Basil: como crescer verduras apimentadas em uma estufa no inverno?

Pin
Send
Share
Send

Conhecedores de ervas apimentadas úteis e saborosas prestam especial atenção à basílica. Esta planta com um sabor subtil reconhecível e um sabor rico é indispensável na cozinha georgiana, armênia, turca, italiana e francesa.

Hoje, o verde da basílica é usado ativamente pelos russos, adicionando-a a saladas, sopas, guarnições para carne e peixe. As folhas delicadas dão aos pratos um sabor picante sutil, além de conterem todo um complexo de vitaminas e microelementos úteis.

Vantagens da estufa

Basil com sucesso cresce em camas abertas e em vasos. Mas plantando em uma estufa tem várias vantagens, que deve ser considerado um jardineiro iniciante.

  1. Em um manjericão de solo fechado cresce rapidamente, é protegido de mudanças de temperatura e pragas.
  2. Projetos aquecidos permitem a colheita no final do outono, inverno e início da primavera, quando as vitaminas são especialmente necessárias.
  3. Manjericão é bom sofre vizinhança com outro picante ervas e legumes. Pode ser plantado em estufa para tomates, beringelas e outras culturas.
  4. Cultivar manjericão em uma estufa não apenas fornecerá o verde para a família, mas também possibilitará ganhar com a venda de excedentes.
  5. Para o cultivo é possível usar tanto estufas aquecidas como hotbeds leves de verão sem aquecimento adicional.

Variedade escolha

Botânica existem pelo menos 150 variedades de manjericão. Eles diferem no tamanho do arbusto, a cor das folhas, as nuances de sabor e aroma.

As variedades mais populares e pouco exigentes servirão para o iniciante. Na estufa, você pode soltar várias opções de uma vez ou parar nos mais queridos.

  • Manjericão perfumado ou cânfora. As espécies mais populares, com folhetos brilhantes e vívidos. Tem um sabor de cravo reconhecível, bem bush. A variedade é especialmente popular na culinária mediterrânea.
  • Manjericão canela ou mexicano. No gosto, há sutis nuances de canela. A planta é compacta, combinando lindamente folhas verdes pálidas com flores roxas brilhantes.
  • Manjericão roxo. Muito popular na culinária caucasiana, é adicionado aos acompanhamentos à carne, molhos e até mesmo sobremesas. O sabor das folhas é muito delicado, ligeiramente doce.
  • Manjericão limão. Planta alastrando, dando uma grande massa verde. As folhas são grandes, verde-claras, com um sabor delicado de limão.

Um vídeo útil sobre as variedades de manjericão cultivadas em uma estufa:

Qual estufa é necessária?

Manjericão pode ser cultivado em estufas e estufas aquecidas. Assim, manjericão quando crescer em uma estufa no inverno, pode ser combinado com outras culturas: folha e cabeça de alface, endro, salsa, cebola verde. Estas culturas têm requisitos semelhantes para composição do solo, irrigação e regime de temperatura.

Estufa ideal para crescer verde ao longo do ano pode ser pequeno, de 20 a 50 metros quadrados. m No jardim você pode instalar uma estrutura de madeira ou metal. Estruturas arqueadas ou inclinadas convenientes.

Estufas próprias e pequenas, adjacentes à estrutura. Em tais estruturas, uma parede torna-se surda, o que eleva a temperatura dentro da estrutura e permite economizar em aquecimento. Como organizar a fotossíntese em uma estufa, descubra em nosso site.

A estufa de inverno pode ser coberta com folhas de vidro ou policarbonato. Uma opção mais econômica é um filme plástico duplo. Ela o único inconveniente é a fragilidade. O revestimento de filme terá que ser mudado a cada ano, além disso, em regiões com clima muito frio, essa proteção pode não ser suficiente.

No inverno, manter a temperatura desejada na estufa vai ajudar o biocombustível - uma mistura de estrume apodrecido com palha. A massa é deixada sob folhas de plástico durante alguns dias, e, em seguida, colocada sobre os cumes e coberto com uma espessa camada de solo preparado.

De acordo com o efeito estufa perímetro é recomendado para espalhar as folhas de material de cobertura, que ajudarão a proteger as plantas do frio.

Para aquecer estufas use caldeiras elétricas, aquecedores, fogões ou pequenos fogos.

O aquecimento é necessário com o início da geada. Para ventilar as janelas são necessárias. Para ar frio não penetrar na estufa, na entrada é um pequeno vestíbulo.

Preparação do solo

Manjericão é exigente na composição do solo. A estufa é melhor para remover a camada superior de solo por enchimento de uma mistura de jardim cume do solo, turfa e areia. O solo deve ser leve e solto, com acidez moderada. Antes da plantação, no solo decomposto estrume introduzido (na proporção de 4 kg por 1 sq. M). Depois de 2 semanas após o transplante das plantas precisam de fertilizar o solo com uma solução aquosa de estrume de galinha ou ureia.

No manjericão estufa podem ser cultivadas a partir de sementes ou mudas. O primeiro método reduz significativamente a estação de crescimento. Sementes em mudas são semeadas em caixas, cheio de terra leve. Aprofundá-los não é necessário. As caixas são cobertas com filme plástico.

Os primeiros brotos aparecem após 2 semanas. Quando as plantas adquirem 2 folhas, uma palheta é realizada. Entre as plantas jovens há uma distância de 5 cm, isso permitirá que elas se desenvolvam normalmente. Depois de um mês e meio rebentos pode ser transplantado para uma estufa. Semear manjericão é melhor no inverno, mudas plantadas no início da primavera.

Características de plantio e cuidado

Como cultivar manjericão em estufa? As mudas são plantadas em sulcos rasos, a distância entre plantas é de cerca de 15 cm, a cada 7 dias as camas precisam ser regadas abundantemente com água não muito fria.

Para a irrigação, é necessário usar regadores com um difusor amplo. Muito conveniente e sistema de gotejamento automático, que é instalado em estufas industriais.

Basil ama o calor. A temperatura ideal para o crescimento é de 22 ° C ... 28 ° C. O calor excessivo da planta não é necessário, na estação quente a estufa precisa ser ventilada com freqüência. Em manjericão frio deve ser protegido contra rascunhos. Quando a temperatura é reduzida para 15 ° C, o crescimento diminui, o resfriamento a 5 ° C pode matar os brotos.

A primeira colheita pode ser colhida quando as plantas jovens atingirem 20 cm. corte com um podador ou uma faca afiada de modo que na superfície da terra permaneceu um coto com 2 folhas. Agir com cuidado, o sistema radicular do manjericão é fraco, um movimento repentino pode acidentalmente retirar o mato.

Após a colheita, as plantas precisam ser bem regadas e adicionar fertilizantes ao aro: excrementos de galinha ou solução aquosa de ureia. Tal sistema irá garantir o crescimento ininterrupto de verduras frescas, a colheita pode ser pelo menos uma vez por semana. Para a temporada com 1 quadrado. m de chão coberto pode ser coletado de 2 a 7 kg de vegetação.

Manjericão pouco exigente para cuidar e agrada com uma boa colheita. Essa cultura é adequada mesmo para iniciantes. Tendo ganho experiência útil, você pode começar a cultivar outras plantas mais caprichosas.

Pin
Send
Share
Send