Como e quando alimentar adequadamente uma pêra

Pin
Send
Share
Send

A pereira requer manutenção regular, apenas neste caso ela cresce bem, se desenvolve e dá frutos. A fertilização é um dos lugares mais importantes na tecnologia agrícola dessa cultura. A quantidade e composição dos fertilizantes, bem como o método de aplicação, dependem da época do ano e do estágio da vegetação da planta. Somente o cumprimento das regras da tecnologia agrícola permitirá cultivar uma árvore saudável e obter grandes rendimentos de frutos de qualidade.

Os principais tipos de fertilizantes para a alimentação de peras

Muitas vezes, os jardineiros preferem ficar sem aditivos minerais, acreditando que podem prejudicar as plantas e a saúde humana. Porém, na ausência de controle sobre a quantidade de fertilizantes orgânicos aplicados, seu uso não será menos perigoso que o uso de agroquímicos. Se você aderir estritamente à dose recomendada, os fertilizantes minerais, em alguns casos, trarão mais benefícios do que os orgânicos.

Nitrogênio

Os suplementos de nitrogênio para a pêra são introduzidos na primavera, para que a árvore tenha tempo de cultivar uma copa exuberante e saudável e, no verão, no topo - para estimular o desenvolvimento de ovários de frutas. Uma deficiência dessa substância em uma árvore implica amarelecimento prematuro e queda de folhas. Nenhum dano menor é causado pela introdução de doses aumentadas deste elemento:

  • aumento do crescimento de brotos jovens, enquanto todas as forças da planta devem dar frutos;
  • acúmulo em frutos de uma quantidade aumentada de nitratos;
  • queimaduras nas raízes.

Ao alimentar peras, os fertilizantes nitrogenados devem ser usados ​​estritamente de acordo com as instruções. Estes incluem:

  • uréia
  • nitrato de amônio;
  • sulfato de amônio;
  • nitrato de sódio (nitrato de sódio).

A uréia é um fertilizante nitrogenado concentrado, razão pela qual é frequentemente usada para prevenir e tratar a deficiência de nitrogênio nas plantas.

A uréia é usada para prevenir e tratar a deficiência de nitrogênio.

Fósforo

Na natureza, o fósforo praticamente não é encontrado em uma forma acessível às plantas. Sem esse elemento, eles absorvem mal o nitrogênio; é impossível um bom crescimento e desenvolvimento das raízes, a floração e a frutificação de uma árvore.

Nos fertilizantes orgânicos - esterco, excrementos de pássaros - o fósforo também é extremamente pequeno. Isso leva ao uso de compostos minerais de fósforo no tratamento de raízes e foliares.

Para fertilizar peras, recomenda-se adicionar superfosfato simples ou duplo, além de rocha fosfática.

Fertilizantes minerais de fósforo contêm fósforo em uma forma facilmente digerível pelas plantas

Potássio

O potássio é especialmente necessário para jovens peras para um bom crescimento e desenvolvimento. Nas árvores adultas, esse elemento aumenta a imunidade, ajuda a sobreviver à seca do verão e às geadas do inverno e melhora a qualidade das frutas.

Como curativo da raiz, o potássio é aplicado no outono, para que, na primavera, o fertilizante se decomponha completamente no solo e fique disponível para as plantas. Também é usado como parte da cobertura foliar de fósforo-potássio no verão. Os fertilizantes de potássio recomendados para uso (misturas de fertilizantes de um componente) são sulfato de potássio e sal de potássio.

O sulfato de potássio é frequentemente usado para peras de alimentação foliar.

Fertilizantes complexos

Os principais nutrientes (nitrogênio, fósforo, potássio) podem ser introduzidos na forma de formulações de componente único, descritas acima, mas é muito mais conveniente usar fertilizantes complexos prontos para uso:

  • nitroammofosco;
  • nitrofosco;
  • amofos;
  • diammofos.

Eles podem incluir magnésio e enxofre, bem como vários oligoelementos.

A pulverização de primavera da coroa com fertilizantes complexos estimula o crescimento de árvores frutíferas, fortalece o sistema imunológico e melhora a frutificação. É usado para alimentar árvores jovens e adultas.

Galeria de fotos: fertilizantes complexos

Adubo orgânico

Fertilizantes orgânicos - um produto natural da atividade vital de organismos vivos, rico em nutrientes de uma forma facilmente digerível para as plantas. Eles também afetam beneficamente o solo, transformando sua estrutura e ativando a atividade das bactérias.

Para jardineiros experientes, não é segredo que as peras preferem fertilizantes orgânicos.

Estrume e húmus

O estrume é um fertilizante orgânico completo que contém todos os nutrientes necessários para uma planta. A amônia está sempre presente na substância fresca; portanto, sua introdução no solo pode danificar as raízes da árvore, especialmente nas peras jovens de três anos de idade.

Em nenhum caso não pode ser trazido sob o estrume fresco da planta, apenas apodreceu.

//derevoved.com/udobrenie-i-podkormka-sada

Demora cerca de 2 a 3 anos para transformar estrume fresco em cobertura de alta qualidade. O húmus é ótimo para peras. Dependendo das características do solo, a quantidade de fertilizante aplicada pode ser de 6 a 10 kg / m2.

O húmus contém o maior número de elementos necessários para a planta

Excrementos de pássaros

Tal cobertura de nitrogênio, como fezes de pássaros, é introduzida exclusivamente na primavera durante o crescimento das árvores, fertilizando o solo no círculo próximo ao caule. É importante lembrar que fertilizantes frescos não diluídos podem queimar as raízes.

Para não prejudicar o sistema radicular da árvore, os excrementos de frango são fermentados preliminarmente:

  1. Cerca de 1-1,5 kg de fezes de frango secas são colocadas em um balde de dez litros.
  2. 3-4 água é adicionada.
  3. Deixe por 1-2 dias para fermentação.
  4. Adicione água até a borda e misture bem.

Tal cobertura não prejudicará as raízes das árvores do seu jardim.

Se armazenado incorretamente, o nitrogênio em lixo fresco se transforma em amônia, por isso é melhor usar lixo seco, o nitrogênio é completamente armazenado nele.

O fertilizante seco pode ser aplicado imediatamente se você o diluir em água na proporção de 1:20.

Os excrementos de frango não devem ser aplicados frescos no solo.

Cinzas de madeira

A cinza é um fertilizante orgânico valioso que aumenta a acidez do solo e substitui com sucesso os compostos de potássio. Além disso, contém muitos elementos micro e macro:

  • cálcio
  • magnésio
  • ferro
  • enxofre;
  • zinco.

Um copo de cinza substitui 10 g de qualquer fertilizante potássico. Após o uso da substância, um efeito positivo nas plantas dura até 3 anos.

Após a aplicação de cinzas, um efeito positivo nas plantas dura até 3 anos

Peras de alimentação primavera-verão

O esquema padrão de cobertura de primavera-verão inclui 3 coberturas de raiz e 2 foliares:

  • a primeira primavera - com o início do despertar dos rins;
  • a segunda primavera - na fase de floração;
  • terceira primavera - após a queda das inflorescências;
  • molho foliar de verão de uma pera - no final de junho;
  • o segundo molho foliar de verão - em julho.

Fertilizante de primavera

Na primavera, assim que os botões despertam nas árvores, é aconselhável alimentá-los.

Para os três primeiros curativos da pêra, são utilizados compostos contendo nitrogênio que têm um efeito benéfico no crescimento da árvore:

  • no início da primavera, o nitrogênio ajuda a construir uma coroa exuberante;
  • no segundo curativo - induz a formação de inflorescências, das quais depende a colheita futura;
  • no terceiro curativo - evita a queda dos ovários e estimula o desenvolvimento de frutas de qualidade.

A cobertura da mola da pêra é realizada apenas pelo método das raízes.

Os fertilizantes são aplicados a árvores adultas em sulcos de 20 a 30 cm de profundidade, feitos ao longo do perímetro da copa, após o que o círculo do tronco é abundantemente regado. Fertilizantes líquidos também são introduzidos no sulco, seguidos de rega.

Após a cobertura, o círculo do tronco é regado

Para todos os pensos radiculares realizados na primavera, você pode usar uma das composições propostas:

  • 200 g de ureia / 10 l de água para 2 peras adultas;
  • 30 g de nitrato de amônio / 10 l de água para 2 peras;
  • 500 g de fezes de pássaros / 10 l de água - insista por dia e despeje 5 l em 1 pêra;
  • 80-120 g de ureia (ureia) / 5 l de água, regue uma árvore;
  • o húmus é introduzido no círculo do tronco para escavar a uma taxa de 3-5 kg ​​por 1 m2.

Nos dois primeiros curativos de primavera, fertilizantes minerais simples com nitrogênio são usados ​​com mais frequência. No terceiro curativo, realizado imediatamente após o final da fase de floração, é melhor usar fertilizantes complexos completos, por exemplo, 50 g de nitroammophoski / 10 l de água por 1 m² de círculo de caule - aproximadamente 30 l por 1 pêra.

Os fertilizantes orgânicos são aplicados uma vez a cada 3 anos; os fertilizantes minerais podem ser usados ​​a cada ano.

Alimentando uma pêra jovem, incluindo uma criança de 3 anos

Nos primeiros dois anos de vida, uma pêra jovem, em regra, não é fertilizada, pois todas as substâncias necessárias foram depositadas durante o plantio. A alimentação começa aos três anos de idade e exclusivamente com nitrogênio, mineral ou orgânico:

  • Os fertilizantes minerais de nitrogênio são usados ​​de acordo com as instruções. Na primavera, eles são trazidos diretamente para o círculo do tronco, depois de cavar o solo a uma profundidade de 10 cm, ao redor do tronco o solo é afrouxado a uma profundidade de 5-7 cm, para não ferir as raízes. Depois disso, a árvore é abundantemente regada.
  • Produtos orgânicos - húmus ou composto - são trazidos para o círculo próximo ao tronco, cobrindo uma árvore com uma camada de 3-4 cm.

Geralmente, nas instruções para agroquímicos minerais, os cálculos são dados para 1 m². Ao mesmo tempo, o sistema radicular de uma pera com 2 a 4 anos de idade atinge cerca de 5 m² e, para uma árvore de 6 a 8 anos, é de 10 m².

//plodorod.net/rasteniya/chem-podkarmlivat-grushu/#i-3

A partir dos cinco anos de idade, a pêra é alimentada como uma árvore adulta.

Vídeo: alimentando peras na primavera

Molho de verão

Para garantir uma nutrição adequada da pêra no verão, é necessário realizar vários curativos. As variedades do início e do meio do amadurecimento começam a se alimentar na última década de junho, e depois em julho e depois - 15 dias depois.

A cobertura de verão de uma pêra é realizada de maneira foliar. A pulverização da folhagem promove uma absorção mais rápida dos nutrientes do que com o curativo tradicional da raiz.

No verão, a alimentação foliar é preferida.

Se o verão estiver frio, a pulverização também corrigirá a situação. A temperaturas abaixo de + 12 ° C, o delicado sistema radicular da pêra fornece nutrientes mais lentamente. O mesmo processo ocorre quando a umidade estagna em um verão excessivamente chuvoso.

//plodorod.net/rasteniya/chem-podkarmlivat-grushu

No primeiro curativo de verão, substâncias ricas em nitrogênio contribuem. Na maioria das vezes, uma solução de uréia é usada para isso. Não só nutre a árvore com nitrogênio, mas também fortalece o sistema imunológico, é a prevenção de muitas doenças e pragas.

O segundo curativo no verão é realizado o mais tardar 15 dias após o último curativo foliar. Neste momento, ocorre a formação de frutos, o que está associado a uma maior necessidade da planta por potássio e fósforo. Esses elementos são responsáveis ​​pelo tamanho, teor de açúcar e duração do armazenamento das frutas. Para reabastecê-los, use um dos fertilizantes:

  • sulfato de potássio;
  • farinha de fosforito;
  • superfosfato.

Os fertilizantes fosfóricos são aplicados em conjunto com fertilizantes de potássio, por exemplo, sulfato de potássio. Ao mesmo tempo, fertilizantes contendo oligoelementos podem ser usados:

  • boro;
  • magnésio
  • cobre
  • zinco;
  • ferro e outros

No período de verão, é importante monitorar cuidadosamente as condições das árvores no jardim - o crescimento das mudas, o tamanho e a forma das frutas, a aparência da lâmina da folha, etc. Quaisquer alterações podem estar associadas à falta de oligoelementos, neste caso, elas são imediatamente alimentadas com os compostos necessários.

Tabela: sinais externos de falta de macro e microelementos na alimentação das peras

Escassez de elementosSinais de falta de itens
NitrogênioCor verde pálida e amarelecimento das folhas, crescimento fraco e início do outono
FósforoCor verde escuro ou azulada das folhas, aparência de vermelho, roxo, escuro ou quase preto das folhas secas
PotássioAmarelecimento ou escurecimento da lâmina foliar, morte do tecido, enrugamento, torção da borda da folha para baixo
ZincoInibição da formação de clorofila, clorose manchada nas folhas
MagnésioA perda de cor verde em certas áreas da folha (clorose entre veias)
CálcioClareamento e até clareamento dos topos e folhas jovens. As folhas novas crescem pequenas, deformadas, a forma da borda é irregular, há manchas de tecido morto
FerroAmarelecimento uniforme entre as veias das folhas ou a cor verde pálida e amarela das folhas sem a morte do tecido
BoroA clorose das folhas jovens manifesta-se no encolhimento e torção das folhas, na formação de necrose marginal e apical das folhas, na deformação do fruto
CobreDeformação das folhas na parte superior das mudas, aparência marrom, começando pelas bordas, caindo

As árvores são pulverizadas de manhã ou à noite com tempo seco e calmo. Como são usadas soluções com uma pequena concentração de fertilizantes, elas têm um efeito curto. Para alcançar o efeito desejado, é necessário realizar 2-3 curativos com um intervalo de 8 a 10 dias.

Tabela: dosagem de fertilizantes para peras de alimentação foliar

Elemento traçoFertilizantesDosagem para 10 litros de água
NitrogênioUréia50 g
FerroSulfato de ferroAté 5 g
PotássioSulfato de potássio120-150 g
CálcioA cobertura foliar é ineficaz-
CobreVitríolo azul2-5 g
FósforoSuperfosfato, rocha fosfática250-300 g
ZincoSulfato de zincoAté 10 g
MagnésioSulfato de magnésio200 g
BoroBórax ou ácido bórico20 g

O excesso ou a deficiência de certos elementos podem causar uma doença grave da pêra, portanto a nutrição de qualquer planta deve ser equilibrada.

Para aumentar a eficiência da pulverização, antes ou imediatamente após o procedimento, a árvore é bem derramada com água.

Molho de outono

Durante esse período, é necessária uma cobertura para reabastecer os nutrientes consumidos durante o crescimento vegetativo, bem como aumentar a resistência do inverno da árvore. O período mais favorável é do final de setembro ao início de novembro. A quantidade de fertilizante aplicado diretamente depende da idade da árvore e do desenvolvimento do sistema radicular.

Um ponto de referência para a cobertura de uma pêra no outono pode ser o amarelecimento da folhagem. Se a coroa 1/3 ficar amarela, é hora de aplicar o fertilizante.

//plodorod.net/rasteniya/chem-podkarmlivat-grushu/

Durante esse período, a fertilização nitrogenada é excluída, incluindo adubo orgânico, composto ou turfa.

Ao alimentar as peras no outono, são usados ​​fertilizantes minerais que contêm fósforo e potássio. A composição da mistura mineral na escavação de outono é de 30 g de superfosfato granular / 15 g de cloreto de potássio / 150 ml de cinza de madeira por 1 m².

Procedimento

  1. Antes de fertilizar a pêra, o solo é abundantemente derramado com água - 20 l (2 baldes) de água por 1 m².

    Antes de fertilizar, a árvore é regada com água

  2. Os fertilizantes são introduzidos na área do círculo próximo ao tronco para escavação ou sulcos com uma profundidade de cerca de 20 a 30 cm, escavados em torno do perímetro da coroa.
  3. O círculo do tronco é regado abundantemente.
  4. Em solos pobres e sem húmus, o círculo do tronco é coberto de turfa e húmus, em proporções iguais. A camada de cobertura deve ter pelo menos 15 a 20 cm; no inverno, protegerá o sistema radicular da pêra do congelamento.

    Em solos empobrecidos em húmus, o círculo do tronco para o inverno é coberto com uma altura de até 20 cm

Ao preparar a cobertura líquida, as cinzas da madeira são excluídas: o superfosfato com sal de potássio é dissolvido em 10 l de água e introduzido nos sulcos preparados. As cinzas de madeira seca são desenterradas na área do círculo do tronco a uma profundidade de 20 cm.

Verificar a umidade do solo é fácil. Se a terra, comprimida na palma da sua mão, se transformar em um bolo, haverá umidade suficiente para a planta.

Uma alimentação regular adequadamente conduzida permitirá que você cultive uma árvore saudável e receba anualmente uma colheita de deliciosos frutos de pêra.

Pin
Send
Share
Send