Em qualquer jardim com árvores frutíferas ou ornamentais, há áreas na maioria das vezes à sombra. Alguns deles são sombreados constantemente; portanto, a grama e as flores não têm luz solar. Para a alegria dos residentes do verão, há uma grande categoria de plantas que se desenvolvem perfeitamente exatamente na zona apagada - são plantas perenes sombrias para o jardim, com as quais você pode criar belas composições florais e à base de plantas.
Tipos de zonas de acordo com o grau de decoratividade
Dependendo da localização do jardim, seu significado e o grau de design decorativo, os grupos de plantas podem ser divididos em três categorias:
- composições clássicas;
- áreas naturais;
- acentos canteiros de flores.
Em pequenas arestas, ao longo de caminhos e cercas, ou seja, em locais com uma perspectiva aberta, existem composições clássicas criadas para decorar áreas não iluminadas pelo sol. Esta é uma série de plantas herbáceas varietais com folhagem decorativa, bem como flores tolerantes à sombra para o jardim, desenvolvendo e ganhando cor ao longo de vários anos.
As áreas naturais estão localizadas na periferia, cujo objetivo principal é preencher os espaços vazios e evitar o aparecimento de ervas daninhas. Para o crescimento natural, plantações ideais de pervinca, brunner da Sibéria, lunático, lírio do vale de maio, tireóide.
As partes centrais do jardim e os locais para descanso também costumam estar localizados em áreas ocultas do sol; portanto, especialmente para elas, há uma seleção de plantas de acento que diferem na bela floração e folhagem decorativa: elecampane, anêmonas japonesas, Rogersia, cohosh preto, astilbe.
E também, você pode organizar um jardim de flores embaixo de uma árvore, leia sobre isso: //diz-cafe.com/ozelenenie/pristvolnye-krugi-derevev.html
Plantas perenes sombrias de acordo com as estações do ano
No início da primavera, as prímulas aparecem, macias e modestas, que encantam com sua beleza por um mês. Estes incluem Kandyk Europeu, várias variedades de snowdrops, bluebells. Um pouco mais tarde, Jeffersonia duvidosa, hepática e anêmona de carvalho (anêmona) eclodem.
No final da primavera, aparecem coroletas de rubi do lumbago comum e pequenas flores de soldanela. No contexto de arbustos baixos, a uvulia parece maravilhosa, semelhante a um sino com botões amarelos e folhagem prateada. O tapete amarelo também cria celandine primavera florescendo com pequenos arbustos arredondados. Geralmente é alternado com samambaia. Uma composição brilhante pode ser composta por saxifrage, híbrido de prímula e flox, criando uma densa cobertura floral.
O período de verão é marcado pelo florescimento de Marchagon (lírio encaracolado). No pouso inicial, não difere em botões de luxo, mas nos anos subsequentes ficará mais bonito. Entre os lírios, existem variedades que atingem um metro e meio de altura - esse fator deve ser levado em consideração durante o plantio. Áreas sob copas de árvores baixas não são adequadas. Os lírios da empresa podem fazer um sino pontual e uma crista tortuosa, que também escolheu o período mais quente do verão para a floração.
Os primeiros resfriados não gostam de flores perenes que amavam as sombras; portanto, no início do outono, apenas alguns deles abrem seus brotos. Um espécime de floração tardia é considerado um cifenoma duniforme com grandes folhas decorativas e flores de campainha.
Três idéias de jardim de flores para um jardim sombrio
Usando plantas de diferentes alturas e cores, você pode fazer composições originais. É claro que não serão tão brilhantes e exuberantes como, por exemplo, roseiras, mas ainda podem encantar com seu charme modesto e tons delicados.
Opção 1 - um canteiro combinado de 11 plantas
Este é um exemplo de uma composição de amostra personalizada. Para o plantio, as plantas são tomadas com altura e cor diferentes e são plantadas em um canteiro de flores com um tamanho de 2 mx 3 m. A forma final de um canteiro de flores leva apenas após 2-3 anos, quando as plantas atingem o pleno desenvolvimento e ganham a máxima cor.
As plantas florescem em momentos diferentes, uma após a outra, como resultado, o canteiro parece apresentável durante todo o verão. Suponha que o tempo de floração das anêmonas e Corydalis seja no final de abril, lírio do vale no começo de maio, descentralizado em junho, astrania em julho e agosto. Muitas variedades de gerânios florescem ativamente durante o verão.
Um papel especial pertence a plantas como hosta e tireóide. Eles decoram o canteiro de flores não com flores, mas com pratos de folhas. A folhagem decorativa de Hosta se distingue por uma tonalidade azulada e uma textura "waffle" única, enquanto as folhas de cirro da tireóide são escamosas na textura.
Opção # 2 - plantas perenes com bulbo
As conhecidas variedades de bulbos - narcisos, tulipas, jacintos - podem ser usadas como um sotaque brilhante nas áreas naturais das flores que amam sombra para o jardim. Eles vão decorar o local em um momento em que as plantas perenes ainda não floresceram. Para que as lâmpadas de cebola desbotadas não estraguem a imagem no futuro, elas devem ser cuidadosamente desenterradas e plantadas novamente no outono para o inverno. Outra opção também é possível: avelã, tulipas, narcisos, açafrões toleram perfeitamente o inverno sem transplante e, no ano seguinte, agradam ainda mais a floração violenta.
Juntamente com as tulipas, os miosótis azuis ficam ótimos. Com a ajuda de várias variedades de tulipas e miosótis, você pode criar uma composição de várias camadas; no contexto de flores perenes decorativas que amam a sombra, elas ficarão mais impressionantes. Não se esqueça dos malmequeres: eles toleram perfeitamente a sombra e têm uma aura volátil protetora, que também é útil para tulipas.
Você pode descobrir como e quando plantar calêndulas em mudas a partir do material: //diz-cafe.com/ozelenenie/posadka-barhattsev-na-rassadu.html
Opção # 3 - gramado
A grama dos gramados adora a luz solar e a rega abundante, portanto nem toda mistura de sementes é adequada para áreas sombreadas. Excluído o mouro e o gramado esportivo, mas a presença de festuca na mistura será útil. As variedades de festuca são numerosas, portanto, para cada região, são recomendadas espécies próprias e mais adequadas.
Por exemplo, festuca vermelha dura tolera uma escassez de cores ensolaradas, mas não gosta nem de secas curtas; portanto, deve ser plantada apenas se houver rega frequente. Além disso, é propenso a doenças fúngicas e, por muito tempo, restaura o sistema radicular em caso de danos. Festuca de folhas longas, pelo contrário, é fácil de tratar secas e não tem medo de doenças, por isso é boa para semear em locais inacessíveis que requerem cuidados mínimos.
Artigo relacionado: Características do uso de cereais decorativos no projeto paisagístico
Criar arranjos de flores para um jardim sombrio é uma arte real que requer conhecimento e paciência, mas o resultado excede todas as expectativas: um jardim florido aparece no lugar do deserto e canteiros de flores incríveis aparecem nos cantos mais distantes.