Triple Crown Blackberry: Coroa tripla da abundância

Pin
Send
Share
Send

Blackberry tem sido considerado uma baga selvagem. Para cultivo industrial e criação em lotes domésticos, os criadores cultivam variedades de amoras do jardim. Os requisitos determinantes para as variedades culturais são: sabor agradável de frutas, frutos grandes, produtividade ajustável, ausência de espinhos nas hastes para uma colheita conveniente. Uma das melhores variedades que atendem plenamente a esses requisitos é a Triple Crown.

História do crescimento da Blackberry Triple Crown

As principais variedades de amoras-do-jardim são originárias da América e do México, onde esta planta foi bem apreciada por seu alto rendimento e sabor maravilhoso. O clima ameno das latitudes temperadas do continente norte-americano torna possível cultivar essa baga em fazendas de amora-preta e em campos com colheita em massa.

Blackberry Triple Crown irá deliciar o sabor e o tamanho das bagas

O Blackberry Triple Crown (Triple Crown) foi obtido em 1996 no laboratório agrícola de Beltsville em Maryland (EUA) e na Estação de Pesquisa do Pacífico Ocidental. A base para a nova variedade foram as plantas do rastejante Blackberry Columbia Star e o ereto Black Magic. Como resultado de oito anos de experimentos realizados no Oregon, foi obtida uma variedade de amora com novas qualidades. Essa despretensão no cultivo, facilidade de manutenção e processamento, alta produtividade. Como resultado, o cofrinho de variedades de amoras-do-jardim reabasteceu-se com outra variedade maravilhosa.

Descrição da nota

O nome Triple Crown é traduzido do inglês como Triple Crown (Papal Tiara). Amoras desta variedade são distinguidas pelas maiores bagas das variedades de sobremesas. O nome incomum é devido às propriedades notáveis ​​da planta. É um sabor requintado de frutas, brotos fortes e de rápido crescimento e uma colheita generosa.

O Blackberry Berries Triple Crown é extraordinariamente bom - grande, suculento, doce, de aparência muito atraente

As bagas são muito grandes, com um peso médio de 8 g, de forma oval, com sementes pequenas. A amora madura é roxa escura, tem um brilho brilhante com uma tonalidade azul ou bordô. Cresce em um monte abundante. As bagas amadurecem no final de julho - meados de agosto. O amadurecimento é prolongado ao longo do tempo, o que possibilita a colheita até o final de outubro. O sabor das variedades de Blackberry Triple Crown é agridoce, sem enjoo. É observado um sabor agradável com notas de cereja ou ameixa. As bagas são polpas densas, muito suculentas e perfumadas. Amoras são usadas frescas e na forma de várias preparações - geléia, compota, geléia, suco.

Uma característica da variedade são hastes retas fortes do tipo semi-espalhamento, cujo comprimento atinge 6-7 metros. A força de crescimento dos brotos é simplesmente incrível - no primeiro ano os cílios crescem até 2 m. Os galhos são direcionados para cima ou para os lados. Os brotos são completamente desprovidos de espinhos, o que permite que você colha confortavelmente. As folhas são verdes brilhantes, serrilhadas, em forma e densidade lembram groselha.

No momento da maturação, a tríplice coroa pertence às variedades de médio e tardio. A produtividade padrão da variedade é de 13 a 15 kg de bagas de um arbusto, que é a mais alta entre as variedades de sobremesa não cravejadas.

Para a maioria das regiões da Rússia, a Tríplice Coroa é uma nova variedade; o cultivo é dominado apenas. Mas, dadas as qualidades únicas da variedade, ela tem boas perspectivas de desenvolvimento.

As bagas grandes e doces da Triple Crown amadurecem gradualmente - do final de julho ao final de outubro

Principais recursos Blackberry Triple Crown

De acordo com a classificação agrotécnica, a amora pertence à família Rosaceae, o gênero das framboesas, o subgênero da amora. Uma análise comparativa das variedades de framboesa e amora nos permite concluir: com indicadores semelhantes, o rendimento destes últimos é 2-3 vezes maior. A colheita não perde sua apresentação e qualidade das bagas por 7 a 10 dias a uma temperatura de armazenamento de + 5 a +7 ºC. Isso permite que você transporte a colheita por vários dias e por longas distâncias. O período de vegetação vegetal também é de certa importância. O risco de danos aos pedúnculos devido às geadas da primavera é mínimo, pois as amoras florescem mais tarde que as framboesas.

Para o cultivo de mudas de amora, a Triple Corona é mais adequada para áreas com clima temperado, ou seja, verões quentes e longos e invernos suaves e com neve. Essas plantas pertencem ao tipo de frutificação do verão; portanto, na maioria das regiões da Rússia, elas precisam de proteção contra os fatores adversos do outono-inverno. Para garantir um bom inverno, é necessário criar condições antecipadas para a passagem oportuna de fases críticas de desenvolvimento pela planta. Um papel importante é desempenhado pela escolha correta de um local para o cultivo de amoras, indicadores qualitativos da composição do solo, uso racional de fertilizantes, rega regular.

Nas regiões norte da Rússia, onde há risco de amadurecimento das bagas da Tríplice Coroa, existem sutilezas na poda de plantas na primavera: deixe apenas as hastes mais fortes e viáveis ​​e reduza ao máximo os brotos de substituição. Nesse caso, a colheita não será tão abundante, mas a amora amadurecerá antes dos primeiros resfriados do inverno.

Importante: antes das primeiras geadas, os brotos de amora devem estar maduros e completamente saudáveis, e o sistema radicular está bem desenvolvido.

Variedades de Blackberry Triple Crown tem uma série de vantagens indubitáveis:

  • grandes bagas doces de alta qualidade;
  • a capacidade de manter a apresentação no armazenamento e transporte a longo prazo;
  • o período de maturação é longo (de 2 a 3 meses, depende da região de cultivo), enquanto o tamanho das bagas é o mesmo durante todo o período de frutificação;
  • as plantas são resistentes a doenças e não são afetadas por pragas;
  • no verão, em altas temperaturas do ar, as bagas não secam, mas em caso de calor extremo, elas precisam de sombra;
  • pouco exigente para a qualidade do solo - as plantas se desenvolvem bem em qualquer tipo de solo, desde que haja água e fertilizantes suficientes;
  • serve como uma verdadeira decoração do jardim: na primavera, os arbustos de amora são cobertos com grandes flores brancas ou rosa claro, no verão e no outono - espetaculares bagas espetaculares, pretas e vermelhas escuras brilhantes;
  • a ausência de espinhos nos galhos facilita a colheita em massa, de modo que o cultivo de amoras pode ser de importância industrial.

Por todos os seus méritos, a variedade Triple Crown tem algumas desvantagens:

  • robustez insuficiente dos arbustos no inverno - nas regiões norte, com o início do clima frio do outono, às vezes a colheita não tem tempo para amadurecer completamente;
  • a necessidade de abrigar plantas para o período de inverno - no outono, os brotos são removidos do suporte antes da geada e cobertos com material de proteção.

A produção de amoras é tão tecnologicamente avançada e econômica que, nos últimos 15 anos, substituiu significativamente as framboesas em muitos países produtores. Um aumento dinâmico na área de amoras é observado na Espanha, Irlanda, França, Hungria, Bulgária e Polônia. E a Sérvia, Croácia e Montenegro até estabeleceram a produção de vinho a partir de suas bagas.

V.V. Yakimov, jardineiro experiente, Samara

Revista Gardens of Russia, no 2, fevereiro de 2011

Características do plantio e cultivo

Como todas as plantas que vivem em jardins e jardins, as amoras-pretas têm suas próprias características de crescimento. As principais etapas: plantio, cobertura, rega, poda sazonal e abrigo para o inverno.

Seleção de local e plantio de mudas

O amora-preta cresce melhor em soltos soltos e respiráveis ​​de média acidez (pH 5,5-6,0). Embora a presença de uma grande quantidade de matéria orgânica no solo ajude a aumentar a produtividade. Uma camada de húmus com uma espessura de cerca de 25 cm será suficiente para melhorar a condição do solo. Ao plantar, deve-se levar em consideração que o amora não gosta do aumento da umidade do solo, porque ao mesmo tempo seu sistema radicular sofre um resfriamento significativo na primavera e no outono. O resultado pode ser uma diminuição na resistência ao frio e uma desaceleração no crescimento e desenvolvimento da planta. No local em que está planejado quebrar a baga, a distância do nível da água subterrânea à superfície da terra não deve exceder 1-1,5 m.

Importante: você não pode cultivar amoras em áreas com alta salinidade, pantanoso, bem como em solos arenosos e rochosos.

Ao escolher um local para plantar uma amora-preta, você deve dar preferência a uma área aberta do espaço, de preferência na direção sul ou sudoeste. O sombreamento leva a um crescimento lento de brotos jovens, e as bagas são menores e ficam sem sabor. Se possível, é melhor plantar arbustos de amora ao longo da cerca. Nesse caso, a cerca atuará como uma proteção natural das plantas contra o vento e atira contra danos. Para que a cerca não oculte muito as plantas, a distância dela até uma fileira de arbustos deve ser de cerca de 1 m.

Ao plantar arbustos de amora ao longo da cerca de malha do local, você pode obter uma bela cobertura

Antes de plantar mudas no chão no local, é necessário realizar trabalhos preparatórios. Para fazer isso, 2-3 semanas antes do plantio proposto, o solo precisa ser desenterrado. Como regra, é suficiente uma profundidade de escavação de 30 a 35 cm, o que nos permitirá livrar-se das ervas daninhas que, durante o período de crescimento das mudas jovens, podem absorver nutrientes do solo.

  1. Cavando um buraco de pouso. O arbusto de amora-preta possui um poderoso sistema radicular desenvolvido, portanto o local para o plantio deve ser bastante espaçoso. O mais adequado seria um poço com largura e profundidade de 0,5 m.
  2. Os fertilizantes pré-preparados são misturados com o solo do lixão; a mistura resultante é preenchida na cova de plantio em cerca de 2/3 do volume.
  3. Durante o plantio, a muda é mantida na vertical, suas raízes são cuidadosamente espalhadas.

    Durante o plantio, as raízes precisam ser endireitadas e o colo da raiz deve ser aprofundado na cova, no máximo 3-5 cm

  4. A mistura restante é despejada no poço até o topo, não atingindo o nível do solo de 1 a 2 cm.O recorte formado sob as mudas dessa maneira ajudará a hidratação racional do sistema radicular.
  5. Em seguida, o solo no poço é compactado e, após o plantio, as mudas devem ser regadas. Para regar, 5-6 litros de água serão suficientes.
  6. Para evitar o aparecimento de uma crosta no solo e proteger a planta jovem das ervas daninhas, além de fornecer nutrição adicional às raízes, é aconselhável fazer uma cobertura do círculo do tronco. Para isso, o material orgânico é adequado - serragem, turfa ou estrume apodrecido.

    Após a rega, você precisa cobrir o círculo do tronco com material orgânico

Adubos orgânicos e minerais utilizados no plantio de amoras:

  • composto ou húmus 5-7 kg;
  • superfosfato 120 g;
  • sulfato de potássio 40 g

Tabela: a distância entre mudas de amora dependendo do tipo de plantio

Tipo de desembarquesDistância entre
em linhasarbustos
Lote de jardim (pessoal)2,5-3 m2-2,5 m
Fazenda2,5 m1,2-1,5 m

Nos últimos anos, chegamos à conclusão de que a opção mais adequada para nossa região é um denso plantio de variedades sem arbustos de arbustos de amora, por isso reduzimos os intervalos em novas plantações para um metro entre arbustos seguidos. Em um clima bastante seco da região do Médio Volga, esse esquema de plantio parecia justificado: as bagas eram menos assadas ao sol no calor do verão, os custos de rega diminuíam e a produtividade aumentava devido ao uso mais intensivo da terra, ao mesmo custo de treliças e fertilizantes.

V.V. Yakimov, jardineiro experiente, Samara

Revista Gardens of Russia, nº 1, janeiro de 2012

Vídeo: plantio de mudas na primavera

Ao escolher um horário para plantar em campo aberto, deve-se dar preferência ao plantio de primavera. As mudas são plantadas no início da primavera até que os brotos da planta floresçam. A temperatura ambiente não deve cair abaixo de +15ºC.

As mudas anuais devem estar com um sistema radicular fechado, ou seja, em recipientes ou caixas. Você precisa prestar atenção a isso ao comprar mudas. As mudas de amora com dois anos de idade têm raízes lignificadas mais espessas, podem ser plantadas em terreno aberto com um sistema de raiz aberta (separando a planta da sarça uterina). Mudas de qualquer idade devem ter um broto de crescimento. Ao plantar, as mudas são cortadas entre 30 e 40 cm e, após o plantio, as plantas jovens precisam ser regadas regularmente por 40 a 50 dias.

As plantas de amora-preta são libertadas do abrigo no início da primavera antes da abertura dos brotos, impedindo que as folhas apareçam, pois as folhas tenras e suculentas morrem após o degelo, mesmo em temperaturas baixas de congelamento. E nas plantas, criadas em tempo hábil, as folhas aparecerão gradualmente e se tornarão mais resistentes ao gelo.

I.A. Bohan, candidato a agricultura Ciências, Bryansk

Revista Gardens of Russia, N9, dezembro de 2010

Cultivo de amora-preta em uma treliça

Considerando que as amoras-pretas têm brotos de até 7 m de comprimento, o cultivo desta planta requer o uso de um design especial - treliça, feita de arame de cobre ou aço galvanizado com diâmetro de 3-4 mm ou uma malha com os mesmos parâmetros. Para a fixação do fio, são utilizados suportes de madeira ou metal, concretados ou escavados no chão. A altura dos suportes geralmente não excede 2 m (a altura de uma pessoa com a mão levantada). Instale o fio em camadas em incrementos de 50 cm, a partir de uma distância de 0,5-0,8 m do nível do solo até uma altura de 1,8 m. A altura de instalação preferida da camada superior é de 1,6 a 1,7 m.

Para fixar com segurança os brotos de amora na treliça, vários métodos são usados, incluindo a tecelagem. Na primavera, após serem liberados do abrigo de inverno, os brotos que produzirão uma colheita no verão são amarrados à camada superior da treliça, 1-2 vezes enrolados em um fio e amarrados na camada intermediária. Em seguida, as hastes são levantadas e amarradas novamente ao nível superior, após o que são fixadas. Os brotos anuais são fixados no nível inferior, 2-3 vezes ao redor do fio.

Dependendo da duração das sessões, existem diferentes tipos de liga de amora na treliça: na forma de uma espiral, na forma de uma onda, a liga numa linha reta

Alimentação e rega

A fertilização é de grande importância no processo de cultivo de amoras e contribui para o desenvolvimento adequado e a frutificação sustentável. Adubar as plantas na primavera e no outono, de acordo com a tabela. Deve-se ter em mente que, se o fertilizante completo foi aplicado durante o plantio, o próximo adubo é feito não antes de dois anos depois.

As plantas alimentícias só devem ocorrer após a rega.

Juntamente com a aplicação de fertilizantes, é desejável pulverizar os rebentos com uma solução a 1% de fluido Bordeaux. Isso impedirá o desenvolvimento de microrganismos.

Tabela: cobertura de amora com fertilizantes minerais e orgânicos

Frequência de aplicação de fertilizantesTipo de fertilizante (quantidade por 1 m²)
orgânicomineral
húmus, compostoapodrecido
esterco de porco
fezes de frango
amônia
salitre
superfosfatosulfato
potássio
Anualmente6-8 kg6-8 kg50 g--
Uma vez a cada 3-4 anos8 kg8 kg-100 g30 g

A profunda ocorrência do sistema radicular da planta determina a tolerância à seca da Coroa Tripla. Mas as plantas ainda precisam de rega regular e suficiente, especialmente quando as culturas estão amadurecendo ou em clima muito quente. A quantidade ideal de água ao molhar um arbusto adulto de amora é de cerca de 15 a 20 litros por semana. Recomenda-se a irrigação por gotejamento, na qual a umidade penetra uniformemente e gradualmente no solo, sem umedecê-lo demais, mas também sem secar demais.

Corte de mudas

A poda oportuna dos arbustos de amora torna possível manter sua forma e regular a densidade das plantas. Em uma sessão anual, todas as inflorescências devem ser removidas. Isso estimulará o desenvolvimento das raízes em vez do crescimento das plantas de massa verde.Nas mudas bienais, os rebentos são encurtados, deixando as hastes de 1,5 a 1,8 m de comprimento.A poda é feita no início da primavera até que os brotos se abram.

Partes das hastes congeladas no inverno são cortadas para o rim vivo mais próximo. Desbaste arbustos de amora na primavera, geralmente deixam de 8 a 12 brotos. Um número menor de hastes restantes permite acelerar o amadurecimento das bagas e aumentar seu tamanho.

Para aumentar o crescimento e o desenvolvimento no verão, as plantas devem ser re-afinadas. Escolha cinco - sete dos brotos mais fortes, os demais ramos anuais são cortados. Os topos das crianças remanescentes de um ano são encurtados em 8 a 10 cm. Durante a poda do outono, os brotos que dão frutos no verão são cortados sob a raiz.

Para preparar brotos anuais para abrigos de inverno com antecedência, na primavera um galho de 30 a 50 cm de comprimento é inclinado e fixado na superfície do solo usando ganchos ou grampos. Graças a esse arranjo, a filmagem cresce na direção horizontal, o que facilitará a cobertura para o inverno.

Vídeo: poda de outono blackberry

Abrigo para o inverno

Como a maioria das variedades de amora, a Triple Crown apresenta baixa resistência ao inverno e não suporta frio extremo. As geadas são críticas para ela já antes das 18-20 °C. Para preservar as plantas durante o inverno, no outono após a poda, elas são preparadas para abrigo no inverno. As hastes são primeiro empacotadas e depois colocadas no chão. Para consertar os brotos, são usados ​​suportes ou ganchos especiais. Prepare uma amora para o inverno antes da primeira geada, já que à temperatura do ar -1 °Com hastes tornam-se quebradiços e quebradiços.

Existem várias maneiras de colocar as hastes: dobrar os brotos para um lado e amarrar os topos à base de um arbusto vizinho; inclinar os tiros um em direção ao outro e ligá-los o mais próximo possível da base do arbusto; "trança" ao longo de uma linha. Com qualquer um dos métodos acima, os brotos após a postura não devem ser superiores a 30-40 cm acima do solo.

I.A. Bohan, candidato a agricultura Ciências, Bryansk

Revista Gardens of Russia, N9, dezembro de 2010

As hastes dispostas dessa maneira são cobertas com um material de proteção especial, como fiação, geralmente em duas camadas. Para as regiões da Rússia central, com seus invernos com neve, esse abrigo é suficiente. Você pode usar serragem, um filme sintético denso e também galhos de coníferas como abrigo. O uso de coníferas protegerá adicionalmente os rebentos dos roedores.

A cor do material de proteção realmente não importa

Para as amoras, o período mais perigoso é o inverno - o período em que a neve ainda não caiu e a geada já começou. É importante cobrir as plantas antes das primeiras geadas. Também é aconselhável durante o inverno jogar neve adicionalmente, organizando altos montes de neve.

Vídeo: preparando um blackberry para o inverno

Gardeners comentários

Este ano, a variedade Triple Crown (Zolotaya Korona, traduzida ...) mostrou-se muito bem.A baga era apenas uma parede ... A qualidade das bagas nessa variedade é excelente, doce, muito densa e muito grande ... De acordo com as características do autor, Triple Crown é uma variedade de médio rendimento (até 12 kg do mato), mas ele me deu tantas frutas nesta temporada que até duvidou se é assim? Fotos em junho e agosto.

Svetlana-Minchanka

//idvor.by/index.php/forum/216-sadovodstvo/381111-ezhevika

Quanta sombra parcial, quantas horas sob o sol? Qual é a descrição? Amoras requerem muito sol e calor. Não há nada de terrível nesse aumento. A coroa ainda se mostrará até o outono. Você ainda pode pressionar em junho. Qualquer fertilizante contendo nitrogênio para cultivadores de bagas nas doses recomendadas é adequado. A variedade é excelente, o mato é muito poderoso. Invernos bem, naturalmente escondidos (só tenho 50 spanbond poloneses no topo duas vezes)

Yuri-67, Kiev

//www.sadiba.com.ua/forum/showthread.php?p=684542

Obviamente, no que diz respeito à amora preta tardia, a coroa tripla é chamada de rainha aqui. Esta planta nunca falha; a estação da amora-preta fecha com cestas de bagas magníficas. Para produtividade e frutificação prolongada, alguns moradores do verão chamam de brincadeira "um cavalo de batalha". Variedade de amora-preta O Triple Crown é alto (até 3 metros), sem pregos, com bagas de excelente qualidade. De fato, são doces, saborosos, uniformes, com sementes pequenas, quase imperceptíveis, muito grandes, reunidas em um monte. O maior rendimento de mais de 15 kg por arbusto. Esta variedade ocupa uma posição intermediária entre duas espécies de amoras (cumanica e sundew), respectivamente, do tipo arbusto semi-vertical (brotações e rastejando e retas). Ele tirou o melhor proveito dos "pais": no sabor, está mais próximo da drósera, e na forma do mato e na ausência de espigas, no kumanika. Esta é uma forma de transição, a mais comum entre as variedades de amora. A variedade de amadurecimento tardio produz frutos de agosto a outubro, inclusive. Precisa de uma treliça forte e alta. O arbusto é de plástico, facilmente se dobra ao chão durante a cobertura de geada. Ele tolera bem o calor, as bagas não são assadas. Ela não tem medo do tempo frio, mas para evitar danos aos botões de flores e mudas jovens, é melhor se abrigar durante o inverno. A variedade tem grande valor comercial.

Kirill, Moscou

//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?t=4856&start=705

A tecnologia agrícola do cultivo da Coroa Tripla não é particularmente difícil. Arbustos pontiagudos desenvolvem-se bem em qualquer tipo de solo. Você só precisa cuidar do abrigo da amora para o inverno, e ela agradecerá ao jardineiro com uma colheita generosa de bagas magníficas.

Pin
Send
Share
Send