos das raízes com musgo, umedecendo-o regularmente do spray.
- Escolha as maiores rosetas com raízes de pelo menos 2 cm de comprimento.
- Corte-os cuidadosamente do tronco, tomando cuidado para não danificar as raízes.
- Pó nos locais de corte com carvão em pó e deixe por um dia para secar as feridas.
- Encha o fundo do tanque de enraizamento com drenagem, despeje uma mistura de turfa e areia em quantidades iguais por cima.
- Mergulhe o bebê no solo a uma profundidade de não mais de 2 cm. Bata no solo e pulverize-o bem com a pistola.
- Cubra o recipiente com um saco ou copo.
- Ventilar e umedecer moderadamente o solo são necessários.
- A temperatura ideal de enraizamento é 250C, mas não inferior a 220C. Os especialistas recomendam o uso do aquecimento inferior para um processo bem-sucedido.
- A estufa deve estar em um local claro, mas não sob luz solar direta.
- O enraizamento não ocorre rapidamente - um mês ou meio. Para acelerar o processo, você pode usar fito-hormônios.
- Após 2 meses, as rosetas enraizadas são transplantadas para vasos pequenos com uma mistura de solo composto por solo foliar, relva e areia, tomado na proporção de 3: 2: 1.
Mudas de enraizamento
Se o seu pandanus tiver brotos laterais, o que, a propósito, é extremamente raro, você poderá usar o método de estacas.
- Corte as estacas com pelo menos 20 cm de comprimento.
- Processe a fatia com carvão em pó e seque.
- Prepare uma mistura de turfa e areia e estacas de plantas.
- Usando um saco ou copo, crie condições de efeito estufa dentro do tanque. Temperatura 25 - 28
0C, umidade moderada.
- Se você aplicar fitohormônios e reduzir o aquecimento, o processo será mais rápido. Sob condições normais, o tempo de enraizamento se estende por 1,5 meses.
- Estacas enraizadas são plantadas em recipientes separados.
Germinação de sementes
- Divida o fruto do pandanus em segmentos que, sem tratamento preliminar, plantam em um substrato de solo de folha, turfa e areia (todos em quantidades iguais).
- Para manter a temperatura de germinação em 250C, cubra com papel alumínio ou vidro.
- Ventilar e pulverizar regularmente.
- Ao usar um aquecimento mais baixo, o processo é acelerado.
- A germinação ocorre após 2 a 4 semanas.
- Quando as mudas aparecem 2-3 folhas, elas são mergulhadas em vasos separados. A mistura do solo é igual à das estacas enraizadas.
Comentários
A planta é completamente impertinente, mas descontraída e não gosta da baía. Mesmo nas farmácias, cresce muito :) Com a idade, cresce raízes aéreas, crescem em uma panela e se transformam em "palafitas".
Andrew Geser//www.flowersweb.info/forum/forum48/topic112171/messages/
Certa vez, torci um bebê há muito tempo. Além disso, ainda estava sem raízes aéreas, completamente ralado. Na areia, sob a lata, sob a lâmpada (era no outono, era necessário fornecer calor às estacas). Com sucesso. E se o bebê tem sinais de raízes aéreas, não há problema algum. Ela os acumula rapidamente na água e depois você pode plantá-los. Se a planta já está respirando pela última vez (embora eu não entenda como o pandanus pode ser destruído), é claro que vale a pena experimentar a coroa. Imagine que isso é bebê, apenas grande. Em geral, o pandanus fornece raízes aéreas de todas as rachaduras, não existe realmente nenhuma em todo o tronco?
Fialka//homeflowers.ru/yabbse/index.php?showtopic=8140
Eu tenho certeza sobre o pandano: tem medo do frio e no inverno não gosta de excesso de água. Mas, em geral, eu li, não li com essas dimensões ... tenho seis anos, 70-80 centímetros - não há onde colocar
Sarah bernhardt//forum.bestflowers.ru/t/pandanus-pandanus.9840/page-2
Eu tinha .... eu tinha que dar a minha mãe, já que eu não me encaixava .... não há nada incomum em sair, ele ama o sol com moderação, depois de regar a terra após a secagem completa ... Em geral, o rastuha não é muito extravagante,
nly1//homeflowers.ru/yabbse/index.php?showtopic=8140
Meu pandanus enraizou-se sem fito-hormônios e piso aquecido. É verdade que estou esperando por isso há muito tempo. Agora isso me faz feliz, já grande ... Nem um pouco caprichosa, eu o amo muito
El'f//fialka.tomsk.ru/forum/viewtopic.php?f=22&t=17255
O Pandanus é perfeito para iniciantes que estão começando a aprender o básico da floricultura e para uma florista experiente que pode cultivar uma árvore magnífica (se a área permitir). É uma pena que, de toda a diversidade de espécies, apenas algumas espécies sejam cultivadas em cultura. Mas isso é suficiente para criar um lar na costa real do Oceano Índico e, sentado em uma cadeira confortável sob um gigante verde, ouvir o som do oceano emanando dos fones de ouvido do jogador. Relaxamento real!