O parquet é um piso clássico, ecológico, bonito, caro e de alta qualidade. Embora muitas novas variedades de pisos tenham surgido recentemente, o piso em parquet não perde sua relevância. Ele até deixou o interior, "saindo" para a natureza. Com a ajuda de um parquet de jardim especial, você pode criar magníficos terraços e locais de descanso no jardim e no quintal, criar caminhos maravilhosos, áreas de piscina, varandas abertas que não têm medo de umidade.
O deck também é usado para decorar as zonas de água no projeto paisagístico - os contornos da lagoa, riacho e ponte em miniatura parecerão esteticamente agradáveis, caminhar no parquet é agradável e confortável - sua superfície é quente e completamente sem medo de umidade. O parquet de jardim é um ladrilho quadrado ou retangular, conectado entre si usando fixadores.
O próprio nome do parquet do terraço é o deck, associado ao elemento água. Do inglês americano, isso se traduz como "baralho". Há muito tempo o deck tem sido usado nos terraços das casas americanas e canadenses. Hoje podemos decorar nosso quintal ou alpendre com este belo material prático.
Especificações deste material
A placa do deck é baseada em um composto de madeira-polímero, aditivos de fixação e misturas de polímeros (podem ser sintéticos ou orgânicos). Como matéria-prima para a fabricação de decks, é utilizada madeira de lariço da Sibéria, cedro e árvores exóticas como kumaru, teca, azobe, mogno e merbau, que são mais resistentes à deterioração. Parquet de madeira tropical é muito mais caro.
WPC (ou composto de polímero de madeira) é uma mistura de farinha de madeira e termoplástico. É um material de alta resistência e resistência à umidade com baixa condutividade térmica. Quanto mais farinha de madeira na mistura, mais o material se assemelha a uma árvore. O WPC também é chamado de madeira líquida por sua semelhança com a madeira natural e por sua ductilidade. A porcentagem de madeira no compósito é grande - de 60 a 80%.
Para que os proprietários das casas de veraneio apreciem o novo material, falaremos sobre suas vantagens.
- Pureza ecológica do material, ausência de aditivos e impurezas prejudiciais.
- A capacidade de combinar bem com outros materiais - azulejos, pedras naturais e artificiais, cascalho, seixos.
- Esse parquet pode ser usado em ambientes fechados, mas seu principal objetivo é criar um revestimento ao ar livre, o material não permite que a umidade se acumule na superfície, não é escorregadio andar sobre ele.
- Colocar parquet de jardim é simples, não requer habilidades especiais, portanto você não precisará gastar dinheiro com o trabalho de especialistas.
- Durabilidade e durabilidade. O deck suporta flutuações diárias de temperatura de até 15 graus, não se deteriora em temperaturas abaixo de zero, suporta cargas pesadas - até 2 toneladas por metro quadrado.
- Fácil de cuidar. Para limpar o convés da contaminação, você pode usar ferramentas especiais ou enxaguá-lo com um jato de uma mangueira. O revestimento não precisa de proteção adicional - tinta, verniz etc.
Os componentes do deck são módulos separados, podendo ser uma placa de terraço ou um ladrilho.
Placa do terraço ou azulejo - o que é certo para você?
A placa do terraço pode ser lisa ou ter ranhuras na superfície para efeito antiderrapante e drenagem de umidade. A segunda opção é preferível. O comprimento da prancha é de 1,5 a 6 metros. Existem dois tipos de placas: com módulos rígidos e flexíveis. A placa modular suave possui uma moldura de plástico. Os suportes de estrutura especiais permitem conectar módulos de maneira rápida e eficiente usando parafusos auto-atarraxantes. Após a conclusão do trabalho, o design do revestimento parece sólido, os detalhes de fixação não são visíveis. As placas do módulo rígido são feitas de madeira maciça, resistente à umidade.
Decks é madeira ideal para uso ao ar livre. Após o tratamento térmico - mergulhando com vapor aquecido sem acesso ao ar, a árvore adquire novas propriedades - a umidade é removida, não racha, não seca sob a influência da luz solar, não perde cor, não incha em alta umidade e fica mais leve.
Mas o parquet de jardim já é um azulejo de duas camadas. A camada superior é de lamelas (placas de superfície do deck), a camada inferior é a estrutura de suporte (pode ser de madeira e plástica).
Características da instalação de parquet de jardim
Como já mencionado, a instalação de parquet de jardim é conveniente e fácil. Qualquer superfície é adequada para instalação - solo, cascalho, cascalho, ladrilho, piso de madeira.
Não é recomendável usar um travesseiro de areia como base - o ladrilho cederá, pressionará na areia, o que levará a irregularidades da superfície.
Se você escolheu o solo como base, ele deve ser limpo de ervas daninhas, pedras e coberto com um geotêxtil; caso contrário, as ervas daninhas tentarão crescer através das fendas entre os ladrilhos, o que pode levar à deformação do revestimento. É mais conveniente montar o parquet de jardim em uma base plana de concreto.
Em geral, a colocação não requer nenhuma preparação preliminar da base. O principal é que a superfície é plana e as diferenças não são maiores que 0,5 cm por metro quadrado).
Cada módulo de parquet possui travas que precisam ser interconectadas. Isso é feito rapidamente, e em alguns minutos você pode coletar um metro quadrado dessa cobertura. Se você precisar deixar espaço para saliências, tubos e partes dos módulos que interferem, basta cortá-lo com uma serra.
O processo de instalação é apresentado em detalhes no vídeo:
Tecnologia de instalação de uma placa de terraço
A instalação de uma placa de terraço é feita de maneira diferente. A placa não é fixa na base, mas nos troncos de suporte de madeira ou plástico. Os toros são colocados sobre uma base plana - ladrilhos ou outro material.
A distância entre as defasagens é de 35 a 50 cm. Quanto maior a prancha, maior a distância entre as defasagens, menor a prancha - menor a distância.
Se você planeja usar o revestimento em condições de alta umidade, é necessário colocar algo sólido sob as toras, por exemplo, telhas cerâmicas. Isso fornecerá drenagem para excesso de umidade. Os toros podem ser fixados na base com parafusos autorroscantes, se houver tal necessidade.
Colocamos a primeira prancha nos atrasos, alinhamos ao longo da margem do atraso. A placa é presa às defasagens na ranhura com um parafuso autoatarraxante em um ângulo de 45 graus.
Os clipes são inseridos nas ranhuras das placas do terraço e, no atraso, para os atrasos, os clipes são presos com parafusos auto-perfurantes. A próxima placa deve ser inserida no clipe com uma ranhura - dessa maneira, o restante das placas é montado.
Para finalizar a tábua do terraço em torno do perímetro, você pode usar pontas para ocultar as ranhuras laterais das tábuas de borda.
Para mais informações sobre o processo de instalação, consulte o vídeo:
O terraço ou a plataforma do chão do jardim para o inverno deve ser desmontado se não for colocado nos troncos ao ar livre. A área da tábua do terraço colocada nos troncos pode ser coberta com um filme e, se estiver localizada sob um dossel, o inverno não é nada assustador.
Em caso de desmontagem, o ladrilho precisará ser limpo de poeira, sujeira, seco e um local seco deve ser selecionado para armazenamento até quente, quando você poderá aproveitar novamente suas férias em uma área aberta.