Cerejas Vladimirskaya é popular há muitos séculos, e não apenas entre jardineiros amadores. É cultivada em escala industrial. A variedade pertence aos antigos russos, o que torna sua presença no jardim não apenas útil, mas também agradável: como não se gabar de uma lenda retrô para seus vizinhos!
A história
O nome da cereja Vladimirskaya está associado ao nome da cidade de Vladimir. Acredita-se que os primeiros espécimes apareceram lá do século VII ao XII graças aos monges que trouxeram mudas da Grécia. Segundo outra versão, o príncipe Andrei Bogolyubsky trouxe a árvore de Kiev, colocando o Jardim Patriarcal. No século 19, a cidade de Vladimir era famosa em toda a Rússia por seus pomares de cerejas, cujo número chegou a 400.
No Jardim Patriarcal, foram cultivadas 5 variedades de cerejas Vladimir: Roditeleva, Sayka, Levinka, Bel e a famosa cereja Vasilyevsky, além de peras, macieiras e outras culturas de frutas e bagas.
Hoje Vladimir Cherry é um dos símbolos da cidade. Na entrada do famoso Jardim Patriarcal, há um monumento à baga em forma de frutas de granito com raminhos de bronze.
A variedade foi dividida em 1947 e desde então tem sido popular entre os jardineiros.
Descrição da nota
A espessa árvore atinge até 5 m de altura. A própria cereja forma um arbusto. A coroa é de forma esférica, fracamente frondosa, com os ramos esqueléticos caídos, elevados em um ângulo de 60 °. As folhas em forma de elipse têm um ápice pontiagudo, cuja borda é bicapilar (como um serrilha, mas com dentículos menores adicionais). Comprimento da folha - 8 cm, largura - 3 cm, cor - verde escuro.
A floração começa em maio. Antes do amadurecimento das bagas leva cerca de 2 meses (60 dias). Botões de tamanho médio são coletados em inflorescências de 5-7 peças.
As bagas têm um tom preto e vermelho, as sementes são pequenas. O tamanho da fruta é médio e depende das condições (elas podem ser pequenas). O sabor das bagas é agridoce, harmonioso. A variedade é valiosa em termos gastronômicos, sobremesa, uma das mais deliciosas: bom e fresco e para todos os tipos de processamento.
A variedade é média cedo. O amadurecimento ocorre em meados do final de julho. O amadurecimento desigual é considerado uma característica, por causa da qual as bagas podem cair. As frutas são bem transportadas. A produtividade é média, dependendo do inverno e da região (em condições favoráveis, pode chegar a 20 kg de uma árvore). As plantas enxertadas começam a dar frutos rapidamente - no 2-3º ano.
As cerejas da variedade Vladimir Vladimir são auto-férteis, o que significa que o plantio apenas dessas árvores não trará uma colheita; é necessária uma variedade de polinizadores nas proximidades.
Tipos de variedades de cerejas Vladimirskaya
Como as cerejas têm uma longa história e muitos jardineiros amadores estavam envolvidos em sua seleção, não é uma variedade geneticamente uniforme. De fato, essa é uma mistura de cerejas intimamente relacionadas, muito parecidas entre si. Você pode encontrar esses nomes:
- Gorbatovskaya;
- Vyaznikovskaya;
- Roditeleva;
- Izbylevskaya;
- Dobroselskaya.
Tabela: Polinizadores de cerejas Vladimirskaya
Cerejas | As características mais importantes do mato | Características do fruto | Produtividade |
Lyubskaya | Árvores pequenas, até 2,5 m | Sabor médio e grande, agridoce, finalidade universal, adequado para cultivo industrial | Até 25 kg, frutificação precoce, no 2-3º ano, auto-fértil |
Amorel rosa | Árvores de tamanho médio, até 3 m | Carne rosada, sabor agridoce, adequado apenas para consumo fresco | Até 18 kg, frutificando no 4º ao 5º ano |
Michurina fértil | As árvores são baixas - até 2,5 m, a copa é muito larga, se espalhando | Boa transportabilidade, a variedade é dividida em algumas áreas da Rússia central | Até 30-45 kg, auto-fértil, dá frutos no 2-3º ano, combina bem com Lyubskaya |
Também bons polinizadores são:
- Turgenevka;
- Griot de Moscou;
- Ratazana;
- A garrafa é rosa;
- Vasilievskaya;
- O casaco de pele é rosa;
- Rastunya;
- Bens de consumo são pretos.
A própria Vladimirskaya também é um bom polinizador; é considerada uma das melhores para Turgenevka, a Garota do Chocolate.
A robustez da variedade no inverno é alta, mas não é adequada para o cultivo nas regiões norte da Federação Russa: baixas temperaturas danificam os botões generativos. Isso não leva à morte da planta, mas afeta sua produtividade. Nas condições do norte (Sibéria, Urais), não é possível obter mais de 5-6 kg de uma árvore. No entanto, nas regiões do norte, a variedade pode atuar como um estoque (ou seja, outras plantas são enxertadas) e também é o ancestral de algumas variedades resistentes ao gelo, como as cerejas Krasa Severa.
Seleção de material de plantio
Você pode comprar mudas em quase todos os viveiros, mas entre os jardineiros, o material da cidade de Vladimir é apreciado.
Como escolher uma muda:
- Melhor tomar uma anual enxertada. Vai enraizar-se mais rápido do que uma árvore de dois ou três anos e começa a dar frutos mais cedo.
- Vale a pena escolher um sistema radicular bem desenvolvido e saudável, sem vestígios de atividade de insetos. A melhor opção são alguns galhos na própria árvore e raízes poderosas.
- Compre material deve ser no outono.
Local de desembarque
Você deve considerar cuidadosamente a escolha do local, pois a árvore estará lá pelos próximos 15 a 20 anos. A coroa de uma planta adulta está se espalhando, redonda, seu diâmetro aproximado é de 2-3 m.
Um ponto importante é que os frutos de caroço são plantados o mais próximo possível um do outro. Embora essa seja uma questão controversa (alguns acreditam que quanto mais longe), não faz sentido colocar as cerejas Vladimirskaya a uma distância de mais de 3 m uma da outra e, para uma boa polinização cruzada, é melhor que a distância seja mínima.
No processo de escolha de um local, avalie:
- a presença de cercas e prédios nas proximidades;
- propriedades do solo e comportamento das águas subterrâneas;
- a presença de outros desembarques.
São preferidos os solos férteis e bem cultivados com composição mineral adequada. Argila tipo arenosa com reação neutra. O local deve estar claro, de preferência sul. Cercas, cercas, edifícios levando em consideração o crescimento da coroa são desejáveis. A esgrima facilitará a organização da retenção de neve no inverno e, para Vladimir Cherry, o inverno suave é muito importante.
Antes do plantio, o local é desenterrado, o estrume é introduzido (até 15 kg por 1 m2), superfosfato ou farinha fosfórica, fertilizantes com potássio de 100 g cada.
A cereja é sensível ao excesso de umidade. A proximidade das águas subterrâneas inibirá o crescimento da árvore, afetará o rendimento das culturas. Verifique a ocorrência de água - elas não devem estar a menos de 1,5-2 m da superfície do solo.
Antes de plantar, corte o topo da árvore a 60-80 cm. Nas regiões sul, a planta é plantada em um local permanente no outono, no frio - na primavera. Se as mudas foram compradas no outono, por segurança, elas são adicionadas (Fig. 1 e 2) aos sulcos de 35 cm de profundidade, colocadas em um ângulo de 40 °, posicionadas a coroa ao sul, enchendo as raízes, compactando o solo e regando-o. A parte do solo da árvore é coberta com galhos de abeto - isso protegerá os galhos de congelamento e roedores.
Nas regiões frias (Sibéria, Ural), Vladimirskaya é plantado apenas na primavera.
Aterragem: instruções passo a passo
O tempo de plantio da primavera varia de acordo com a região. Nos subúrbios, é realizada na primavera, assim que a neve derrete. Para fazer isso, escolha um dia seco, calmo e quente. Os poços são preparados com antecedência - um mês antes do plantio, cavar buracos com 60 cm de tamanho3 a uma distância de 3 m um do outro. Um intervalo de 3,5 m é mantido entre as fileiras e um pino é inserido no centro de cada recesso - ele apoiará uma planta jovem. Os caroços de plantio fertilizam se isso não foi feito durante a escavação. Para fazer isso, faça:
- cinza - 0,5 kg;
- fertilizante de fósforo - 300 g;
- fertilizante de potássio - 80 g;
- estrume - 15 kg.
As mudas preparadas (inspecionadas e selecionadas) são plantadas:
- Perto do pino, a terra é derramada, formando uma colina de 50 cm.
- As raízes das mudas estão espalhadas por toda a superfície, polvilhadas com terra por cima, com cuidado, mas compactando-a fortemente.
- Faça um pequeno buraco perto da árvore.
- Poço de água (para uma muda - 3 baldes de água, que devem ter temperatura ambiente).
- O solo regado é levemente polvilhado com terra, a árvore é amarrada a um suporte.
Vídeo: como plantar uma cereja
As nuances do cuidado
Durante o crescimento ativo, tais medidas serão necessárias:
- Rega - 3-4 baldes por planta adulta. Se o verão estiver chuvoso, você precisará apenas de fertilização adicional.
- A introdução de fertilizantes fósforo-potássio calculada para as culturas de frutas.
- No outono - irrigação por carregamento de água.
- Desoxidação do solo. É um ponto importante no cuidado das árvores. Mesmo em solos levemente ácidos, as cerejas crescem mal e os rendimentos não podem ser esperados. Antes de plantar em solo ácido, é necessário adicionar cal. Com o tempo, adicione substâncias que normalizem a acidez: potássio e cálcio.
A variedade é caracterizada pela resistência média do inverno, portanto, o abrigo para o inverno não será supérfluo. O círculo do tronco é coberto com turfa, serragem, folhagem apodrecida (mas não fresca).
Para proteger contra roedores, a parte inferior do tronco e dos galhos é embrulhada em estopa ou em qualquer papel grosso (você pode usar jornais, mas de preferência papel de embrulho ou papel de embrulho). De cima, colocar em capas de tecido. Esta não é uma proteção muito confiável contra roedores; portanto, você pode considerar materiais como: garrafas de plástico, casca de bétula, ruberoide, malha de ferro, meias de nylon, abeto vermelho.
Poda e modelagem de plantas
Regras básicas:
- Podar cerejas é um ponto discutível. Se não houver confiança em suas habilidades, é melhor não realizá-las.
- Na primavera, o procedimento não é realizado após o inchaço dos rins, pois aumenta o risco de infecção por fungos.
- Certifique-se de remover os galhos que crescem dentro da coroa, secos e danificados por doenças.
- A poda é feita na primavera e no outono. Na primavera - para fins de formação, no outono - como prevenção de doenças. A poda de verão é realizada apenas em árvores bem desenvolvidas. No inverno, o procedimento é inaceitável.
Vídeo: Poda de Cereja
Combate a doenças graves
As doenças mais comuns da cereja, como moniliose e coccomicose. Os métodos de controle de doenças são semelhantes, pois todos têm uma natureza bacteriana e fúngica. É melhor focar na prevenção, pois uma planta já infectada é muito mais difícil de tratar.
Faça o seguinte:
- Quando os botões começam a florescer (fase do cone verde), a árvore é tratada com Bordeaux 3% líquido.
- Assim que a floração é concluída, a planta é novamente pulverizada com líquido de Bordeaux (1%) ou com a droga Skor (por 10 litros de água - 1 ampola). Repita este procedimento após 3 semanas.
- No outono, as folhas caídas são removidas, a árvore e a terra ao seu redor são tratadas com uma solução de uréia a 7%.
- Retire as frutas verdes, evitando a queda. Bagas infectadas são colhidas e destruídas.
- Realizar poda sanitária. Os danos visíveis, por exemplo, da hommose, são cortados ou removidos para tecidos saudáveis, tratados com verde brilhante ou uma solução de sulfato de cobre (3%). Após a secagem das feridas, é aplicada uma var de jardim.
Tabela: principais doenças da cereja
A doença | Descrição do produto |
Coccomicose | Primeiro, pontos avermelhados aparecem na parte inferior da folhagem, que depois se fundem em pontos |
Kleasterosporiose (manchas perfuradas) | Manchas aparecem na folhagem, frutas, brotos jovens. Com o tempo, eles se transformam em buracos: a casca das frutas explode, as bagas quebram, a casca é danificada com a expiração da goma |
Moniliose (queimadura monilial) | Os esporos do fungo durante a floração através dos estigmas entram na madeira, o que causa interrupções na nutrição dos galhos e folhagens; os brotos secam |
Antracnose | As bagas são afetadas: as primeiras manchas aparecem nelas e depois os tubérculos. A polpa seca. 80% da colheita total é afetada pela chuva |
Gummosis | O nome comum para a expiração da goma por várias razões, as mais comuns são rachaduras devido à geada, danos graves à moniliose, danos mecânicos, que esporos de fungos ou bactérias |
Galeria de fotos: sintomas externos de doenças da cereja
- Com a coccomicose, as folhas de cerejeira sofrem
- Com moniliose, as folhas e brotos de cerejas secam
- Gomose na cereja aparece de danos
- Com buracos de cleasterosporiose se formam nas folhas e frutos da cereja
- Antracnose afeta bagas de uma cereja
Controle de pragas de cereja
Algumas pragas têm medidas de controle semelhantes:
- A coleta manual de besouros é realizada em clima frio, quando os insetos ficam dormentes. Eles são sacudidos em uma ninhada e depois destruídos.
- Nos troncos, prenda os cintos de caça.
- O tratamento é realizado com as preparações mais seguras para seres humanos, como Actara ou Fitoverm. Eles processam botões que mal abrem, repita o procedimento após a floração.
Tabela: métodos para eliminar as principais pragas das cerejas
Tipo de praga | Maneiras de lutar |
Pulgão cereja | Processamento com uma mistura de Fitoverm e sabão (1 colher de sopa. L. Composição por 10 l de água, 1 vez em 2 semanas) |
Broca de cereja | Coleta de adultos, tratamento preventivo de plantas |
Mosca de cereja | Coleta de adultos, tratamento preventivo de plantas |
Traça de cereja | Captura de espécimes adultos, tratamento com molas da Fitoverm |
Galeria de fotos: Aparência de pragas de cerejeira
- Você pode se livrar dos pulgões-cereja usando uma solução de Fitoverm e sabão
- De uma mosca de cerejeira, apenas a coleção de adultos ajuda
- Quando uma mariposa-cereja aparece, os insetos adultos devem ser capturados
- O gorgulho da cereja também é colhido à mão quando adulto.
Prós e contras da variedade
Prós:
- Bagas deliciosas com um bom teor de açúcar, adequadas para vários consumos.
- É perfeitamente transportado.
- O atendimento é de complexidade média.
- Coroa bonita, magnífica e altamente decorativa. A planta irá decorar o jardim.
Contras:
- Hoje, a produtividade não é a mais alta e depende da região.
- A necessidade de polinizar vizinhos.
- Baixa resistência a doenças.
- Baixa resistência ao gelo. A variedade não é adequada para o cultivo em regiões com invernos instáveis ou em territórios constantemente frios.
Comentários
... havia um pouco de Vladimirka, mas eu não diria que é azedo, gostei.
S-alek
//dacha.wcb.ru/lofiversion/index.php?t12818.html
Plantamos Vladimirka, Shubinka, Lyubskaya. Sem sucesso, a cor era sempre batida pelas geadas, as bagas eram - uma ou duas vezes e mal calculadas. E, no final, todo mundo congelou nos invernos frios. :( Cottage 60 km ao longo da estrada Yaroslavl
kisa
//www.forumhouse.ru/threads/46170/page-2
Vladimir é atormentado por cerca de 15 anos: algumas árvores estão morrendo, outras vêm da raiz - um processo tão permanente. Mas quando há uma árvore com idade suficiente - há frutos. É verdade que é difícil chamá-los de bagas - um osso coberto de pele. O terreno na região de Vladimir, além dos Galos, está localizado em uma planície.
SSV
//www.forumhouse.ru/threads/46170/page-2
Tenho três cerejas cultivadas na região de Yaroslavl - Zhukovskaya, Vladimirskaya e Moscow Griot. Vladimirskaya é tão a gosto, Zhukovskaya é melhor, as bagas são pretas, mas o Moscow Griot é a melhor cereja que eu tenho!
Lilith
//www.forumhouse.ru/threads/46170/page-7
Quanto a Vladimirskaya, isso não é mais uma variedade, mas um conjunto de clones e muito diferentes. Isso ocorreu devido à propagação não sistêmica e em massa pela semeadura. Além disso, é não fértil, resistente à coccomicose, ligeiramente resistente ao inverno, NÃO é a mais deliciosa.
Andrey Vasiliev
//www.forumhouse.ru/threads/46170/page-13
Eu tentei todas essas variedades, desde a Sobremesa Morozova até a Estrela Norte Americana ... se Vladimirka e o Orgulho de Tataria forem dobrados após 3 anos, então este ano eles não viverão mais. E tudo isso com uma mistura Bordeaux de processamento anual de três vezes. Abandonei a cereja completamente.
Rábano-silvestre
//www.forumhouse.ru/threads/46170/page-26
Há um antigo jardim de cerejas Vladimir, ele tem mais de 70 anos. A cereja é linda, grande, escura, gostei.
Sonya Makarovka
//www.forumhouse.ru/threads/46170/page-30
Cherry Vladimirskaya ainda ocupa um lugar digno no jardim amador. Suas vantagens são testadas pelo tempo. Ao mesmo tempo, ela também tem desvantagens: baixa resistência ao gelo, instabilidade da variedade - em vez de frutas grandes, você pode obter frutas pequenas e não muito saborosas.