Cultivo de romãs no peitoril da janela - uma visão geral das variedades populares de interior

Pin
Send
Share
Send

No Oriente, as romãs são chamadas de rei dos frutos. E, de fato, nenhuma outra fruta pode ser comparada com essa beleza de sabor e qualidades valiosas. Uma variedade de variedades de romã nos dá frutas com carne azeda, doce ou agridoce e cada sabor tem seus próprios conhecedores.

Romã - uma breve descrição da planta

Romã - arbusto ou árvore de folha caduca, atingindo uma altura de 5 m ou mais. Ramos finos e pontiagudos da planta são abundantemente cobertos com folhas pequenas e brilhantes de cor verde brilhante. Das flores em forma de funil e escarlate laranja, grandes frutos se desenvolvem - bagas esféricas, chamadas "romãs" na botânica. O diâmetro da fruta geralmente atinge 17-18 cm e numerosas sementes são escondidas sob uma casca de couro, que pode variar de amarelo a vermelho escuro. Os grãos de romã estão em câmaras peculiares - partições não comestíveis de cor branco-amarela. Cada semente é cercada por carne suculenta, agridoce e há mais de mil delas em uma fruta.

Frutas de romã - um armazém de vitaminas, ácidos orgânicos e minerais

É difícil encontrar um concorrente no conteúdo de vitaminas, microelementos benéficos e ácidos orgânicos. O suco de romã é recomendado para anemia e deficiência de vitaminas na nutrição médica e infantil.

Por muito tempo, entre muitos povos, a romã tem sido um símbolo de riqueza e fertilidade. O Alcorão Sagrado afirma que o Jardim do Éden é um matagal de romã. De acordo com uma das versões bíblicas, a romã é a própria “maçã do paraíso” com a qual a serpente tentadora tratou Eva. Os antigos egípcios consideravam a romã "a árvore da vida", e muitas vezes imagens dessas frutas são encontradas nas pirâmides egípcias, antigas telas bizantinas, em ornamentos vegetais de árabes e gregos.

Os principais tipos e variedades populares de romã

Existem apenas dois tipos de romã selvagem. Comum, ele é o fundador de todas as cultivares, estabelecidas no sul da Europa e no oeste da Ásia. Na ilha de Socotorá, no Mar Arábico, e somente ali, cresce a romã Socotran, que não é cultivada devido ao sabor amargo da fruta.

A romã comum é amplamente distribuída nas regiões quentes dos trópicos e subtrópicos. Ele é amado e voluntariamente cresceu no Oriente Médio e no Cáucaso, na Ásia Central e no sul da Europa. Na Rússia, essa árvore frutífera que adora o sol se sente bem em toda a costa do Mar Negro e no sul do Daguestão. De uma planta adulta, 50-60 kg de excelentes frutos são colhidos lá.

Romã frutificada - uma visão mágica

Hoje, graças ao trabalho dos criadores, existem mais de 500 variedades de romã. Eles diferem entre si no tamanho e sabor da fruta, suculência e coloração da polpa, resistência a doenças e danos causados ​​por pragas. As romãs agridoces são valorizadas não menos do que as doces, pois são usadas para fazer todos os tipos de molhos e adicionadas a pratos prontos para alegrar o sabor. Os doces são bons para fazer suco e beber fresco.

Vídeo: Romã da Criméia

A mais rica coleção de representantes dessas frutas está localizada no território da Reserva Turquemena Kara-Kala. Cerca de 350 variedades e formas diferentes de romã são cultivadas no Jardim Botânico Nikitsky da Crimeia.

A colheita na reserva de Kara-Kala é impressionante, porque cerca de 800 variedades e formas diferentes de romã são cultivadas aqui

Uma das variedades mais populares da Transcaucásia é o Gulush. Duas variedades dessa variedade são cultivadas - rosa e vermelha. Os frutos do rosa Gulusha atingem frequentemente um peso de 250 g, a polpa suculenta de grãos tem um agradável sabor doce. O vermelho Gulusha cresce na forma de um arbusto com frutas muito grandes, pesando até 350 g ou mais. A polpa é vermelha brilhante com um excelente sabor agridoce.

Os frutos do vermelho Gulusha são bastante grandes, cobertos por uma fina pele escarlate brilhante

Ak Dona Crimean é uma variedade despretensiosa, cultivada por jardineiros, mesmo em condições incomuns para a romã da estepe Crimeia. Frutas oblongas são cobertas com uma casca fina e cremosa com um blush vermelho. Grãos de cor rosa escuro com sabor doce brilhante.

Ak don Krymskaya se dá bem no país, ao lado de figos

Achik-Anor é uma pequena árvore com uma coroa compacta. Os frutos são redondos, levemente afilados à base, cobertos com uma casca densa de cor carmim. Cereja grãos suculentos grande, agradável sabor agridoce.

A romã madura Achik-Anor tem uma apresentação muito atraente

Variedades de romã com grãos leves

Frutas com grãos leves são freqüentemente chamadas de romã branca. De fato, a polpa nunca é de uma cor branca pura - sempre há um tom rosa claro.

Variedades leves populares:

  1. O mais doce é a romã Dholka cultivada na Índia. Arbusto baixo, com frutos de tamanho médio, raramente excedendo o peso de 200 G. Os grãos são grandes, rosa claro ou quase branco, com um excelente sabor doce.
  2. Uma das melhores variedades de romã cultivadas no Irã é Ahmar. Uma árvore de até quatro metros de altura, de junho até o final do verão, é coberta por flores escarlates alaranjadas. Frutas de tamanho médio são cobertas com uma pele grossa e clara. Os grãos são rosa pálido, às vezes quase branco, com um sabor doce muito bom. Esta é uma das variedades mais doces de romã.
  3. Akdona é uma variedade popular na Ásia Central. A romã é cultivada na forma de um arbusto grande. Os frutos de forma esférica são levemente achatados, pesando cerca de 250 g, embora os frutos individuais sejam muito grandes em tamanho de até 600 g ou mais. A casca é leve, brilhante com um leve rubor. Os grãos são alongados rosa pálido com um sabor doce muito bom.
  4. A romã com grãos brancos Thuja Tish, que é traduzido para o russo como dente de camelo, é uma variedade da variedade Akdon. Olhando para a casca amarela clara, parece que a romã ainda é verde, mas não é assim. A polpa desses frutos é quase branca, com sementes pequenas e macias. O sabor é muito doce, o conteúdo de vitaminas e minerais é o mesmo que nas variedades de cor vermelha.

Sementes de romã branca quase sempre têm um tom levemente rosa

Variedades de romã resistentes ao gelo

A romã é uma planta muito termofílica, portanto, é cultivada em campo aberto apenas nas regiões mais ao sul do nosso país. Além disso, esta planta exige muito do sol - deve ser muito. Mesmo com sombreamento parcial, a romã deixa de florescer e, portanto, dá frutos. Graças ao trabalho dos criadores, existem sempre novas variedades desta fruta que podem suportar pequenas quedas na temperatura do ar. Porém, por mais resistente à geada que a variedade possa ser, se houver possibilidade de temperaturas congelantes no inverno - as romãs devem ser cobertas para o inverno.

As mais famosas variedades resistentes ao gelo:

  1. Variedade de romã Nikitsky entrou cedo no registro estadual de realizações de seleção em 2014. Árvore de crescimento rápido. Frutos de uso universal com um período médio de maturação. A fruta pesa cerca de 280 g, a pele é brilhante, de cor amarelo esverdeado, com listras e manchas vermelhas. Grãos agridoces de cor cereja não têm aroma. A variedade é resistente ao calor e à seca, pode suportar temperaturas de até -12sobreC.
  2. Variedade Nyutinsky maturação precoce, inscrita no registro estadual de realizações de seleção em 2014 A árvore é atrofiada, crescendo lentamente com uma coroa compacta. Frutas pesando cerca de 220 g são cobertas com uma casca lisa de cor vermelho escuro. Os grãos são vermelhos, agridoces, sem aroma. Variedade resistente à seca, tolera geadas de até -12sobreSem perda.
  3. A variedade do Mar Negro em 2015 foi incluída no registro estadual de realizações de seleção. Uma árvore de altura média, de crescimento rápido, com uma coroa arredondada e elegante. A frutificação é anual. Os frutos são grandes, até 280 g, com grãos doces e azedos de cereja e casca grossa. É caracterizada por alta tolerância à seca e capacidade de suportar o resfriamento a -12sobreC.
  4. A romã asiática é cultivada principalmente na Ucrânia. Arbusto amadurecimento precoce. Frutas com peso de até 150 g são cobertas com uma casca fina de tons claros de creme ou rosa. Grãos grandes, agridoces, de suculenta cor roxa. As sementes são pequenas. Arbusto suporta quedas de temperatura de curto prazo para -20sobreC, mas é necessário abrigo para o inverno.

Romã asiática - uma das variedades mais resistentes ao gelo

Variedades de romã sem sementes

As variedades de romã sem sementes são bastante raras e são classificadas como sem sementes de maneira condicional. Todas as variedades têm sementes, mas aqui são muito pequenas e macias. Os frutos dessas variedades dão suco 20% mais do que as romãs com sementes e são perfeitos para consumo e processamento frescos.

Uma das mais famosas sem sementes - Granadas Vandeful. Esta não é a variedade mais produtiva, produz não mais que 15 kg de frutos de uma árvore. Frutas pesando 250-300 g são cobertas com uma casca cremosa com um blush. Apreciado pela alta qualidade de grãos com polpa suculenta, rosa e muito doce. Vandeful é cultivada no Peru, Israel e alguns países asiáticos.

Várias sementes de romã sem sementes têm um agradável sabor doce

Na Espanha, romãs sem sementes da variedade Mollar de Elche são cultivadas em plantações. Os frutos são bastante grandes, atingindo frequentemente uma massa de 600 a 800 g e a casca é fina, mas forte, de cor rosa. Os grãos são grandes, com um agradável sabor doce.

Romã Mollar de Elche parece maçãs

Romã

A romã é bastante despretensiosa, mas uma planta muito termofílica e poucos jardineiros podem dar ao luxo de cultivá-la em seus próprios locais. No entanto, as formas anãs desta planta crescem bem em casa, como uma cultura em vasos. Certamente não surpreenderemos nossos proprietários com seus proprietários, mas eles se deliciarão com a decoratividade de uma árvore em flor. A romã é uma dádiva de Deus para os amantes da arte dos bonsais e muitos jardineiros ficam felizes em experimentar esta planta paciente.

A romã interna é ótima para criar uma árvore de bonsai

Variedades especiais foram criadas para o cultivo interno, mas jardineiros amadores cultivaram com sucesso em um vaso uma árvore a partir das sementes da romã comprada. E embora as qualidades varietais da fonte não sejam preservadas durante o processo de crescimento, a planta resultante dará frutos completamente comestíveis.

Vídeo: romã anã

Romã de quarto crescente a partir de sementes

Para a propagação, as sementes maduras de romã são semeadas em um recipiente com solo solto e nutritivo. Quando as mudas de mudas crescem um pouco (geralmente leva cerca de dois meses), elas são transplantadas para vasos separados e colocadas na janela sul. Para a romã interna florescer e dar frutos, é necessário ficar ao sol a maior parte do dia. As plantas jovens preferem rega moderada e cobertura com fertilizantes complexos, realizadas duas vezes por mês. No inverno, as romãs internas despejam a folhagem e não precisam de rega frequente e cobertura. Tudo o que eles precisam para esse período é um local iluminado e temperatura do ar + 5 + 7sobreC. Com o fim do período de inatividade, ou seja, após 2-3 meses a planta é transplantada para um vaso maior, se necessário, é realizada a poda formativa e a rega é retomada. Com o início do calor, a romã interna pode ser levada para o jardim.

Mudas de romã crescidas são transplantadas para vasos e colocadas em uma janela brilhante

Uma das romãs em miniatura mais populares é a variedade Cartago. Quando envasado, o arbusto cresce no máximo um metro. Inúmeros galhos com pequenas folhas brilhantes em maio são cobertos com flores roxas com 3 a 4 cm de diâmetro e continuam até agosto e terminam com frutos. A crosta de romãs Cartago é fina, vermelha brilhante. Numerosos grãos de sabor agridoce pequeno e agradável. Os frutos são pequenos, com no máximo 7 cm de diâmetro.

A romã anã Cartago é magnífica tanto durante a floração quanto na frutificação

A oitava bola é uma romã de quarto criada na América. Ele recebeu esse nome por se assemelhar à 8ª bola de bilhar. Os grandes frutos desta árvore atraem a atenção não só pela cor púrpura, quase preta, mas também pelo bom gosto.

Frutos de uma romã A oitava bola se distingue por uma cor peculiar

Muitas vezes, os jardineiros podem conhecer bebê granada bebê. Um pequeno arbusto com cerca de 50 cm de altura, raramente frondoso - as folhas são colhidas em cachos e ficam a certa distância umas das outras. Floresce com lindas flores vermelho alaranjado. Frutos de tamanho médio com casca fina vermelho-marrom. Os grãos são pequenos, agridoces.

A árvore de bebê em miniatura no verão é coberta com flores, ovários e frutas de romã ao mesmo tempo

Eu cresci a romã do meu quarto a partir de sementes - um amigo trouxe uma pequena romã do meu anão de uma raça desconhecida. Das 10 sementes plantadas, 8 germinaram. As mudas cresceram muito rapidamente e foram plantadas por mim em vasos separados. Deixei uma para mim e o resto foi para meus amigos. Agora minha granada já tem 7 anos. A primeira vez floresceu no terceiro ano de plantio. Ela floresce toda primavera e, ao mesmo tempo, você pode ver flores, ovários e frutas. Minha romã é especialmente bonita no verão - os fogos de artifício de verde, vermelho e laranja, mas no inverno parece mais uma árvore seca. Ela gosta de cortar o cabelo - moldo toda primavera assim que novas folhas começam a aparecer. Sem um corte de cabelo, ele instantaneamente se transforma em um arbusto informe. E, no entanto, no verão, tento borrifá-lo com água estagnada pelo menos uma vez por dia. A própria romã tolera silenciosamente o ar seco, mas é atacada por um ácaro durante esse período, que adora a falta de umidade. No final do outono, pequenas romãs amadurecem, do tamanho de uma ameixa, com pele roxa brilhante e grãos azedos, suculentos e cor de cereja. Surpreendentemente, os grãos nessas frutas pequenas são de tamanho normal, não são pequenos, são apenas muito menores do que nas frutas tradicionais. No inverno, a árvore quase deixa cair completamente a folhagem e eu coloco a panela em uma janela fria, longe da bateria. Rega muito raramente, umedecendo levemente o chão.

A despretensiosidade da romã e a variedade de variedades permitem que os moradores das regiões do sul escolham e cultivem essa maravilhosa fruta no campo ou no jardim. Os nortistas não só podem admirar a floração da romã no peitoril da janela e experimentar suas frutas em miniatura, mas também mostram suas habilidades criativas na criação de bonsai de romã.

Pin
Send
Share
Send