Há lugares em nosso planeta onde o clima permite que você colha duas ou até três safras por ano. Naturalmente, a agricultura prospera lá e é muito mais lucrativa do que em nossas latitudes temperadas, onde as plantas conseguem crescer e nos dar frutos apenas uma vez por ano.
Mas há uma tecnologia que permite enganar a natureza e fazer a planta dar frutos durante todo o ano, mesmo no inverno, ela é baseada no uso de estufa de inverno, que você pode construir (fazer) suas próprias mãos.
Quais são as vantagens de uma estufa de inverno?
O primeiro - uma estufa de inverno, que você pode construir (fazer) suas próprias mãos, dá a possibilidade de plantas perenes do sul se desenvolverem normalmente por vários anos consecutivos (como você pode ver na foto). O fato é que muitas das plantas que crescem apenas uma estação, na verdade, são perenes. Um deles é tomate. Esta planta pode crescer até três metros de altura e produzir frutos profusamente, como uvas.
O segundo a vantagem está relacionada com o primeiro. Isto é a capacidade de cultivar plantas tropicais e subtropicais perenes, que não pode dar frutos para o primeiro ano de vida, como tomate.Assim, em estufas crescem bananas, abacaxis, limões, kiwi e assim por diante.
Fig.1 Palma de bananeira na estufa
O terceiro - a capacidade de cultivar plantas únicas ou bienais, coletando colher mais de uma vez por ano. Por exemplo, você pode obter uma colheita de pepinos ou rabanete para a mesa de Ano Novo, cultivar cenouras, rabanetes, beterrabas e assim por diante. Deficiência em vitaminas e fibras não será ao longo do ano.
Se houver bastante áreas de estufas construídas por si mesmo, os produtos podem ser vendidos no período de inverno, quando o preço de legumes e frutas é máximo. Além disso, As frutas cultivadas na Rússia terão uma importante vantagem competitiva antes de importados: eles não terão tempo para estragar e não precisam ser tratados de podridão (frutas e legumes importados são freqüentemente cobertos com uma camada de parafina).
Quarto - esta estufa tem uma vantagem de natureza puramente técnica: é uma estrutura de capital é mais durável, estável e durávelestufas convencionais, estufas ou camas cobertas. Tal estrutura necessariamente tem uma fundação e servirá mais e menos necessidade de ser reparada.
Requisitos obrigatórios
Claro que projeto de inverno estufa para cultivar verduras durante todo o ano com as próprias mãos, deve ser diferente da construção de uma estufa, especialmente, do desenho de um jardim coberto ou estufa.
O quadro da estufa de inverno deve ser mais durávele consistem em materiais mais confiáveis. Isto é especialmente verdadeiro do telhado, porque no inverno pode cair a neve que se acumula às vezes até várias toneladas.
Fig.2 Estufa de inverno
Material da capa também pode ser diferente. Pelas mesmas razões: filme pode esticar e romper sob uma enorme massa de neve. Particularmente perigosa para a película de gelo, o qual é formado pela descongelação de neve e da sua congelação subsequente.O vidro neste sentido é muito melhor e mais seguro. Também deve ser levado em conta que uma camada de material de cobertura não é suficiente: tais estufas, por via de regra, duas camadas. Se o material de cobertura é de vidro, então isso também é uma carga enorme no quadro.
E claro, iluminação. No inverno, as plantas terão necessariamente falta de luz, especialmente em dezembro, quando dias curtos são sobrepostos em dias nublados. O design deve necessariamente fornecer espaço para fontes de luz.
Trabalho preparatório
Preparação para a construção de uma estufa de inverno (ano todo) com suas próprias mãos inclui planejamento, preparação de materiais, preparação para a instalação de aquecimento e organização da fundação.
Planejamento
Existem muitas opções para projetos de inverno com efeito de estufa. Eles podem ser tradicionais quadrangular na vista de cima, mas também há hexagonalpode ser alturas diferentes, ventilado de forma diferente, etc. É mais fácil tomar como base projeto (às vezes chamado chetyrohstennoy) Estufas quadrilaterale aqui está o porquê:
- jardins e terrenos têm, geralmente, uma forma quadrangular, a colocação de um jardim da estufa em forma, você usa o local de forma eficiente;
- construção de quatro paredes estufas para o cultivo de inverno mais facil. Especialmente quando amarrar ou vitrificação filmes;
- para a manutenção de um tal efeito de estufa pode ser levada a cabo no meio de um único caminho ao longo do qual o tubo para a irrigação, etc, serão dirigidos Isto é, ela mais fácil de operar.
Seis (octogonal, decagonais) estufas tipicamente, têm um tamanho pequeno e a vantagem de que o hexágono tem uma relação mais favorável de área e perímetro, daí menos perda de calorMas a complexidade do projeto e complexidade operacional, limitação no tamanho faz uma obra de estufas de arte em vez de um meio de ganhar dinheiro ou cultivar plantas para o alimento. Portanto, consideramos estufa quadrangular.
Fig.3 Estufa hexagonal
Deve ser orientado de norte a sul, o telhado para fazer o melhor empena, e sob o cume do telhado, instale suportes adicionaisde modo que a estrutura não desmorone sob o peso da neve. Se a moldura da fábrica e a estufa na seção transversal tiverem a forma de um arco, isso é ainda melhor - a própria neve deslizará.
O lugar deve estar nivelado, o solo - arenoso. Se é argiloso, você precisa fazer um travesseiro de areia, e no topo - uma camada de terra preta fértil.
Aeração deve ser implementado na estação quente regularmentecaso contrário, as plantas morrerão do calor. Por isso, é necessário fornecer essa função na construção. Em primeiro lugar, uma estufa deve ter duas portas em extremidades opostas, de modo que um rascunho é produzido quando eles são abertos simultaneamente. Em segundo lugar, se a estufa tiver mais de 10 metros de comprimento, é desejável que tenha mais abrindo janelas. As janelas podem estar nas paredes laterais, no teto, ao lado das portas ou acima delas. Quanto mais altas as janelas, melhor.
Materiais
Aqui quanto mais forte, melhor. O melhor canto ou tubo de aço. Quadro de fábrica adequado de ferro galvanizado. Aperte com parafusos.
Pior - cant, board ou postes. Madeira é melhor para prender com parafusos, unhas muitas vezes puxam o vento, especialmente quando a árvore começa a quebrar.
Ferro não galvanizado é desejável para pintar, de modo que é menos enferrujado, a árvore - anti-séptico, para que cogumelos ou insetos não comecem.
Fundação
Esta parte obrigatória da estufa de inverno Deve chegar a uma profundidade onde a terra não congela mais. A fundação pode consistir em um bloco de escória ou concreto. De cima deve ser necessariamente isolado com um material impermeável (somente) para que a umidade não suba mais.
No porão deve haver um porão, que é construído a partir do mesmo bloco de concreto ou tijolo. Neste caso, o chão da estufa pode estar abaixo do nível do solo circundante, ou seja, estufas durante todo o ano feitas com as próprias mãos, como se cavado no chão para uma melhor preservação do calor.
Preparação de aquecimento
Para grandes estufas melhor aquecimento - águacomo na casa. Permitirá distribuir uniformemente o calor. Mas isso exige muito dinheiro, materiais e mão de obra, porque será mais fácil fazer vários burzhuek comuns. Para tornar o hambúrguer mais eficiente, o tubo não deve subir verticalmente. Em vez disso faça 5 metros de tubo debaixo de uma inclinação leve (até 10 graus) e, em seguida, conecte-se a um tubo vertical.
Fig. 4 Exemplo de aquecimento em uma estufa de inverno
Há também queimadores infravermelhos para gás, que servirá como uma fonte adicional de calor. Mas eles precisam ser protegidos do teto e das plantas. É melhor colocar esse queimador dentro de um tubo grande aberto em ambos os lados. Os produtos da combustão de gás natural para plantas são quase inofensivos, em contraste com os produtos de combustão de lenha e carvão.
Construindo uma estufa passo a passo
Como construir uma estufa para o inverno (quente, o ano todo ou inverno) com suas próprias mãos? Então, em ordem:
- Explore o terreno.
- Pensar no arranjo de uma estufa de inverno (o ano todo) - esboçar um desenho preliminar (desenhos, esquemas da estrutura futura, que você fará por si mesmo).
- Prepare (compre) materiais.
- Altere o projeto se isso for necessário devido à falta ou presença de certos materiais.
- Marque o local sob a estufa e cave uma trincheira sob a fundação.
- Fazemos concreto e despejamos na trincheira (cofragem de placas ou reforço pode ser usado, mas não é necessário).
- Impermeabilize a base resultante com uma ruberoide.
- Nós construímos um soco de tijolo vermelho ou branco, ou o mesmo concreto.
- Nós coletamos o quadro. As armações laterais da armação podem ser fixadas ao pedestal de várias maneiras, dependendo de quais materiais são usados. Pode ser Âncora, se você precisar fixar a árvore ao concreto. Se o metal estiver preso a um tijolo, você pode simplesmente para sair em um socle de um lugar sob racks, e depois que os racks foram instalados, despeje-os com concreto.
Fig.5 Frame no processo de montagem
- Quando o quadro está pronto, é hora de pensar em aquecimento. Instale os turbocompressores e chaminés. Nos lugares certos do quadro é necessário fazer uma saída para a chaminé. É um quadrado de estanho ou compensado com uma abertura no centro do tamanho do tubo. É necessário, de modo que o tubo quente não entre em contato com o material de cobertura, quando a estufa está coberta.
- Prepare lugares para iluminação. O mais simples - tubos fluorescentes pendurados. Eles precisam de ganchos presos ao quadro, no qual eles irão se pendurar. Especialmente inventar com fiação não é necessário - Você pode usar um cabo de extensão e uma tomada comuns no edifício eletrificado mais próximo.
- Nós cobrimos a estufa. Sob o vidro precisa ranhuras especiais no quadro e massa de vidraceiro, para se livrar das rachaduras. O filme é pregado usando trilhos finos. O policarbonato é fixado com parafusos ou parafusos usando grandes poços termométricos. Os furos para os tubos não deve ser aninhado (se puxar o filme em uma única peça, o futuro do buraco que você precisa para estofar em torno de hastes de madeira e depois cortar. Em qualquer caso, o material de cobertura não deve tocar no tubo.
- Instalamos chaminés verticais em locais preparados para elas.
- Nós penduramos tubos fluorescentes.
Assim, a estufa está pronta para uso. Em seguida, será possível para segurá-la na irrigação por gotejamento, automática na luz / off, etc., mas não é mais necessário.
Figura 6. Exemplo de construção com suas próprias mãos, "cavada" termo-estufas
Conclusão
Assim, as estufas de inverno para cultivo durante todo o ano, construído com as próprias mãos, são uma estrutura de capital mais em comparação com estufas convencionais, exigem muito tempo e trabalhomas permitem crescer plantas exóticas mesmo no clima severo da zona temperada, como você verá a partir das descrições e fotos deste artigo. Isto é permitirá recuperar os custos da sua construção por vários anos.